Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Água Régia  Voltar

Água Régia

Água Régia - Química

Água Régia, em química, é uma mistura altamente corrosiva de ácido nítrico concentrado e ácido clorídrico.

Elementos e compostos

Uma fumegante mistura volátil corrosiva e amarela do ácido nítrico, uma parte, e ácido clorídrico três a quatro partes.

Utilizado na metalurgia para dissolver metais, incluindo ouro.

Também chamado de ácido nitro-clorídrico.

Água Régia - Mistura

Água régia é a mistura de nítrico concentrado e ácidos clorídrico , geralmente uma parte da primeira para três partes do último, em volume.

Esta mistura foi dado o seu nome (literalmente, "água real") pelos alquimistas, devido à sua capacidade de dissolver o ouro e outros chamados metais nobres .

Água régia e outras misturas semelhantes a que são utilizados em procedimentos analíticos para a solução de minérios de ferro determinados, rochas de fosfato e escórias, ligas de níquel-cromo, antimónio, selénio, e alguns dos sulfuretos menos solúveis, tais como aqueles de mercúrio, arsénio , cobalto, chumbo.

Uma mistura (ácido) de HCl e HNO 3

Formado por mistura de 3 moles de HCl a 1 mol de HNO3 isto é, na razão de 3:1.

Este é um dos ácidos que podem dissolver alguns metais como o ouro e platina. Primeiro descoberto pelo famoso cientista muçulmano Jabir-bin-Haiyan (conhecido como o pai da química). É altamente corrosivo líquido fumegante amarelo.

O nome

O nome "Aqua Regia" é latim para "água real".

Foi assim chamado porque ele poderia dissolver o real nobre metals.Aqua regia trabalha para dissolver o ouro, apesar de nem ácido constituinte irá fazê-lo sozinho, porque, em combinação, cada ácido executa uma tarefa diferente.

O ácido nítrico é um oxidante poderoso, que vai realmente dissolver uma quantidade (praticamente indetectável) pequena de ouro, formando íons de ouro.

O ácido clorídrico proporciona uma fonte pronta de iões cloreto, que reagem com o último, tomando assim o ouro para fora da solução. Isto permite que a oxidação adicional de ouro a ter lugar, e assim o ouro é dissolvido.

O que acontece quando Aqua Regia é aquecido?

Água régia se decompõe em óxido nítrico e cloro.

Em que recipiente você pode manter água - régia?

Em recipientes de politetrafluoretileno (PTFE).

Qual é a equação química para a água régia?

Não há "equação química para a água régia" único. Água régia é uma mistura de nítrico concentrado e ácido sulfúrico, que é capaz de muitas reações.

A característica que deu água régia seu nome é a sua capacidade para dissolver o ouro, mas a dissolução não é geralmente considerada uma reação química.

Quem inventou a água régia?

Um cientista árabe Jabir Bin Hayan em 800 dC.

Água Régia - Definição

Água régia é uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) numa razão de 3:1 ou seja de 4:1.

Água régia (latim para "real da água") é altamente corrosivo, fumegante solução amarelo ou vermelho. A mistura é formada por mistura de fresco ácido nítrico concentrado e ácido clorídrico concentrado, geralmente numa proporção volumétrica de 1-3, respectivamente. É um dos reagentes poucos que se dissolve ouro e platina. Foi assim chamado porque ele pode dissolver o real so-called, ou metais nobres, apesar de tântalo, irídio, e alguns metais outras são capazes de resistir.

Água régia ou aqua Regis ( América para real água ou água rei) é um altamente corrosivo, solução fumegante amarelo ou vermelho, também chamado nitro-ácido clorídrico. A mistura é formada por recém-mistura concentrada de ácido nítrico concentrado e ácido clorídrico , geralmente numa proporção de 1:3, respectivamente.

Foi nomeado como este, porque pode dissolver os metais "reais", ou metais nobres como, ouro e platina . No entanto, o tântalo , o irídio , smio , titânio e alguns metais outros são capazes de resistir a ataque químico a partir dele.

Água régia é principalmente utilizado para produzir ácido chloroauric , o eletrólito no processo Wohlwill . Este processo é usado para refinar a qualidade mais alta (99,999%) de ouro.

Água Régia - O que é

Água régia (latim para "real da água") é altamente corrosivo, fumegante solução amarelo ou vermelho. A mistura é formada por mistura de fresco ácido nítrico concentrado e ácido clorídrico concentrado, geralmente numa proporção volumétrica de 1-3, respectivamente. É um dos reagentes poucos que se dissolve ouro e platina. Foi assim chamado porque ele pode dissolver o real so-called, ou metais nobres, apesar de tântalo, irídio, e alguns metais outras são capazes de resistir.

Água régia é utilizado em condicionamento e, em certos procedimentos analíticos. É também utilizado em alguns laboratórios para limpar artigos de vidro de compostos orgânicos e partículas de metal. Este método é preferível ao "tradicional" banho de ácido crômico para tubos de RMN de limpeza porque não há traços de cromo paramagnético pode permanecer, arruinando espectros adquiridos.

É importante notar que os banhos de ácido crômico são desencorajados por causa da toxicidade do cromo e do potencial para explosões. Água régia é em si muito corrosivo e tem sido implicada em várias explosões bem como devido ao uso incorreto e não deve ser usado, a menos que as técnicas de limpeza suaves, tais como o uso de escovas, sonicação, detergentes, ou oxidantes mais leves são inadequados.

Devido à reação entre os seus componentes resultantes, na sua decomposição, água régia rapidamente perde a sua eficácia. Como tal, os seus componentes só deve ser misturado imediatamente antes da utilização. Embora os regulamentos locais podem variar, água régia, podem ser eliminados com cuidado neutralizar com um agente adequado - como bicarbonato de sódio - antes de despejar na pia. Se houver uma grande quantidade de metal em solução com o ácido, pode ser preferível cuidadosamente neutralizá-lo, e adsorver a solução sobre um material sólido, tal como a vermiculite antes de descartá-lo com os resíduos sólidos.

Esta prática não deve ser usado quando EPA regulada ou metais tóxicos estão presentes em contrário.

Água régia dissolve o ouro, embora nem ácido constituinte irá fazer isso sozinho, porque, em combinação, cada ácido executa uma tarefa diferente. O ácido nítrico é um oxidante potente, que vai efetivamente dissolver uma quantidade praticamente indetectáveis de ouro, formando iões de ouro (AU3 +).

O ácido clorídrico proporciona uma fonte pronta de iões cloreto (Cl-), que reagem com o ouro para produzir aniões chloraurate, também em solução.

A reação com ácido clorídrico é uma reação de equilíbrio que favorece a formação de aniões chloraurate (AuCl4-). Isto resulta numa remoção de iões de ouro a partir de solução e permite ainda a oxidação de ouro a ter lugar, e assim o ouro é dissolvido. Além disso, o ouro pode ser oxidado pelo presente cloro livre em água régia.

Quando a Alemanha invadiu a Dinamarca na Segunda Guerra Mundial, o húngaro George químico de Hevesy dissolveu o ouro Prêmios Nobel de Max von Laue e James Franck em água régia para evitar que os nazistas de roubar-los. Ele colocou a solução resultante em uma prateleira em seu laboratório no Instituto Niels Bohr. Depois da guerra, ele retornou para encontrar a solução tranquila e precipitou o ouro para fora do ácido. O ouro foi devolvido à Real Academia Sueca das Ciências e da Fundação Nobel apresentou novas medalhas de Laue e Franck.

Na verdade, ele nunca é chamado de "água real", o nome original em latim "aqua regia" é usado.

É uma mistura de ácido nítrico concentrado e ácido clorídrico, capaz de atacar e oxidar o ouro. Desde que o ouro é capaz de resistir mais ácido, água régia foi pensado para ser especial, desta forma, e é aí que ela tem o seu nome, pois ele pode atacar chamado metal "nobre".

Água Régia - Ácido Nítrico e Ácido Clorídrico

Água Régia
Recentemente preparado água régia para remover depósitos de sal de metal

Água régia (literalmente "água real"), aqua regis (literalmente "água rei"), ou nitro-clorídrico é uma mistura altamente corrosivo de ácidos, uma solução fumegante amarelo ou vermelho.

A mistura é formada por mistura de fresco concentrada de ácido nítrico e ácido clorídrico, geralmente numa proporção em volume de 1:3.

Foi assim chamado porque ele possa dissolver os assim chamados reais ou metais nobres e de ouro e platina.

No entanto, o titânio, o irídio, ruténio, tântalo, ósmio, ródio e alguns metais outros são capazes de suportar as suas propriedades corrosivas.

Água Régia - Aplicações

Água Régia
A água régia recém-preparada é incolor, mas torna-se laranja em segundos.
Na foto, a água régia é utilizada na remoção de resíduos orgânicos em material de laboratório

Água régia é principalmente utilizado para produzir ácido chloroauric , o eletrólito no processo Wohlwill . Este processo é usado para refinar a qualidade mais alta (99,999%) de ouro.

Água régia também é usado em condicionamento e em específicos procedimentos analíticos . É também utilizado em alguns laboratórios para limpar artigos de vidro de compostos orgânicos e partículas de metal. Este método é preferível ao "tradicional" ácido crômico banho para a limpeza de tubos de RMN , porque não há vestígios de paramagnética cromo pode ficar para depois estragar espectros adquiridos. Enquanto ácido crômico banhos são desencorajados por causa da alta toxicidade do cromo e do potencial para explosões, água régia é em si muito corrosivo e tem sido implicada em várias explosões devido ao uso incorreto.

Devido à reação entre os seus componentes resultantes, na sua decomposição , água régia rapidamente perde a sua eficácia, de modo que seus componentes são geralmente apenas misturado imediatamente antes da utilização. Embora os regulamentos locais podem variar, água régia, podem ser eliminados com cuidado neutralizá-la com um agente, tais como apropriado de bicarbonato de sódio antes de coloca-lo para baixo a pia . Se houver uma grande quantidade de metal em solução com o ácido, pode ser preferível cuidadosamente neutralizá-lo e, em seguida absorver a solução com um material sólido, tais como vermiculite antes de descartá-lo como um resíduo sólido.

Química

Água Régia
Precipitado ouro puro produzido pelo processo de refinação água régia química

Dissolução ouro

Precipitado ouro puro produzido pelo processo de refinação água régia química

Água régia dissolve o ouro, embora nem ácido constituinte irá fazer isso sozinho, porque, em combinação, cada ácido executa uma tarefa diferente. O ácido nítrico é um oxidante potente, que vai efetivamente dissolver uma quantidade praticamente indetectáveis de ouro, formando iões de ouro (Au 3 +).

O ácido clorídrico proporciona uma fonte pronta de iões cloreto (Cl -), que reagem com os iões de ouro para produzir aniões chloroaurate, também em solução.

A reação com ácido clorídrico é uma reação de equilíbrio que favorece a formação de aniões chloroaurate (AuCl 4 -). Isto resulta numa remoção de iões de ouro a partir de solução e permite ainda a oxidação de ouro a ter lugar. O ouro dissolve a tornar-se ácido chloroauric . Além disso, o ouro pode ser dissolvido pelo presente cloro livre em água régia.

As equações adequadas são:

Au (s) + 3 NO 3 - (aq) + 6 H + (aq) Au 3 + (aq) + 3 NO 2 (g) + 3 H2O

e

Au 3 + (aq) + 4 Cl - (aq) AuCl 4 - (aq)

A reação de oxidação pode também ser escrito com óxido nítrico como o produto, em vez de dióxido de azoto :

Au (s) + NO 3 - (aq) + 4 H + (aq) Au 3 + (aq) + NO (g) + 2 H2O

Equações similares podem ser escritas para a platina.

Tal como acontece com o ouro, a reação de oxidação pode ser escrito quer com o óxido nítrico ou o dióxido de azoto como o produto de óxido de azoto.

Pt (s) + 4 NO 3 - (aq) + 8 H + (aq) Pt 4 + (aq) + 4 NO 2 (g) + 4 H2O

3pt (s) + 4 NO 3 - (aq) + 16 H + (aq) 3pt 4 + (aq) + 4 NO (g) + 8 H2O

O ião de platina oxidado, em seguida, reage com iões de cloreto resultando na ião cloroplatinato.

Pt 4 + (aq) + 6 Cl - (aq) PtCl 6 2 - (aq)

A evidência experimental revela que a reação de platina com água régia é consideravelmente mais complexo.

As reações iniciais produzir uma mistura de chloroplatinous ácido (H 2 PtCl 4) e cloreto de nitrosoplatinic ((NO) 2 PtCl 4).

O cloreto de nitrosoplatinic é um produto sólido.

Se dissolução completa do platina é desejada, repetiu extrações dos sólidos residuais com ácido clorídrico concentrado deve ser realizada.

2pt (s) + 2HNO 3 (aq) + 8 HCl (aq) (NO) 2 PtCl 4 (s) + H 2 PtCl 4 (aq) + 4 H2O

(NO) 2 PtCl 4 (s) + 2 HCl (aq) H 2 PtCl 4 (aq) + 2 NOCl (g)

O ácido chloroplatinous pode ser oxidado para ácido cloroplatínico , saturando a solução com cloro durante o aquecimento.

H 2 PtCl 4 (aq) + Cl 2 (g) H 2 PtCl 6 (aq)

Dissolvendo os sólidos de platina em água régia foi o modo de descoberta para os metais mais densas, de irídio e ósmio , ambos os quais são encontrados em minério de platina e não será dissolvida pelo ácido, em vez recolha sobre a base do navio.

Reações com outros metais

Água régia reage com estanho para a forma de cloreto de estanho (IV) , contendo estanho no seu estado de oxidação mais alto:

4 HCl + 2 HNO 3 + Sn SnCl 4 + NO 2 + NO + 3 H2O

Decomposição da água régia

Após a mistura de ácido clorídrico concentrado e ácido nítrico concentrado, as reações químicas ocorrem.

Estes resultados reações na volátil produtos de cloreto de nitrosilo e cloro como evidenciado pela natureza fumegante e cor amarela característica de água régia.

Como os produtos voláteis escapar a partir da solução, o regia água perde a sua potência.

HNO 3 (aq) + 3 HCl (aq) NOCl (g) + Cl 2 (g) + 2 H2O

Cloreto de nitrosilo pode ainda decompor-se em óxido nítrico e cloro.

Esta dissociação é equilíbrio limitada.

Portanto, além de cloreto de nitrosilo e cloro, os fumos de mais de água régia conter óxido nítrico.

2 NOCl (g) 2 NO (g) + Cl 2 (g)

Água Régia - História

Água régia apareceu pela primeira vez na obra do alquimista medieval europeu Pseudo-Geber , que data do século 14.

Antoine Lavoisier chamou-nitro-ácido muriático em 1789.

Quando a Alemanha invadiu a Dinamarca na Segunda Guerra Mundial, húngaro químico George de Hevesy dissolveu o ouro Prêmios Nobel de alemão físicos Max von Laue (1914) e James Franck (1925) em água régia para evitar que os nazistas de confiscar-los.

O governo alemão proibiu os alemães de aceitar ou manter qualquer Prêmio Nobel depois de preso paz ativista Carl von Ossietzky recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1935.

De Hevesy colocado a solução resultante em uma prateleira em seu laboratório no Instituto Niels Bohr.

Posteriormente, foi ignorado pelos nazistas que pensavam que o frasco e um de, talvez, centenas de prateleiras os produtos químicos-suficientes comuns.

Depois da guerra, de Hevesy voltou a encontrar a solução tranquila e precipitou o ouro para fora do ácido.

O ouro foi devolvido à Real Academia Sueca das Ciências e da Fundação Nobel.

Eles re-lançaram as medalhas e voltaram a apresentar-lhes Laue e Franck.

Fonte: www.britannica.com/en.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal