Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Baunilha - Página 7  Voltar

Baunilha

Baunilha

Este maravilhoso condimento deriva das vagens de uma orquídea mexicana. A melhor baunilha cresce em Madagáscar, e são os cristais brancos da vanilina que se agarram à vagem que lhe dão o seu sabor e magnífico aroma.

As vagens são caras, mas podem ser utilizadas várias vezes e guardadas num boião de açúcar, a que transmitem o sabor, para utilização em pudins.

O sabor da essência de baunilha sintética não se compara ao que se obtém com a baunilha verdadeira, mas pode-se comprar essência de baunilha natural. A baunilha também pode ser usada para condimentar peixe estufado e molhos para peixe.

Francês = vanille
Inglês = vanilla
Espanhol = vainilla
Italiano = vaniglia

Fonte: www.gastronomias.com

Baunilha

Partes Usadas: O fruto antes de amadurecer

Família: Orchidaceae

Características: Herbácea perene que vegeta inicialmente como arbustos rastejantes, e, em seguida, como trepadeiras. São as únicas orquídeas que possuem esse hábito. Possui caule cilíndrico, glabro, verde, carnudo e nodoso.

As folhas são curtopecioladas, suculentas, medindo de 15 a 25 cm de comprimento por 3 a 4 cm de largura. As flores se desenvolvem em frutos ou favas, dos quais se obtém os cristais de vanila, que originam a essência natural de baunilha.

Dicas de Cultivo: Desenvolvem-se melhor em solos ricos em matéria orgânica e propaga-se por estacas. Planta-se entre setembro e outubro.

Outros Nomes: Port.: baunilha; Esp.: vainillero; Fr.: vanillier; Ing.: vanilla.

Principio ativo: Glicosídeo (vanilosido) dentre outros.

Propriedades: Aromatizante, digestiva, coletérica, estimulante.

Indicações: Aumenta a secreção de bílis e é um estimulante suave e, segundo alguns, afrodisíaco. A baunilha confere um sabor muito agradável às sobremesas, doces e infusões de outras plantas, além de tonificar as funções digestivas.

Fonte: www.cantoverde.org

voltar 123456789avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal