Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Idade Contemporânea  Voltar

Idade Contemporânea

 

1789: Washington, primeiro presidente do EUA l No Brasil, TIRADENTES e a Inconfidência Mineira. l Lavoisier: Tratado Elementar de Química. l William Blake: Canções de Inocência. l Revolução francesa: o Terceiro Estado proclama-se Assembleia Nacional; a capitulação do rei; a tomada da Bastilha; a discussão da Constituição; a Declaração dos Direitos do Homem; a nacionalização dos bens do clero; a fundação do Clube dos Jacobinos; a organização do poder local (consideram os historiadores que, com estes eventos, se dá por encerrada a Idade Moderna e começa a Idade Contemporânea).

1790: Revolução francesa: extinção dos direitos feudais; os bens do clero são postos à venda; Necker resigna; Luís XVI prepara a fuga. l A Bélgica declara-se independente. l Leopoldo II, da Áustria, sobe ao trono do Sacro Império Romano e reprime a revolução dos Países Baixos austríacos. l Vancouver explora a costa noroeste da América. l Na Inglaterra, primeiro moinho movido a vapor. l Os navios começam a ser construídos com cascos de ferro. l Mozart: A Flauta Mágica. l William Blake: O Casamento do Céu e do Inferno. l Kant: Crítica do Juízo.

1791: Revolução francesa: fuga e prisão de Luís XVI. l Tom Paine publica Os Direitos do Homem. l Declaração de Pilnitz: a Áustria e a Prússia dispostas a intervir em França. l O Canadá é dividido em duas províncias, Ontário e Quebeque. l No Haiti, Toussaint L’Ouverture encabeça a revolta dos escravos negros contra os franceses. l Morte de Mozart. l Goethe é nomeado director do Teatro de Weimar. l Marquês de Sade: Justine. l Bocage: Rimas.

1792: Revolução francesa: abolição da monarquia e a república é proclamada; instituição de um tribunal revolucionário; Luís XVI condenado à morte; instituição do divórcio. l A França declara guerra à Áustria e a Prússia declara guerra à França. l A Dinamarca é o primeiro país a abolir o comércio de escravos. l A China invade o Nepal. l Conté inventa o lápis. l Cunhagem do dollar americano. l Mateus Vicente de Oliveira conclui a construção do Palácio de Queluz. l Rouget de l'Isle compõe A Marselhesa l Luís António Verney: O Verdadeiro Método de Estudar. l Nascimento (provável) da heroína baiana MARIA QUITÉRIA. l No Rio de Janeiro, o Inconfidente TIRADENTES é enforcado em praça pública e depois esquartejado. l No Brasil, Tomás António Gonzaga: Marília de Dirceu. l Degredo de Tomás António Gonzaga para Moçambique. l Galvani publica o resultado das suas experiências sobre a electricidade animal e Volta discorre sobre os fenómenos eléctricos.

1793: Revolução francesa: execução de Luís XVI, Maria Antonieta e Filipe de Orleans; fundação do Comité de Salvação Pública, no qual ingressa Robespierre; o período do Terror, implementado pelo Partido único dos Jacobinos; prisão e execução de girondinos; prisão e assassínio de Marat; levantamentos realistas na Bretanha e na Vendeia; Robespierre decreta a liberdade de culto; instrução primária gratuita e obrigatória. l Primeira coligação contra a França: Inglaterra, Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Sardenha. l O Sacro Império Romano declara guerra à França. l A Inglaterra conquista as colónias francesas da Índia. l Fundado nos EUA o Distrito Federal (actual Washington). l Condorcet: Quadro do Progresso do Espírito Humano. l Em Paris, o Louvre é convertido em museu nacional de arte. l Em Lisboa é inaugurado o Teatro de S. Carlos. l Kant: A Religião nos Limites da Razão.

1794: Revolução francesa: Danton, St. Juste e Robespierre guilhotinados. l Em França, separação da Igreja e do Estado. l Abolição da escravatura nas colónias francesas. l Sublevação polaca de Kosciusko. l Aliança de S. Petersburgo: a Rússia, a Inglaterra e a Áustria contra a França. l A França invade a Espanha e a Holanda. l O «Habeas Corpus» é suprimido na Inglaterra. l Difusão da «Declaração dos Direitos do Homem» nos países americanos. l Morte de Lavoisier, guilhotinado. l Eli Whitney inventa a máquina de descascar algodão. l Xavier de Maistre: Viagem à Volta do Meu Quarto. l Fichte: Fundamentos da Teoria da Ciência.

1795: Revolução francesa: a Constituição do Ano III da Revolução; instalação do Directório. l NAPOLEÃO derrota os realistas em Paris. l Fundação da Escola Politécnica de Paris. l Goya pinta A Duquesa de Alba. l Haydn: sinfonia Londres. l Goethe: Wilheim Meister.

1796: NAPOLEÃO comanda o exército francês na Itália e derrota os austríacos e os piemonteses. l A Espanha declara guerra à Inglaterra. l Vacina de Jenner contra a varíola. l Criação da Biblioteca Pública de Lisboa. l Laplace: Exposição do Sistema do Mundo. l Cuvier funda a zoologia comparada. l Em Espanha, a Inquisição confisca Los Caprichos, quadro de Goya. l António Francisco Lisboa, o ALEIJADINHO, é contratado para a execução das estátuas Congonhas do Campo.

1797: Nelson derrota a Invencível Armada espanhola junto ao cabo de S. Vicente. l Em França, Talleyrand é nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros. l Paz de Campo Fórmio: a Áustria e a França definem os respectivos domínios sobre outros povos e nações. l Adams, presidente dos EUA l Lagrange: Teoria das Funções Analíticas.

1798: NAPOLEÃO e a campanha no Egipto. l Nelson derrota a esquadra francesa em Abuquir. l A França anexa Genebra e declara guerra a Nápoles. l Aliança anglo-russa contra a França. l Os espanhóis retiram-se do Haiti, que passa ao domínio francês. l Murdock promove a primeira instalação de gás de iluminação. l Nascimento de Joaquim Lopes, futuro PATRÃO LOPES. l Senefelder inventa a litografia. l Malthus: Ensaio sobre a População. l Wordsworth e Coleridge: Baladas Líricas.

1799: O Directório é derrubado e NAPOLEÃO é eleito primeiro-cônsul. l Pitt promove a Segunda Coligação contra a França, integrada pelos seguintes países: Inglaterra, Rússia, Áustria, Portugal, Turquia e Nápoles.

l A Rússia concede à Companhia Russo-Americana o monopólio do comércio do Alasca. l Morte de Washington. l Nascimento de Balzac. l Laplace: Mecânica Celeste (início). l Novalis: O Cristianismo e a Europa. l David: Rapto das Sabinas.

1800: Campanha de NAPOLEÃO na Itália; vence os austríacos na batalha de Marengo. l Os ingleses ocupam Malta. l União da Inglaterra com a Irlanda. l Os franceses compram a Luisiania aos espanhóis. l Experiência socialista de Owen l A Rússia, Suécia, Dinamarca e Prússia constituem a Segunda Neutralidade Armada contra o direito de busca dos navios ingleses. l Volta inventa a pilha eléctrica. l Em Washington é criada a Livraria do Congresso. l Schiller: Maria Stuart. l Cuvier: Lições de Anatomia Comparada. l Goya: A Família de Carlos IV. l David: Retrato de Mme. Récamier.

1801: Alexandre I, czar da Rússia. l Jefferson, presidente dos EUA l Toussaint L’Ouverture escreve e promulga uma Constituição no Haiti. l O francês José-Marie Jacquard inventa o tear automático ou de Jacquard. l Bichar: Anatomia Descritiva.

1802: NAPOLEÃO, cônsul vitalício de França. l Os turcos conquistam o Egipto. l Chateaubriand: O Génio dos Cristianismo.

1803: Guerra entre a França e a Inglaterra. l Os cantões suíços readquirem a independência. l A Luisiania é comprada pelos EUA l Morte de Toussaint L’Ouverture no Fort Joux, em França.

1804: NAPOLEÃO, imperador de França. l Promulgação do Código Civil, em França. l No Haiti, os negros proclamam a independência. l Revolta dos sérvios contra os turcos. l A Inglaterra reinicia a guerra marítima. l Guerra turco-persa. l Morte de Kant. l Beethoven: Sinfonia Heróica

1805: Batalhas de Trafalgar e Austerlitz, fim do Sacro Império Romano-Germânico. l Beethoven: Ópera Fidélio.

1806: Os estados alemães fundam a Confederação do Reno, protectorado de Napoleão; este declara o bloqueio continental à Inglaterra. l NAPOLEÃO rompe com Pio VII. l José Bonaparte, rei de Nápoles. l Luís Bonaparte, rei da Holanda. l Sublevação de Miranda, na Venezuela. l Erigida em Paris a Coluna Vendôme.l Morte do pintor Fragonard.

1807: Primeira invasão francesa em Portugal, comandada por Junot; D. João VI e a corte portuguesa mudam-se para o Brasil. l Jerónimo Bonaparte, rei da Westfália. l Os franceses iniciam a ocupação de Espanha. l Na América, Fulton navega pelo Hudson num barco a vapor. l Na América, Fulton navega pelo Hudson num barco a vapor. l Hegel: Fenomenologia.

1808: No Porto, insurreição contra os franceses. l José Bonaparte, rei de Espanha. l Sustentada pelos ingleses, eclode a guerrilha em Espanha contra os franceses. l Guerra austro-inglesa. l Dalton enuncia a teoria atómica. l D. João VI ordena a abertura dos portos do Brasil aos países amigos. l Gay Lussac enuncia a lei dos gases l Beethoven: Quinta Sinfonia. l Goethe: Fausto. l Proudhon: A Justiça e a Vingança em Perseguição do Crime.

1809: Em Portugal, segunda invasão francesa sob o comando de Soult. l Maertternich, ministro da Áustria. l Nascimento de Lincoln. l Nascimento de Darwin. l Lamarck: Filosofia Zoológica.

1810: Em Portugal, terceira invasão francesa sob o comando de Massena; batalha do Buçaco; linhas de Torres Vedras; retirada dos franceses. l BOLÍVAR, com Miranda proclama a independência da Venezuela. l É publicado o Código Penal, em França. l Bohnenberger inventa o giroscópio. l Goya: Os Desastres da Guerra.

1811: l Krupp funda em Essen a fábrica que tem hoje o seu nome.

1812: Campanha de NAPOLEÃO na Rússia. l Emancipação dos judeus da Prússia. l O Canadá divide-se em duas províncias, uma francesa, outra inglesa. l San Martin chega a Buenos Aires. l Byron: Childe Harold l Irmãos Grimm: Contos.

1813: Guerrilhas de libertação da Europa. l A Holanda separa-se da França. l Nova Granada (Colômbia) e Paraguai proclamam a independência. l BOLÍVAR, em Caracas, é proclamado "Libertador". l Nascimento de Wagner.

1814: Os ingleses em Bordéus. l Após o desastre da campanha da Rússia, NAPOLEÃO abdica e é mandado para o exílio na ilha de Elba; Luís XVIII (Bourbons) ocupa o trono de França. l A Europa é partilhada no Congresso de Viena. l Pio VII restabelece a Inquisição. l O'Higgins luta pela independência do Chile. l Em Londres é instalada a iluminação a gás. l Morte de António Francisco Lisboa, o ALEIJADINHO. l Nascimento de ANA NÉRI. l Hoffmann: Contos.

1815: O Brasil elevado à condição de reino. l NAPOLEÃO evade-se da ilha de Elba; a sua derrota final na batalha de Waterloo; o seu exílio definitivo em Sta. Helena. l Novo Congresso de Viena; Metternich orienta a nova partilha da Europa e das suas colónias, na qual não se reconhecem povos mas apenas soberanos. l Fundação da «Santa Aliança» da Rússia, Prússia e Áustria, a qual visa repor o direito divino dos soberanos contra os anseios liberais dos povos europeus.

1816: Beresford em Portugal. l A Argentina proclama a independência. l Os portugueses no Uruguai. l Invenção do caleidoscópio l Rossini: O Barbeiro de Sevilha.

1817: Em Portugal, execução de Gomes Freire de Andrade. l San Martin inicia a campanha libertadora do Chile. l Independência da Venezuela l David Ricardo: Princípios de Economia. l Leopardi: Cantos.

1818: Bernardotte, rei da Suécia. l Independência do Chile. l Nascimento de Marx.

1819: Os EUA compram a Florida à Espanha. l União de Nova Granada e Venezuela sob o nome de Colômbia. l O exército de libertação de BOLÍVAR atravessa os Andes. l Nascimento da futura Rainha Vitória.

l H. C. Oersted descobre o electromagnetismo. l O vapor «Savannah» cruza o Atlântico. l Schopenhauer: O Mundo como Vontade e Representação.

1820: Revolução liberal no Porto e levantamento em Lisboa. l Insurreições liberais em Espanha, Nápoles e Piemonte. l Jorge IV, rei da Inglaterra. l O Equador proclama a independência. l San Martin do Peru. B. Caventou e J. Pelletier descobrem o quinino. l Lamartine: Meditações. l Keats: Contos e Poemas. l W. Scott: Ivanhoe.

1820/1903: Vida de Herbert Spencer.

1821: Fundação do Banco de Lisboa. l Restabelecimento do absolutismo em Nápoles e Piemonte. l Independência do Peru e S. Domingos. l Início da Guerra da Independência grega. l BOLÍVAR proclama a Grã-Colombia. l Morte de NAPOLEÃO na ilha de Santa Helena. l Censo em Portugal: 3 milhões de habitantes.

1822: D. João VI jura a Constituição. l «O grito do Ipiranga», independência do Brasil, D. Pedro I, o imperador, convida José Bonifácio de Andrade e Silva para organizar o primeiro ministério do novo Estado. l Conferência de Guayaquil, entre San Martin e BOLÍVAR. l Na Bahia, disfarçada de homem, Maria Quitéria alista-se como soldado voluntário das forças independentistas.l Nascimento de Pasteur. l Champollion decifra hieróglifos egípcios. l Charles Babbage inventa a Máquina Analítica. l Schubert: Sinfonia Incompleta. l Fourier: Tratado de Associação Doméstico-Agrícola. l Heine: Poesias.

1823: Em Trás-os-Montes, sublevação do conde de Amarante contra os liberais; a Vilafrancada; desterro de D. Miguel para Viena. l Tratado de paz entre Portugal e Brasil. l Nos EUA doutrina Monroe. l A 2 de Julho, na Bahia, as forças independentistas batem definitivamente as tropas portuguesas comandadas pelo general Madeira de Melo. Maria Quitéria é a mais louvada heroína destas guerras pela independência do Brasil.l Guerra franco-espanhola.

1824: Abrilada, insurreição liderada por D. Miguel. l Carlos X, rei de França. l Na Inglaterra, lei concedendo o direito de greve. l Vitórias de BOLÍVAR em Junin e de Sucre em Ayacucho. l Carnot descobre a segunda lei da termodinâmica. l Beethoven: Nona Sinfonia. l Em França, o pintor inglês John Constable alcança grande sucesso com o quadro A Carroça do Feno. l Delacroix pinta Les massacres de Scio.

1825: Portugal reconhece a independência do Brasil. l Independência da Bolívia e do Uruguai. l Nicolau I, czar da Rússia. l Primeira linha férrea de Estocolmo a Darlington. l Pushkin: Boris Goudonov. l Casanova: História da Minha Vida.l Garrett: Camões. l Manzoni: Os Noivos.

1826: A Constituição outorgada por D. Pedro IV que abdica em favor da filha, D. Maria. l A Inglaterra reconhece as novas repúblicas sul-americanas. l Rivadavia presidente da Argentina. l Primeiro túnel ferroviário entre Liverpool e Manchester. l BOLÍVAR convoca o Congresso do Panamá. l Mendelssohn: Sonho de uma Noite de Verão. l Cooper: O Último dos Mohicanos. l Garrett: D. Branca

1827: Com o apoio da Inglaterra, França e Rússia, a Grécia liberta-se do domínio turco. l Guerra civil em Portugal. l Morte de Beethoven. l Lei de Ohm das correntes eléctricas. l Van Baer descobre o óvulo dos mamíferos.

1828: Regresso de D. Miguel, golpe de estado absolutista; exílio dos liberais. l Independência do Uruguai. l Nascimento de Tolstoi. l Wohler funda a química orgânica.

1829: Braille divulga o sistema de escrita para Cegos. l Começa a difundir-se a locomotiva a vapor. l Balzac começa a escrever A Comédia Humana. l Em Mecejana, Ceará, Brasil, nasce JOSÉ DE ALENCAR, futuro escritor romântico.

1830: Guilherme IV, rei da Inglaterra. l A Bélgica alcança a independência, depois de se libertar dos holandeses. l Luís Filipe I, rei de França. l Independência da Grécia. l A Polónia revolta-se, em vão, contra os russos. l Os franceses ocupam a Argélia. l A Grande Colômbia divide-se em três países: Colômbia, Venezuela e Equador. l Morte de BOLÍVAR. l Berlioz: Sinfonia Fantástica. l Victor Hugo inicia o movimento romântico com o seu romance Hernani. l Comte: Curso de Filosofia Positiva (início). l Stendhal: Vermelho e Negro

1831: Pedro II, imperador do Brasil. l A Bélgica separa-se da Holanda. l Faraday descobre a indução electromagnética. l Faraday descobre a indução electromagnética.l Daumier: primeiras caricaturas. l Victor Hugo: Nossa Senhora de Paris.

1832: D. Pedro assume a regência em Portugal; as tropas liberais desembarcam no Mindelo. l Mickiewicz: Os Peregrinos Polacos.

1833: D. Pedro desembarca em Lisboa. l Isabel II, rainha de Espanha. l Surge a primeira máquina de escrever moderna. l Domingos Bontempo é nomeado professor de Música da rainha D. Maria II. l Michelet: História de França. l Goethe: segundo Fausto. l Balzac: Tio Goriot e Eugénia Grandet.

1834: D. Miguel de Portugal assina a paz de Évora Monte; triunfo do liberalismo. l Morte de D. Pedro e início do reinado de D. Maria. l Schumann: Carnaval. l Lamennais: Palavras de um Crente.

1835: Fernando IV, imperador da Áustria. l Fundação da Agência Noticiosa Havas. l Fundação do New York Herald. l Gogol: Almas Mortas. l Donizetti: Lucia de Lammermoor. l Tocqueville: Sobre a democracia na América.

1835/1910: Vida de Mark Twain.

1836: Texas independente do México. l Liga Comunista constituída em Paris. l Herculano: A Voz do Profeta.

1837: Vitória, rainha de Inglaterra; expansão do Império Britânico. l Os ingleses Wheatstone e William Cook patenteiam o primeiro telégrafo eléctrico; o norte americano Samuel Morse pateia igualmente um. l Thomas Carlyle: French Revolution. l Charles Dickens: Oliver Twist.

1838: Os ingleses em Aden. l A América Central cinde-se em cinco pequenos países: El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Guatemala. l Victor Hugo: Gil Blas.

1839: Início da guerra do ópio, na China. l Nascimento de Cézanne. l Invenção fotográfica de Daguerre. l Chopin: Prelúdios. l Hebbel: Judith. l Lermontov: Um Herói do Nosso Tempo. l Stendhal: A Cartuxa de Parma. l Nascimento de MACHADO DE ASSIS.

1840: Em Espanha, primeira guerra carlista. l Frederico Guilherme IV, rei da Prússia. l Governo parlamentar no Canadá l Proudhon: O que é a Propriedade ?

1841: A Nova Zelândia é proclamada colónia inglesa. l Nascimento de Stanley. l Invenção da bateria de carbono e zinco l Feuerbach: A Essência do Cristianismo. l Balzac assina contrato para a edição de A Comédia Humana.

1842: Fim da guerra do ópio; Hong-Kong sob domínio inglês. l Traçada a fronteira entre o Canadá e os EUA l O éter como anestésico. l Nascimento de Antero de Quental em Ponta Delgada.

1843: Natal, colónia inglesa. l Morre o poeta alemão Friedrich Hölderlin l Almeida Garrett: Frei Luís de Sousa.

1844: Guerra entre a França e Marrocos. l Primeira mensagem de Morse. l Fundação da primeira cooperativa de consumo em Rochdale, na Inglaterra. l Nascimento de Nietzsche. l Kierkegaard: O Conceito de Angústia. l Dumas: Os Três Mosqueteiros.

1845: Guerra entre os EUA e o México; Texas, estado americano. l Grande fome na Irlanda. l Richard Hoe inventa a primeira impressora rotativa. l Humboldt: Cosmos. l Poe: O Corvo. l Lewis Carrol: Alice no País das Maravilhas.l F. Engels: A situação da classe trabalhadora em Inglaterra. l Nascimento de EÇA DE QUEIRÓS.

1846: Em Portugal, revolta popular da Maria da Fonte; a Patuleia. l A Áustria ocupa Cracóvia. l Galle observa o planeta Neptuno previsto pelos cálculos de Le Verrier. l Nascimento de RAFAEL BORDALO PINHEIRO. l Proudhon: Sistema das Contradições Económicas. l Alexandre Herculano: História de Portugal.

1847: Libéria, república independente. l Corrida ao ouro na Califórnia. l Em Espanha, segunda guerra carlista. l A França completa a conquista da Argélia. l Nascimento de CASTRO ALVES. l Nascimento de CHIQUINHA GONZAGA. l O norte-americano M. F. Maury publica as primeiras Cartas dos Ventos e das Marés. l Bronté: Jane Eyre. l Nascimento de SOARES DOS REIS.

1848: Luís Napoleão Bonaparte, presidente da República Francesa. l Francisco José I, imperador. l A Suiça converte-se em estado federal. l Disraeli, líder do Partido Conservador inglês. l Fim da guerra entre os EUA e o México: Texas, Novo México e Califórnia incorporam-se nos EUA l Marx e Engels: Manifesto Comunista. l Thackeray: Feira de Vaidades.

1849: Victor Manuel II, rei de Piemonte. l Gorada a unificação da Alemanha. l Em Portugal, Costa Cabral regressa ao poder. l Em Lisboa, inauguração do Teatro Nacional. l Balzac é recusado na Academia de Letras Francesa. l Charles Dickens: David Coperfield.

1850: Paz de Berlim. l Data aproximada de nascimento de NGUNGUNHANE. l Inicia-se a era Mei-Ji no Japão. l Morte de Balzac. l H. Spencer funda a sociologia. l Nascimento de CESÁRIO VERDE.

1851: Luís Napoleão, de presidente da República a imperador de França. l Bismarck é nomeado representante da Prússia na Dieta. l Em Londres, 1ª. Exposição Universal. l Colocação, sob o Canal da mancha, do primeiro cabo telegráfico subaquático. l O alemão Paul Julius funda a agência Reuter. l Singer inventa a máquina de costura. l Melville: Moby Dick. l Labiche: Um Chapéu de Palha de Itália. l Verdi: Rigoletto. l Comte: Sistema de Política Positiva (início).

1852: Em Portugal, a primeira greve (dos tipógrafos). l Napoleão III, imperador. l Fundação da república do Transval. l Em Lisboa, fundação do Instituto Industrial. l Dumas: A Dama das Camélias.

1853: Na Crimeia, o czar Nicolau I em guerra com os turcos. l Nascimento de Van Gogh. l Invenção da Aspirina. l Gobineau defende o racismo: Ensaio sobre a Desigualdade das Raças. l Liszt: Rapsódias Húngaras. l Provavelmente neste ano, nas imediações de Salvador, morre Maria Quitéria, heroína das guerras pela independência do Brasil. l Nascimento de JOSÉ DO PATROCÍNIO.

1854: A Inglaterra e a França intervêm na guerra da Crimeia. l Primeiros tratados comerciais entre o Japão e o Ocidente. l Proclamado o dogma da Imaculada Conceição.

1855: D. Pedro V, rei de Portugal. l Alexandre II, czar da Rússia. l Livingston descobre as cataratas de Vitória. l Walt Whitman: Folhas de Erva. l Burckhardt: Cicerone.

1856: l Fim da guerra da Crimeia; Alexandre II, czar da Rússia. l Lisboa-Carregado, primeira linha férrea portuguesa. l Flaubert: Madame Bovary. l Camilo Castelo Branco: Onde Está a Felicidade ? l Richard Burton parte em busca da nascente do Nilo. l O PATRÃO LOPES socorre a Howard Primrose, escuna inglesa.

1857: Exposição industrial no Porto. l Baudelaire: As Flores do Mal. l JOSÉ DE ALENCAR: romance O Guarani.

1858: A Rússia liberta os servos do domínio imperial. l A China é forçada a abrir vários portos às potências ocidentais. l A França inicia a ocupação da Cochinchina. l Guerra civil no México, Juarez presidente. l Aparições de Lourdes.

1859: A Roménia converte-se em estado. l Inicia-se a construção do Canal de Suez. l Primeira extracção de petróleo nos EUA l George Boole inventa o cálculo binário, base do futuro cálculo electrónico e da informática. l Darwin: A Origem das Espécies. l Marx: Contribuição à Crítica da Economia Política.

1860: Garibaldi proclama Vitor Manuel rei da Itália. l Exércitos franceses e ingleses ocupam Pequim. l Lincoln é eleito presidente dos EUA l Cavour leva a cabo a anexação da Itália Central e põe fim à conquista das Duas Sicílias, por Garibaldi.l São descobertas as nascentes do Nilo. l Elliot: O Moinho à beira do Rio.

1861: Guilherme I, rei da Prússia. l D. Luís, rei de Portugal; a expansão africana com Serpa Pinto, Capelo e Ivens. l Início da Guerra da Secessão, nos EUA l Nightingale dirige a primeira escola de enfermagem, em Londres. l Nascimento de CRUZ E SOUSA.

1862: Lincoln proclama a libertação dos escravos. l Bismarck, primeiro ministro da Prússia. l Garibaldi falha a marcha sobre Roma. l Os franceses ocupam a Cochinchina. l Nascimento de Debussy. l Leroy inventa a primeira máquina de impressão de 3 cores em simultâneo. l Vitor Hugo: Os Miseráveis. l Turgueniev: Pais e Filhos. l Camilo Castelo Branco: Amor de Perdição. l Antero de Quental: Odes Modernas

1863: Cristiano IX, rei da Dinamarca. l Jorge I, rei a Grécia. l Nasce D. CARLOS, futuro monarca de Portugal. l O Cambodja é convertido em protectorado francês. l Pasteur desenvolve o processo que terá o nome de pasteurização. l Renan: Vida de Jesus. l Proudhon: O Princípio Federativo. l Ibsen: Os Pretendentes. l Rosalía de Castro publica Cantares Gallegos.

1864: Abraham Lincoln é reeleito presidente. l O arquiduque Maximiliano da Áustria, imperador do México. l Início da guerra do Paraguai. l Fundação da Cruz Vermelha internacional. l Pasteur demonstra a impossibilidade da geração espontânea. l Goncourt: Renata Mauperin. l Fundação do Diário de Notícias, em Lisboa.

1865: Fim da Guerra de Secessão nos EUA; assassinato de Lincoln l Tripla Aliança do Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai. l Nascimento de CÂNDIDO RONDON. l No Porto é inaugurado o Palácio de Cristal. l ANA NÉRI é a primeira enfermeira voluntária na Guerra do Paraguai. l Wagner: Tristão e Isolda. l Broca: Investigações e Observações Antropológicas. l Sully-Prudhomme: Poemas. l Antero de Quental: Odes Modernas. l JOSÉ DE ALENCAR: romance Iracema. l Questão do Bom Senso e Bom Gosto - Carta de Antero de Quental a António Feliciano Castilho.

1865/69: Tolstoi: Guerra e Paz.

1866: Em Espanha, tentativa revolucionária de Prim. l Implantação do primeiro cabo telegráfico transatlântico. l Nobel inventa a dinamite. l Nascimento de EUCLIDES DA CUNHA. l Mendel, leis da hereditariedade: Experiências com Híbridos. l Dostoievski: Crime e Castigo.

1866/67: Marx em Genebra, 1ª Internacional; 1º volume de O Capital.

1867: No México, Maximiliano é fuzilado. l Francisco José, imperador da Áustria e da Hungria. l Garibaldi volta a fracassar numa segunda marcha sobre Roma. l Os EUA compram o Alasca à Rússia. l Mutsu Hito, imperador; o Japão volta a abrir-se ao Ocidente. l Nascimento de Marie Curie. l O fabricante Philo Remington comercializa em larga escala a máquina de escrever. l Morte do pintor Ingres.

1868: Revolução em Espanha, Isabel em fuga, Prim ditador. l Sarmiento, presidente da Argentina. l Queda do Negus da Abissínia, furo jornalístico de Stanley. l Bakunine adere à 1ª. Internacional. l Lautréamont: Os Cantos de Moldoror. l Júlio Dinis: A Morgadinha dos Canaviais. l CASTRO ALVES: O Navio Negreiro.

1869: Tóquio, nova capital do Japão. l Início do Concílio Vaticano. l Nascimento de Gandhi. l Inauguração do Canal do Suez. l Westinghouse inventa o travão de ar comprimido para aplicar aos comboios. l Nos EUA, primeira linha férrea transcontinental. l Mège-Mouriès inventa a margarina. l Mendeleyev: Tabela Periódica dos Elementos. l Zola: Rougon-Macquart. l Verlaine: Festas Galantes.

1870: Em Portugal, golpe de Estado, de Saldanha. l Assassinato de Prim, em Espanha. l Guerra franco-prussiana; os franceses derrotados em Sédan; revolução em Paris; queda de Napoleão III. l Estabelecido o dogma da infalibilidade papal. l Schliemann inicia as escavações de Tróia. l Carlos Gomes: ópera O Guarani. l CASTRO ALVES: Espumas Flutuantes. l EÇA DE QUEIRÓS e Ramalho Ortigão: O Mistério da Estrada de Sintra. l Baseando-se no romance de José de Alencar, o compositor brasileiro Carlos Gomes apresenta a ópera O Guarani no Scala de Milão.

1871: Queda de Paris. l Guilherme I coroado imperador da Alemanha, em Versailles. l Bismarck constrói o novo império alemão, a Alsácia e a Lorena passam para os alemães. l A Comuna de Paris, apoiada por Marx, embora com reticências. l Esmagamento da Comuna de Paris. l Com Thiers, nova República, em França. l Roma, capital da Itália. l Conferências Democráticas no Casino Lisbonense. l Morte de CASTRO ALVES.l Bécquer: Rimas. l SOARES DOS REIS executa O Desterrado. l Conferências Democráticas no Casino Lisbonense com a participação de Antero de Quental e Eça de Queirós.

1872: Guerra carlista, em Espanha. l A Rainha Vitória inaugura o Albert Hall. l Nasce OSVALDO CRUZ. l Stanley: Como Encontrei Livingstone, best-seller. l Darwin: A Origem do Homem. l Nietzsche: A Origem da Tragédia. l Hernandez: Martin Fierro. l H. C. Anderson alcança um total de 156 Contos publicados.

1873: A república em Espanha. l Crise financeira na Europa e na América. l Maxwell: Tratado de Electricidade e Magnetismo. l Spencer: Sociologia Descritiva. l Cézanne: Homem com Chapéu de Palha. l Renan: O Anticristo. l Tolstoi: Inicia Ana Karenina. l Júlio Verne: Volta ao mundo em 80 dias. l Nascimento de Alberto SANTOS-DUMONT. l No Brasil, o bispo de Olinda interdita a Igreja Católica aos membros da Maçonaria.

1874: Golpe de Estado: Afonso XII, rei de Espanha. l Fundação da União Postal Universal. l Nascimento de EGAS MONIZ l Nascimento de CHURCHILL. l Nascimento de Schoenberg. l Fundação da Sociedade de Geografia, em Lisboa. l I Exposição Colectiva dos Impressionistas, em Paris. l Monet: Dia de Verão l Rimbaud: Iluminações. l Grieg: Peer Gynt. l Mussorgski: Boris Goudonov. l Eça de Queiroz: O Crime do Padre Amaro.

1875: Sublevação na Bósnia-Herzegovina. l RAFAEL BORDALO PINHEIRO cria a figura do "Zé Povinho". l Nasce MACHADO SANTOS. l Bizet: Carmen. l Eça de Queirós: O Crime do Padre Amaro. l José de Alencar: O Sertanejo.

1876: A Rainha Vitória imperatriz da Índia. l Em Portugal, primeiro directório do Partido Republicano. l Fim da guerra carlista, em Espanha. l Revolução na Turquia: Abdu-ul-Hamid, sultão. l Bell inventa o telefone e Edison o fonógrafo. l Otto inventa o motor de explosão a 4 tempos. l Wagner: O Anel dos Nibelungos. l Mallarmé: L'Après Midi d'un Faune.

1877: Primeiro congresso socialista português. l Serpa Pinto e Roberto Ivens iniciam a travessia de África de Angola a Moçambique. l Anexação do Transval pela Inglaterra. l Nos Balcãs, guerra entre a Rússia e a Turquia. l No Rio de Janeiro, morte do escritor JOSÉ DE ALENCAR. l Brahms: Primeira Sinfonia. l Sant-Saens: Sansão e Dalila.

1878: Nos Balcãs, fim da guerra entre a Rússia e a Turquia; Congresso de Berlim; a grande partilha: Roménia, Sérvia e Montenegro, estados independentes; Bulgária, tributária dos turcos; Chipre para os ingleses; Bosnia-Herzegovina administrada pelos austríacos. l Humberto I, rei de Itália; insucesso dos italianos na Etiópia. l Booth funda o Exército da Salvação. l Hughes inventa o microfone. l Edison inventa a lâmpada incandescente. l Nietzsche: Humano, Demasiado Humano. l EÇA DE QUEIRÓS: O Primo Basílio.

1879: Guerra do Pacífico: Chile contra o Peru e a Bolívia. l Guerra austro-alemã. l Nascimento de Einstein. l Nascimento de Estaline. l Edison inventa a lâmpada eléctrica. l JOSÉ DO PATROCÍNIO inicia a campanha pela abolição da escravatura. l Oliveira Martins funda, em Lisboa, o Clube Republicano e escreve a História da Civilização Ibérica. l Em Lisboa, é publicado o primeiro número de A Voz do Operário. l Pablo Iglesias funda, clandestinamente, o Partido Socialista Operário Espanhol. l Ibsen: Casa de Bonecas. l MACHADO DE ASSIS: Memórias Póstumas de Brás Cubas. l EÇA DE QUEIRÓS: O Conde de Abranhos.

1880: A França ocupa o Taiti. l Buenos Aires, capital da Argentina. l Transval declara-se independente. l Concluída a construção do túnel de S. Gotardo. l Electrificação das ruas de Nova Iorque. l Em Portugal é comemorado o tricentenário da morte de Camões. l Morte de ANA NÉRI. l EÇA DE QUEIRÓS: O Mandarim l Taine: Filosofia da Arte. l Dostoievski: Os Irmãos Karamazov. l CESÁRIO VERDE publica O Sentimento dum Ocidental.

1881: Alexandre III, czar da Rússia. l Guerra no Egipto, revolta do Sudão, intervenção britânica. l Tunes, protectorado francês. l Independência dos boers sob supremacia britânica. l Nascimento de Picasso. l Início da construção do Canal do Panamá. l Tchaikovski: 1812. l Fundação do jornal O Século. l Ibsen: Espectros l Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas. l Borodine: O Príncipe Igor. l Offenbach: Contos de Hoffmann. l Oliveira Martins: Portugal Contemporâneo.

1882: Tripla Aliança da Áustria, Alemanha e Itália. l A Inglaterra ocupa o Egipto. l Fundada a colónia italiana da Eritreia. l Nos EUA primeira lei de restrição à emigração. l Morte de Darwin. l Nascimento de MONTEIRO LOBATO. l Nascimento de Roosevelt. l Nascimento de Stravinski. l Nascimento de James Joyce. l Daimler constrói o motor a gasolina. l Koch descobre o bacilo da tuberculose. l Charcot inaugura a sua cátedra na Salpetrière. l Clarín, em Madrid, volta a ocupar a cátedra de Direito.

1883: Annam e Tonkin, protectorados franceses. l A França ocupa Madagáscar. l Morte de Wagner. l Morte de Marx. l Chardonnet inventa o rayon, primeira fibra sintética do mundo. l Morre Gustave Doré, desenhador e gravador francês.l Maupassant: Uma Vida. l Villiers de l'Isle Adam: Contos Cruéis. l Nietzsche: Assim falou Zaratustra.

1884: Fundação da Guiné britânica. l Fundação da colónia alemã do sudoeste africano (Namíbia). l Início da conferência de Berlim, na qual se discute a partilha da África pelas potências europeias; a Alemanha coloniza o sudoeste africano. l A luta por Annam desencadeia a guerra franco-chinesa. l O exército chileno retira-se do Peru. l Na Inglaterra, fundação da sociedade fabiana. l Nascimento do poeta AUGUSTO DOS ANJOS.l F. Engels: A Origem da Família, da Propriedade e do Estado.

1885: Término da conferência colonial de Berlim. l Os ingleses fundam a Nigéria. l Criação do estado do Congo. l Paz franco-chinesa. l Acordo sino-japonês sobre a Coreia. l Afonso XIII, rei de Espanha, sob a regência de Maria Cristina. l Guerra servo-búlgara. l Pasteur descobre e aplica a vacina anti-rábica num ser humano. l Weismann avança a teoria do plasma germinativo. l Freud funda a Psicanálise. l O alemão Benz constrói um automóvel a gasolina. l Nascimento de SOUSA MENDES. l No Rio de Janeiro o funeral da mãe de JOSÉ DO PATROCÍNIO converte-se num grandioso comício pró abolição da escravatura. l Van Gogh: Os Comedores de Batatas. l Nietzsche: Além do Bem e do Mal. l Zola: Germinal. l Mark Twain: As Aventuras de Hucleberry Finn. l Guerra Junqueiro: A Velhice do Padre Eterno.

1886: Os portuguesas idealizam, em África, o mapa cor-de-rosa, de costa a costa. l Paz servo-búlgara. l D. CARLOS de Portugal casa com Amélia de Orleans, princesa francesa. l Descoberta de ouro no Transval. l Invenção do linótipo. l Sob a forma de um xarope, é inventada a fórmula que posteriormente dará origem à coca-cola. l Morte de CESÁRIO VERDE.l Stevenson: O Estranho Caso do Dr.Jeikyl e o Sr. Hyde. l Antero de Quental: Sonetos.l Em Recife, Pernambuco, nasce MANUEL BANDEIRA

1887: Fundação da Rodésia. l Primeira conferência imperial britânica das colónias autónomas. l Berliner inventa o gramofone e o disco. l A. Waller realiza o primeiro electrocardiograma humano. l SOARES DOS REIS executa a estátua de D. AFONSO HENRIQUES. l EÇA DE QUEIRÓS: A Relíquia. l No Rio de Janeiro, nasce HEITOR VILLA-LOBOS. l Silva Pinto edita O LIVRO DE CESÁRIO VERDE.

1888: Guilherme II, «kaiser» da Alemanha. l Abolição da escravatura no Brasil. l Nascimento de FERNANDO PESSOA. l Hertz demonstra a existência de ondas electromagnéticas. l Eastman inventa a máquina fotográfica Kodak. l Van Gogh: Auto-Retrato; Os Girassóis. l Strindeberg: Senhorita Júlia. l EÇA DE QUEIRÓS: Os Maias.

1889: Em Paris, a eleição de Boulanger e, no mesmo ano, a sua fuga. l Em Paris, é aberta a Exposição Internacional. l No Brasil é proclamada a República. l Congresso socialista em Paris, fundação da 2ª. Internacional. l Em Washington, 1ª.Conferência Pan-americana. l Em Portugal, início do reinado de D. CARLOS. l Mutsu-Hito promulga a constituição no Japão. l Nascimento de HITLER, na Áustria. l Brown Sequard descobre a função das glândulas de secreção interna. l Kossel investiga os núcleos celulares. l Construção da Torre Eiffel. l Nascimento de SALAZAR. l Suicídio de SOARES DOS REIS. l Nascimento de ABEL SALAZAR. l Durkheim: Elementos de Sociologia. l Yeats: As Peregrinações de Oisin. l Tchekov: A Gaivota l EÇA DE QUEIRÓS: A Correspondência de Fradique Mendes. l CHIQUINHA GONZAGA compõe a famosa marcha carnavalesca Ó abre alas...

1890: A propósito da partilha de África, ultimato da Grã-Bretanha a Portugal. l Rebelião dos tsongas na região de Lourenço Marques. l Luxemburgo, grão-ducado independente. l O Primeiro de Maio é pela primeira vez celebrado internacionalmente como Festa do Trabalho. l Guilhermina, rainha da Holanda. l Queda de Bismarck. l Criação da União Pan-americana. l Morte de Van Gogh. l Morre o PATRÃO LOPES. l Nascimento de De Gaulle. l Behring descobre a vacina anti diftérica. l Cézanne: Os Jogadores de Cartas. l Franck: Sinfonia em Ré Menor. l Fauré: Cinco Melodias l James: Princípios de Psicologia. l Oscar Wilde: O Retrato de Dorian Gray. l Knut Hamsun: Fome. l Publicação dos Poemas (póstumos) de Dickinson.

1891: No Porto, revolta do 31 de Janeiro. l No Brasil, Deodoro da Fonseca é eleito Presidente da República. l Encíclica Rerum Novarum de Leão XIII. l A Rússia inicia a construção da linha férrea transiberiana. l Para a Inglaterra, Rhodes inicia a conquista do Niassalândia e do país que será a Rodésia. l Rui Barbosa e a Constituição democrática do Brasil. l Ibsen: Hedda Gabler. l Cézanne: Retrato da Minha Esposa. l Oliveira Martins: Os Filhos de D. João I. l Em Ponta Delgada, suicídio de Antero de Quental.

1892: No Pamir, guerra russo-afegã l Em Cuba, José Marti funda o partido revolucionário. l Nascimento de GRACILIANO RAMOS l Em Lisboa, Câmara Pestana cria o Instituto Bacteriológico.l Oliveira Martins: A Inglaterra Hoje. l António Nobre: Só. l Hauptmann: a peça Os Tecelões.

1893: A França e a Inglaterra repartem o Sião. l É fundado o Partido Trabalhista britânico. l Revolução federalista no Rio Grande do Sul, Brasil. l Uganda, colónia inglesa. l As ilhas do Havaí, protectorados dos EUA. l Nascimento de ALMADA NEGREIROS. l Nascimento de Mao Tsé Tung l Rudolf Diesel constrói o primeiro motor diesel. l Verdi: Falstaff. l Verlaine: Elegias. l CRUZ E SOUSA publica Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poemas).

1894: Nicolau II, czar da Rússia. l A Itália invade a Abissínia. l O caso Dreyfus, em França. l Guerra sino-japonesa. l Nascimento de Norbert Wiener. l Após o fracasso do Home Rule e em plena crise económica, Gladstone retira-se para a vida privada.l Debussy: Prélude à L'Après Midi d'Un Faune. l Dvorak: Sinfonia do Novo Mundo. l Kipling: O Livro da Selva. l Nascimento de FLORBELA ESPANCA.

1895: Intervenção das potências ocidentais na guerra sino-japonesa; a China renuncia à soberania sobre a Coreia; a Ilha Formosa passa para o Japão. l José Marti lidera, em Cuba, sublevação contra a Espanha; morte de Marti. l Mouzinho de Albuquerque aprisiona NGUNGUNHANE em Chaimite, a aldeia sagrada dos ngunis. l Morte de Pasteur. l Nascimento de Peron. l Fundada, em França, a CGT. l Expedição de Nansen às regiões polares. l Roentgen descobre os raios X. l Em Paris, os irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo.

1896: Depois da derrota em Adua, a Itália faz a paz com a Abissínia. l No Brasil, um movimento messiânico liderado por António Conselheiro, ganha apoios e desafia o governo. l A Inglaterra inicia a conquista do Sudão. l Insurreição independentista nas Filipinas. l NGUNGUNHANE chega à ilha Terceira, Açores, onde fica desterrado até à morte l Bacquerel descobre a radioactividade. l Hertzl: escreve O Estado Judaico e fomenta o movimento sionista. l Bartholdi levanta a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. l Em Detroit, é construído o primeiro automóvel Ford. l Primeiros jogos Olímpicos na era moderna, em Atenas. l São criados os prémio Nobel. l Mallarmé: Divagações.

1897: Em Portugal surge a Carbonária. l Marconi inventa a TSF (Telefonia sem Fios). l Rebelião em Cuba. l Guerra entre a Turquia e a Grécia. l Corrida ao ouro no Klondyke (Alasca). l Theodor Hertzl organiza a Conferência Sionista. l Gide: Les Nourritures Terrestres. l Rostand: Cirano de Bergerac. l CRUZ E SOUSA escreve Evocações (poemas em prosa).

1898: Guerra hispano-americana, conquistas dos EUA; Filipinas, Guam, Porto Rico em poder dos EUA; Cuba independente. l Os EUA anexam o Havaí l D'Anunzio: O Fogo. l Tuberculoso, morre CRUZ E SOUSA .

1899: No Porto, vitória eleitoral republicana. l A Guerra dos Boers na África do Sul. l Acordos anglo-francês e luso-britânico para a partilha da África. l A Alemanha, a Inglaterra e os EUA repartem as ilhas oceânicas. l Gravação magnética do som. l Pierre e Marie Curie descobrem o rádio l Nascimento do poeta ANTÓNIO ALEIXO. l Ravel: Pavana para uma Infanta Defunta. l Schoenberg: Noite Transfigurada. l MACHADO DE ASSIS: Dom Casmurro.

1900: Vítor Manuel III, rei da Itália. l Guerra dos boxers, na China; intervenção das potências ocidentais; Sun-Yat-Sen funda o partido socialista revolucionário chinês. l Humberto I da Itália é assassinado pelo anarquista Bresci. l Morte de Nietzsche. l Zeppelin constrói o seu primeiro dirigível. l Em Paris, Exposição Universal. l Planck avança a teoria dos quanta. l Pio Baroja: Vidas Sombrias. l Freud: Interpretação dos Sonhos. l Husserl: Investigações Lógicas. l Gauguin: Noa-Noa. l Cézanne: Natureza Morta com Cebolas. l EÇA DE QUEIRÓS: A Ilustre Casa de Ramires; em 16 de Agosto morre em Paris.

1901: Morte da Rainha Vitória; Eduardo VII, rei da Inglaterra. l Paz de Pequim entre a China e as potências ocidentais. l Criação dos prémios Nobel. l De Vries avança a teoria das mutações. l Com um dirigível, SANTOS-DUMONT circunda a Torre Eiffel. l Nascimento de BENTO DE JESUS CARAÇA em Vila Viçosa. l Nascimento de CECÍLIA MEIRELES. l Shaw: Três Peças para Puritanos. l Eça de Queiroz: A Cidade e as Serras.

1902: Os boers vencidos pelos ingleses. l Os EUA compram a Sociedade do Canal do Panamá. l Nascimento de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. l Poincaré: A Ciência e a Hipótese. l Sombart: O Capitalismo Moderno. l Picasso: Nu de costas. l EUCLIDES DA CUNHA: Os Sertões.

1903: Pedro I, rei da Sérvia. l O Panamá separa-se da Colômbia. l Nascimento de CÂNDIDO PORTINARI. l OsValdo Cruz toma posse como director da Saúde Pública; sem contemplações, políticas ou outras, forma e assume a liderança da equipa sanitária que irá erradicar as doenças que dizimam a população brasileira: febre amarela, varíola e peste bubónica. l Morte de Leão XIII, Pio X, Papa. l Irmãos Wright, o voo do mais pesado que o ar. l Primeiros táxis motorizados, em Londres. l É celebrado o Tratado de Petrópolis que põe termo às disputas entre o Brasil e a Bolívia pela posse das terras actualmente integradas no estado de Acre. l Na Rússia, dá-se a divisão do Partido Social-Democrata entre bolcheviques e mencheviques. l Nascimento de PEDRO NAVA em Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, Brasil.

1904: A França corta relações com a Santa Sé. l Guerra russo-japonesa. l O Japão ocupa a Coreia. l Os franceses ocupam Marrocos. l Morte de Stanley. l Elster inventa a célula fotoeléctrica. l D. CARLOS de Portugal inaugura o caminho de ferro de Santarém a Vendas Novas. l Em Lisboa, a primeira sala de cinema: o Salão Ideal. l G. Puccini: Madame Butterfly. l V. Lenine: Duas Tácticas. l Jack London: O Lobo do Mar. MACHADO DE ASSIS: Esaú e Jacó.

1905: Queda de Porto Arthur. l Paz entre a Rússia e o Japão. l Greves revolucionárias na Rússia; chacina de operários; revolta da tripulação do couraçado Potemkine; liderança de Lenine. l Suécia e Noruega separam-se; Haakon VII, rei da Noruega. l Einstein formula a Teoria da Relatividade Restrita. l Morte de RAFAEL BORDALO PINHEIRO. l A. Gaudí: Casa Milà, em Barcelona. l Nascimento de ISMAEL SILVA, o futuro "professor de samba". l Matisse encabeça o movimento Fauvista. l Morte de JOSÉ DO PATROCÍNIO. l Freud: Teoria da Sexualidade. l Romain Rolland: Jean Cristophe (início).

1906: D. CARLOS de Portugal permite e apoia a ditadura de João Franco que dissolverá o Parlamento em Abril de 1907. l Nos Açores, morte de NGUNGUNHANE. l É assinado o Convénio de Taubaté, entre os governos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O acordo visa regulamentar o mercado cafeeiro. Afonso Pena assume a presidência da República. l Em França, revisão do processo Dreyfus. l Censo da população em Londres: 4,5 milhões de habitantes. l Estaline é eleito membro do Comité Central bolchevique. l Morte de Cézanne. l Morte de Pierre Curie. l SANTOS-DUMONT em Paris: primeiro voo público homologado em aparelho mais pesado que o ar. l Modelo atómico de Rutherford. l Maria Montessori, em Roma, funda a «Casa dos Pequenos». l Raul Brandão: Os Pobres. l Em 17 de Dezembro nasce em Tomar FERNANDO LOPES-GRAÇA. l Nascimento de HUMBERTO DELGADO.

1907: Acordo russo-japonês sobre a China. l Lenine deixa a Rússia. l Em Berlim, Osvaldo Cruz obtém a medalha de ouro do XV Congresso Internacional de Higiene e Demografia.l Greve académica em Coimbra. l Dalen inventa as válvulas solares. l Pavlov faz estudos sobre os reflexos condicionados. l D. CARLOS de Portugal recebe um prémio de Oceonografia, na Itália. l Picasso: As Meninas de Avinhão. l Bergson: A Evolução Criadora. l Gorki: A Mãe. l Albeniz: Ibéria.

1908: Em Portugal, regicídio de D. CARLOS e do príncipe herdeiro. l A Holanda conclui a colonização da Indonésia. l Revolução do «jovens turcos». l Francisco José, imperador da Áustria e rei da Hungria, anexa a Bósnia-Herzegovina. l A Bulgária converte-se em reino. l Criação do Congo Belga. l Primeira linha de montagem do mundo, para produção do automóvel modelo T, da Ford. l M. Chagall: Nu Vermelho. l Sorel: Reflexões Sobre a Violência. l MACHADO DE ASSIS: Memorial de Aires; o escritor morre no mesmo ano. l Nasce em Lisboa MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA.

1909: Alberto I, rei da Bélgica. l Agitação socialista na Espanha. l No Brasil, a "Campanha Civilista" apresenta Rui Barbosa como candidato à presidência da Repúbica. l Vitória dos «jovens turcos»; Mohamed V, sultão da Turquia. l Clemenceau, Briand, Poincaré: instabilidade governativa na França. l Peary chega ao Pólo Norte. l T. H. Morgan inicia investigações na genética. l O francês Louis Blériot realiza a primeira travessia aérea do Canal da Mancha. l Manifesto futurista de Marinetti. l Morte de EUCLIDES DA CUNHA. l G. Mahler: Sinfonia nº 9. l Teixeira Gomes: Gente Singular.

1910: Revolução do 5 de Outubro e proclamação da República portuguesa; MACHADO SANTOS é o grande herói da revolução; governo provisório presidido por Teófilo Braga. l No Brasil, uma agitada campanha eleitoral culminará com a eleição do marechal Hermes da Fonseca. l Revolta dos marinheiros no Rio de Janeiro contra os castigos corporais na Armada, conhecida como «Revolta da Chibata». l Nascimento de ADONIRAN BARBOSA l RONDON é nomeado 1º director do Serviço de Protecção aos Índios. l Reconhecido, pela primeira vez em Portugal, o direito à greve. l Jorge V, rei da Inglaterra; início da revolta irlandesa. l A Coreia é anexada pelo Japão. l A União Sul-africana converte-se em domínio britânico. l Morte de Tolstoi. l Escavações arqueológicas de A. Evans em Cnosso. l Início da publicação da revista literária A Águia, no Porto. l Exposição pós-impressionista, em Londres. l Manifesto Futurista, em Itália. l Russel e Whitehead: Principia Mathematica. l Wegener: Teoria da Deriva dos Continentes. l Matisse: A Dança. l Stravinsky: O Pássaro de Fogo.

1911: Em Portugal, Manuel de Arriaga é o primeiro presidente constitucional; é aprovada uma nova constituição; lei da separação da Igreja do Estado suscita grave conflito com a Igreja Católica; o Tribunal Constitucional dá às mulheres o direito de voto. l Os franceses ocupam Fez. l Proclamação da República Chinesa por Sun-Yat-Sen. l Insurreição do México, Francisco Madero contra o presidente Porfirio Diaz; Zapata proclama o Plano de Ayalla. l Amundsen atinge o Pólo Sul. l Prémio Nobel da química para Marie Curie. l 1º Salão de Humoristas, em Lisboa, com obras de ALMADA NEGREIROS. l Claudel: O Refém. l A. Conan Doyle: O Círculo Vermelho. l H. G. Wells: O Novo Maquiavel. l Teixeira de Pascoais: Maranus. l Chesterton publica o seu primeiro romance com o detective Padre Brown. l Granados estreia a peça Goyescas, para piano.

1912: Primeira guerra balcânica, autonomia da Albânia. l Em França, gabinete de Poincaré. l Cristiano X, rei da Dinamarca. l Yoshi Hito, imperador do Japão. l Convenção internacional dos fusos horários. l Taylor e a organização científica do trabalho. l Osvaldo Cruz comanda o saneamento do vale amazónico.l Naufrágio do Titanic. l Invenção do aço inoxidável. l Jung funda a psicologia analítica. l Primeiro hidroavião. l AUGUSTO DOS ANJOS publica EU, que virá a ser o seu único livro de poemas. l Forrobodó é o grande sucesso de CHIQUINHA GONZAGA. l Schoenberg: Pierrot Lunar. l A. Modigliani: Cabeça de Pedra. l Ravel: Dafne e Cloé l B. Russell: Os Problemas da Filosofia. l Tagore: Gitanjali. l B. Shaw: Pigmaleão.

1913: Segunda guerra balcânica. l Mongólia, protectorado russo. l No México, assassinato de Madero. l RONDON acompanha e orienta o ex-presidente americano Theodore Roosevelt na sua expedição ao Amazonas. l Pensões de velhice e seguros de doença introduzidos nos EUA, na França e na Holanda. l Invenção do contador Geiger: aparelho de medição da radioactividade na atmosfera. l Stravinsky: A Sagração da Primavera. l M. Proust: Em Busca do Tempo Perdido. l Freud: Totem e Tabo. l Apollinaire: Alcools. l De Chirico: Praça de Itália. l Unamuno: O Sentimento Trágico da Vida. .

1914: . A. Renoir: A Banhista. l Leger: Mural. l André Gide: Os Subterrâneos do Vaticano. l James Joyce: Gente de Dublin. l Mário de Sá Carneiro: Confissões de Lúcio. l Griffith: O Nascimento de uma Nação. l Morte do poeta AUGUSTO DOS ANJOS.l No Brasil Venceslau Brás é eleito presidente da República. l Abertura do Canal do Panamá. l Em Sarajevo, assassínio do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do imperador Francisco José; o governo austro-húngaro decide acabar com a Sérvia; a Rússia alia-se à Sérvia; em Paris, a 2ª Internacional decide que os socialistas devem «defender a pátria»; a França apoia a Rússia e a Inglaterra apoia a França; a Alemanha apoia a Áustria-Hungria e assim se desencadeia a I GUERRA MUNDIAL que irá durar até 1918; do lado dos Aliados, acabarão por entrar em guerra os seguintes Estados: Bélgica, Brasil, China, Costa Rica, Cuba, EUA, França, Grã-Bretanha, Grécia, Haiti, Honduras, Itália, Japão, Libéria, Montenegro, Nicarágua, Panamá, Portugal, Roménia, Rússia, S. Marinho e Sérvia; do lado dos Impérios Centrais irão entrar em guerra a Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Turquia (consideram os historiadores que, com estes eventos, só então começa verdadeiramente o Século XX).

1914: . A. Renoir: A Banhista. l Leger: Mural. l André Gide: Os Subterrâneos do Vaticano. l James Joyce: Gente de Dublin. l Mário de Sá Carneiro: Confissões de Lúcio. l Griffith: O Nascimento de uma Nação. l Morte do poeta AUGUSTO DOS ANJOS.l No Brasil Venceslau Brás é eleito presidente da República. l RONDON recebe o Prémio Livingstone, concedido pela Sociedade de Geografia de Nova Iorque. l Abertura do Canal do Panamá. l Em Sarajevo, assassínio do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do imperador Francisco José; o governo austro-húngaro decide acabar com a Sérvia; a Rússia alia-se à Sérvia; em Paris, a 2ª Internacional decide que os socialistas devem «defender a pátria»; a França apoia a Rússia e a Inglaterra apoia a França; a Alemanha apoia a Áustria-Hungria e assim se desencadeia a I GUERRA MUNDIAL que irá durar até 1918; do lado dos Aliados, acabarão por entrar em guerra os seguintes Estados: Bélgica, Brasil, China, Costa Rica, Cuba, EUA, França, Grã-Bretanha, Grécia, Haiti, Honduras, Itália, Japão, Libéria, Montenegro, Nicarágua, Panamá, Portugal, Roménia, Rússia, S. Marinho e Sérvia; do lado dos Impérios Centrais irão entrar em guerra a Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Turquia (consideram os historiadores que, com estes eventos, só então começa verdadeiramente o Século XX).
1915: I GUERRA MUNDIAL: a Itália entra na guerra; início da guerra submarina; primeiro ataque de zepelins a Londres; utilização dos gases asfixiantes. l Naufrágio do Lusitânia. l Paul Langevin inventa um engenho capaz de detectar icebergs, o SONAR, que mais tarde servirá para detectar submarinos. l Einstein: Teoria da Relatividade Geral. l Bartok: Danças Húngaras e Romenas. l Sibelius: Sinfonia nº 5. l R. Rolland: Au-dessus de la Melée. l Em Lisboa, revista Orpheu: (FERNANDO PESSOA e outros). l ALMADA NEGREIROS: Manifesto Anti-Dantas. l Ghandi funda o Congresso Nacional Indiano (pró independência).

1916: Na Rússia, assassínio de Rasputine. l Sublevação na Irlanda. l I GUERRA MUNDIAL: Portugal entra na guerra a favor dos Aliados; batalha de Verdun; zepelins alemães bombardeiam Paris; surgem os primeiros tanques militares. l Nos EUA, consome-se Jazz. l Saunders inaugura o primeiro supermercado do mundo, em Memphis. l Morte de Rubén Darío, poeta nicaraguano. l Lenine: O Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo. l Barbusse: O Fogo. l Kafka: Metamorfose.

1917: Em Fátima, Portugal, é anunciada a aparição da Virgem. l Em Portugal, revolta militar e SIDÓNIO PAIS toma o poder. l I GUERRA MUNDIAL: a Alemanha desencadeia a guerra submarina sem restrições; os EUA entram na guerra contra a Alemanha; retirada dos alemães na frente oeste; Constantino abdica e a Grécia a favor dos Aliados. l Declaração de Balfour sobre a Palestina. l Na Rússia, revolução de Outubro liderada por Lenine e Trotsky; os soviéticos propõem armistício separado com o bloco da Alemanha, o qual irá ocorrer no ano seguinte na chamada paz de Brest-Litowski; primeiro Congresso dos Sovietes Russos. l Nascimento de John Kennedy. l É inventado o Black and Decker. l Nascimento de ROMEU CORREIA.l Morte de Degas. l Eric Satie: música para o bailado Parade. l Lenine: O Estado e a Revolução. l Jung: O Inconsciente. l Herman Hesse: Demian. l James Joyce: Retrato de um Artista quando Jovem. l Apollinaire: Tirésias. l Raul Brandão: Húmus.

1918: SIDÓNIO PAIS é assassinado. l Fim da I GUERRA MUNDIAL com a vitória dos Aliados; Ucrânia, Finlândia e os países bálticos proclamam a independência. l O governo soviético, liderado por Lenine, estabelece a sua capital em Moscovo. l Implantação da República na Alemanha, na Hungria e na Checoslováquia. l Masaryk, presidente checoslovaco. l Refundação do Estado Jugoslavo e independência da Polónia sob a presidência de Pilsudski. l Na Inglaterra é concedido o voto às mulheres. l Morte de Debussy. l Instalação em Nova Iorque de semáforos para o tráfego. l Modigliani: Retrato de Mulher Jovem. l Tristan Tzara: Manifesto Dadá. l Spengler: A Decadência do Ocidente. l Maiakovski: Mistério Bufo. l Pirandello: Seis Personagens à Procura de Autor. l Aquilino Ribeiro: Terras do Demo.

1919: Tratado de Paz, em Versalhes, novas fronteiras para a Alemanha. l É fundada a Sociedade das Nações. l Fundada, em Moscovo, a 3ª. Internacional. l Em Berlim, tentativa revolucionária «espartaquista», liderada por Karl Liebknecht e Rosa do Luxemburgo. l Em Portugal é fundada a Confederação Geral do Trabalho. l Fundação da República de Weimar (Alemanha). l Na Hungria, Bela Kun tenta implantar uma república soviética e é derrotado. l Na Rússia, fracasso das tropas brancas. l Sublevação na Irlanda. l Golpe de mão de D'Annunzio sobre Fiume. l Sublevação de Mustafá Kemal contra o sultão da Turquia. l Movimento de Gandhi na Índia. l No Brasil, Epitácio Pessoa é eleito predidente da República. l No México, Emiliano Zapara é assassinado. l Na Alemanha as mulheres obtêm o direito a voto. l Rutherford bombardeia o núcleo atómico. l W. Gropius funda a Bauhaus, em Weimar. l J. Miró: Nu com espelho. l Keynes: Consequência Económicas da Paz. l Jiménez: Platero y Yo. l Em Portugal, início de publicação do jornal sindicalista A Batalha. l FLORBELA ESPANCA: Livro das Mágoas. l E. Lubitsch: A Boneca. l Espectros, primeiro livro de versos de CECÍLIA MEIRELES.

1920: A Sociedade das Nações distribui mandatos pelas principais potências Aliadas; à França são atribuídos a África equatorial alemã, parte do Togo e dos Camarões e, posteriormente, a Síria e o Líbano; à Grã-Bretanha são atribuídos a principal parte do Togo e dos Camarões e o Leste africano, com excepção do Ruanda-Urundi que é atribuído à Bélgica; posteriormente, são ainda atribuídos à Grã-Bretanha o Iraque e a Palestina e confirmado o seu protectorado sobre o Egipto; à África do Sul é atribuído o Sudoeste africano. l Matança dos arménios pelos turcos. l Os EUA não aderem à Sociedade das Nações. l Número de veículos a motor nos EUA: 8 milhões e 900 mil. l Lei Seca (proibição alcoólica) nos EUA. l Criação na Inglaterra de uma Comissão de Censura de Filmes. l Nascimento de SIDÓNIO MURALHA. l Nascimento de CLARICE LISPECTOR.l Nascimento de AMÁLIA RODRIGUES. l MONTEIRO LOBATO: A Menina do Nariz Arrebitado, primeiro livro do ciclo "Sítio do Picapau Amarelo". l Nascimento de Isaac Asimov, futuro mestre da ficção científica. l Gramsci é eleito secretário-geral do Partido Comunista Italiano. l Mondrian: Composição. l Valéry: Cemitério Marinho. l Bergson: A Energia Espiritual. l Chaplin: The Kid.

1921: Nos Estados Unidos realiza-se a primeira emissão pública de rádio. l São fundados os partidos comunistas de Portugal, Espanha, França e Itália. l De Valera, pela Irlanda, e Lloyd George, pela Grã-Bretanha, acordam que a Irlanda do Sul se torne autónoma. l Sublevações polacas na Silésia. l Criação do Partido Nacional Fascista em Itália. l Sun Yat-Sen é eleito presidente da República Chinesa. l Desastre espanhol em Marrocos. l Faisal, rei do Iraque, sob protecção britânica. l Mao Tsé Tung é um dos fundadores do PC chinês. l Descoberta a vacina anti-tuberculose, o BCG. l Censo da população portuguesa: 6 milhões de habitantes. l MACHADO SANTOS é assassinado. l Wittgenstein: Tratado Lógico-Filosófico. l Jung: Tipos Psicológicos. l Em Portugal é lançada a revista Seara Nova, dirigida por António Sérgio e inicia-se a publicação do Diário de Lisboa.

1922: De Lisboa ao Rio de Janeiro, Gago Coutinho e SACADURA CABRAL fazem a travessia aérea do Atlântico Sul. l No Brasil é eleito Artur Bernardes para a presidência da República. l Formação do Partido Comunista Brasileiro. l Realiza-se em São Paulo a Semana de Arte Moderna; esta consagra HEITOR VILLA-LOBOS como compositor e Manuel Bandeira, Oswaldo de Andrade e Mário de Andrade como escritores; este último revela-se como o teórico do movimento modernista. Rebenta a revolta do Forte de Copacabana, episódio do movimento do «Tenentismo». l Em França, ministério Poincaré. l Depois da marcha sobre Roma, Mussolini, fundador do fascismo, é nomeado chefe do governo italiano pelo rei Vítor Manuel II. l A Turquia ocupa Esmirna. l Aston recebe o Prémio Nobel da Química. l Niels Bohr: Prémio Nobel da Física. l Fuad I, rei do Egipto independente. l Acordo entre nove potências para assegurar a independência da China. l Nos EUA ressurgimento do Ku-Klux-Klan. l Banting descobre a insulina. l Rivera: Frescos na Secretaria de Estado da Educação Pública (México). l Orozco e Siqueiros: Murais na Escola Nacional Preparatória (México). l Primeira construção de Le Corbusier. l Weber: Economia e Sociedade. l Lévy-Bruhl: A Mentalidade Primitiva. l Sinclair Lewis: Babbit. l Stefan Zweig: Amok. l Gabriela Mistral: Desolação. l Galsworthy: A Saga dos Forsyte. l Martin du Gard: Os Thibault. l James Joyce: Ulisses. l Bergson: Duração e Simultaneidade. l Aquilino Ribeiro: O Malhadinhas. l Murnau: Nosferatu, o Vampiro.

1923: l A Rússia, sob a liderança de Lenine, converte-se na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). l Os franceses ocupam o Ruhr. l Na Itália são dissolvidos todos os partidos, excepto o fascista. l «Putsch» de HITLER em Munique; na prisão, escreve Mein Kampf. l Em Espanha, ditadura de Primo Rivera. l O Partido Trabalhista conquista o poder, na Inglaterra. l Mustafá Kemal (Ataturk) refunda a Turquia como um estado moderno. l Broglie traça as bases da mecânica ondulatória l Picasso: Mulheres à Beira-Mar. l Schoenberg inaugura o sistema dodecafónico. l Nascimento de MÁRIO-HENRIQUE LEIRIA.l Rilke: Elegias de Duíno. l Freud: O Ego e o Id. l Italo Svevo: A Consciência de Zeno. l Cecil B. De Mille: Os Dez Mandamentos.

1924: Motim tenentista em São Paulo. l É formada a coluna Prestes, que percorre grande parte do Brasil pregando as ideias revolucionárias; em 1927, a coluna embrenha-se na Bolívia e aí se dissolve. l Morre Lenine; Estaline, contra Trotsky, assume o poder do PCUS. l Na Itália são dissolvidos os sindicatos não fascistas. l A França e a Inglaterra reconhecem a URSS. l Na Itália, assassinato de Matteoti. l A Albânia converte-se em República. l Iturbide volta ao México e é fuzilado. l Nascimento de AMÍLCAR CABRAL. l Nascimento de ALEXANDRE O’NEILL. l Princípio de indeterminação de Heisenberg. l André Breton: Manifesto Surrealista. l Consagração de HEITOR VILLA-LOBOS em Paris. l Thomas Mann: A Montanha Mágica. l Pablo Neruda: Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada. l Eisenstein: A Greve. l Aragon: O Movimento Perpétuo. l MANUEL BANDEIRA: O Ritmo Dissoluto.

1925: Hindenburg, presidente da Alemanha. l Os franceses retiram-se do Ruhr. l Conferência de Locarno. l Abd-El-Krim invade o Marrocos francês. l Mao Tsé Tung e Chang-Kai-Chek surgem na cena política chinesa. l PEDRO NAVA encontra-se com os modernistas paulistanos em Belo Horizonte. l Heisenberg: Mecânica de Matrizes. l Dirac: Mecânica Quântica. l Watson: Behavorismo. l Kafka: O Processo. l Louis Armstrong funda o Hot Five, seu próprio grupo. l Gide: Os Moedeiros Falsos. l S. Lewis: Manhatan Transfer. l Chaplin: A Quimera do Ouro. l Eisenstein: O Couraçado Potemkin.

1926: Afonso Costa, presidente da Assembleia da Sociedade das Nações. l Em Portugal, revolução do 28 de Maio conduzida pelo Marechal Gomes da Costa. l Commonwealth: a Grã-Bretanha reconhece, dentro do Império, a autonomia da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Irlanda e Canadá. l Pildsudski, ditador da Polónia. l Hiro-Hito, imperador do Japão. l Os irmãos Warner inventam o vitaphone, dando início ao cinema sonoro. l Bartok: Primeiro Concerto para Piano. l Adler: Conhecimento do Homem. l Malinovski: O Mito da Psicologia Primitiva. l Hemingway: Fiesta. l Murnau: Fausto.

1927: Em Portugal é dissolvida a CGT. l Agitação comunista em Viena. l Crise financeira na Alemanha. l Chang-Kai-Shek instala o seu governo em Nanquim. l Lindbergh faz a primeira travessia aérea do Atlântico. l EGAS MONIZ realiza a primeira angiografia cerebral no homem. l Heidegger: O Ser e o Tempo. l Cocteau: Orfeu. l Kafka: América. l Herman Hesse: O Lobo das Estepes. l Em Lisboa, inicio da publicação da revista Presença. l Carl Dreyer: A Paixão de Joana d' Arc. l Fred Niblo: Ben Hur. l Leitão de Barros: Nazaré..

1928: Carmona, presidente da República Portuguesa; SALAZAR ministro das Finanças. l Desterro de Trostsky na Sibéria. l Primeiro plano quinquenal na URSS. l Fleming descobre a penicilina. l John Baird faz a primeira emissão de televisão a cores. l Morte de Blasco Ibáñez. l Huxley: Contraponto. l Virgínia Woolf: Orlando. l Garcia Lorca: Romancero Gitano. l D. H. Lawrence: O Amante de Lady Chatterley. l André Breton: Nadja. l Ortega y Gasset: A Rebelião das Massas. l Braque: Mesa Redonda. l Kurt Weil e Brecht: A Óperas dos Três Vinténs. l Disney faz o primeiro filme de desenhos animados, Mickey Mouse. l Gershwin: Um Americano em Paris. l Chaplin: Charlot no Circo.

1929: Mussolini e Pio XI assinam Tratado que põe fim ao contencioso entre o Estado italiano e a Santa Sé; criação da Cidade do Vaticano. l Em França, Poincaré demite-se e Aristide Briand assume a chefia do governo. l Trotsky abandona a URSS e vai para a Turquia. l Devastadora crise económica nos EUA. l Na Turquia as mulheres obtêm o direito ao sufrágio. l A Kodak e o filme a cores de 16 mm. l Rómulo Gallegos: Doña Bárbara. l Faulkner: O Som e a Fúria e Sartoris.l No Rio de Janeiro, desfile da primeira Escola de Samba, a Deixa Falar, fundada por ISMAEL SILVA e outros bambas.l Segundo Manifesto Surrealista, com Salvador Dali. l Husserl: Lógica Formal e Transcendental. l Cocteau: Os Meninos Diabólicos. l Saint-Exupery: Correio Sul. l Faulkner: O Som e a Fúria e Sartoris. l Hemingway: O Adeus às Armas.

1930: Em Portugal, SALAZAR Presidente do Conselho de Ministros; é publicado o Acto Colonial. l Suicídio de FLORBELA ESPANCA. l Em Espanha, Afonso XIII demite Primo Rivera e acaba com a sua ditadura. l A Inglaterra reconhece a independência do Iraque. l Revolução no Brasil com Getúlio Vargas como novo presidente. l Ditadura dos Trujillos em S. Domingos. l Campanha de desobediência civil na Índia, liderada por Gandhi. l Hailé Selassié, negus da Abissínia. l No Japão, o exército toma conta do poder, mas sem depor o Imperador. l Invenção do plástico acrílico. l Descoberta do planeta Plutão. l Em Nova Iorque o Empire State Building. l Realiza-se uma primeira emissão experimental de televisão na Grã Bretanha. l Início da comercialização de alimentos congelados. . l GUIMARÃES ROSA forma-se em Medicina. l Oswald de Andrade separa-se de Tarsila do Amaral e casa com PATRÍCIA GALVÃO (PAGÚ) l Paul Klee: No Espaço. l Stravinsky: Sinfonia dos Salmos. l Trotsky: Autobiografia. l Ortega Y Gasset: A Rebelião das Massas. l John dos Passos: Paralelo 42. l Cocteau: Ópio. l Ferreira de Castro: A Selva. l HEITOR VILLA-LOBOS: Bachianas Brasileiras. l MANUEL BANDEIRA: Libertinagem. l Sternberg: O Anjo Azul. l Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial.

1931: Em Portugal surge o jornal Avante, órgão do PCP l Revolução gorada na Madeira. l Eleições em Espanha: queda da Monarquia, implantação da República. l Em Londres, conferência sobre a Índia com a presença de Gandhi. l Os japoneses ocupam a Manchúria. l Ernest Lawrence divide o ciclotrão. l Jacob Karol inventa a dobragem (cinema). l Valéry: Visões do Mundo Actual. l É acusado, preso e condenado o gangster Al Capone. l Saint-Exupéry: Voo Nocturno. l MIGUEL TORGA: Pão Ázimo. l Buñuel: A Idade de Ouro. l Chaplin: As Luzes da Cidade. l Nicolás Guillén publica Sóngoro Cosongo.

1932: Revolução constitucionalista em São Paulo, visando o restabelecimento das liberdades democráticas. l Salazar, presidente do Conselho de Ministros. l HITLER e o nacional-socialismo vencem as eleições na Alemanha. l De Valera vence as eleições na Irlanda. l Roosevelt presidente do EUA. l Fundado o reino da Arábia Saudita. l O Sião converte-se em monarquia constitucional. l Guerra entre a China e o Japão. l Guerra do Chaco entre o Paraguai e a Bolívia l Morte de D. Manuel II. l Chadwick descobre o neutrão. l Domagk introduz as sulfamidas. l Em Portugal, criação da Academia Nacional de Belas-Artes. l Picasso: Cabeça de Mulher (escultura) e Banhista Jogando a Bola. l Anouilh inicia a sua carreira teatral com O Arminho. l Duke Ellington é reconhecido como o primeiro compositor de Jazz. l Jaspers: Filosofia. l Bergson: As Duas Fontes da Moral e da Religião. l Mauriac: O Nó de Víboras. l Alexander Calder, escultor: Mobiles l Céline: Viagem ao Fim da Noite. l Huxley: Admirável Mundo Novo. l Caldwell: A Estrada do Tabaco. l Jean Renoir: Boudou Querido. l Morte de SANTOS-DUMONT.

1933: Em Portugal, Estado Novo e Constituição corporativa. l Incêndio do Reichstag, plenos poderes a HITLER; início da campanha anti-semita, criação dos campos de concentração. l Nos EUA Roosevelt aplica o New Deal para enfrentar a crise económica. l Descoberta dos positrões (electrões positivos). l A United Airlines inaugura o primeiro avião de carreira, o Boeing 247. l Morte de Kafavis, poeta grego de tradição pagano-cristã.l Em Paris, 1ª exposição individual de Vieira da Silva. l Na União Cultural Mocidade Livre, BENTO DE JESUS CARAÇA dá a conferência A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo.l Raul Lino publica Casas Portuguesas. l Inauguração dos estúdios da Tobis Portuguesa. l Toynbee: Estudo da História. l Trotsky: História da Revolução Russa. l Malraux: A Condição Humana. l Steinbeck: A um Deus Desconhecido. l Agatha Christie: Um Crime no Expresso do Oriente. l Fritz Lang: O Testamento do Dr. Mabuse. l Cottinelli Telmo: A Canção de Lisboa. l MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA: primeira exposição individual, em Paris. l PATRÍCIA GALVÃO (PAGÚ) publica o seu romance Parque Industrial.

1934: Na URSS, assassínio de Kirov. l A URSS ingressa na Sociedade das Nações. l HITLER «fuhrer» da Alemanha. l Leopoldo III, rei da Bélgica. l Pedro II, rei da Jugoslávia. l Os EUA concedem a independência às Filipinas. l Morte de Marie Curie. l Joliot e Irene Curie descobrem a radioactividade artificial. l Em Moscou, PATRÍCIA GALVÃO (PAGÚ) fica desiludida com o regime comunista que, na sua opinião, só favorece os altos burocratas. l Scott Fitzgerald: Terna é a Noite. l H. Miller: Trópico de Câncer. l S. Zweig: Vinte e Quatro Horas da Vida Duma Mulher. l FERNANDO PESSOA: Mensagem. l J. Vigo: Atalante l GRACILIANO RAMOS: S. Bernardo.

1935: Em Portugal, Carmona é reeleito presidente. l Integração do Sarre na Alemanha: início da expansão germânica. l Benes, presidente da Checoslováquia. l Chang-Kai-Skek, presidente da China. l Fim da guerra do Chaco. l Em Cuba, início da actividade da Fulgêncio Batista. l Morre FERNANDO PESSOA. l CÂNDIDO PORTINARI: "O Café", óleo sobre tela. l Fermi obtém a fissão do átomo. l É fabricado o nylon. l Surgem os Penguin Books (livros de bolso). l Em Lisboa, inauguração do Instituto Superior Técnico. l ABEL SALAZAR é compulsivamente demitido da Universidade. l No Rio de Janeiro morre CHIQUINHA GONZAGA. l Vieira da Silva: O Quarto dos Azulejos. l Salvador Dali: Girafa de Fogo. l Rachmaninov: Rapsódia sobre um tema de Paganini. l J.L. Borges: História Universal da Infâmia. l Elliot: Assassínio na Catedral. l Irmãos Marx: Uma Noite na Ópera.

1936: A Itália apodera-se da Etiópia. l Em França, governo de Blum; Frente Popular. l Vitória da Frente Popular espanhola; Azana, presidente da República; sublevação de Franco no Marrocos espanhol; início da guerra civil. l Processos de Moscovo: execução de Kamenev e Zinoviev. l Abdicação de Eduardo VIII, de Inglaterra; Jorge VI sobe ao trono. l Ferdinand Porche, sustentado pelos dinheiros do III Reich, constrói o primeiro Volkswagen. l A General Electrics fabrica a primeira lâmpada fluorescente. l GRACILIANO RAMOS é preso sob a acusação de ser comunista. l Prokofiev: Pedro e o Lobo. l Picasso: Natureza-Morta com Limão e Laranja. l Gide: Regresso da URSS. l Alex Carrel: O Homem, Esse Desconhecido. l Garcia Lorca: A Casa de Bernarda Alba. l José Régio: Encruzilhadas de Deus. l MIGUEL TORGA: O Outro Livro de Job. l Chaplin: Tempos Modernos.

1937: Os anarquistas portugueses falham um atentado contra SALAZAR. l Os alemães bombardeiam Almeria e destroem Guernica. l Em França, queda do ministério Blum. l Os japoneses tomam Pequim, Xangai e Nanquim. l No Brasil, ditadura de Getúlio Vargas. l F. Whittle inventa o motor a jacto. l Exposição Mundial de Paris. l Picasso: Guernica l André Breton: O Amor Louco. l Steinbeck: Ratos e Homens.. l W. Disney: Branca de Neve e os Sete Anões. l John Cage, músico: First Construction in Metal.l Jean Renoir: A Grande Ilusão.

1938: Ruptura da Frente Popular, em França. l Na URSS execução de Bukarine, Rykov e Jasoda. l A Alemanha de HITLER anexa a Áustria e invade a Checoslováquia. l Ultimato alemão a Praga. l Pacto de Munique. l Leis anti-semitas na Itália. l No México, o presidente Lázaro Cárdenas nacionaliza os monopólios do petróleo. l Em Espanha, Franco chega à foz do Ebro. l Os japoneses em Cantão. l GUIMARÃES ROSA é nomeado Consul Adjunto brasileiro em Hamburgo, onde salva muitos judeus das mãos dos nazis.l Trotsky funda, no México, a 4ª. Internacional. l Invenção da esferográfica. l Bela Bartok: Concerto para Violoncelo. l Malraux: A Esperança. l Sartre: A Náusea. l K. Vidor: A Cidadela. l GRACILIANO RAMOS: Vidas Secas. l Viagem, livro de CECÍLIA MEIRELES obtém o Prémio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

1939: Em Espanha, Franco em Barcelona e Madrid; vitória dos nacionalistas. l SALAZAR e Franco assinam o Pacto Ibérico l Os italianos ocupam a Albânia. l Aliança militar ítalo-alemã. l Pacto de não-agressão entre a Alemanha nazi e a URSS comunista. l A Alemanha de HITLER invade a Polónia; a França apoia a Polónia, a Grã-Bretanha apoia a França e assim é desencadeada a II GUERRA MUNDIAL. l A URSS ocupa a Finlândia, a Lituânia, a Letónia, a Estónia e a parte oriental da Polónia. l Abolição da lei seca, nos EUA. l Ernst Heikel constrói o primeiro avião a jacto. l Muller inventa o DDT. l AMÁLIA RODRIGUES estreia-se como fadista no Retiro da Severa. l Nascimento de GLAUBER ROCHA.l Paul Klee: Anjo Pobre. l Shostakovich: Sinfonia nº 6. l Steinbeck: As Vinhas da Ira. l Sartre: O Muro. l James Joyce: Finnegan's Wake. l Alves Redol: Gaibéus. l Mário de Sá Carneiro: Indícios de Ouro. l V. Fleming: E tudo o Vento Levou. l J. Ford: Cavalgada Heróica.

1940: II GUERRA MUNDIAL: os alemães invadem a Dinamarca e a Noruega; os ingleses ocupam a Islândia; os alemães ocupam a Holanda, a Bélgica, o Luxemburgo e a metade norte da França enquanto as tropas britânicas, derrotadas, retiram-se de Dunquerque para a Inglaterra; em Vichy (na metade sul da França) governo de Pétain, favorável aos alemães; leis anti-semitas na França de Pétain; a Itália declara guerra à França; De Gaulle refugia-se na Inglaterra e apela à resistência dos franceses (França Livre); CHURCHILL, primeiro ministro britânico, coordena a resistência à expansão nazi; a aviação alemã bombardeia Londres ininterruptamente; Rommel, general alemão, inicia a conquista do Norte de África; Pacto de Berlim, subscrito pela Alemanha, Itália e Japão; apesar do pacto de não-agressão, as tropas alemãs começam a invadir a URSS. l Contrariando as ordens de Salazar, SOUSA MENDES, Consul de Portugal em Bordéus, passa mais de 30.000 vistos a judeus e outras minorias perseguidas pelos nazis.l Morte de Trotsky. l Nos EUA é implantado o serviço militar obrigatório. l PATRÍCIA GALVÃO (PAGÚ) é libertada depois de cinco anos nas prisões de Getúlio Vargas, onde sofreu torturas frequentes. l Número de automóveis particulares nos EUA: 32, 4 milhões. l Watson-Watt inventa o radar. l É construído o helicóptero alemão Focke-Achgelis FA223, o primeiro no mundo a ser produzido em série. l A penicilina surge como antibiótico. l SALAZAR e a Exposição do Mundo Português. l Kandinsky: Céu Azul. l C. Young: A Interpretação da Personalidade. l R. Wright: Filho Nativo. l Hemingway: Por Quem os Sinos Dobram. l Miguel Torga: Bichos. l Chaplin: O Grande Ditador l O Estado recusa a nacionalidade portuguesa a MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA. l Graham Greene publica O Poder e a Glória.

1941: II GUERRA MUNDIAL: os alemães ocupam a Bulgária, a Jugoslávia e a Grécia; os norte-americanos instalam-se na Groenlândia e na Islândia; os alemães ocupam Kiev e cercam Moscovo e Leninegrado; na Etiópia, fim da resistência italiana; a aviação nipónica, de surpresa, destrói grande parte da esquadra norte-americana estacionada em Pearl Harbour; Roosevelt declara guerra ao Japão e, em consequência, a Alemanha e a Itália declaram guerra aos EUA; no Pacífico, os japoneses conquistam as Filipinas. l Nos EUA, início do Projecto Manhattan de investigação atómica. l Morre James Joyce. l Nascimento de PEPETELA. l BENTO DE JESUS CARAÇA funda a Biblioteca Cosmos, uma colecção de livros de divulgação científica e cultural. Publica o 1.º volume dos Conceitos Fundamentais da Matemática.l SIDÓNIO MURALHA: Beco.l Em Lisboa, surge a revista Panorama. l Soeiro Pereira Gomes: Esteiros. l MIGUEL TORGA: Contos da Montanha. l Orson Welles: Citizen Kane.

1942: II GUERRA MUNDIAL: Os japoneses ocupam Java e a Birmânia; Panamá, México e Brasil entram na guerra ao lado dos Aliados; na frente Leste os alemães tomam Kiev, cercam Leninegrado e Moscovo e são detidos no cerco a Estalinegrado; no Norte de África, Montegomery, logo apoiado pelos norte-americanos, vence a campanha da Líbia; os Aliados ocupam a Tunísia; os alemães ocupam a França de Pétain; os franceses, voluntariamente, afundam a sua frota naval em Toulon; os alemães levantam o cerco a Leninegrado. l Conferência pan-americana no Rio de Janeiro. l Nos EUA, Enrico Fermi constrói o primeiro reactor atómico. l Cientistas americanos desenvolvem o ENIAC, o primeiro cérebro electrónico l Surge o brinquedo LEGO. l Inauguração do aeroporto da Portela, em Lisboa. l Camus: O Estrangeiro. l Vercors: O Silêncio do Mar. l José Régio: O Príncipe com Orelhas de Burro. l Manoel de Oliveira: Aniki-Bobó. l FERNANDO LOPES-GRAÇA obtém o prémio do Círculo de Cultura Musical com a «História Trágico-Marítima» (poema de Miguel Torga).

1943: Onda de greves em Lisboa. l II Guerra Mundial: CHURCHILL e Roosevelt, para concertarem estratégias de guerra encontram-se em Casablanca; os Aliados entram na Sicília; Vitor Manuel II, rei da Itália, demite Mussolini e nomeia Bagdolio, partidário do armistício, enquanto os Aliados desembarcam no sul da Itália; Mussolini é preso mas logo libertado por um comando SS (alemão); Mussolini tenta fundar no norte da Itália uma república que denomina Social Italiana; queda de Roma; os Aliados transpõem os Apeninos; os alemães perdem a batalha de Estalinegrado; os soviéticos libertam o Cáucaso; levantamento do «ghetto» de Varsóvia; Tito e os seus guerrilheiros tomam o poder na Jugoslávia; CHURCHILL e Roosevelt voltam a encontrar-se no Cairo e em Teerão; no Pacífico, os norte-americanos reconquistam os territórios perdidos pelos Aliados. l Descoberta a estreptomicina. l Sartre: O Ser e o Nada e As Moscas. l A. Saint-Exupéry: O Principezinho. l Fernando Namora: Fogo na Noite Escura. l Início da publicação das Obras Completas de FERNANDO PESSOA. l M. Curtiz: Casablanca l ANTÓNIO ALEIXO: Este livro que vos deixo.

1944: II GUERRA MUNDIAL: Comandados por Eisenhower, os Aliados desembarcam na Normandia; De Gaulle estabelece um governo provisório em França; a resistência francesa junta-se aos exércitos regulares dos Aliados; atentado contra HITLER; libertação de Paris; os soviéticos nos Balcãs e na Hungria; os soviéticos reocupam os países bálticos; os alemães bombardeiam a Inglaterra com as bombas volantes V-2; no Pacífico, comandados por Mac Arthur, os norte-americanos reocupam as Filipinas. l CLARICE LISPECTOR: Perto do Coração Selvagem l AMÁLIA RODRIGUES actua no Casino de Copacabana (Rio de Janeiro) l Vieira da Silva: A Libertação de Paris. l W. S. Maugham: O Fio da Navalha. l Vitorino Nemésio: Mau Tempo no Canal. l Otto Preminger: Laura l Nascimento de SALGUEIRO MAIA. l Otto Hahn recebe o Prémio Nobel da Química.

1945: II GUERRA MUNDIAL: Conferência de Yalta em que participam CHURCHILL, Roosevelt e Estaline; os soviéticos ocupam Varsóvia, Belgrado, Sófia e Praga; os exércitos americanos ultrapassam o Reno e encontram-se com os exércitos soviéticos nas margens do Elba; os soviéticos entram em Berlim; suicídio de HITLER; execução de Mussolini pela resistência italiana; a 8 de Maio, rendição dos alemães, vitória dos Aliados; Tito ocupa Trieste e a Jugoslávia converte-se em república; no Pacífico, os norte-americanos lançam duas bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, rendição dos japoneses; John Kennedy recebe condecoração de guerra. l Eleições na Inglaterra, vitória dos trabalhistas, Atlee primeiro-ministro. l Fundação da ONU. l Em Portugal, fundação do MUD. (Movimento de Unidade Democrática). l Fleming recebe o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia pela sintetização da penicilina.l BENTO DE JESUS CARAÇA integra a comissão executiva do MUD (Movimento de Unidade Democrática).l Morte de Roosevelt. l Júlio Pomar: O Gadanheiro. l FERNANDO LOPES-GRAÇA: Heróicas (canções). l HEITOR VILLA-LOBOS: fundador e presidente da Academia Brasileira de Música. l CÂNDIDO PORTINARI: Conclui os murais do Ministério de Educação (Brasil). l Sartre: A Idade da Razão. l C. Levi: Cristo Parou em Eboli. l Rosselini: Roma, Cidade Aberta l Poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: A Rosa do Povo. l CECÍLIA MEIRELES: Mar Absoluto.

1946: Em Portugal é fundado o MUD Juvenil. l A Itália proclama a República. l Guerra civil na Grécia. l Na Indochina, os franceses enfrentam os independentistas comunistas. l O mundo toma conhecimento do Holocausto e dos horrores dos campos de concentração nazis. l Os criminosos de guerra alemães julgados no Tribunal de Nuremberg. l Em Nova Iorque, primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas. l Na Argentina Peron vence as eleições. l Experiências atómicas em Bikini. l Na Grécia, início da guerra civil. l Invenção da Xerografia. l O Conselho de Ministros de Portugal determina a expulsão de BENTO DE JESUS CARAÇA da cátedra universitária e proibe-o de exercer a docência. l Morte de ABEL SALAZAR. l Morte de Manuel de Falla. l N. Kazantzakis: Zorba, o Grego. l Sartre: O Existencialismo é um Humanismo. l José Régio: Histórias de Mulheres. l GUIMARÃES ROSA: Sagarana.

1947: Em Espanha, Franco anuncia a reinstauração da monarquia. l Plano Marshall para auxílio à Europa arruinada pela guerra; a URSS e a Checoslováquia recusam o Plano. l Independência da Índia e do Paquistão. l Primeiro voo supersónico. l Dennis Gabor inventa a holografia. l Invenção do telefax. l Por causa da infatigável actividade pública e política de Ghandi, a Índia ascende à independência. l PEDRO NAVA publica seu primeiro livro, Território de Epidauro. l Salvador Dali: Tentação de Santo António. l Anne Frank: O Diário de Anne Frank. l Boris Vian: O Outono em Pequim e A Espuma dos Dias. l Camus: A Peste. l V. Pratolini: Crónica dos Pobres Amantes. l ROMEU CORREIA: Sábado Sem Sol, contos.

1948: Na Jugoslávia, o neo-comunismo de Tito. l Bloqueio soviético a Berlim. l Fundação do Estado de Israel, guerra na Palestina. l Na China, Mao Tsé Tung continua a Grande Marcha vitoriosa. l Assassinato de Gandhi. l É construído o telescópio do Monte Palomar (Califórnia). l John von Neumann inventa o primeiro computador do mundo, o IBM SSEC. l Invenção do transístor. l Adenauer, chanceler da República Federal Alemã. l Ben Gurion proclama a independência de Israel.l Morte de MONTEIRO LOBATO. l BENTO DE JESUS CARAÇA morre em Lisboa, no dia 25 de Junho, vítima de doença cardíaca. l Ghandi é assassinado. l Primeiros discos LP’s (long playing). l ALMADA NEGREIROS e os trípticos para a Gare Marítima da Rocha. l HEITOR VILLA-LOBOS estreia nos Estados Unidos a ópera Malazarte. l ALEXANDRE O’NEILL é um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. l T. S. Eliot: Prémio Nobel da Literatura.l Norbert Wiener: Cibernética ou O Controlo e Comunicação no Animal e na Máquina. l W. Reich: Escuta, Zé Ninguém. l António Sérgio: Confissões de um Cooperativista. l Eugénio de Andrade: As Mãos e os Frutos. l H. Hawks: O Rio vermelho. l ROMEU CORREIA: Trapo Azul, romance.

1948-1950: José Gomes Ferreira: Poesia I e II.

1949: SALAZAR consegue a admissão de Portugal no Pacto do Atlântico (NATO). l Em Portugal, Norton de Matos renuncia concorrer às eleições presidenciais por falta de garantias de isenção das mesas de voto; fundação do Movimento Nacional Democrático. l Portugal é admitido na NATO. l Após vencer a Guerra civil, Mao Tsé Tung funda a República Popular da China; Chang-Kai-Chek retira-se para a ilha da Formosa (Taiwan). l Na Hungria, condenação de Rajk. l Nos EUA são condenados dirigentes comunistas. l A ONU vota pela internacionalização de Jerusalém l Primeiro ensaio atómico na URSS. l Descoberta da cortisona. l EGAS MONIZ, prémio Nobel da Medicina. l Morte do poeta ANTÓNIO ALEIXO. l Picasso: A Pomba. l Simone de Beauvoir: O Segundo Sexo. l F. Namora: Retalhos da Vida de Um Médico. l Hitchcock: Sob o Signo de Capricórnio.

1950: Início da guerra da Coreia; os norte-coreanos e os chineses atravessam o Paralelo 38. l A Grã-Bretanha reconhece a China Comunista. l O Tibete apela à ONU contra a agressão chinesa. l No Brasil, Getúlio Vargas é eleito Presidente. l A Alemanha Ocidental é incorporada no bloco de potências liderado pelos EUA, França e Grã-Bretanha. l Invenção da disquete de computador.. l P. Neruda: Canto General. l António José Saraiva: História da Cultura em Portugal. l José Gomes Ferreira: O Mundo dos Outros. l MIGUEL TORGA: Cântico do Homem e Portugal. l J. Ford: Rio Grande. l Antonioni: Escândalo de Amor.

1951: Em Portugal, Craveiro Lopes é eleito presidente da República, depois da desistência de Rui Luís Gomes e Quintão Meireles, candidatos da oposição. l Agitação anti-britânica na zona do Canal de Suez. l No Irão, Mossadegh nacionaliza o petróleo. l Na Coreia, ofensiva americana ao norte do Paralelo 38. l Em Hernani nasce o poeta Gabriel Celaya.l Em Praga, prisão de Slansky. l Morte de Schoenberg. l Nos EUA, produção de electricidade a partir de energia atómica. l Sartre: O Diabo e o Bom Deus. l Camus: O Homem Revoltado. l Manuel da Fonseca: O Fogo e as Cinzas. l Elia Kazan: Um Eléctrico Chamado Desejo. l Julio Cortázar: Bestiário. l Graham Greene publica O Fim da Aventura.

1952: Reune-se em Lisboa o Pacto do Atlântico. l Conflitos entre o Irão e a Grã-Bretanha. l Na Grã-Bretanha, morre Jorge VI; sucede-lhe Elisabeth II. l No Irão, Mossadegh restringe os poderes do Xá. l No Egipto, violenta repressão britânica na zona do Canal de Suez; Naguib faz abdicar o rei Faruk. l RONDON propõe a fundação do Parque Indígena do Xingu. l Os Mau-mau no Quénia, estado de alerta. l Os EUA constróem o primeiro submarino atómico. l Invenção da pílula contraceptiva. l Morte de Eva Peron. l Broglio: Permanecerá Indeterminada a Física Quântica? l Le Corbusier: Capela de Ronchamp l Hemingway: O Velho e o Mar. l Cardoso Pires: Histórias de Amor. l Chaplin: Luzes da Ribalta

1953: Na URSS, a chamada «conspiração médica». l No Irão, conflitos entre o Xá e Mossadegh; prisão de Mossadegh; auxílio financeiro americano ao Irão. l Armistício na Coreia. l A URSS rompe relações com Israel. l Proclamada a República do Egipto. l Na URSS, Malenkov anuncia que a URSS possui a bomba atómica; execução de Béria. l Nos EUA execução do casal Rosenberg; casamento de John Kennedy com Jacqueline Lee Bouvier (Jackie). l A ONU rejeita a admissão da China Comunista. l Morte de Estaline. l Watson e Crick e a estrutura (de duplo hélice) do ADN. l S. Miller descobre os aminoácidos, as proteínas. l É inventada a caneta BIC. l Em Lisboa, criação da Fundação Calouste Gulbenkian. l 1953: Alejo Carpentier lança o romance Os Passos Perdidos. l R. Barthes: O Grau Zero da Escrita. l H. Miller: Plexus. l L. Visconti: Sentimento (Senso). l Morte de GRACILIANO RAMOS. l AMÁLIA RODRIGUES é a primeira cantora portuguesa a cantar no programa televisivo "Eddie Fisher Show" (E.U.). l CECÍLIA MEIRELES: Romanceiro da Inconfidência. l Francisco José Tenreiro e MÁRIO PINTO DE ANDRADE organizam o Caderno de Poesia Negra de Expressão Portuguesa.

1954: Conferência dos Quatro Grandes em Berlim. l A Alemanha adere à NATO l No Brasil, suicídio de Getúlio Vargas l No Irão, acordo internacional sobre o petróleo. l Os vietnamitas derrotam os franceses na batalha de Dien-Bien-Pu. l Em Lisboa morre SOUSA MENDES, "pobre e desonrado".l No Egipto, Nasser derruba Naguib. l Na Guatemala, queda do presidente Arbenz. l Na URSS entra em funcionamento a primeira central nuclear do mundo. l Criação da Eurovisão. l ALMADA NEGREIROS: Retrato de Fernando Pessoa. l MANUEL BANDEIRA: Itinerário de Pasárgada.l Norbert Wiener: Cibernética e Sociedade l F. Sagan: Bom Dia, Tristeza. l Agustina Bessa Luís: A Sibila. l Poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: Fazendeiro do Ar.

1955: Na URSS, Bulganine substitui Malenkov na chefia do governo. l A Alemanha Ocidental entra na NATO. l Contra os franceses, os argelinos reivindicam a independência. l O Vietname do Sul proclama a República. l Conferência afro-asiática de Bandoeng. l Independência de Marrocos. l Proclamada a República do Sudão. l Na Argentina, Peron é deposto. l ADONIRAN BARBOSA grava Saudosa Maloca, o seu primeiro samba de grande sucesso.l O Congresso Nacional brasileiro promove RONDON a Marechal e dá o nome de Rondónia ao território do Guaporé. l Morte de EGAS MONIZ.l Morte de Einstein. l J. Salk descobre a vacina contra a poliomielite. l Vieira da Silva: Jardins Suspensos.. l O Padre Manuel Antunes passa a integrar a redacção da revista Brotéria. l Graham Grene: O Americano Tranquilo. l I. Bergman: Sonhos de uma Noite de Verão. l Virgílio Ferreira: Manhã Submersa.

1956: Na URSS, XX Congresso do PCUS e Krushev denuncia os crimes de Estaline. l Burguiba, presidente da Tunísia. l AMÍLCAR CABRAL funda o PAIGC l Nasser, presidente do Egipto; nacionalização do Canal de Suez. l Os israelenses invadem o Egipto. l Tropas francesas enviadas para a Argélia. l Nos EUA, reeleição de Eisenhower. l Movimento de liberalização do comunismo na Hungria; A URSS esmaga a revolta e fuzila Imre Nagy. l A Ampex apresenta o primeiro gravador de vídeo. l GUIMARÃES ROSA publica Corpo de Baile e, logo a seguir, Grande Sertão:Veredas que irá receber os Prêmio Machado de Assis, Prêmio Carmem Dolores Barbosa e Prêmio Paula Brito.

1957: Assinado o Tratado de Roma, que dá origem à Comunidade Económica Europeia. l Independência do Gana. l Independência da Malásia. l Reabertura do Canal de Suez. l Na URSS, Gromyko passa a ser o Ministro dos Negócios Estrangeiros. l Conflitos raciais em Litle Rock, Arkansas, EUA. l Em Cuba, Fidel de Castro inicia a luta de guerrilhas contra Fulgêncio Batista. l A URSS lança o primeiro e o segundo sputniks. l Em Leninegrado é construído o primeiro navio quebra-gelo. l Picasso: Variações sobre Las Meninas. l Jack Kerouac: Pela Estrada Fora. l António Sérgio: Antologia Sociológica. l Rodrigues Miguéis: Saudades para D. Genciana. l David Lean: A Ponte do Rio Kwai. l AMÁLIA RODRIGUES estreia-se no Olympia de Paris.

1958: Em Portugal, HUMBERTO DELGADO é candidato à Presidência da República, galvaniza a opinião pública contra o Estado Novo, mas Américo Tomás é o eleito, fraude eleitoral. l Carta do bispo do Porto a criticar o regime salazarista. l De Gaulle é eleito presidente da França. l O Egipto e a Síria fundem-se na República Árabe Unida. l Na Venezuela, queda do ditador Perez Jimenez. l Morte de CÂNDIDO RONDON. l Em Argel, revolta dos colonos franceses. l A URSS lança o terceiro sputnik. l 9935 cientistas encaminham à ONU petição contra as experiências nucleares. l Regressando do exílio, Rómulo Betancourt, por sufrágio universal, é eleito presidente da república da Venuzuela. l Von Braun projecta o foguetão Júpiter C, que lança o Alfa, primeiro satélite artificial norte-americano. l ALEXANDRE O’NEILL: No Reino da Dinamarca. l MIGUEL TORGA: Orfeu Rebelde.

1959: Em Cuba, Fidel de Castro toma o poder. l Em Portugal, Henrique Galvão foge à PIDE; HUMBERTO DELGADO é demitido das Forças Armadas e, perseguido, asila-se na Embaixada do Brasil e depois segue para aquele país como exilado. l O Havaí torna-se o quinquagésimo estado dos Estados Unidos. l Luís de Albuquerque: Sobre a Teoria da Aproximação Funcional. l A ONU condena a política de apartheid da África do Sul. l Primeira travessia do Canal da Mancha em Overcraft. l Jack Kilby inventa o circuito integrado. l Augusto Abelaira: A Cidade das Flores. l W. Wyller: Ben-Hur. l No Rio de Janeiro morre HEITOR VILLA-LOBOS.

1960: Em Portugal, fuga de Álvaro Cunhal e outros presos políticos do forte de Peniche. l Independência de treze países africanos: Alto Volta, Camarões, Chade, Congo, Daomé, Madagáscar, Mauritânia, Nigéria, Níger, República Centro-Africana, Somália, Togo, Zaire. l Distúrbios anti-semitas na Alemanha Ocidental levam à proibição dos grupos neo-nazis. l Embargo dos EUA aos embarques para Cuba. l John Kennedy, presidente dos EUA. l Censo da população portuguesa: 8,8 milhões. l Theodore Maiman inventa o laser. l O. Niemeyer: Edifícios do Museu e do Congresso, em Brasília. l MANUEL BANDEIRA: Itinerário de Pasárgada. l Ionesco: Rinoceronte.

1961: Henrique Galvão apodera-se do paquete Santa Maria. HUMBERTO DELGADO assume a responsabilidade pela acção e participa na revolta de Beja. l Em Portugal, tentativa de golpe de Botelho Moniz. l A ONU condena a política africana de Portugal. l Início da guerrilha em Angola. l A Índia invade Goa, Damão e Diu. l A PIDE assassina o escultor José Dias Coelho. l Baía dos Porcos, tentativa malograda de invasão de Cuba pelos norte-americanos. l Construção do muro de Berlim. l Entra em órbita o satélite soviético Vostok 1, o primeiro a transportar um homem: o astronauta Yuri Gagarine. l A firma Unimation Inc., inventa o primeiro robot industrial. l F. Fellini: A Doce Vida. l José Gomes Ferreira: Poesia III. l Alves Redol: Barranco de Cegos. l FERNANDO LOPES-GRAÇA edita com Michel Giacometti o 1º volume da Antologia de Música Regional Portuguesa. l GUIMARÃES ROSA recebe pelo conjunto da sua obra o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras. l CLARICE LISPECTOR: A Maçã no Escuro.

1962: A URSS e Cuba assinam tratado de cooperação. l EUA iniciam bloqueio a Cuba. l Independência da Argélia. l Tentativa malograda de assassinato de De Gaulle. l Na Suiça referendo rejeita fabrico e importação de armas atómicas. l Início em Roma do Concílio do Vaticano II. l Em Portugal, assalto frustrado ao quartel de Beja. l A NASA envia para o espaço o primeiro satélite de telecomunicações civil totalmente eficiente: o Telestar. l O Papa João XXXIII convoca o Concílio Vaticano II. l Morte de PATRÍCIA GALVÃO (PAGÚ) . l SIDÓNIO MURALHA: A Televisão da Bicharada.l Morte de CÂNDIDO PORTINARI. l GUIMARÃES ROSA publica Primeiras Estórias. l Poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: Lição de Coisas. l ROMEU CORREIA: O Vagabundo das Mãos de Oiro, peça teatral.

1963: Assassínio de John Kennedy; sucede-lhe L. Johnson. l HUMBERTO DELGADO instala-se na Argélia e assume a chefia da Junta Patriótica de Libertação Nacional. l Duzentos mil negros manifestam-se em Washington pela igualdade de direitos cívicos. l URSS compromete-se a retirar tropas de Cuba. l AMÍLCAR CABRAL inicia a guerra pela independência da Guiné-Bissau. l A música dos Beatles torna-se mundialmente conhecida. l John Le Carré: O Espião que Saiu do Frio. l Joel Serrão: Dicionário de História de Portugal. l Herberto Helder: Os Passos em Volta. l L. Visconti: O Leopardo..

1964: Início da guerrilha da FRELIMO para a libertação de Moçambique. l Intensificada a guerrilha comunista no Vietnam. l Na URSS Krushev é destituído e sucede-lhe Brejnev. l Manifestações violentas na Índia contra os muçulmanos. l Malta torna-se independente. l Nelson Mandela é condenado por acções de sabotagem em Pretória, África do Sul. l Morte de Norbert Wiener. l A China faz explodir a sua primeira bomba atómica. l Nave americana obtém fotografias muito próximas da superfície lunar. l Martin Luther King recebe o prémio Nobel da Paz. l Sartre recusa o Prémio Nobel de Literatura. l Bob Dylan: The Time They are A-changin. l Norbert Wiener: Deus e Golem; l Jaime Cortesão: Obras Completas l R. Stevenson: Mary Poppins l CLARICE LISPECTOR: A Paixão segundo G.H. l GLAUBER ROCHA: Deus e o Diabo na Terra do Sol. l Morte de CECÍLIA MEIRELES .

1965: Os EUA entram na guerra do Vietnam; Ho Chin Minh rejeita negociações. l A Austrália decide enviar tropas para o Vietname. l A Gambia torna-se independente. l Abolição da pena de morte em Inglaterra. l HUMBERTO DELGADO é assassinado pela PIDE nos arredores de Olivença. l Morte de CHURCHILL. l Na fronteira luso-espanhola, assassinato de Humberto Delgado. l Américo Tomás reeleito presidente da República l O governo extingue a Sociedade Portuguesa de Escritores. l Primeiros passeios de cosmonautas no espaço. l PEDRO NAVA: Evocação da Rua da Bahia, dedicado a Carlos Drummond de Andrade. l Paula Rego: Manifesto l MIGUEL TORGA: Poemas Ibéricos l Robert Wise: Música no Coração. l David Lean: Doutor Jivago.

1965/66: Os livros de GUIMARÃES ROSA são traduzidos no exterior (França, Itália, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Polônia, Holanda e Tchecoslováquia).

1966: Indira Gandhi, primeira ministra da Índia. l Na China, revolução cultural incentivada por Mao Tsé Tung. l O Partido Comunista da União Soviética condena a Revolução Cultural na China. l Independência do Malawi, do Botwana e do Lesoto. l Incidentes raciais em várias cidades dos EUA; Martin Luther King é ferido. l É anulado o Índice dos Livros Proibidos criado pela Igreja Católica em 1515. l A sonda soviética LUNA 10 é o primeiro satélite artificial a aterrar na Lua. l O Samba Pede Passagem: espetáculo organizado por Sérgio Cabral, em que participam ISMAEL SILVA, Baden Powell, Araci de Almeida, MPB-4 e Raul Barros, entre outros.l Inauguração da Ponte sobre o Tejo, em Lisboa. l Em França o Grande Prémio Nacional das Artes é atribuído a Vieira da Silva. l Miguel Ángel Asturias recebe o Prémio Nobel da Literatura. l Truman Capote: A Sangue Frio. l Jorge Amado: Dona Flor e os Seus Dois Maridos. l Natália Correia: Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica. l Buñuel: A Bela de Dia. l J. L. Godard: Masculino-Feminino.

1967: No Sudeste da Nigéria, o grupo étnico dos Ibos, liderado por Ojukwu, proclama a independência do Biafra; irrompem as hostilidades entre a Nigéria e o Biafra; durante a guerra, no Biafra, mais de um milhão de civis morre de fome; em consequência da calamidade e da superioridade militar dos nigerianos, os independentistas serão derrotados em 1970. l No Oriente Médio, «Guerra dos Seis Dias»: Israel bate os árabes, ocupa o Sinai e territórios jordanos. l Rompimento entre Mao Tsé Tung e Brejnev. l EUA intensificam bombardeamentos no Vietnam. l Van Thieu, presidente do Vietnam do Sul. l Manifestações em várias cidades dos EUA contra a Guerra do Vietnam. l Anastásio Somoza presidente da Nicarágua. l Em Havana tem lugar a Conferência dos Movimentos Revolucionários da América Latina. l Morre Ernesto "Che" Guevara em combate na Bolívia. l Reza Phalevi Imperador do Irão. l Em Portugal, fundação da LUAR. l Yad Vashem, autoridade estatal israelita para a recordação dos mártires e heróis do Holocausto, homenageia SOUSA MENDES com a sua mais alta distinção. l Grandes inundações na zona de Lisboa provocam mais de 250 mortos. l A Sonda Vénus 4, soviética, efectua a primeira descida suave em Vénus. l The Beatles: Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. l José Afonso: Baladas e Canções. l J. Tati: Vida Moderna. l A. Penn: Bonnie and Clyde. l G. Garcia Marques: Cem Anos de Solidão. l Manuel da Fonseca: O Fogo e as Cinzas. l Manuel Alegre: O Canto e As Armas. l AMÁLIA RODRIGUES recebe em Cannes o prémio MIDEM (Disco de Ouro). l GUIMARÃES ROSA publica Tutaméia - Terceiras Estórias e falece em 19 de novembro, vítima de enfarte. l GLAUBER ROCHA: Terra em Transe.

1968: Maio de 68: Em França, ampla contestação estudantil e operária; proposta revolucionária de mudança de sociedade e mentalidades; decretada greve geral; o presidente De Gaulle dissolve a Assembleia, convoca eleições gerais e leva a cabo a remodelação do governo. l Mário Soares, sem julgamento, é deportado para S. Tomé. l Em Portugal, Marcelo Caetano sucede a SALAZAR. l «Primavera de Praga»: Dubcek, secretário geral do PC e primeiro-ministro democratiza o regime na Checoslováquia; em consequência tropas do Pacto de Varsóvia, lideradas pela URSS, invadem o país e prendem Dubcek. l Nos EUA Martin Luther King é assassinado. l O presidente norte-americano Lyndon Johnson ordena a suspensão dos bombardeamentos aéreos sobre o Vietname do Norte. l Nos EUA é assassinado o senador e candidato à presidência Robert Kennedy (irmão de John Kennedy). l A ONU condena a política de apartheid da África do Sul. l Na Áustria é abolida a pena de morte. l Christian Barnard e o primeiro transplante cardíaco. l J. Mauro de Vasconcelos: Meu Pé de Laranja Lima. l Morte de MANUEL BANDEIRA.l David Mourão-Ferreira: Os Amantes. l S. Kubrick: 2001 Odisseia no Espaço. l F. Zeffirelli: Romeu e Julieta.

1969: Nos EUA Nixon é eleito presidente. l Na Alemanha Ocidental Willy Brandt é eleito chanceler. l Em França, De Gaulle retira-se; sucede-lhe Pompidou. l Em Espanha agitação estudantil leva à proclamação do estado de sítio. l Muamar el Kaddafi proclama-se presidente da República Árabe da Líbia. l Em Praga, contra a ocupação soviética, Ian Palach imola-se pelo fogo. l Grandes depurações na chefia do Partido Comunista da Checoslováquia. l A Roménia proíbe manobras das tropas do Pacto de Varsóvia no seu território. l Em Israel: Golda Meier, Primeira Ministra. l Yasser Arafat torna-se líder da OLP. l Retomados os combates no Vietname após uma semana de tréguas. l No Peru é aprovada e lei da reforma agrária. l Manifestações em Kinshasa: uma centena de estudantes são mortos pelos soldados de Mobutu. l A Apollo II, pousa na Lua: O americano Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar solo lunar. l Festival de música de Woodstock: assistem 400 mil jovens. l Em Aveiro, II Congresso Republicano. l Samuel Beckett recebe o Prémio Nobel da Literatura.l Vieira da Silva: Lisboa. l Fernando Lopes Graça: Dom Duardos e Flérida (ópera). l Joel Serrão: Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal. l S. Pollack: Os Cavalos Também se Abatem. l Em Cannes GLAUBER ROCHA ganha o prémio de melhor director com o filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. l Graham Greene publica Viagens com a Minha Tia.

1970: Salvador Allende, presidente do Chile ao vencer eleições. l No Peru nacionalização da Banca. l Nixon ordena a invasão do Cambodja. l URSS e China reatam relações diplomáticas interrompidas desde 1962. l Sangrentas revoltas na Polónia, sobretudo em Gdansk; é decretado o estado de emergência no país. l Em Portugal, organização clandestina da Intersindical. l Morte de Nasser; é substituído por Sadat. l Morte de De Gaulle. l Morte de ALMADA NEGREIROS l Morte de SALAZAR. l Júlio Pomar: Banho Turco. l Alexandre Soljenitsine (Prémio Nobel da Literatura): O Pavilhão dos Cancerosos. l Vitorino Magalhães Godinho: O Socialismo e o Futuro da Península. l Buñuel: O Charme Discreto da Burguesia.

1971: No Chile nacionalização da banca e expropriação de empresas dos EUA. l Bangladesh independente. l Independência do emirato do Bahrein e do Qatar. l Golpe de Estado no Uganda, Idi Amin no poder. l Na Polónia restabelecimento das relações entre o Estado e a Igreja católica. l Na Jugoslávia reeleição do Marechal Tito para a presidência. l As tropas sul-vietnamitas retiram-se do Cambodja. l Na Bolívia é restabelecida a pena de morte. l Fundado, no exílio, o MPLA sob a direcção de Agostinho Neto. l Em Portugal, as Brigadas Revolucionárias destroem comando-base da NATO l Morte de Stravinsky. l Morte de Khruchev. l A URSS coloca no espaço a primeira estação orbital habitada, a Saliut. l Prémio Nobel da Literatura para Pablo Neruda. l António José Saraiva: Herculano Desconhecido. l S. Kubrick: A Laranja Mecânica. l L. Visconti: Morte em Veneza.

1972: Nixon visita a URSS e a China comunista; é reeleito presidente dos EUA; suspensão dos bombardeamentos no Vietname do Norte. l No Reino Unido greve geral dos mineiros e greves dos estivadores; proclamado o estado de emergência no país. l Willy Brandt reeleito Chanceler da RFA. l Jogos Olímpicos de Munique: guerrilheiros árabes tomam de assalto instalações de atletas israelitas: morrem dezasseis pessoas. l No Burundi confrontos entre Hutus e Tutsis provocam mais de 50 mil mortos. l Em Portugal, agitação estudantil em Coimbra; Américo Tomás é reeleito presidente da República; cento e cinquenta pessoas, reunidas na Capela do Rato em Lisboa, subscrevem moção contra a política colonial portuguesa. l Em Moçambique, massacre de Wiriyamu. l A Texas Instruments inventa a primeira máquina de calcular de bolso. l Prémio Nobel da Literatura para Henrich Boll. l Oliveira Marques: História de Portugal. l F. Fellini: Roma. l F. F. Coppola: O Padrinho. l PEDRO NAVA: Baú de ossos.

1973 : Em Conakry, assassínio de AMÍLCAR CABRAL. l II Congresso do PAIGC: Aristides Pereira sucede a AMÍLCAR CABRAL. l Em território libertado, é proclamada a independência da Guiné-Bissau. l Em Londres, Marcelo Caetano é recebido com frieza. l Em Aveiro, Congresso da Oposição portuguesa. l É fundado, na RFA, o Partido Socialista Português; Mário Soares Secretário-Geral. l Em Paris EUA e Vietname do Norte assinam acordo de cessar fogo. l Nos EUA escândalo Watergate. l Brejnev visita os EUA: é assinado pelos dois países acordo de cooperação científica. l Em Espanha atentado à bomba vitima Carrero Blanco, presidente do Conselho de Ministros. l Na Grécia é proclamada a República; Papadopoulos presidente. l Peron regressa do exílio e retoma a presidência na Argentina. l No Chile, Salvador Allende é morto durante o golpe militar liderado por Pinochet. l Tropas egípcias e sírias invadem Israel e recuperam o Sinai. l A OPEP, ao duplicar o preço do petróleo, provoca grave crise nos países industrializados. l Morte de Picasso. l Os EUA colocam no espaço a maior estação orbital de sempre: a Skylab. l Pink Floyd: Dark Side of the Moon. l José Afonso: Venham Mais Cinco. l José Augusto França: As Conferências do Casino no Parlamento. l Jorge de Sena: Trinta Anos de Poesia. l MÁRIO-HENRIQUE LEIRIA: Contos do Gin Tónic. l B. Bertolucci: O Último Tango em Paris. l PEDRO NAVA: Balão cativo.

1974: Nos EUA, em consequência do escândalo Watergate, Nixon renuncia à presidência que é depois assumida por Gerald Ford. l Em França morre Pompidou; Giscard d'Estaing assume a presidência. l Na RFA demissão do chanceler Willy Brandt em consequência de um escândalo de espionagem; sucede-lhe Helmut Schmidt. l Isaac Rabin primeiro-ministro de Israel. l No Brasil Ernesto Geisel presidente. l No Chile o general Pinochet torna-se presidente. l Em Portugal, Spínola publica Portugal e o Futuro; derrota da revolta militar das Caldas da Rainha; SALGUEIRO MAIA cerca o quartel do Carmo, vitória da revolta militar do 25 de Abril e queda do Estado Novo; grandes manifestações populares de apoio aos militares revoltosos; primeira comemoração livre do dia 1º de Maio; libertação dos presos políticos; Spínola preside à Junta de Salvação Nacional e anuncia o Programa do Movimento das Forças Armadas; extinção da DGS (ex-PIDE); Américo Tomás, Marcelo Caetano e outras figuras do Antigo Regime partem para o exílio, com a anuência de Spínola; Sá Carneiro funda o Partido Popular Democrático (PPD); Freitas do Amaral funda o Centro Democrático Social (CDS); Spínola, presidente da República; I Governo Provisório chefiado por Adelino da Palma Carlos; sucede-lhe o general Vasco Gonçalves na chefia de um novo governo; Spínola renuncia à presidência da República que é assumida por Francisco Costa Gomes; restabelecimento de relações diplomáticas com a URSS; Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau. l Na Jugoslávia o Marechal Tito torna-se presidente vitalício. l Morte de Peron. l MÁRIO PINTO DE ANDRADE, com o seu irmão Joaquim, funda a "Revolta Activa", corrente que se opõe à liderança de Agostinho Neto no MPLA, exigindo a democratização do regime; os dois irmãos Pinto de Andrade e outros militantes são muito perseguidos e têm que abandonar Angola. l Primeiro voo espacial conjunto americano-soviético: junção das naves Apollo e Soyuz. l Genesis: The Lamb Lies Down on Broadway. l Altino Tojal: Os Putos. l António Reis: Jaime (Gr. Pr. Festival Toulon). l Eduardo Geada: Sofia e a Educação Sexual. l Manoel de Oliveira: Benilde ou a Virgem-Mãe. l MÁRIO-HENRIQUE LEIRIA: Novos Contos do Gin.

1975: Assinatura, no Algarve, do acordo do Alvor, entre Portugal e os três movimentos nacionalistas angolanos, relativo à independência de Angola; no dia 11 de Março, tentativa falhada de golpe militar liderado por Spínola; a Junta de Salvação Nacional é substituída pelo Conselho de Revolução, com poderes legislativo e executivo, que nacionaliza a Banca e as empresas de maior porte; primeiras eleições democráticas, vitória do PS; primeiro Pacto MFA-Partidos; no sul do País, ocupação dos latifúndios por camponeses sem terra, início da Reforma Agrária; em 25 de Novembro o Grupo dos Nove (militar) trava o processo revolucionário. l Fim da Guerra do Vietnam com a vitória dos comunistas. l Início da guerra civil em Timor entre a Apodeti (pró-anexação à Indonésia) e a FRETILIN (pró-independência); invasão de Timor pelas tropas indonésias e consequente corte de relações entre Portugal e a Indonésia. l Independência de Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Angola. l Em Espanha, cinco pessoas são executadas e onze são condenadas à morte por terrorismo; morte de Franco; Juan Carlos sobe ao trono. l Em Viena, durante reunião da OPEP, comando terrorista árabe faz setenta reféns, tendo resultado três mortos. l A Sony lança o Betamax, primeiro sistema de vídeo doméstico. l O soviético Andrei Sakarov galardoado com o Prémio Nobel da Paz. l Em Angola, PEPETELA é o Vice-Ministro de Educação do Governo de Agostinho Neto. l António Vitorino de Almeida: Canto da Ocidental Praia (ópera). l Alexandre Soljenitsine: O Arquipélago de Gulag. l Ferreira de Castro: Os Fragmentos. l Milos Forman: Voando Sobre um Ninho de Cucos. l Rui Simões: Deus, Pátria, Autoridade.

1976: Morte de Mao Tsé Tung; a sua viúva, Chiang Ching, é afastada do poder e detida, juntamente com três outros dirigentes do Partido Comunista Chinês (o bando dos quatro). l Golpe de Estado afasta Isabel Peron; sucede-lhe o general Videla. l Adolfo Suarez primeiro Ministro de Espanha; 90% dos presos políticos são amnistiados. l Em França Jacques Chirac demite-se da chefia do governo; sucede-lhe Raymond Barre. l No Egipto, o presidente Anuar el-Sadate é reeleito. l Jimmy Carter, presidente dos EUA. l Votada e aprovada a Constituição portuguesa (de cariz socialista); é assinado o segundo pacto Partidos-MFA; Eleições, vitória do PS; Ramalho Eanes, presidente da República; Mário Soares, primeiro Ministro. l Em Lisboa bomba destrói a embaixada de Cuba. l Em Angola presentes mais de 15 mil soldados cubanos em apoio ao MPLA. l Independência das Ilhas Seychelles. l Na África do Sul levantamento da população do Soweto contra a política do apartheid: mais de seiscentos mortos entre os manifestantes. l Durante o XXV Congresso do PC da URSS, Enrico Berlinguer, secretário geral do PC Italiano, proclama os princípios do euro-comunismo. l Jogos Olímpicos de Montreal: Carlos Lopes (dez mil metros) e Armando Marques (tiro) conquistam medalhas de prata. l Graça Morais: Vómito. l Na Gulbenkian, retrospectiva de Vieira da Silva. l Jorge de Sena: Os Grão-Capitães. l N. Oshima: O Império dos Sentidos. l L. Visconti: O Intruso. l M. Scorsese: Taxi Driver. l Le Cadeau de la Vie: disco editado pela UNESCO, no qual AMÁLIA RODRIGUES figura ao lado de Maria Callas e John Lennon. l Pelo conjunto da sua obra CLARICE LISPECTOR recebe prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal. l PEDRO NAVA: Chão de ferro.

1977: Jimmy Carter amnistia os desertores da Guerra do Vietname. l Portugal decide apresentar pedido de adesão à CEE. l Em Espanha é legalizado o Partido Comunista Espanhol; nas eleições gerais vitória da União de Centro Democrático do primeiro-ministro Adolfo Suarez. l EUA e Cuba reatam relações diplomáticas. l Na URSS eleição de Brejnev para a chefia do Presidium do Soviete Supremo. l Independência do Djibuti. l A ONU decide o embargo de armas à África do Sul. l Em Portugal uma moção de censura põe termo ao governo de Mário Soares. l A Amnistia Internacional é galardoada com o Prémio Nobel da Paz. l Em Paris é inaugurado o Centro Pompidou. l CLARICE LISPECTOR morre, de câncer, no Rio de Janeiro. l J. Veríssimo Serrão: História de Portugal. l Dinis Machado: O Que Diz Molero. l António Maria Lisboa: Poesia. l S. Spilberg: Encontros Imediatos do Terceiro Grau. l G. Lucas: A Guerra das Estrelas. l António Reis: Trás-os-Montes (Prémio de Cinema de Manheim). l Fernando Lopes: Nós Por Cá Todos Bem.

1978: EUA e a China restabelecem relações diplomáticas. l Na Itália, as Brigadas Vermelhas sequestram e executam Aldo Moro (presidente da Democracia Cristã). l Na Nicarágua é assassinado Chamorro, líder da oposição; início da guerra civil; Sandinistas ameaçam ditadura de Somoza. l Em Itália é eleito, pela primeira vez, um socialista para Presidente da República: Sandro Pertini. l Em Portugal, eleições intercalares, com a vitória da AD (coligação centro-direita); é formado um governo chefiado por Nobre da Costa; sucede-lhe um novo governo chefiado por Mota Pinto. l Na Guiana suicídio colectivo, por envenenamento, de novecentos membros da seita "Templo do Povo". l Anuar el-Sadat (Egipto) e Menahem Begin (Israel) assinam em Camp David (EUA) um acordo de paz para o Médio Oriente. l No Brasil o general João de Figueiredo é eleito presidente da República. l Morte de ISMAEL SILVA, o "professor de samba".l P. Botha primeiro-ministro da África do Sul. l Morre o papa Paulo VI.; é eleito João Paulo I, que vem a falecer dois dias depois; sucede-lhe João Paulo II (cardeal polaco Wojtyla). l MÁRIO PINTO DE ANDRADE é o Ministro da Informação e Cultura da Guiné-Bissau. l Em Inglaterra, nasce o primeiro bebé-proveta. l Milan Kundera: O Livro do Riso e do Esquecimento. l José Hermano Saraiva: História Concisa de Portugal. l Jim Morrison/The Doors: An American Prayer. l I. Bergman: Sonata de Outono. l Manoel de Oliveira: Amor de Perdição. l PEDRO NAVA: 4o volume de memórias, Beira-mar.

1979: Em Espanha separatistas da ETA assassinam governador militar de Madrid. l O xá Rheza Pahlevi abandona o Irão; regresso do ayatollah Khomeini que passa a exercer o poder supremo; é executado o antigo primeiro-ministro, numerosos oficiais e seus familiares. l O Egipto é expulso da OPEP. l Eleições no Reino Unido: vitória dos conservadores; Margaret Tatcher chefia o novo governo. l Realizam-se as primeiras eleições directas para o Parlamento Europeu (maioria de deputados eleitos são socialistas); Simone Weil será a presidente. l Somoza abandona a Nicarágua, após ano e meio de guerra civil que provocou duzentos e cinquenta mil mortos e um quarto da população no desemprego; o novo governo sandinista procede à nacionalização da banca e de grandes empresas. l Em Portugal Lurdes Pintasilgo à frente de um novo governo de gestão. l A Mauritânia e a frente Polisário assinam um acordo de paz. l Assalto à embaixada dos EUA em Teerão: cinquenta norte-americanos são feitos reféns; na Líbia é incendiada a embaixada americana. l Tropas soviéticas invadem o Afeganistão. l Morte de Agostinho Neto. l É inventado o compact disc (CD), e o telefone celular. l ALEXANDRE O’NEILL: A Saca de Orelhas. l Pink Floyd: The Wall. l Norman Mailer: A Canção do Carrasco. l José Cardoso Pires: O Burro em Pé. l António Lobo Antunes: Memória do Elefante e Os Cus de Judas. l Agustina Bessa-Luís: Fanny Owen. l FERNANDO LOPES-GRAÇA compõe para grande orquestra, solistas e coro o Requiem pelas vítimas do fascismo em Portugal. l Woody Allen: Manhattan. l F. F. Coppola: Apocalipse Now.

1980: Morte de Tito, na Jugoslávia. l Na Polónia, agitação sindical do «Solidariedade» chefiada por Lech Walesa. l No Chile cinquenta mil pessoas manifestam-se contra a Junta militar de Pinochet, mas um referendo conserva o general no poder por mais oito anos. l Reagan é reeleito presidente dos EUA, sucedendo a Jimmy Carter. l Em Portugal, Sá Carneiro primeiro Ministro. l Restabelecimento de relações diplomáticas entre o Egipto e Israel. l Em Espanha, bascos e catalães elegem pela primeira vez os respectivos parlamentos regionais autónomos. l Independência da Rodésia do Sul que passa a designar-se Zimbabwe. l Eleições em Portugal, vitória da AD (coligação centro-direita); em véspera de eleições presidenciais Sá-Carneiro morre em acidente aéreo; Eanes é eleito presidente da República. l Em Nova Iorque, à porta da sua residência, é assassinado John Lenon. l Morte de MÁRIO-HENRIQUE LEIRIA.l Carl Sagan: Cosmos. l Alvin Toffler: A Terceira Vaga.l A. Kurosawa: A Sombra do Guerreiro. l A. Renais: O Meu Tio da América. l Lauro António: Manhã Submersa. l Fonseca e Costa: Kilas, o Mau da Fita. l Luis Filipe Rocha: Cerromaior. l PEPETELA publica o romance Mayombe.

1981: Em Portugal, Pinto Balsemão, primeiro Ministro. l Na China a viúva de Mao Tsé Tung, Chiang Ching, é condenada à morte. l Isabel Peron, ex-presidente da Argentina, é condenada a oito anos de prisão por desvio de fundos públicos. l Em França F. Miterrand vence eleições presidenciais; nas eleições gerais o PS vence formando governo de coligação com o PC. l O papa João Paulo II é gravemente ferido em atentado levado a cabo pelo turco Ali Agca. l No Egipto, é assassinado o presidente Sadat; sucede-lhe o general Mubarak. l Na Polónia, o primeiro-ministro Jaruzelski proclama o estado de sítio e dissolve o «Solidariedade»; Lech Walesa e outros dirigentes sindicais são presos. l Israel anexa os Montes Golã, na fronteira com a Síria. l Em França é abolida a pena de morte. l Michel Giacometti e FERNANDO LOPES-GRAÇA: Cancioneiro Popular Português. l Umberto Eco: O Nome da Rosa. l Garcia Marques: Crónica de Uma Morte Anunciada. l S. Spielberg: Os Salteadores da Arca Perdida. l Manoel de Oliveira: Francisca. l MIGUEL TORGA: último volume de A Criação do Mundo. l Morte de GLAUBER ROCHA.

1982: Guerra das Malvinas entre a Argentina e o Reino Unido; rendição da Argentina dois meses depois. l Na Polónia fim do estado de sítio e libertação de Lech Walesa; ilegalização do "Solidariedade". l Em Fátima novo atentado contra João Paulo II (que sai ileso), prepertado pelo sacerdote espanhol Krohn. l Tropas israelitas invadem o Líbano. l Em Itália é assassinado Della Chiesa, prefeito de Palermo, chefe da luta contra a Mafia; cem mil pessoas manifestam-se contra a Mafia. l Kohl (democrata-cristão), chanceler da RFA. l Eleições em Espanha, vitória do PSOE, Filipe Gonzalez primeiro ministro. l Morte de ADONIRAN BARBOSA. l Morte de SIDÓNIO MURALHA.l José Mário Branco: Ser Solidário. l Fausto: Por Este Rio Acima. l Michael Jackson: Thrillers. l José Saramago: Memorial do Convento.lMário Dionísio: Terceira Idade. l Isabel Allende: A Casa dos Espíritos. l Paulo Rocha: A Ilha dos Amores (filme premiado no Japão). l R. Attenborough: Ghandi. l S. Spielberg: E.T.l Morte de Brejnev.

1983: Em Itália vinte e cinco membros das Brigadas Vermelhas são condenados a prisão perpétua pelo assassínio de Aldo Moro. l Negociações entre os EUA e a URSS sobre a redução do armamento nuclear. l Sujarão reeleito presidente da Indonésia. l Novas eleições em Portugal, vitória do PS seguido pelo PSD; Mário Soares chefia o novo governo do Bloco Central. l Betino Craxi (socialista) primeiro-ministro. l Em Israel Isaac Shamir primeiro-ministro (sucede a Menahem Begin). l Nova constituição na África do Sul concede maior participação política aos mestiços mas não aos negros. l Em S. Paulo, Brasil, manifestação gigantesca contra o desemprego. l Andropov é eleito secretário do PCUS. l Lech Walesa Prémio Nobel da Paz. l Em Lisboa é inaugurado o Museu de Arte Moderna. l Montaignier descobre o vírus da Sida l Cardoso Pires: Balada da Praia dos Cães (Gr. Prémio de Romance e Novela). l Fellini: O Navio.l Tarkovsi: Nostalgia.

1984: Após cem anos, EUA e Vaticano reatam relações diplomáticas. l Em Lusaka Angola e África do Sul assinam acordo sobre retirada das tropas sul-africanas do território angolano. l Em S. Paulo, Brasil, manifestação de 150 mil pessoas a reclamarem eleições directas para a presidência da República. l Em Portugal é preso Otelo Saraiva de Carvalho e mais de cinquenta pessoas acusados de actos terroristas atribuídos às FP-25. l Na Polónia são libertados centenas de presos políticos. l Na Índia a primeira-ministra Indica é assassinada. l Nos EUA Reages vence eleições presidenciais. l Na URSS, por morte de Andropov, Chernenko é eleito secretário-geral do PCUS e assume a chefia do Estado. l Desmond Tutu, bispo sul-africano, prémio Nobel da Paz. l Jogos Olímpicos de Los Angeles: Carlos Lopes medalha de ouro (maratona), Rosa Mota, prata (maratona) e António Leitão, bronze (5000 metros). l Inaugurada em Lisboa retrospectiva da obra de ALMADA NEGREIROS. l ROMEU CORREIA recebe o "Prémio de Teatro 25 de Abril", atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.l Marguerite Duras: O Amante. l Milan Kundera: A Insustentável Leveza do Ser. l José Saramago: O Ano da Morte de Ricardo Reis. l Godard: Eu Vos Saúdo, Maria. l M. Formam: Amadeus. l António Pedro de Vasconcelos: O Lugar do Morto. l Fernando Lopes: Crónica dos Bons Malandros. l O Círio Perfeito, de PEDRO NAVA, é premiado, em Março, com o Livro do Ano, da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo. Em 13 de Maio o poeta suicida-se na Rua da Glória. l Morte de Ary dos Santos.

1985: O sandinista Daniel Ortega, presidente da Nicarágua. l No Brasil, por doença, morre Tancredo Neves, eleito para a presidência da República, a qual não chega a assumir. l Israel retira-se do sul do Líbano. l Gorbatchev é eleito secretário-geral do PCUS. l 44 mortos em manifestações na África do Sul. l Reagan implementa o projecto «Guerra das Estrelas». l 25 mil mortos na guerra Irão-Iraque. l Na Grécia, o PASOK vence as eleições. l Portugal e Espanha aderem à CEE. l Vitória do PSD nas eleições portuguesas, governo Cavaco Silva. l Na Argentina, Alfonsin vence as eleições. l Em Genebra, cimeira Reagan-Gorbachev. l Na Argentina, o gen. Videla é condenado a prisão perpétua.l A OMS adverte que a Sida está a converter-se em peste mundial. l Braudel: O Mediterrâneo - O Espaço e A História. l José Afonso: Galinhas do Mato. l Fausto: Despertar dos Alquimistas. l Gabriel Garcia Marques: O Amor nos Tempos da Cólera. l Kurosawa: Ran - Os Senhores da Guerra. l Sidney Pollack: África Minha. l Fellini: Ginger e Fred. l Manoel de Oliveira: O Sapato de Cetim (Leão de Ouro de Veneza). l Carlos Lopes vence o Campeonato do Mundo de corta-mato.

1986: Mário Soares é eleito presidente da República. l Entrada de Portugal na CEE. l Tratado entre a França e a Grã-Bretanha para a construção do túnel sob o Canal da Mancha. l Na Ucrânia, URSS, desastre na central atómica de Chernobyl. l Waldheim, presidente da República da Áustria. l Cimeira entre Mubarak (Egipto) e Shimon Peres (Israel). l Na Suécia é assassinado o primeiro Ministro Olav Palme. l Samora Machel morre em acidente aéreo; Chissano assume a presidência de Moçambique. l O Partido do Movimento Democrático Brasileiro vence as eleições. l Sakarov, físico e dissidente soviético é libertado por Gorbachev e regressa da Sibéria a Moscovo. l O Papa João Paulo II visita a Índia. l Desmond Tutu, primeiro arcebispo negro na África do Sul. l Em Portugal, várias manifestações artísticas a comemorar o 80º aniversário do compositor FERNANDO LOPES-GRAÇA. l Morre o poeta ALEXANDRE O’NEILL l José Saramago: A Jangada de Pedra. l Oliver Stone: Platoon. l Em Estugarda, Rosa Mota vence a Maratona.

1987: Eleições na RFA, vitória de H. Kohl. l No plenário do PCUS Gorbatchev faz propostas inovadoras. l Reinício da guerra entre Irão e Iraque. l No Chile, Pinochet legaliza os partidos não marxistas. l Por proposta do PRD, queda do governo Cavaco Silva. l Acordo Portugal-China para a transferência de Macau em 1999. l No Brasil fracassa o Plano Cruzado. l Nas Filipinas vitória esmagadora de Corazon Aquino. l Em Portugal, Otelo é condenado a 15 anos de prisão. l Na Grã-Bretanha, vitória de Margareth Tatcher. l Na República Centro-Africana, Bokassa é condenado à morte. l Em Portugal, o PSD e Cavaco Silva vencem as eleições. l No Egipto, reeleição de Mubarak. l Queda da Bolsa de Nova Iorque. l Na Tunísia, é destituído Burguiba. l Reagan e Gorbatchev assinam tratado que elimina os mísseis atómicos de alcance médio. l Défice do comércio externo dos EUA, abalo nos mercados financeiros mundiais. l A URSS lança com êxito o Soyuz IM-2, vaivém espacial. l Surge a cassete DAT (Digital Audio Tape). l José Matoso ganha o Prémio Fernando Pessoa. l Rosa Mota em Roma, campeã mundial da Maratona. l Kasparov mantém o título mundial de xadrez ao vencer Karpov. l Manoel de Oliveira: Os Canibais. l Morre o poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.

1988: A URSS começa a retirar-se do Afeganistão. l Nos estaleiros navais de Gdansk, Polónia, greve de 3000 operários. l Em França Miterrand é reeleito presidente da República. l O Papa João Paulo II recebe Desmond Tutu e condena a África do Sul. l Fim da guerra entre o Irão e o Iraque. l Na ONU, Portugal apela para a defesa dos direitos do povo de Timor-Leste, sob ocupação indonésia. l Em Lisboa, grande incêndio no Chiado.l O Comité Central do PCUS afasta Gromyko e outros quadros da «velha guarda». l No Brasil a nova Constituição repõe as liberdades democráticas. l Referendo no Chile, «não» a Pinochet. l Nos EUA, Bush ganha as eleições presidenciais. l Arafat proclama o Estado da Palestina. l No Paquistão, Benazir Bhuto é eleita presidente da República. l Na ONU, Gorbachev anuncia a redução unilateral de armamento convencional e a retirados de 500 mil soldados soviéticos estacionados no Leste da Europa. l Em Nova Iorque são assinados tratados entre Angola, Cuba e África do Sul, para a retirada das tropas cubanas de Angola e a independência da Namíbia. l Cientistas avisam contra a redução da camada de ozono. l Fernando Lopes Graça: Meu País de Marinheiros. l Herberto Helder: Magias. l Scorsese: A Última Tentação de Cristo. l Nos Jogos Olímpicos de Seoul, Rosa Mota ganha a medalha de ouro ao vencer a Maratona. l No Metro de Lisboa, painel de MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA.

1989: Em Moscovo, Yeltsin vence as eleições. l Na Polónia é legalizado o sindicato «Solidariedade». l Na Hungria, desmantelamento da «Cortina de Ferro»; Kadar é expulso do PC. l Na Argentina, Menem vence as eleições para a presidência da República. l Gorbatchev é eleito presidente do Soviete Supremo da URSS. l Na Hungria, é reabilitado Imre Nagy. l Em Pequim, na praça Tiananmen, a repressão contra estudantes contestários provoca milhares de mortos. l Na Polónia, o «Solidariedade» vence os comunistas do Partido oficial. l De Klerk, presidente da África do Sul. l Na RDA, Honecker demite-se da presidência; queda do Muro de Berlim. l A cimeira da CEE aprova a unificação alemã. l Na Roménia, os revoltosos condenam à morte o casal Ceausescu. l Vaclav Havel, presidente da Checoslováquia. l Em Portugal é iniciado o processo de privatizações. l Salmon Rushdie, autor de Os Versículo Satânicos, é condenado à morte pelo ayatollah Khomeini. l Camilo José Cela recebe o Prémio Nobel da Literatura.l É produzido, pela primeira vez, o plástico biodegradável.

1990: Eleições livres na Hungria, maioria para o Foro Democrático. l Primeiras eleições livres na Roménia. l Primeiros eleições livres na Bulgária: maioria absoluta para o Partido Socialista (antigo Partido Comunista). l Início da união monetária entre as duas Alemanhas; reunificação das duas Alemanhas. l Morte de MÁRIO PINTO DE ANDRADE. l Início das reformas para a implantação da economia de mercado na U.R.S.S. l Tratado de Paris entre o Pacto de Varsóvia e a OTAN. l Legalização do multipartidarismo na Albânia. l Proclamação da independência da Eslovénia. l Invasão do Kuwait pelo Iraque, guerra do Golfo liderado pelos E.U. l Ameaça de crise petrolífera a nível internacional. l Gabriel Garcia Marquez publica "O General no seu Labirinto". l António Lobo Antunes publica "Tratado das Paixões da Alma". l No Teatro S. Carlos, em Lisboa,pela primeira vez em 200 anos, ouve-se cantar o fado: AMÁLIA RODRIGUES. l PEPETELA publica as crónicas Luandando.

1991: Em Portugal, Mário Soares é reeleito Presidente da República. l Morte de Vercors, novelista e desenhador francês. l Vários movimentos nacionalistas levam a Federação Jugoslávia à fragmentação e às lutas inter-étnicas. Surgem nações que reclamam a independência: Croácia, Eslovénia, Macedónia, Bósnia-Herzegovina. Milosevic, da Sérvia, tenta manter a unidade da Federação. Guerra generalizada, atrocidades. l Em Moscovo são assaltadas as instalações do KGB. l Berlim volta a ser a capital da Alemanha unificada. l Boris Yeltsin assume o poder, substitui Gorbatchev. l Várias repúblicas da antiga União Soviética proclamam a independência: Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Cazaquistão, Usbequistão, Quirguizistão, Turcomanistão e Tadjiquistão. l Nasce a União Europeia em Maastricht (cidade holandesa que dá o nome ao Tratado). l O Estado francês atribui o grau de Oficial da Legião de Honra a MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA. l Na República de Cabo Verde, o PAICV, liderado por Pedro Pires, perde as eleições. l Em S. Tomé e Príncipe o MLSTP e Manuel Pinto da Costa perdem as eleições; Miguel Trovoada é eleito Presidente da República. l Em Portugal realiza-se o chamado Acordo de Bicesse: José Eduardo dos Santos (MPLA) e Jonas Savimbi (UNITA) assinam um Tratado de Paz para Angola.

1992: Morte de MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA. l Morte de SALGUEIRO MAIA. l Na Argélia são anuladas as eleições que deram a vitória à Frente Islâmica de Salvação. São presos Abassi Madani e Ali Benhadj, líderes da FIS. Consequência: a Argélia mergulha numa sangrenta guerra civil. l O Senado brasileiro vota a favor do "impeachment" do Presidente Collor de Melo; o Vice Itamar Franco sobe à Presidência. l Os escandalosos adultérios do Príncipe Carlos com Camila Parker Bowles e da Princesa Diana com o capitão James Hewitt, abalam a monarquia inglesa. l No Peru, Alberto Fujimori dá um golpe de Estado, dissolve o poder legislativo, suspende a Constituição e a actividade política e promove aquilo a que chama de "reorganização" do poder judicial. l É preso Xanana Gusmão, líder da guerrilha timorense contra os ocupantes indonésios. l Eleições em Angola, vitória do MPLA. Savimbi, líder da UNITA, acusa o MPLA de fraude eleitoral. A guerra civil vai recomeçar. l HELENA MARQUES: O último cais.

1993: Em Lisboa é inaugurado o Centro Cultural de Belém. l Nelson Mandela e Frederik de Klerk recebem o Prémio Nobel pela obra comum que visa à institucionalização de "uma África do Sul democrática e não racial." l Yitzhak Rabin (Primeiro Ministro de Israel) e Yasser Arafat (Presidente da Autoridade Palestiniana) assinam um acordo para paz no Oriente Médio. l Vargas Llosa: Lituma nos Andes. l Sem grandes turbulências, a Checoslováquia cinde-se em duas repúblicas: a Checa (Boémia/Morávia - capital Praga) e a Eslováquia (capital Bratislava).

1994: Explosão e incêndio na refinaria de Sines (Portugal). l Morte de FERNANDO LOPES-GRAÇA. l Na África do Sul o ANC alcança esmagadora vitória eleitoral; Nelson Mandela assume a Presidência da República. l Em África, o Governo do Ruanda, ao apelar à primazia dos hutus sobre os tutsis, provoca o genocídio: 500 mil mortes. l Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda do Brasil, institui o Real como nova moeda, paritária com o dollar, e acciona plano que trava a inflacção galopante. l Inauguração do túnel sob o Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra. l Jorge Amado recebe o Prémio Camões. l Em Jericó, depois de 27 anos de ausência, Yasser Arafat faz um apelo à unidade de todos os grupos palestinianos. l Com 64 anos morre Jacqueline Kennedy Onassis. l A Voyager 2 chega a Plutão. l Eleições em Moçambique: vitória da FRELIMO, liderada por Chissano. l Nino Vieira ganha as eleições na Guiné-Bissau. l Yitzhak Rabin (Primeiro Ministro de Israel), Shimon Perez (Ministro das Relações Exteriores de Israel) e Yasser Arafat (Presidente da Autoridade Palestiniana) partilham o Prémio Nobel da Paz.

1995: O acordo de Schengen (livre circulação na União Europeia para todos os cidadãos dos paises que a integram) entra em vigor na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal. l Morte de MIGUEL TORGA. l Eleições legislativas em Portugal: sob a liderança de António Guterres, o PS vence o PSD. l Depois de três anos e meio de guerra, que provocaram milhares de mortes e milhões de deslocados, em Paris, com a presença dos presidentes Bill Clinton (E.U.A.) e Jacques Chirac (França), é assinado o acordo de paz entre a Sérvia/Montenegro (representados por Milosevic), a Croácia (representada por Tudjman) e a Bósnia (representada por Izetbegovic). O pré-acordo tinha sido anteriormente alcançado em Dayton (E.U.A.). l No Brasil, Fernando Henrique Cardoso é eleito Presidente da República. l Um fundamentalista israelense assassina o Primeiro Ministro Yitzhak Rabin.

1996: Em Lisboa é instituída a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). l Em Lisboa realiza-se a V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa. l Em Espanha o Partido Popular de José Maria Aznar vence as eleições depois de 13,5 anos de governos socialistas presididos por Felipe González. l Morte de ROMEU CORREIA. l Taliban, milícia fundamentalista islâmica, toma o poder no Afeganistão e retira todos os direitos às mulheres. Os Talibans também concedem asilo a Bin Laden. l Em Paris, no Panthéon, são depositadas, solenemente, as cinzas de André Malraux. l Com 79 anos morre François Miterrand, ex-Presidente francês. l Miguel Trovoada é reeleito Presidente da República de S. Tomé e Príncipe. l José Ramos-Horta (independentista timorense) e Monsenhor Ximenes Belo (bispo de Díli) recebem o Prémio Nobel da Paz. l O Presidente Chissano, em Moçambique, é o anfitrião dos delegados à Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). l Em Eldorado dos Carajás, Estado do Pará, Brasil, a Polícia Militar chacina 19 trabalhadores rurais do Movimento dos Sem Terra.

1997: O ganês Kofi Annan é o novo secretário geral das Nações Unidas. l No Roslin Institut, em Edimburgo, Escócia, pela primeira vez se consegue obter um animal clonado; trata-se de uma ovelha à qual é dado o nome "Dolly". l Em Nova Iorque é realizada a II CIMEIRA DA TERRA com a participação de mais de uma centena de chefes de Estado e de Governo. l Tony Blair ganha as eleições no Reino Unido e proclama uma terceira via para o socialismo. l Ao fim de 156 anos de ocupação o Reino Unido devolve Hong-Kong à China. l A Mars Pathfinder pousa em Marte. l Em França, o socialista e Primeiro-Ministro Leonel Jospin é forçado à "coabitação" com o neogaullista e Presidente da República Jacques Chirac. l Em troca de auxílio económico ocidental, a Rússia aceita o alargamento da NATO a países do leste da Europa. l Lady Di, princesa de Gales e ex-exposa do príncipe Carlos, morre num acidente de viação. l Com 87 anos morre a missionária Madre Teresa, em Calcutá. l PEPETELA ganha o Prémio Camões pelo conjunto da sua obra.

1998: É criado o Banco Central Europeu. l Em Londres, onde fora procurar cuidados médicos, Augusto Pinochet, ex-ditador chileno, a pedido do juiz espanhol Baltazar Garzón é detido sob a acusação de crimes contra a Humanidade. Será libertado 503 dias depois, regressando então ao Chile. l José Saramago recebe o Prémio Nobel de Literatura. l Em Lisboa a EXPO 98 subordinada ao tema Os Oceanos, um Património para o Futuro. l Hugo Chavez, o bolivariano revolucionário, é eleito Presidente da Venezuela. l Morte de Cardoso Pires, escritor português. l Na Guiné-Bissau, golpe de Estado liderado pelo Gen. Ansumane Mané. l No Porto realiza-se a VIII Cimeira Iberoamericana. l No Brasil, Fernando Henrique Cardoso é reeleito Presidente da República.

1999: O Tratado de Amsterdão (integração e cidadania europeias) entra em vigor. l Implantação oficial do EURO na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal. l Morte de AMÁLIA RODRIGUES. l Com a supervisão das Nações Unidas, o eleitorado de Timor-Leste vota maciçamente contra a integração na Indonésia. Logo a seguir, as milícias pró-Indonésia, com a cumplicidade das forças de Jacarta, mergulham Timor-Leste no caos e no terror. Xanana Gusmão que, depois de libertado, regressara à terra natal, apela à unidade dos timorenses contra os ocupantes indonésios e as suas milícias sanguinárias. l De norte a sul, em Portugal, surgem gigantescas manifestações populares pró-independência de Timor-Leste. l Cai Suharto, o ditador da Indonésia. l Mandela renuncia à Presidência da África do Sul. l Sem a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas a pretexto de pôr fim ao genocídio de albaneses no Kosovo, a Aliança Atlântica durante 73 dias bombardeia Belgrado e outras cidades da Federação Jugoslava (Sérvia e Montenegro). Milosevic acaba por ceder, retirando as suas tropas do Kosovo e entregando a administração do território às Nações Unidas. l Romani Prodi é eleito presidente da Comissão Europeia. l António Guterres, Primeiro-Ministro de Portugal, em Macau supervisiona a transferência de soberania daquele território para a China. Macau esteve 442 anos sob domínio português. Assim desaparece a derradeira parcela do antigo império colonial lusitano...

2000: A presidência portuguesa (António Guterres) da União Europeia defende a aplicação de sanções contra a Áustria neonazista de Jörg Haider. l O Papa João Paulo II deposita no Muro das Lamentações, em Jerusalém, um pedido a Deus para que perdoe os que causaram sofrimentos ao povo judeu. l Kumba Yalá presidente da Guiné-Bissau. l A França conquista a Eurocopa (Campeonato Europeu de Futebol). l No aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, acidente com um avião Concorde. Morrem 113 passageiros. Em consequência, o Concorde perde a auréola de ser o mais rápido e seguro avião intercontinental. l Sem condições de poder continuar a governar o Peru, o ditador Alberto Fujimori foge (como um criminoso comum, diz o escritor Vargas Llosa) e pede asilo político ao Japão. l Em Belgrado, avassaladoras manifestações populares forçam Milosevic a demitir-se. l Em Espanha o Partido Popular de Aznar alcança a maioria absoluta nas eleições legislativas. l "Kursk", submarino nuclear russo, sofre um acidente e morre toda a tripulação. O submarino permanece no fundo do Mar de Barentz. l Nova Intifada marca as negociações entre israelitas e palestinianos.

Fonte: www.vidaslusofonas.pt

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal