Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Acelga - Página 2  Voltar

Acelga

Benefícios

Fonte de vitamina A, C e niacina

Fonte de cálcio, fósforo e ferro

Poucas calorias

Inconveniente

Alto teor de oxalato

Acelga

A acelga, também conhecida como beterraba branca, é uma verdura pouco consumida no Brasil. Seu uso tem se restringido à decoração de saladas ou apenas ao consumo do talo, como tira-gosto. No entanto, a acelga é uma hortaliça rica em nutrientes e de sabor agradável, com a qual podem ser feitos inúmeros pratos.

A acelga é fonte de vitamina A, C, Niacina e de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento.A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, age contra infecções, evita problemas da pele, hemorragias e fragilidade dos ossos e dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

A acelga possui ainda quantidades significantes de fibras que auxiliam no movimento intestinal. Seu suco, misturado com igual parte de suco de agrião, é eficaz contra os cálculos biliares. Toma-se um copo, por dia, em jejum.

Em caso de prisão-de-ventre prepara-se um bom laxante com meio copo de suco de acelga e uma colher (sopa) de azeite. Em cataplasma, utilizam-se as folhas contra as hemorróidas, feridas, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras.

A acelga deve ser consumida moderadamente por conter alto teor de uma substância (oxalato) que prejudica a absorção de Cálcio no organismo.

Em bom estado, a acelga deve ter as folhas novas, de cor verde-clara e talo verde-esbranquiçado. Sua consistência é firme, parecida à do repolho, de tal forma que estale quando se quebra o talo.

As folhas internas devem estar viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Quando o talo está mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada. Para saber quanto comprar, calcule 1 maço de acelga para cada 4 pessoas.

Guarde a acelga na gaveta de verduras da geladeira. Ela se conserva em bom estado durante 3 ou 4 dias. Para conservá-la por mais tempo é necessário congela-la.

Fonte: www.herbario.com.br

Acelga

Acelga

ORIGEM

Originária da Europa, onde cresce espontaneamente e é cultivada há mais de 2000 anos.

NOME CIENTÍFICO

Beta vulgaris L. var. cicla

FAMÍLIA

Quenopodiaceae

EXIGÊNCIA CLIMÁTICA

Ameno (20º a 25º)

FORMA DE PROPAGAÇÃO

Semente

ÉPOCA DE PLANTIO

INÍCIO DE
COLHEITA
(após o plantio)

 

Sul

Sudeste

Nordeste

Centro-oeste

Norte

 

fev./jul.

fev./jul.

*

*

abr./jun.

60 - 70 dias

* não recomendável

RICA EM

Vitamina A, B, B2, B5, C, cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Ajuda a desinflamar os nervos (neurite), vigoriza o cérebro e fortalece o estômago.

O suco de acelga é indicado contra os cálculos biliários.

Folhas

Utilizam-se contra as adenites, as hemorróidas, as feridas, as úlceras, etc.

Cozidas

Empregam-se como emolientes em abcessos, contusões, flegmões (inflamações do tecido conjuntivo, que fica sob a pele), furúnculos, queimaduras, etc.

O chá da raiz, é remédio contra enfermidades do fígado.

As sementes são boas para combater a disenteria, a metrorragia, a poliúria.

Fonte: www.cnph.embrapa.br

Acelga 123456789
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal