Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Pilates  Voltar

Pilates

Método

Pilates foi desenvolvido pelo alemão-nascido Joseph Pilates, que acreditava que a saúde mental e física estavam intimamente ligados.

Seu método foi influenciada por formas ocidentais de exercício, incluindo ginástica, boxe e luta greco-romana.

Pilates imigrou para os EUA em 1920 e abriu um estúdio em Nova York, onde ele ensinou seu método - que ele chamou contrology - há várias décadas.

O Pilates se tornou a ginástica queridinha das celebridades. Mas para quem acha que só é possível praticar exercicios pilates com todos aqueles aparelhos, engana-se. É uma combinação que trabalha bastante as coxas, a mobilidade da coluna e, principalmente, o abdômen.

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.

Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método..

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

Deve sempre ser aplicado por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

Mas atenção:os exercícios pilates não são recomendados para quem precisa tratar algum problema, como hérnia de disco ou desvios graves na coluna.

Joseph Pilates - Vida

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas. Estudou Yoga e Zen Budismo. Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro.

Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918.

Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado. Criou uma fundação e desenvolveu equipamentos específicos.

Em 1926, Joseph Pilates migrou para os Estados Unidos, e foi na viagem de navio que conheceu Clara, sua esposa.

Juntos, levaram a idéia para Nova York, abrindo seu: The Pilates Studio.

Lá, Joseph Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle ou Contrologia. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos.

Objetivo

Pilates tem como objetivo fortalecer o corpo de uma forma ainda, com especial ênfase na força do núcleo para melhorar a aptidão geral e bem-estar.

Os exercícios de Pilates são feitos em uma esteira ou usar equipamentos especiais, tais como o Reformer, Cadillac e Cadeira Wunda.

Com seu sistema de roldanas e molas, alças e tiras, o aparelho pode fornecer qualquer resistência ou suporte, dependendo de suas necessidades.

O Método Pilates - História

O Método Pilates é constituído por um conjunto de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates tem como objetivo fortalecer os músculos e articulações, melhorar a flexibilidade desenvolvendo o controle do corpo e da mente

O Método Pilates é um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de forma global desenvolvido em 1920 pelo legendário alemão, enfermeiro e atleta, Joseph H. Pilates. Ele elaborou um equipamento específico e um método para balancear e fortalecer os músculos e articulações.

O método é baseado em um sistema de exercícios que focaliza-se na melhora da flexibilidade e força total do corpo sem a hipertrofia muscular.

Pilates
Chamado "high chair"

Em todo o mundo, este método tem sido oferecido em hospitais, consultórios médicos, academias e clínicas. Sendo apontado como um método de condicionamento, reabilitação e busca da saúde e bem-estar.

O Método Pilates é um ótimo complemento em tratamentos fisioterápicos, quiropráticos, massagens e outras atividades físicas.

Quem pode fazer esta aula?

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.

Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Quem foi Joseph Pilates

Nasceu na alemanha em 1880 e morreu em 1967, tinha um eterno interesse pela atividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas, estudou a yoga, zen budismo, regimes gregos e romanos. E aos 14 anos, contam seguidores do professor, estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia.

Pilates
Joseph Hubertus Pilates

Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a inglaterra como enfermeiro. Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da inglaterra, em 1918. Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado, iniciou uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos.

Pilates
Joseph no "ped a pol"

Em 1926, Pilates emigrou para os estados unidos, e foi na viagem de navio que conheceu clara, sua futura esposa.

Juntos, trouxeram a idéia para New York city abrindo seu estúdio: Pilates Studio. Lá Pilates ensiou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle ou Contrologia. O estúdio funciona até hoje, e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960.

Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Grahan e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio no estúdio.

Pilates
Chamado "Low chair"

Ultimamente o método é usado por todo o mundo por indivíduos de todos os níveis de condicionamento físico assim como por companhias de danças como as que apresentam em shows na broadway (citado como exemplo: Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine, Hanya Holm and Jerome Robbins), e personalidades como: Gregory Peck and Katharine Hepburn e atuais como Madonna, Jessica Lange, Michael Crawford, Joan Collins, Greta Scacchi, Sigourney Weaver, Britt Ekland, Pat Cash, Kristi Yamaguchi, Stefanie Powers, Wayne Sleep e Tracy, além de estudantes de universidades, times esportivos, spas, academias, clínicas e clubes.

Pilates
Chamado "Small demojoe"

Segundo artigo publicado pela revista E.F. Confef ano III nº 11 - março de 2004, em 1941, a Romana kryzanowska iniciou seus treinamentos sob a supervisão de Joseph e Clara Pilates. Após a morte de pilates, Romana, sua maior pupila, continuou a estudar e ensinar o método. Clara veio a nomear Kryzanowska como tutora do Método Pilates de Condicionamento Físico, pretendendo que nenhuma pessoa utilizasse o nome Pilates sem autorização. Em 1970, Clara Pilates transferiu todos os direitos pra a empresa de Romana, denominada 939 Studio Corp. que mais tarde trasferirira novamente esses direitos a Aris Isotoner Gloves, Inc. ficando Romana somente com a responsabilidade sobre as aulas e treinamento. O método também era ensinado por Sean Gallagher na filadélfia. Ambos se tornaram sócios e Sean adquiriu os direitos autorais sobre as marcas e sobre o método pilates no mundo inteiro. Constituindo a empresa Pilates, Inc., com sede em New York, que detém os direitos de uso das marcas Pilates e The Pilates Studio.

Pilates
Chamado "Spine Corretor Barrel"

O que é diferente neste método?

Joseph H. Pilates elaborou mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos para desenvolver... o corpo uniformemente.

E ao invés de se repetir muitas vezes cada exercício ele indica em seu método ser preferível exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo.

Pilates
Chamado "The Mat"

Devido a necessidade de se concentrar utilizando sua mente ligada ao corpo durante as rotinas de exercícios é garantido ao praticante sentir-se mais consciente das funções musculares e ainda controlá-las mais adequadamente.

Pilates
Chamado "the pedipull"

Benefícios

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também , como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência.

Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomelites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Pilates
Chamado "The Reformer"

Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

A Aula

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalhos concêntricos e excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. Você controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal nos aparelhos e no "the mat". Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), elimina a tensão e aumenta a estamina.

Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos.

Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. "O rigor técnico é o grande segredo" . Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos.

Fazer uma aula sem a instrução de um professor credenciado, é perda de tempo. A garantia da eficiência do método está em exatamente na precisão dos movimentos e que só poderá conseguir com a ajuda dele. Por exemplo, numa aula os alunos costumam passar como que 30 min só nos exercícios de consciência corporal, só quando estão todos suando é que começa a ginástica propriamente dita. Não adianta ir direto aos exercícios os alunos não conseguem executá-los com eficiência sem o pré-aquecimento.

Quando se olha alguns exercícios tem-se a impressão que são simples alongamentos, nada muito puxado, talvez por não ser necessário fazer muitas repetições do mesmo exercício. Mas somente participando da aula é que teremos como avaliar e sentir os músculos exigidos principalmente do abdômen. Com todo este rigor técnico os resultados não demoram a aparecer e após em média 30 sessões, você consegue transformar seu corpo de maneira equilibrada definindo todos os músculos por igual.

Além de aparelhos (parecem camas de madeira com molas e tiras de couro substituindo os pesos) as aulas de pilates podem ser feitas fora dele.

As aulas são quase sempre individuais e e custam no Brasil em torno de R$ 60,00 a R$ 80,00 por hora.

O Método no Brasil

Segundo artigo publicado pela revista E.F. Confef ano III nº 11 - março de 2004, o método pilates foi introduzido no Brasil pela profissional de Educação Física Inélia Garcia, quem se certificou nos Estados Unidos, com a Romana Kryzanowska, ex-aluna de Joseph Pilates.

Mais tarde, Romana e sua filha Sari Mejías as "Masters Teachers" do Pilates, ministraram o primeiro curso de formação no Brasil.

Pilates
Chamado "The Cadillac"

Posteriormente, após treinamentos intensivo e entrevistas, a Profa. Romana, autorizou a profa. Inélia Garcia a abrir um centro de certificação que começou a atuar em 1999, realizando cursos que só eram possíveis nos Estados Unidos.

Desafio

Esta é, com certeza, a palavra que melhor define este grandioso conceito de saúde e felicidade.

Segundo JOE: “a preparação física é requisito básico para a felicidade”. Sim. Esta afirmativa hoje é verdadeira e atual, só que foi dita há 60 anos.

Este é um dos exemplos do visionismo pilatiano. O que mais fascina quem estuda Pilates, não são os exercícios e os aparelhos que por si só, já o torna insólito. Mas sim o conceito mente-corpo, corpo-mente.

A mente molda o corpo e o corpo bem preparado dá condição da mente transcender. Que por sua vez geraria um corpo ainda melhor. Este princípio de geração e interdependência reporta-nos a teoria Taoista do YIN E YANG.

Através desses conceitos, Joseph Pilates criou a CONTROLOGIA que tem princípios a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia.

Concentração

Durante a execução dos exercícios, devemos estar concentrados ao centro de força (powerhouse) e ao mesmo tempo, observar cada movimento que compõe determinado exercício, bem como todos os fatores limitantes para a execução do mesmo.

Controle

O controle é fundamental para a eficácia e segurança do treinamento físico e principalmente no MÉTODO PILATES.

Nunca o movimento a qualquer custo; mas, qual é o custo do movimento? Se você não consegue executar o exercício completo com perfeição, fragmente-o (orientado por instrutor) para que você não perca o controle do movimento e o exercício possa ser realizado com perfeição, como o método exige.

O Centro

JOE concluiu que o corpo tem um centro físico onde se originam todos os movimentos. Ele o chamou de POWERHOUSE (Centro de Força). O abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas compõem este Centro de Força. O Método Pilates concentra-se em reforçar este CENTRO. Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura.

A maioria dos exercícios de Pilates tem seu foco no POWERHOUSE de forma a estabilizar o torso e permitir que estiquemos e alonguemos. O domínio deste centro tem, como efeito, uma cintura mais delgada, um abdômen mais definido e uma melhora considerável da fisiologia visceral. Além de uma postura mais correta e forte.

O Movimento

Fluidez, harmonia e beleza: Esta tríade define o que devemos buscar ao executar os movimentos durante o exercício. Os exercícios preconizados por Pilates levam o aluno a conhecer um grande número de exercícios harmônicos e conscientes.

Precisão

Pilates
Joseph H. Pilates

O Controle está diretamente ligado à precisão. Pilates dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”.

Respiração

Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue pura. Este é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração. Em geral inspirando(expandindo as últimas costelas), iniciamos o movimento e ao final do último movimento do exercício, devemos estar com os pulmões vazios. Ter expirado todo o ar, puxando mais ainda o umbigo em direção à coluna).

Principais benefícios

Postura Firme
Aumento da capacidade de concentração e felicidade nos movimentos para atividades da vida diária.
Aumento de força, flexibilidade e alongamento, eliminando dores posturais.
Corpo moldado e mente saudável.

Qual os limites de idade para praticar o Método Pilates?

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular em todas as idades, sem contra-indicações, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Joseph Pilates só aceitava em seu Studio crianças à partir de 12 anos de idade por acreditar que crianças muito jovens, não apresentavam maturidade e concentração suficientes para a prática dos exercícios.

Por ser uma atividade individual ou feita em pequenos grupos, e ainda supervisionada por um instrutor, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno.

Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o atleta até o sedentário, do idoso ao adolescente, da grávida aos pacientes em fase de reabilitação, podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos.

O que é

Pilates
Pilates

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Você controla sua alimentação?Saiba agora se está dentro do peso saudável.

As aulas apresentam:

Exercícios suaves e eficazes;
Poucas repetições de cada movimento;
Grande repertório de exercícios;
Aulas únicas, evitando monotonia;
Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
Resultados rápidos e duradouros;
Construção de uma postura correta e natural;
Não há desgaste físico.

Benefícios:

Aumenta a resistência física e mental;
Alongamento e maior controle corporal;
Correção postural;
Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
Melhora da coordenação motora;
Maior mobilidade das articulações;
Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
Fortalecimento dos órgãos internos;
Aumento da concentração;
Trabalha a respiração;
Promove relaxamento.

Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.

Origem

Pilates
Pilates

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou a Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro estúdio. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir do anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela passou o cargo a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna de Pilates dos anos 40.

História do Pilates

Pilates
Joseph Hubert Pilates

Joseph Hubert Pilates nasceu na Alemanha, perto de Dusseldorf, no ano de 1880. Durante a infância, ele sofreu de asma, raquitismo e febre reumática.

Determinado a tornar-se fisicamente forte ele começou a estudar terapias corporais, incluindo Yoga, Zen, técnicas gregas e romanas de exercícios. Aos catorze anos, dedicou-se ao fisiculturismo, chegando a posar para cartazes de anatomia. Mais tarde, viria a se tornar especialista em cultura física, mergulho, esqui e ginástica.

Em 1912, tornou-se boxeador na Inglaterra e durante esse período a 1ª Guerra Mundial deflagrou-se e ele, foi considerado um “estrangeiro inimigo” sendo detido em Lancaster juntamente com outros alemães, sendo transferido posteriormente para a Ilha de Man. Durante o período que passou nessa ilha, ele treinou seus companheiros internos com exercícios que havia criado, vendo-os companheiros ficarem fortes e não serem contaminados pela epidemia de influenza (“gripe espanhola”) que assolou a Europa e matou milhares de internos da ilha. Mais tarde, trabalhou no setor de enfermaria e aplicou seus exercícios em pessoas incapacitadas e com ferimentos de guerra, iniciando durante esse período, a teorização e o desenvolvimento dos aparelhos que dariam origem aos que usamos hoje.

Com o fim da guerra, Joseph Pilates retornou para a Alemanha, mais precisamente Hamburgo, onde continuou desenvolvendo seu método, agora como treinador atlético da Polícia de Flamberg. Durante esse período, conheceu Rudolf V. Laban, que incluiu parte da técnica de Joseph Pilates em seu método de ensino, que foi passado para pessoas importantes como Mary Wigman e Hanya Holm. Em 1925, foi convidado para treinar o exército alemão. No entanto, no ano seguinte, frustrado com o seu trabalho no exército, Joseph Pilates decidiu ir para a América e no navio, conheceu sua futura esposa, Clara. Chegando à América, o casal rumou para Nova York, onde fundou um estúdio que funciona até hoje e que eles supervisionaram até meados dos anos sessenta.

O estúdio do casal recebeu a atenção da comunidade de dança e o método logo se tornou parte do treinamento de bailarinos, incluindo alguns bem famosos como Ruth St. Denis, Jerome Robbins e George Balachine. Pilates batizou seu método como “Contrologia” e viveu uma vida longa e saudável praticando seu método. Ele morreu em 1967, aos oitenta e sete anos e as suas fotos são uma amostra de que ele era a prova viva de que seu método era realmente eficiente.

Hoje, seus métodos de treinamento são utilizados em todo mundo por um grupo eclético, tais como dançarinos, atletas, clientes de spas e pessoas em busca de atividades físicas. Seu método torna-se mais popular a cada dia, o que faz com que haja uma grande procura por este método de condicionamento global.

Fonte: www.nhs.uk/www.cdof.com.br/www.espacopilates.com.br/www.pilatespostura.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal