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Avelã

Avelã

São cerca de uma centena as espécies de aveleiras, com origens no Oeste Asiático e América do Norte e pertencem à família das Betuláceas.

Dá-se em solos e climas diversos. Atinge a maioridade dos 10 aos 12 anos, durando cerca de sessenta anos, podendo atingir os 4 metros de altura.

É considerada um fruto de casca rija e está coberto por um invólucro verde, agrupando-se em dois ou três frutos por pé.

O valor nutricional e medicinal da avelã foi explorado pelos gregos e romanos e crescia de forma selvagem no continente europeu até ao Mar Negro.

Cada 100 gramas de avelã contém: 17,4 g de proteínas, 62,6 g de gordura, 17,2 g de hidratos de carbono, e ainda celulose, Vitamina C, E e B1, Caroteno e 600 Kcal.

Produzia-se farinha e óleo da avelã, este pelo seu aroma suave era utilizado na perfumaria.

A pasta do seu grão/amêndoa é utilizada na pastelaria – preparação de bombons e chocolates. A pele interior da avelã sai bem em água a ferver e depois de pelada deve guardar-se num frasco hermético.

A origem da palavra velãa vem do grego korys (daí Corylus, avelã em latim) que significa elmo.

O nome de Avelã está ligado a Avellino, província de Itália e onde, outrora, a sua cultura era muito importante. A Turquia é o maior exportador de Avelãs (Giresun é a província turca capital mundial da Avelã).

Devem ser raladas, ou trituradas, ou bem mastigadas e, devido à quantidade de proteínas e gordura, não devem ser comidas mais de 15 avelãs diárias. Importantes na alimentação dos diabéticos e ajudam a emagrecer.

O consumo habitual de avelãs ajuda a combater as doenças cardíacas, os AVC, a arteriosclorose, diminuição do colesterol e diversos tipos de cancros (graças aos lípidos mono-insaturados, vitamina E e as fibras e aos antioxidantes). São, também, benéficas para os fumadores.

Combatem o envelhecimento e reforçam a imunidade.

Nota: Pelo menos no Outono e Inverno, não deixe de comer cerca de meia dezena de avelãs diárias.

Fonte: www.netbila.net

Avelã

Se há um fruto seco por excelência que conta com uma série de importantes benefícios e propriedades para a saúde, esse é as avelãs.

Mesmo que as avelãs são características do outono, já que a temporada ideal para consumi-la é no mês de novembro, por sorte podemos encontrá-las nas lojas e hipermercados durante praticamente todo o ano.

Avelã

Benefícios e propriedades das avelãs

A avelã pode ser um fruto seco ideal em dietas de emagrecimento, já que é pobre em ácidos graxos saturados, o que significa que também é muito positiva contra o colesterol alto.

É rica também em ácidos graxos insaturados, o que significa que é um fruto seco muito bom para combater ou prevenir a aparição das doenças cardiovasculares.

No que se refere às principais vitaminas e minerais que encontramos nas avelãs, destacam a vitamina E, A e ácido fólico, além de cálcio e magnésio.

Dado seu conteúdo em fibra, ajudam em casos de prisão de ventre, ao mesmo tempo em que sua contribuição calórica pode ser muito boa para combater o cansaço e a fadiga.

Além disso, pode converter-se em um fruto seco indicado para as pessoas que sofram alguma doença cardíaca, assim como para reduzir os níveis de colesterol.

Fonte: www.vivendosaudavel.com

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