Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Cunene  Voltar

Cunene

CAPITAL: ONDJIVA

Municipios

Namakunde, Kahama, Xangongo, Kuvelai, Kuroca e Kawanhama. O Governo da Província está organizado conforme o decreto-lei n.º 17/99, de 29 de Outubro (Lei Orgânica dos Governos das Províncias, das administrações dos Municípios e das Comunas).

Cunene

Superfície: 87. 342 Km2

População: 230 000 habitantes

Clima

Semi-desértico,tropical seco;megatérmico, comuma pluviometria irregular não excedendo aos 600 mm por ano. A temepratura média anual é de 23 graus centrígrados, com grandes amplitudes térmicas diárias. A maior concentração de quedas pluviométricas regista-se entre os meses de Dezembro à abril com grandes irregularidades na sua distribuição.

Principal produção: agrícolas - milho, Algodão, Cana de Açúcar, Citrinos, Videira, Massambala, Massango, Tabaco, Trigo, Recursos Madeireiros (floresta tropical seca) Feijão, e horticiltura, outros-madeiras;

A agricultura caracteriza-se no tipo sequeiro, baseada nas culturas de massango e massambala. Existem actualmente na Província 51.650 lavras familiares com uma superfície explorada de 77.475 ha. Donde 43% é cultivada anualmente, ficando o resto em pousio.

Pesca Artesanal, joga um papel importante no fornecimento de peixe às populações no meio rural e contribui para o melhoramento da dieta alimentar das comunidades. Atividade praticada principalmente no rio Kunene com baixos índices de captura devido ao fraco apoio em artefatos de pesca (linhas, anzóis, bóias, chumbos, redes, etc.).

Criação de gado é suficientemente conhecida como a maior actividade produtiva do Kunene, estando estimada em mais de 1.000.000 de cabeças de gado bovino. A maior parte dos efectivos estão na posse dos criadores tradicionais e a manada é mantida em regime extensivo com aproveitamento das pastagens naturais que condicionam a disponibilidade de água em primeiro lugar e o potencial de carga de pastos. As limitações periódicas dum desses factores levam a deslocação das manadas de gado às zonas de transumância que são variáveis no espaço e no tempo.

O sistema financeiro e bancário da Província é assegurado pelos Bancos de Fomento e de Poupança e Crédito, que exercem a função creditícia e garantem todas operações financeiras afins, não se verificando o desempenho esperado do Fundo de desenvolvimento Económico e Social e do Programa Novo Horizonte. A província, resistou algumas ações de formação do INAPEM, tendentes a capacitar o empresariado para o correcto exercício das actividades relacionadas com sua vocação.

Minerais: Ferro, Cobre, Ouro e Mica.

Caracterização Musológica

O solo da província é de natureza sedimentada com alguns afloramentos do solo Pré-câmbrico na parte ocidental.

A fase vegetal é do tipo savana, distinguindo-se o seguinte: 46% do solo é ocupado pela formação do eco tipo florestal com árvores, arbustos e gemineis; 23% é ocupado com uma formação de zona árida de solo argiloso com árvores algumas gramíneas; 20% do solo ao norte é ocupado com gramíneas de fraco valor nutritivo e abundante árvores espinhosas.

As formações geológicas de rocha crúptivas e metamórficas cobrem cerca de 11% da superfície, sendo dominantes as formações sedimentares em forma ou suavemente ondulada.

Pecuária: Binivicultura de Carne, Ovinos Caracul, Caprinos.

Cultura-História

Pertencem ao grande grupo Ambó, os povos da província do Kunene, entre os quais temos ainda os subgrupos: Vale, Cafima, Kwanyama, Kwamatwi, Dombondola e Cuangar.

Na história dos povos desta província jaz na nossa memória colectiva os feitos do último rei Kwanyama, o célebre Mandume que na defesa do seu território enfrentou o poderio militar dos portugueses já na primeira década do Séc. XX.

Distâncias em km a partir de Ondjiva: Luanda 1.424 - Lubango 415.;

Indicativo telefónico: 065.

Cunene

No Sul, alongando-se por 87.342km, entre o Namibe (oeste) e o Cuando-Cubango (leste), a Huíla a norte e a Namíbia a suL São 6 os municípios: Cuanhama, Ombadja, Cuvelai, Curoca, Cahama, Namacunde; e a sua capital, Ondjiva está separada de Luanda por uma distância de 1.424km.

Cunene
Cunene

Tem clima tropical seco com temperatura média situada nos 20°C. Com sócios pouco propícios, encontra-se uma actividade agrícoia pouco desenvolvida, sendo as principais produções: milho, massango, massambala, trigo, tabaco, cana-de-açúcar e videiras.

A pecuária é a grande actividade económica, com predominância dos bovinos e dos caprinos. A exploração da madeira é a única indústria digna de realce, à parte a infra-estrutuara relacionada com a pecuária. No tocante aos recursos minerais, são predominantes o ouro e a mica.

No plano étnico, destaque para o grupo dos mucubais que ainda mantém ancestrais costumes inalterados.

Cunene
Cunene

A Natureza exibe-se com exuberância nas Quedas do Ruacaná e a fauna preserva-se nos 6.600km2 do Parque Nacional da Mupa onde as espécies girafa e cahama prevalecem.

Fonte: www.consuladodeangola.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal