Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Açai - Página 25  Voltar

Açaí

Recentemente descoberto pela mídia, o suco de açaí, como é conhecido nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, tornou-se febre entre os adeptos da saúde e freqüentadores de academias. Já na região amazônica, o fruto do açaizeiro, importante na alimentação diária das populações locais por seus altos valores nutricionais, é também unânime preferência do povo do norte por seu singular paladar.

Açaí

O açaí é uma palmeira do norte do País. É conhecido pelos indígenas como "içá-çai", a fruta que chora.

A palmeira do açaí nasce em touceiras com cerca de 6 troncos, que são ligeiramente curvos.

Cada tronco apresenta até quatro cachos, onde nascem os frutos.

É uma planta que prefere os terrenos alagados e áreas úmidas. Por isso sua ocorrência é mais freqüente nas margens dos rios, como o Amazonas.

Como floresce e frutifica o ano todo, é possível encontrar na mesma árvore, diferentes estágios de maturação, desde flores até frutos maduros.

Dessa árvore, que chega a 30 m. de altura e tem nome e sobrenome (Euterpe oleracea Mart.) aproveita-se tudo. As folhas são usadas para cobertura de casas; a madeira é usada em construções rústicas; as fibras das folhas para tecer chapéus, esteiras e   rasas  , cestas utilizadas como medida-padrão no transporte e comércio da fruta; os cachos secos são aproveitados como vassouras.

Sendo típico da Amazônia, espalha-se por toda a região, chegando ao Maranhão, Guiana e à Venezuela.

O principal alimento extraído do açaí é o vinho, um suco feito da polpa e da casca de seus frutos.

Esse "vinho" é na verdade um macerado com a cor do suco de uvas.

Esse suco tem bastante densidade e é muito apreciado pelos habitantes da região.

É energético e nutritivo. Os moradores de Belém do Pará o consomem com farinha de mandioca e açúcar.

O açaí produz um saboroso palmito que vem sendo industrializado nos últimos anos.

Há duas variedades de açaí:

Roxo

Branco

O roxo tem polpa cor de vinho.

Isso justifica o nome do suco que se extrai dessa polpa.

Do açaí branco faz se um suco creme-claro.

A fruta é pequenininha, arredondada e muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.

Açaí

Para se obter um açaí saudável, o mais importante é a rapidez desde o "debuio" (que é como se diz lá, para o trabalho de tirar os frutos do cacho) até o processamento.

Quem diz isso é o Prof. Hervé Rogez, engenheiro químico, cientista e pesquisador da Universidade Federal do Pará, o "Papa" do assunto e fanático tomador de açaí.

O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres.

Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração?

É devido à antocianina da uva.

Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.

Além de ser considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí também é rico em fibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com mau funcionamento do aparelho digestivo.

Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.

A polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, licores ou doces.

É importantíssimo lembrar que a polpa do açaí não deve ser misturada com água e sim com pouco leite e muito gelo, para que fique bem cremoso!

Colheita é durante o ano todo e em maior quantidade de julho a dezembro.

Valor Nutricional (Composição em 100g de polpa)
Lipídios:
4,79g
Carboidratos:
2,28g
Proteínas:
0,86g
Antocianina:
196mg
Fibras:
2,91g
Calorias:
247
Proteínas:
3,80g
Fibra:
16,90g
Cálcio:
118,00
Ferro:
58,00
Vit.B1:
11,80
Vit.B2:
0,36
Vit.C:
0,01

Fonte: www.emporiovillaborghese.com.br

Açaí

Originária da região amazônica do gênero Euterpe oleracea. Além da fruta produzir um saboroso palmito, ele é muito rico em ferro energizante e, em seu estado puro, uma excelente maneira de se evitar o envelhecimento precoce.

O Açaí roxo (o branco não foi testado na pesquisa da UFRJ) é um alimento rico em flavonóides, uma classe de substâncias anti-oxidantes que ajuda a combater os radicais livres e, conseqüentemente, o envelhecimento cutâneo. "No nosso corpo existem enzimas que capturam esses radicais livres. Mas, conforme envelhecemos, essas enzimas vão diminuindo sua atividade.

Açaí

Os flavonóides, encontrados no açaí, ajudariam a fazer esse trabalho de captura".

Os benefícios da fruta amazônica para a pele, no entanto, vão muito além.

O estudo comprovou que o açaí ajuda também na prevenção da acne. "Com ele, podem ser feitos, além de sucos, loções e géis que têm uma ação antimicrobiana, e, por isso, são benéficos à pele".

Outra característica do açaí seria sua riqueza em fibras - quase 3g em cada 100g de fruta - o que ajudaria a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo. Quem já passou dos 50 deve tomar cuidado para não exagerar na dose.

"O açaí é um alimento muito calórico, o que pode levar a um aumento da taxa de colesterol.Por isso é bom que pessoas idosas tenham um acompanhamento de nutricionistas".

A polpa industrializada que se compra em supermercados não apresentou, nos estudos, nenhuma propriedade além da energética. "A polpa industrializada não é eficaz no combate aos radicais livres, e a fruta pura, que se mostrou eficaz, não é facilmente encontrada no sul e sudeste do Brasil, justamente por ser originária da Amazônia". Se você encontra o fruto do açaizeiro no hortifruti da esquina.

Nesse caso, Fábio Menezes dá a dica. "Deve-se conservar a fruta em geladeira e fazer o suco o mais rápido possível".

Fonte: www.psleo.com.br

Açaí 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal