Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Cromoterapia  Voltar

Cromoterapia

O que é

Cromoterapia é também chamado de terapia de cores que é o uso de cor e luz para trazer suavemente sobre a homeostase.

Exemplos de homeostase incluir a regulação da temperatura e o equilíbrio entre a acidez e alcalinidade (pH). É um processo que mantém a estabilidade do ambiente interno do corpo humano em resposta a alterações das condições externas. Neste a cor juntamente com a terapia de luz é aplicado a áreas específicas e pontos de acupuntura no corpo. Esta é uma terapia alternativa que significa qualquer tratamento que não é considerado como parte da medicina convencional. Os profissionais de saúde que trabalham no tratamento do câncer estão se tornando mais conscientes das terapias alternativas.

O os praticantes de cromoterapia acreditam que a cor pode ser usada para corrigir desequilíbrios de energia que são a causa de uma doença.

A cromoterapia aplica cores ou luzes específicas para pontos específicos no corpo chamados "chakras". As cores diferentes têm efeitos diferentes.

Cor e luz têm sido utilizados para a cura, desde o início dos tempos. Os antigos egípcios tinham construído quartos tipo solário com painéis coloridos de vidro. O sol brilhava através do vidro e inundava o paciente com a cor. Eles usavam a terapia de cor para o potencial máximo. E, diz-se que muitos pacientes tinham sido curados por causa dessa terapia.

Alguns praticantes usam panos de seda coloridos que são colocados sobre o corpo e, em seguida, inundados com a luz solar. Alguns praticantes também usam a cor infundido em água e cor meditações para enviar raios de cura para a pessoa.

Hoje, existem muitos terapeutas que usam a cor e a luz de formas fascinantes. Alguns terapeutas têm uma caixa com um mecanismo que pisca a luz nos olhos. Eles relatam sucesso em acelerar a recuperação das vítimas de acidente vascular cerebral e as pessoas que sofrem de depressão crônica.

Os cientistas, que estudaram cor e a luz extensivamente, reconhecem que as cores provocar reações emocionais em indivíduos. Nossas reações e atitudes para cores diferem de pessoa para pessoa, o que torna um interessante estudo em si. A atração que determinadas cores pode muito bem sinalizar áreas onde as energias do corpo estão desequilibrados. Entender por que determinadas cores tem efeito em nós positivamente enquanto outras trazem sentimentos negativos nos ajuda muito na nossa jornada de cura. Se você tem observado algumas cores, pode motivar sentimento positivo, enquanto a elevação seu humor enquanto alguns podem simplesmente entrestecê-lo. Vestindo a cor errada pode fazer você se sentir sem sorte com você mesmo. As cores são certos comprimentos de onda de energia eletromagnética - energia Chi visto através de nossos olhos. As cores que vemos é a parte do espectro visível que é refletida para trás por um determinado objeto.

Origem

A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento , significa o tratamento através das cores..

A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo. Ela restaura e regenera o equilíbrio bioenergético dos campos eletromagnéticos através do uso das cores do espectro solar.

Seu uso prático pode ser através da aplicação de luzes coloridas, água “solarizada” ou visualização.

As cores estão presentes nas roupas, nos alimentos, na casa, no trabalho, na natureza, enfim, em todos os lugares e elas surgem a partir da incidência da luz.

A Cromoterapia é pois a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela frequência que resulta em saúde, bem estar e harmonia. A cor é fundamental em qualquer sistema de cura, quer o médico o saiba ou não.

Terapia

Cromoterapia, às vezes chamada de terapia de cor, é um método de medicina alternativa, que é considerada pseudociência.

A cromoterapia é uma terapia que através das cores, estimula as faculdades de que mais necessitamos.

O ser humano vive no meio de cores, e elas exercem influências sobre o comportamento do homem e sobre as suas emoções.

Todos nós sabemos que por exemplo o vermelho é uma côr excitante, e o azul acalma e descontrai. Portanto instintivamente reagimos ás cores.

Na realidade a cromoterapia é uma terapia que através das cores permite-nos a nós humanos, trabalhar melhor, ajuda na concentração, e em termos gerais, estimula as faculdades de que temos necessidade.

As cores "falam". Essa linguagem é composta por tonalidades.

A cromoterapia permite-nos ser menos estranhos no nosso meio ambiente, viver em harmonia com o mundo, e por conseguinte ser mais feliz e saudável.

Através da cromoterapia pode-se tratar e até mesmo curar, por assim dizer, “problemas” quotidianos tais como a insónia, o stress, má digestão, etc.

Qual a vertente terapêutica da Cromoterapia?

Através da cromoterapia pode-se tratar e até mesmo curar, por assim dizer, "problemas" quotidianos tais como a insónia, o stress, má digestão, etc.

Através da observação ou visualização mental constante da mesma cor por um certo período de tempo, que é variável continuamente ou esporadicamente, conforme o caso!

Para, por exemplo, o problema da insónia, se observarmos durante um tempo a cor violeta, que nos transmite uma maior vibração espiritual, alternada com o preto que simboliza a noite e com o silêncio, a sua vertente terapêutica determina o repouso de todos os orgãos e induz ao sono!

Não se vista de preto, não abuse do vermelho e tire partido do azul. Porquê? A cromoterapia explica.

Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente. Cada comprimento de onda atua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos.

De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Por seu lado, comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação.

As cores frias, como o azul e o verde, são as de comprimento de onda mais curto. As cores quentes, como o vermelho ou o laranja são as de comprimento de onda mais longo. Assim, o azul e o verde têm um efeito mais calmante, enquanto o vermelho e o laranja têm o efeito contrário. (Já alguma vez pensou porque é que a decoração dos hospitais e os uniformes dos médicos e enfermeiros são sempre de cores frias?)

Partindo deste princípio, a cromoterapia é a técnica de aplicação das cores com um fim terapêutico. Esta técnica foi estudada e aplicada na antiguidade, na Grécia e no Egipto, e hoje em dia a ciência e a tecnologia permitem um estudo e uma aplicação mais precisos deste tipo de tratamento.

A luz e as cores são vibrações provenientes do Sol, que é a fonte natural de toda a energia luminosa.

As cores são variações da frequência das ondas de luz emitidas pelo Sol e, segundo Newton, as cores primárias são sete (as do arco-íris): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. As três primeiras são as chamadas cores quentes, o verde é a cor do equilíbrio, e as últimas três são as cores frias.

A aplicação terapêutica das cores pode ser feita das mais variadas formas. É comum associar-se a cromoterapia a outros tipos de terapias holísticas, tais como o Feng Shui ou a terapia dos cristais, através da utilização das cores adequadas aos efeitos que se pretendem tanto na decoração (no caso do Feng Shui), como na cor dos cristais.

Uma forma bastante comum e muito simples de aplicar a cromoterapia é através da ingestão de água energizada por determinada cor. Se, por exemplo, pretendemos um efeito calmante, o processo é muito simples. Deita-se a água numa garrafa ou copo azul transparente, e deixa-se o recipiente exposto à luz solar.

Desta forma, todo o comprimento de onda de luz que atravessa a água é azul, e o líquido fica carregado com a energia relaxante desta cor. Basta ingerir o líquido diretamente do recipiente para tirar partido do efeito da cor.

Há ainda a terapia direta, que consiste na aplicação de focos de luz colorida sobre o corpo, variando a cor conforme o efeito pretendido.

De forma menos precisa, mas mais prática, é muito simples aplicar a cromoterapia ao nosso dia-a-dia, através da escolha das cores do nosso vestuário, da decoração da casa, dos objetos com que trabalhamos, etc.

E para que saiba como por em prática esses pequenos truques, aqui fica uma lista de propriedades de cada cor:

Propriedades de cada cor

Vermelho

Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo.
Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Laranja

Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

Amarelo

Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o optimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde

Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul

Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. Tem um efeito anti-séptico e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser usado no tratamento de doenças da garganta e dos olhos.

Anil

Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação. É eficaz no tratamento de inflamações, dores (efeito analgésico) e doenças dos pulmões.

Violeta

Efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desentoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.

Branco

Não é uma cor, mas sim a reunião de todas as cores. A cor branca é a luz emitida pelas superfícies que refletem todas as cores. Ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.

Preto

É a ausência de cor. Preto é o que vemos quando uma superfícies absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Não deve ser usada, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.

Significado da Cor

Vermelho  Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
Rosa forte   Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos eartérias e eliminador de impurezas no sangue
Rosa   Ativador, acelerador e eliminador de impurezas do sangue
Laranja Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas
Amarelo forte   Fortificante do corpo, age em tecidos internos
Amarelo   Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele
Verde forte   Anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
Verde   Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos
Azul forte   Lubrificante das juntas e articulações
Azul   Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
Índigo   Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas
Violeta   Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações

Enfermidades e seu Tratamento

Amarelo   indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele
Laranja   asma, bronquite e pulmões
Verde   problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários
Azul forte   resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações
Azul   inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos
Índigo   inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias

Utilização

A utilização das cores nos tratamentos da saúde é relativamente recente.

Não existem indicações sobre a cromoterapia como uma técnica ou uma arte terapêutica bem organizada como acontece com a fitoterapia (cura pelas ervas) ou hidroterapia (tratamento pela água).

Na história da medicina temos notícias de algumas formas isoladas de aplicações terapêuticas com uma ou outra cor, além de citações vagas e muito distantes. Nos últimos trinta anos é que a cromoterapia se desenvolveu de uma forma mais organizada graças à evolução da tecnologia e da ciência.

Hoje já existem trabalhos muito interessantes sobre o assunto desenvolvidos por grupos não exatamente ligados à medicina natural, mas sim a universidades, faculdades de psicologia e a grupos de parapsicologia. A antiga União Soviética foi pioneira neste campo e os seus cientistas utilizaram de uma forma regular as cores como um método de tratar problemas orgânicos e emocionais. Os adeptos da medicina natural têm muita simpatia pela cromoterapia e existem vários médicos naturistas que costumam aplicá-la com sucesso.

Alguns deles não hesitam em considerar a cromoterapia como uma parte importante na medicina do futuro, devido à sua simplicidade, facilidade de aplicação e eficácia

A Terapia das cores

Vermelho: Proporciona energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera a adrenalina. Ajuda a combater os resfriados (sem febre). Alivia o cansaço e suaviza as dores de origem reumática.
Laranja (e cores alaranjadas):
Tonificam, combatem a fadiga, estimulam o sistema respiratório e conservam o cálcio no organismo. Desenvolvem o otimismo.
Amarelo:
Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos problemas ósseos, combate a prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimulante inteletual.
Verde:
Favorece o equilíbrio hormonal, estimula os órgãos digestivos, tem ação refrescante e anti-infecciosa. Contribui para aliviar a insônia.
Azul:
Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e favorece a harmonia.
Índigo:
Ação coagulante. Atua diretamente na corrente sanguínea. Deve ser utilizado nos casos de ferimentos e hemorragias em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.
Violeta:
Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz os medos, a angústias e diminui a irritação.

Efeito das cores

Branco: Pureza, Paz e Virtude
Vermelho: Paixão
Amarelo: Ouro
Laranja: Alma humana
Verde: Natureza, Floresta e Saúde
Azul: Espiritual
Violeta: Devoção e Energia
Rosa: Amor
Preto: Solidão
Castanho: Terra

Indicações para as cores da roupa

Branco: Use o branco quando desejar sentir paz, calma e necessidade de estar limpo e purificado.
Vermelho:
Vista-se de vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir a necessidade de atrair alguém. É um forte estímulo sexual e é uma cor muito atraente.
Amarelo:
Quando necessitar de tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.
Laranja:
Para obter sucesso financeiro.
Verde:
Para receber presentes e para diminuir seu stress.
Azul:
Para obter a harmonia a paz e a tranquilidade.
Violeta:
Para procurar a inspiração e a imaginação.
Rosa:
Para encontrar a felicidade e obter a simpatia.
Preto:
É a Elegância e afasta as invejas.
Castanho:
É aconselhável evitar roupas desta cor.

Fonte: drvidyahattangadi.com/www.fontedeluz.com/bluekarmaresort.com/www.ncbi.nlm.nih.gov

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal