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Amêndoa

Amêndoa

Pensa-se que a amêndoa teve a sua origem nas regiões da Ásia ocidental e norte de África. Hoje em dia a amêndoa é cultivada na maior parte dos países banhados pelo Mar mediterrâneo e também na Califórnia.

A amêndoa é encontrada de duas formas: a doce, de uso mais amplo, e, a amarga de sabor marcante que deve ser consumida com bastante moderação. Um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas de saúde.

Normalmente este tipo de amêndoa é utilizado na indústria na fabricação de aromatizantes, mas sempre em pequenas proporções.

Informação nutricional

A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição), vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, que podem ajudar a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido 'mau colesterol'.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Energia (kcal) 619
Água (g) 4,9
Proteína (g) 21,6
Lípidos (g) 56
Monoinsaturados (g) 34,6
Hidratos de carbono (g) 7,2
Fibra (g) 12
Potasio (mg) 855
Fósforo (mg) 405
Zinco (mg) 3,1
Magnésio (mg) 259
Vitamina B1 (mg) 0,21
Vitamina E (mg) 24

Vantagens e desvantagens

A amêndoa é um fruto rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.

O fósforo é o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está localizado nos ossos e dentes. O fósforo está presente em todas células do organismo onde desempenha funções muito variáveis e todas elas da maior importância. Tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato. As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia na forma de fosfato de adenosina.

O magnésio, igualmente presente em boa quantidade na amêndoa, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.

O zinco é um mineral importante para a função imunitária e reprodutiva e participa no metabolismo de inúmeros componentes no organismo.

A vitamina B1 está presente em variadas reacções químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas, lípidos, hidratos de carbono e ácidos nucleicos.

A vitamina E evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.

Como comprar e conservar

Ao adquirir amêndoas, observe a casca, e certifique-se que esta não se apresenta rachada, bolorenta ou com manchas. Se adquirir amêndoas descascadas prefira as que estejam em embalagens hermeticamente fechadas.

Se comprar amêndoas que sejam conservadas em grandes recipientes assegure-se de que existe uma grande rotação de produto, e que este se encontra bem fechado protegido do calor, do ar e da humidade de forma a garantir a máxima frescura. Procure as amêndoas que apresentem uma cor uniforme, textura firme e cheiro adocicado.

Uma vez que as amêndoas possuem elevado conteúdo em gordura, é importante conservá-las correctamente, de forma a protegê-las da rancificação. As amêndoas descascadas devem ser colocadas num recipiente bem fechado, num local fresco e seco, protegidas da luz solar.

Manter as amêndoas frescas irá protegê-las da rancificação e prolongar a sua frescura.

As amêndoas refrigeradas podem ser conservadas por longos meses. Se forem mantidas no congelador podem ser conservadas por mais de 1 ano.

Pedaços de amêndoa descascados rancificam mais rapidamente que amêndoa inteira descascada.

As amêndoas conservadas com casca possuem um tempo de vida mais longo.

Fonte: www.nestle.pt

Amêndoa

100g

Calorias: 640Kcal

Amêndoa

Amêndoa

A amendoeira assemelha-se ao pessegueiro, embora o seu porte o supere, e o tronco seja mais grosso. As flores são róseas e o fruto é alongado, de casca dura e cor bege.

A amêndoa propriamente dita constitui-se na semente, contem uma película interna marron, e a polpa é amarelada.

A amêndoa é rica em gorduras, Fósforo, Ferro, Cálcio e vitaminas do Complexo B.

É originária das regiões quentes e áridas do oeste da Ásia.

Alguns autores consideram o norte da África como o local de onde provem a amendoeira, mas outros acreditam que ela tenha sido levada para lá ainda na pré-história.

Existem dois tipos de amêndoa, a doce e a amarga, sendo que apenas a doce é indicada como alimento, pois a amarga contem ácido cianídrico, substância que pode causar intoxicações.

Fonte: www.sensibilidadeesabor.com.br

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