Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Baunilha - Página 9  Voltar

Baunilha

Vanilla planifolia

Baunilha

Aromática e de coloração marrom escuro a baunilha é encontrada sob a forma de essência ou vagem. É uma especiaria proveniente de algumas espécies específicas de orquídea do gênero Vanilla tais como a Planifolia, que se desenvolve apoiada em troncos.

Baunilha e Vanilla derivam do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem", em alusão à forma do fruto que é a própria fava de baunilha. A essência de baunilha é obtida a partir de suas flores através de um processo extremamente complicado e cheio de segredos. Por esta razão e para reduzir custos é que se desenvolveram aromatizantes artificiais que simulam o aroma de baunilha, bastante utilizados na indústria de alimentos.

A baunilha é utilizada para perfumar chocolates, doces, sorvetes, bolos, cremes, mingaus, pudins, fios de ovos, marrom glacê, bebidas, café e gemadas.

A fava tem coloração castanho-escuro, é estreita, comprida, enrugada, cerosa e flexível. Colocada em um recepiente com açúcar, aromatiza o açúcar, que depois pode ser utilizado em receitas de bolos, pudins, para adoçar leite ou chocolate quente.

Fonte: batuquenacozinha.oi.com.br

Baunilha

Baunilha

Baunilha é a essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Tanto o nome do gênero Vanilla como "baunilha" derivam do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem", em alusão à forma do fruto. Baunilha também é o nome popular das orquídeas deste gênero.

Bastante comum nas Américas, onde é nativa, a baunilha é a única espécie de orquídea trepadeira.

Atualmente existe um aromatizante obtido artificialmente que simula o aroma de baunilha. Por ter uma produção rápida e a baixo custo (enquanto a produção de baunilha natural depende da floração e frutificação da planta), tem substituído o aroma natural na indústria de alimentos. Entretanto, o aroma natural ainda é artesanalmente usado em chocolates, doces, sorvetes e bebidas.

Também é usado na perfumaria para a produção de essências para a fabricação de perfumes, sabonetes, talcos, cremes, etc.

Na foto mostrada ao lado pode-se ter idéia do tamanho de uma vagem da Baunilha.

Fonte: pt.wikipedia.org

voltar 123456789avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal