Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Açai - Página 2  Voltar

Açaí

O açaí brasileiro possui poderosos antioxidantes que são absorvidos pelo corpo humano

Já se sabia que o açaí, uma fruta energética que provém das palmeiras amazónicas (açaizeiros), está a conhecer uma grande popularidade no mundo inteiro como um alimento saudável, apesar da pouca pesquisa realizada a esta baga. Agora novos estudos suportam uma melhor compreensão dos benefícios deste poderoso fruto.

A primeira investigação que envolveu seres humanos, o baga do açaí deu provas da sua capacidade de ser absorvida pelo corpo humano quando consumida em forma de polpa ou de suco.

Esta descoberta, por uma equipa de cientistas de investigação da Agrilife Texas foi publicada numa edição recente do Journal of Agricultural and Food Chemistry. Demonstrar que a absorção do açaí se faz de forma eficaz pelos seres humanos é muito importante, já que este fruto é conhecido por conter muitos antioxidantes. 

O estudo envolveu 12 voluntários saudáveis que consumiram uma única porção de suco ou polpa de açaí. Os investigadores acreditam que os resultados indicam a necessidade de se continuar a investigar as bagas que são utilizadas em sucos, bebidas, gelados, batidos ou mesmo suplementos dietéticos.

O açaí possui um baixo teor de açúcares, e o seu sabor é muitas vezes descrito como uma mistura de vinho tinto com chocolate, afirmou a principal autora do estudo Doutora Susanne Talcott, por isso, o que mais você pode querer de uma fruta?

Talcott, que também é professor auxiliar de Nutrição e Ciência da Alimentação na Universidade A&M do Texas, disse que estudos anteriores têm demonstrado a capacidade do corpo humano para absorver antioxidantes específicos (a partir de outros produtos), mas que ninguém havia ainda testado se os antioxidantes do açaí são absorvidos pelos seres humanos.

Talcott, que também é professor auxiliar com a Texas A & M University da nutrição e alimentação ciência departamento, disse que estudos anteriores têm demonstrado a habilidade do corpo humano para absorver alvo antioxidantes (a partir de outro produto), mas "ninguém tinha realmente testado para veja se açaí antioxidantes são absorvidas em humanos. "

Talcott começou a investigar o açaí em 2001. Inicialmente, o seu estudo examinou o teor nutricional e de antioxidantes na polpa e suco. Estudos posteriores mostraram a actividade do açaí contra o cancro, referiu Talcott.

Com este pano de fundo, os pesquisadores decidiram, em seguida investigar se esses elementos eram de facto absorvidos pelo corpo humano ou estavam a ser eliminados. Tal como a vitamina C, o organismo só pode absorver determinado quantidade em determinado momento, explica Talcott.

Agora, os investigadores precisam determinar os potenciais benefícios para a saúde, de nutrição e de combate a doenças, de forma a que seja possível fazer recomendações sobre o modo mais inteligente como o açaí deve ser consumido.

A nossa preocupação é que o açaí começa a ser conhecido como um super alimento e possui sem dúvida alguns atributos extraordinários mas não é a solução para todas as doenças, diz talcott.

Existem milhares de outros alimentos cujo papel na nutrição humana são únicos e fundamentais, e que devem ser considerados para a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada."

Fonte: www.alimentacaosaudavel.org

Açaí

Nomes Populares

açaí, palmito- açaí ;, açaizeiro, palmiteiro, piná, u açaí, açaí-do-pará, juçara (MA).

Características Morfológicas

Altura de 20-25m, com tronco multíplo (entouceirada), de 15-25cm de diâmetro; uma touceira chega a ter até 25 plantas. Folhas em número de 10-12 contemporâneas, de 2m de comprimento. Espádice (cacho) em número de 3-8 por planta.

Ocorrência

Ocorre desde a região amazônica até a Bahia, na floresta pluvial de lugares úmidos.

Madeira

Moderadamente pesada, mole, racha com facilidade, de baixa urabilidade em amientes externos.

Fenologia

Floresce durante quease o ano inteiro, porém predominando nos meses de setembro-janeiro. A maturação de seus frutos, em conseqüência, verifica-se também durante a maior parte do ano, com maior intensidade, entretanto, nos meses de julho-dezembro.

Açaí
Açaí Açaí
Açaí Açaí Açaí

Utilidade

A madeira é utilizada apenas localmente para construções rústicas, caibros, barrotes, ripas, etc. Os frutos são muito apreciados pelas populações amazônicas para o fabrico de "vinho de açaí" que é um complemente básico na alimentação das classes populares.

A cabeça ou "palmito" é também muito apreciado, porém utilizado principalmente pela indústria de conservas. Os frutos são também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros. É palmeira altamente ornamental, e muito utilizada em paisagismo na região norte do país.

Fonte: www.clubedasemente.org.br

Açaí 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal