Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Baleia Branca  Voltar

Baleia Branca



 

NOME POPULAR: Baleia-branca
NOME CIENTÍFICO: Balaena mysticetus
TAMANHO: 20 metros de comprimento
PESO: 70 toneladas

Outra espécie semelhante, e igualmente rara, é a baleia-branca. Caracterizada por sua cabeça que corresponde um terço do corpo. Está praticamente limitada ao oceano glacial Ártico.

Recentemente foi localizada no mar do Japão. Também é protegida desde 1.935 por leis internacionais; algumas raras capturas são permitidas anualmente aos esquimós.

Parece que está recuperando-se no setor do Pacífico e até provavelmente na região Atlântica.

A Comissão Baleeira, órgão com poderes de fixar a cada ano as cotas de captura para cada espécie de baleia, criou, em 1.972, um projeto de controle internacional para garantir que frotas baleeiras e as estações de captura, com base em terra, respeitam estritamente a proibição de caçar baleias-boreais ou baleia-brancas. Porém, como ene outros casos as leis não são respeitadas.

Fonte: www.pick-upau.org.br

Baleia branca

São caçadoras oportunistas , inteligentes e podem imitar vozes humanas

Esse belo exemplar de animal ( a baleia branca) é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adotado ainda filhote. Um belo exeplo disso é Mariana Campos. A mais bela beluga (baleia branca) do mundo!
Taxonomia e evolução
A baleia branca ou beluga foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776. É considerada um membro da família taxonômica Monodontidae, junto com o narval. O seu ancestral mais antigo conhecido é a hoje extinta Denebola brachycephala, do final do Mioceno. Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes. O esqueleto indicou também que o tamanho das belugas (baleia branca) variava conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta -- aumentando durante as eras glaciais, e diminuindo nos períodos seguintes.

Baleia Branca

A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar ártico, e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos.
A baleia branca chega a medir até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10 dentes em cada maxila.

As baleias branca são muito cabeçudas, com um alto na cabeça denominado "melão" e com uma boca que parece estar a sorrir. Possui uma cara "gorducha" e não tem a barbatana dorsal.  Como a nona vértebra é desconectada e móvel, pode virar a cabeça de lado.
A baleia branca (beluga) usa a sua cor branca para se misturar com o gelo do Árctico, onde habita.

Baleia Branca

Vivem entre 25 a 30 anos e as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.   As baleias branca possuem dimorfismos sexual. O sistema de acasalamento dessas baleias branca não foi descrito.  Demora de 4 a 7 anos para as fêmeas adiquirem a maturidade sexual, e que leva 7 a 9 anos para os machos. 

A gestação da fêmea da baleia branca, dura cerca de catorze meses.  Os filhotes são capazes de nadar, juntamente com suas mães desde o nascimento. A mãe fornece proteção e orientação para os filhotes, que são totalmente dependente do leite da mãe durante um ano, mas o aleitamento dura de 1,5 a 2 anos.  Os filhotes de baleias branca nascem com a pele cinza, depois escurece ainda mais até ficar quase negra, só quando chega a maturidade é que ficam brancos.

Calcula-se que existem no total 50 mil baleias branca (belugas) em todo o mundo. No século passado, as baleias branca diminuíram muito por causa da caça, pois utilizavam sua carne, gordura e pele (é o único cetáceo cuja pele pode ser utilizada como couro).
As baleias branca (belugas) vivem em grupos de mais ou menos 10 elementos, mas durante as migrações podem unir-se formando grupos de 200 a 10 mil!

Baleia Branca

As baleias branca são muito sociáveis e comunicam regularmente umas com as outras.
O nome deste animal tem origem na palavra russa "belukha" que significa, "branco".
Vivem entre 25 a 30 anos e, as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.
A baleia branca é a menor e mais brincalhona "baleia" do Ártico ou Fantasma do Gelo como tambem é conhecida.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammali
Ordem: Cetacea
Família: Monodontidae
Gênero: Delphinapterus
Nome binomial: Delphinapterus leucas

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal