Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Badminton  Voltar

Badminton

Badminton

O Badminton teve origem na Grécia onde era chamado Tamborete e Peteca. Era jogado por adultos e crianças e o objetivo era rebater a peteca com um taco.

Na Índia o Badminton era chamado de Poona. Oficiais ingleses levaram-no para a Europa onde se popularizou.

Em 1970 foi batizado como Badminton após ter sido aperfeiçoado numa propriedade chamada Badminton, pertencente ao duque de Beauforts, em Glocestershire na Inglaterra.

Em 1934, na mesma cidade inglesa, foi fundada a Federação Internacional de Madminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.

Nos anos seguintes outros países se tornaram membros, especialmente depois da estréia do esporte nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992 onde os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas.

Atualmente 130 países são membros da Federação Internacional de Badminton.

O que é

É um jogo que tem como objetivo rebater uma peteca com uma raquete.

Regras

O jogo é disputado em três games onde no feminino cada game tem 11 pontos e no masculino 15 pontos. Se houver empate no feminino, quem atingiu o 10º ponto primeiro é que decide se a partida vai a 11 ou 13. Já no masculino em caso de empate o primeiro a ter feito o 14º ponto decide se a partida vai até 15 ou 17. Pode ser simples ou de duplas.

A rede de Badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão e ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes.

Como no saque, alguns fundamentos foram baseados no tênis. O sacador tem que sacar em sua diagonal dentro de um retângulo. Se ele conseguir o ponto continua sacando, caso contrário passa para as mãos do adversário. Há apenas uma exceção: no primeiro saque de cada game, a perda do ponto importa a perda do serviço, que automaticamente passa à equipe contrária.

No jogo simples ou em duplas é proibido dar dois toques na seqüência do mesmo lado da quadra.

Se a peteca acertar um jogador é considerado falta.

Onde jogar

Na Bahia, Amazonas, Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, há muitos clubes onde se pode praticar Badminton.

Quem pode praticar

Adultos e crianças podem praticar este esporte.

Fonte: www2.uol.com.br

Badminton

Pegue a Raquete e Divirta-se!

O badminton é um esporte popular nos países da Europa e Ásia, tais como Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Indonésia e China. Mais de 130 países pertencem à Federação Internacional de Badminton (IBF). O badminton se tornou um esporte olímpico ao ser introduzido nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona. Mais de um bilhão de pessoas assistiram à estréia olímpica do badminton na TV.

Badminton

Estudos científicos conduzidos pelo Departamento de Educação Física na Universidade de Baylor mostram o badminton como uma das melhores atividades de condicionamento. Em nível competitivo, ele requer explosão, muitas corridas e saltos, bons reflexos e boa coordenação entre mãos e olhos. A peteca (shuttle em inglês, não confundir com o "space shuttle" da NASA) pode sair da raquete em velocidades de até 180 milhas por hora durante os ralis de uma competição de alto nível. Com essa velocidade, mesmo o mais rápido serviço no tênis ou a mais potente rebatida no beisebol nas ligas principais parecerão uma imagem em câmera lenta.

Badminton

Um jogador de badminton pode correr mais de uma milha em uma única partida. Em um jogo típico de 45 minutos um jogador fará mais de 300 mudanças de direção de 90° ou mais. Em um único jogo, um jogador pode facilmente acertar centenas de rebatidas em velocidades duas vezes maiores do que as mais rápidas velocidades no tênis ou beisebol da liga principal. Mais de 100 batidas no jogo serão feitas com balanços de braço estendido. Há muito mais balanços do que no beisebol profissional.

Badminton

Um jogo de duplas é mais rápido e forte do que o jogo individual. No jogo de duplas, pode haver 15 batidas em apenas 20 segundos. Isso significa que, em um jogo típico de 45 minutos, os dois jogadores podem combinar um total de 2025 batidas, mais de 1000 para cada um. Supondo que 50% dessas batidas são cortadas de pancada forte, no final de cada jogo, cada jogador terá acertado mais de 500 batidas que podem superar 180 mph de velocidade.

O badminton como esporte profissional é jogado em uma quadra de 6,1 x 13,4 metros. A rede separa a quadra em duas áreas iguais. A peteca ou "bola" é feita de penas de asa de ganso. Ela tem 16 penas e pesa entre 4,74 e 5,50 gramas. A peteca é jogada, ou rebatida, com uma raquete. O peso e a forma da raquete podem variar. Entretanto, a moldura da raquete não pode exceder 680 milímetros de comprimento total e 230 mm de largura total.

Badminton

O badminton exige pelo menos duas pessoas para ser jogado. No entanto, como jogo de recreação, não há nada que impeça alguém de jogar com um número ímpar de pessoas ou até jogar sem a rede. Pelo fato de ser um dos esportes mais flexíveis, o badminton pode ser jogado em qualquer superfície relativamente plana e dura, tanto descoberta como coberta, sem perder os benefícios decorrentes dos exercícios.

Finalmente, caso você esteja apenas tentando matar o tempo livre ou tirar proveito dos benefícios de um dos melhores exercícios que já praticou, o badminton irá garantir que o tempo gasto valha a pena. Tal como em outros esportes ou jogos, a coisa mais importante no badminton é sair e se divertir. Pegue a Raquete e Divirta-se.

Fonte: www.seed.slb.com

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal