Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Ameixa - Página 7  Voltar

Ameixa

Origem

China (a espécie chamada de “japonesa”); Sul do Cáucaso (a ameixa européia).Maiores produtores mundiais são: Califórnia (América do Norte), Argentina e Chile (América do Sul); Iugoslávia (Europa).

Tipos

Há uma grande variedade, que apresentam diversas formas, cores e tamanhos.

Características

Ameixa

Várias outras frutas pertencem também à mesma família (rosáceas), tais como: - amêndoa amarela; - nêspera; - morango; - maçã; - damasco; - cereja; - pêssego; - pêra; - framboesa.

Dicas para comprar

Observe se as ameixas estão passadas, isto é, maduras demais, pois tendem a ficar muito amolecidas e apresentam a casca machucada. O ideal é que tenham casca brilhante, e estejam ligeiramente macias Quanto à cor, não se pode confiar muito, pois há, como já foi dito, uma grande variedade de tipos.

Dicas para guardar

As que não estiverem ainda muito maduras, devem ser guardadas por um ou dois dias, em local com temperatura ambiente.

Dicas para consumo

Pode ser usada ao natural, quando frescas, em saladas de frutas, em diversos pratos doces, principalmente, quando secas (caldas, bolos, compotas, musses, geléias, pudins, etc.) e salgados (assados, com arroz e outros), vitaminas, sorvetes, licores, aguardente e enlatadas, em calda.

Observação

Há pessoas que têm reações alérgicas à ameixa (bem como ao damasco, à amêndoa, ao pêssego e à cereja – frutas da mesma família). Há outras que são alérgicas à aspirina, que também não devem consumir esta fruta. Normalmente, não deve ser comida em grande quantidade, devido á possibilidade de envenenamento, causado por uma substância chamada amigdalina.

Composição

Fibras (celulose e pectina), Vitaminas (B1, B2, Caroteno, pró-vitamina A, C), Sais minerais (potássio, cálcio, fósforo, ferro), Proteínas, Lipídios, Diversos óleos.

Valor calórico

Em cada 100 gramas: Frescas = 50 kcal; Secas = 170 kcal.

Indicações Terapêuticas

Como laxante

Devido à grande quantidade de fibras em sua composição, principalmente, quando é ingerida a ameixa seca - tomar a ¨água de ameixas¨, procedendo assim: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e, de manhã, tomar a água e comer as ameixas.

Anemia

Por ser rica em ferro (em 100 gramas, tem 3,5 miligramas)

Aterosclerose

Usar a ameixa fresca, rotineiramente, para amenizar o processo degenerativo.

Bronquite

Deve-se usar a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa, e tomar uma colher das de sopa, de hora em hora

Resfriado

Tirar a casca de algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moer bastante. Acrescentar uma colher das de sopa do pó a uma xícara de água quente.

Depois pingar algumas gotas de suco de limão, adoçando com mel e tomar bem quente.

Tosse

Tomar a mesma preparação indicada para o resfriado, aos goles, sendo aconselhável fazer gargarejos com esse líquido.

Fonte: www.paty.posto7.com.br

Ameixa

Ameixa

De sabor doce e ligeiramente mais ácida na parte da polpa próxima ao caroço, a ameixa possui diversas variedades. É rica em sais minerais, ferro, açúcar, zinco, potássio e algumas vitaminas, podendo ser consumida fresca, seca, na preparação de geléias ou também sendo muito utilizada na cosmética. Na medicina é recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo, evitando problemas de pele e reumatismo e sendo essenciais no crescimento e fortalecimento do cabelo, evitando sua queda.

Valor Calórico

100g de ameixa seca tem 255 calorias.

Curiosidade

A ameixa seca tem várias aplicações em mousses, bolos, tortas, caldas, sorvetes, pudins, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados.

Fonte: www.itofrutas.com.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal