Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Akee  Voltar

Akee

 

Akee
Akee

Akee
Akee

Akee é uma fruta favorita nas Caraíbas, mas é nativa da África onde muitas vezes é comidos crus, cozidos em uma sopa ou fritos em óleo.

Capitão Bligh , em seu transporte de escravos para a colonias Inglesas ,utilizava desta fruta com alimento , importadas da Guiné, para alimentar os escravos nas Índias Ocidentais.

O Genus Blighia, que consiste de cerca de quatro espécies de arbustos e árvores tropicais foi batizada em sua homenagem. Bligh introduziu esta insólita arvore frutifera para a Jamaica a partir de África, em 1793. Embora a história oral diz que as sementes foram transportadas para as Índias Ocidentais por escravos desesperado para agarrar um prato favorito de casa.

Akee é muitas vezes descrito como uma aparência de pêssego e sabor de ovos.

Apenas a parte carnosa em torno das sementes é comestível.

O resto dos frutos e sementes são venenosas.

Os frutos são colhidos somente depois de ter aberto naturalmente. Veja aqui a descrição de Linda Wolfe, autor de A Cozinha das Ilhas do Caribe (Time-Life, em Alexandria, VA, 1970)

""Este é o akee, que um amigo meu olhando uma vez descreveu como" um gosto um pos-refeição. sua polpa amarela assemelha um prato cheio de ovos mexidos, que adornam suas sementes,parecidas com azeitonas pretas brilhantes e sua pele uma mosqueados vermelhos envidraçada ; sua textura é suave e seu sabor suave. "

"Akee, arroz, peixe sal são bons, "vai um verso na canção" Jamaica Farewell ", só tem Jamaica akee sal e peixe, o que irá dizer como qualquer jamaicano você, é um dos melhores pratos em qualquer país do Caribe.
O bacalhau está embebido numa noite de reduzir as suas saltiness; então é cozido e desfiado. Um molho de alho frito levemente na manteiga, cebola, pimentão doce ou quente e pedaços de bacon e a suavidade do akee.
Mas, teimosamente, o peixe salgadocom o akee, é uma combinação tão feliz que parece um par ideal casado, capaz de acomodar a qualquer curso que se segue."

Akee e bacalhau salgado é o prato nacional da Jamaica.

O bacalhau é frito levemente na manteiga com akee eo porto de gordura, cebolas, pimentões, tomates e ervas são acrescentadas.

Fonte: minhasfrutas.blogspot.com

Akee

Nome científico: Blighia sapida Koenig

Família: Sapindaceae

Origem e dispersão: Origem do Oeste africano, costa da Guiné e em clima tropical.

Clima e solo: Esta planta foi introduzida nos trópicos, inclusive os americanos, onde se adaptou bem.

Propagação: Usualmente, é propagada por sementes, mas poderia ser também via vegetativa; neste caso, inicia a produção aos 4 anos.

O fruto do ackee

O fruto do ackee é muito particular, que dá duas vezes por ano: no período de janeiro Março e de junho a agosto, e possui entre 9 e 10 cm de comprimento.

Além disso, é verde em sua fase inicial e no processo de maturação tem diferentes tons de vermelho ou Amarelado.

Valor nutricional

O valor nutricional da ackee é muito alto.

Esta fruta contém proteínas, cálcio, ferro, vitaminas A, B e C, e outros nutrientes que nosso corpo necessita e usa.

Utilização

O interessante desta fruta é que é tóxica, principalmente quando imatura.

Só o arilo, porção esbranquiçada na base da semente, pode ser consumido ao natural e também cozido quando o fruto está maduro, isto é, quando se abre.

A parte comestível é oleosa e tem sabor de noz. As sementes não são comestíveis.

Fonte: www.paty.posto7.com.br

Akee

Akee
Ackee

O Ackee é uma fruta originária da áfrica, mas que é comumente utilizada na culinária jamaicana, que tem como prato principal o prato de Ackee com peixe seco.

A aparência dessa fruta é a de uma pêra gigante.

Ela deve ser apanhada e consumida quando ela se abrir naturalmente no pé.

E deve ser comida imediatamente, pois esta frutinha é venenosa quando passada.

Apenas a polpa em volta das sementes pode ser comida, pois o restante da fruta contem uma toxina chamada hypoglicina, que pode ser fatal se consumida. Mas o Baiacu….

Fonte: idealismodebuteco.wordpress.com

Akee

Fotos

Akee

Akee

Akee

Akee

Akee

Akee

Akee

Akee

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal