Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Abobrinha - Página 3  Voltar

Abobrinha

Este legume, originário das regiões mais quentes da África, é uma variedade da abóbora. É um dos legumes mais utilizados na culinária, em sopas, suflês, refogados, saladas e gratinados. Tanto o miolo quanto a casca são comestíveis.

Abobrinha

Apesar de algumas abobrinhas alcançarem até 2 kg, as mais consumidas são as pequenas, com peso que varia de 80 a 150 g.

Como comprar

Dê preferência às abobrinhas de casca brilhante e que estejam bem firmes.

Evite as rachadas ou furadas por bichos.

Não compre abobrinhas com manchas escuras ou partes moles: isso indica que elas ficaram expostas ao sol durante muito tempo.

As abobrinhas pequenas são mais tenras e mais saborosas que as maiores.

Os três primeiros e os três últimos meses do ano são os períodos de safra da abobrinha: por isso, durante esses meses, você pagará mais barato por ela, além de ter um produto de melhor qualidade. Por ser um legume que se estraga rapidamente, evite comprar em grande quantidade.

Como guardar

Lave a abobrinha inteira sob água corrente, tirando toda a sujeira da casca. Enxugue bem e guarde-a na gaveta da geladeira. Crua, ela dura em média 3 dias. Depois de cozida, ela se mantém em boas condições na geladeira durante 5 dias. Para conservar por mais tempo, é preciso congelar.

Dicas

Quando fizer abobrinha recheada, aproveite o miolo juntando-o aos outros ingredientes, como carne moída, miolo de pão temperado etc.

A abobrinha cozida é um ótimo complemento para a papinha das crianças.

Quando cozinhar abobrinhas, acrescente um pouco de manteiga.

Com o calor, o legume libera água e absorve a manteiga, ficando mais saboroso.

Tipos

De modo geral, a abobrinha tem formato alongado e sua casca lisa e brilhante pode ser verde, amarela, mesclada ou listrada de branco, dependendo da espécie.

As de cor mais clara pertencem à variedade chamada abobrinha-brasileira, com formato irregular, mais "gorda" numa das pontas. Outra variedade, com formato mais regular e coloração mais escura, é conhecida por abobrinha-italiana.

Valor nutritivo

Por ser de fácil digestão, a abobrinha é recomendada para pessoas que têm aparelho digestivo delicado. Ela é rica em vitamina A, que auxilia o crescimento, conserva a saúde da pele e da vista. Contém também sais minerais importantes, como o cálcio, o ferro e o fósforo.

A abobrinha tem ainda uma boa quantidade de celulose, elemento que ajuda no bom funcionamento do intestino.

Fonte: www.oton.com.br

Abobrinha

Abobrinha

A abobrinha é uma hortaliça originária das regiões de clima mais quente da África, é uma variedade da abóbora. De modo geral, este legume tem formato alongado e sua casca lisa e brilhante pode ser verde, amarela, mesclada ou listrada de branco, dependendo dá espécie.

As de cor mais clara pertencem à variedade chamada abobrinha-brasileira, com formato irregular, mais espessa em uma das pontas.

Outra variedade, de formato mais regular e coloração escura, é conhecida por abobrinha-italiana. Este é um dos legumes mais produzidos e consumidos no Brasil, podendo ser cultivado durante todo o ano e apresenta alta produtividade. Hortaliça de fácil digestão, a abobrinha é rica em vitamina A e sais minerais importantes, como cálcio, ferro e fósforo.

Fornece, também, boa quantidade de celulose, alimento que contribui para o bom funcionamento dos intestinos.

Apesar de algumas abobrinhas alcançarem até dois quilos, as mais consumidas são as pequenas, com peso que varia de 80 a 150 gramas.

Este vegetal apresenta melhor rendimento e desenvolvimento em regiões com temperatura média entre 22o e 25 ºC. Prefere solos areno-argilosos, férteis e, principalmente, bem drenados.É muito importante que a cultura seja protegida do frio intenso e de geadas. O plantio, apesar de poder ser feito durante todo o ano, deve observar as condições do inverno em cada região. Em locais onde o inverno é muito intenso, o plantio deve ser feito de setembro a fevereiro, para que as baixas temperaturas não atinjam a produção.

A plantação deve ser irrigada diariamente. A partir daí, deve ser irrigada a cada três dias. Depois de 35 dias do plantio, deve ser feita uma adubação por cobertura. Além disso, a plantação deve ser mantida sempre limpa, livre de plantas invasoras e daninhas.

A doença de maior incidência sobre a cultura da abobrinha é o oídio. As pragas mais comuns são o pulgão, a mosca-da-fruta e a broca-das-hastes.

A colheita pode ser feita cerca de 45 após o plantio e a colheita pode estender-se até 60 dias após o plantio, nas regiões mais quentes e pode ser de 60 a 80 dias, nas regiões mais frias. O volume de produção varia de nove a dez toneladas por hectare.

O período de safra vai de janeiro a março e de outubro a dezembro, quando esses legumes apresentam melhor preço e qualidade.

Fonte: www.jornalentreposto.com.br

Abobrinha 12345
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal