Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Aveia, Página 4  Voltar

Aveia

Aveia

Sua composição nutricional registra em alguns nutrientes valores muito superiores aos demais grãos.

A aveia é o cereal campeão em proteínas. Destaca-se também por suas vitaminas (especialmente do grupo B), minerais e fibra. 100g deste alimento satisfaz quase a terça parte das necessidades diárias recomendadas de proteínas, 100% das de manganês e mais de 50% das de fósforo e de vitamina B1. As quantidades de ferro, vitamina B2,B6 e E também são destacadas.

Porque é tão saudável?

A aveia contribui para melhorar algumas afecções e é aconselhável, como preventivo, para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo.

A seguir alguns de seus benefícios e indicações:

Coração

É um bom preventivo nas doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório.

Osso e dentes

Por sua função remineralizante e como preventivo contra as cáries.

Sistema nervoso

Tonifica e nutre este sistema por seu conteúdo de vitamina B1, cálcio e outras substâncias. Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiper atividade e ansiedade.

Diabetes

Para os não insulino-dependentes, é útil como estabilizadora do nível de açúcar no sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também como fonte de energia para assimilação lenta e de fibras.

Hipotiroidismo

É eficaz contra o hipotiroidismo, pela estimulação que produz nessa glândula.

Energia

É recomendável para todos os que têm altos desgastes físicos e mentais: desportistas, estudantes, convalescente, anciãos, etc.

Para a pele

Em eczemas, dermatites atópicas e urticária, por suas qualidades emolientes, suavizantes e calmantes.

Aparelho digestivo

Em caso de ardor no esôfago, gastrite, úlcera, constipação ou diarréia, flatulência ou mau funcionamento hepato-biliar.

Dores musculares

Tem ação antiinflamatória e emoliente. Utiliza-se em emplastos de farinha integral com vinagre quente.

Câncer

É eficaz contra certos tipos de câncer por seu efeito antioxidante, de higiene do intestino e de controle do colesterol.

Infecções urinárias

A aveia é útil em casos de cistites, uretrites.

Gravidez

Para evitar deficiências e garantir um bom desenvolvimento do feto. Também estimula a produção de leite.

Crianças

Ajuda no bom desenvolvimento físico e mental, para combater a apatia e acalmar a hiperatividade.

Emagrecimento

Nestes tipos de dietas é útil para evitar carências nutricionais, é útil também por seu efeito diurético, por seu aporte de fibra e por sua ação reguladora do metabolismo.

Importante

Devido ao seu maior conteúdo de gordura, a aveia pode ficar rançosa antes que outros cereais. Convém adquirir os produtos com aveia embaladas a vácuo ou protegidos por embalagens de papelão.

Recomenda-se, assim, comprá-la numa quantidade adequada ao seu consumo. Uma vez aberto o pacote, deve ser conservada em recipiente hermeticamente fechado e guardado em geladeira.

Fonte: www.floripaturbo.com.br

Aveia

Aveia

Da mesma família do trigo, é um dos cereais mais completos, pois durante a industrialização retém quase integralmente o germe do grão. Um grama de aveia possui maior concentração de alguns nutrientes do que o trigo e o centeio, por exemplo.

Cálcio, ferro. magnésio, zinco, cobre, manganês, tiamina, ácido fólico e Vitamina E fazem parte de sua composição.

Além disso, é rica em fibras insolúveis e solúveis, que podem ajudar a evitar a constipação intestinal, controlar os índices de açúcar no sangue e os teores de gorduras no organismo.

As suas fibras solúveis denominadas beta-glucanas demonstraram em vários estudos que podem ajudar a reduzir o colesterol total e o LDL-colesterol, podendo assim reduzir o risco de doença cardiovascular, além de efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon.

Para usufruir dos benefícios da aveia o seu consumo deve ser de cerca de 20g (1 colher de sopa cheia) por dia com pelo menos 1g de beta-glucana.

A aveia pode ser encontrada em flocos, em flocos finos, como farinha de aveia e farelo de aveia que é o que tem maior teor de beta-glucana.

Contém em média em cada 100g, 350 calorias, 15g de proteínas, 7,5g de gorduras e 57,5g de carboidratos. Cada colher de sopa tem 16 g.

Fonte: www.xenicare.com.br

 

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal