Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Berinjela  Voltar

Berinjela

Nome Científico

Solanum melogena

Características Botânicas

A berinjela é uma planta originária da Índia, Birmânia e China. Foi introduzida pelos árabes na Europa, durante a Idade Média.

A planta é perene e pertence a família Solanaceae. É arbustiva com caule semilenhoso. Sua altura pode ultrapassar 1m. O sistema radicular atinge profundidades superiores a 1m, embora a maioria das raízes se concentre mais superficialmente. As flores são hermafroditas. Ocorre a autofecundação e é baixa a incidência de polinização cruzada. O fruto é uma baga carnosa, de formato alongado e cor variada, usualmente escura.

No mundo, é muito difundida em paises da Europa e Estados Unidos como uma das hortaliças mais valiosas.

Berinjela

Variedades para a Industrialização

A berinjela apresenta muitas variedades de frutos, com colorações diversas, desde o branco e o amarelo, até o verde, o cinzento e o castanho.

Como alimento, e portanto também para a industrialização, utilizam-se somente as variedades que produzem frutos roxo-azulados como:

Roxa Comprida

Fruto de formato cilíndrico, alongado e uniforme; possui coloração violeta quando nova, passando à roxa; pesa de 250 a 350 gramas; mede de 18 a 22cm de comprimento e 5 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 90 a 100 dias após o plantio.

Florida Market

Fruto de formato longo ovalado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 250 a 300 gramas; mede de 16 a 20cm de comprimento e 7 a 9cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 100 a 110 dias após o plantio.

Embu

Fruto de formato alongado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 200 a 250 gramas; mede aproximadamente 15 a 18cm de comprimento e 6 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a janeiro, ciclo de 100 a 120 dias após o plantio.

Berinjela
Berinjela roxa comprida

Berinjela
Berinjela Florida Market

A escolha de uma dessas variedades depende do produto final e do custo da matéria-prima. Normalmente a mais utilizada é a roxa comprida devido ao preço e à sua disponibilidade no mercado.

Época de safra

A colheita é iniciada aos 90 – 140 dias da semeadura, prolongado-se o período produtivo durante 100 dias ou até mais tempo. Podem-se obter dois periodos de safra, efetuando-se irrigações e adubações ao fim do inverno. Na primavera quando a temperatura se eleva ocorre novo período de frutificação, seguido-se a colheita.

Principais Produtos Alimentícios Derivados da Matéria-Prima

antepasto de berinjela

beringela frita

conserva de beringela

lasanha de beringela

patê de beringela

bolos, pizzas, e outros

Atributos de qualidade

A berinjela tem pouquíssimas calorias, e proporciona um sensação de saciedade, sendo ideal para pratos vegetarianos. É reconhecida popularmente como um alimento benéfico à saúde. Diversos trabalhos vêm demonstrando sua eficácia no tratamento e prevenção algumas doenças.

Redução do colesterol

O colesterol é produzido pelo próprio organismo ou absorvido pelo intestino. A ingestão de berinjela inibe a absorção do colesterol no intestino devido a presença de niacina. (Vico - Farma, 2003)

Ação hipoglicêmica

Estudos de laboratório sugerem que a ingestão contínua de pectina, presente na casca de berinjela, contribui para a tolerância à glicose. (Derivi, 2002)

Composição Química

Componentes

Quantidade em 100g
   Valor calorico, kcal 19,0
   Carboidratos totais, g 4,0
   Proteina, g 1,0
   Lipídios, g 0,0
   Fibra alimentar, g 77,0
   Cinzas, g 7,34
   Cálcio, mg 17,0
   Ferro, mg 0,40
   Fósforo, mg 29,0

Bibliografia

DERIVI, S.C.N. Efeito Hipoglicêmico de Rações à Base de Berinjela em Ratos. Ciência e Tecnologia de Alimetnos, Campinas, v.22(2),pg.164-169, 2002.
FILGUEIRA, F.A.R. Manual de olericultura: cultura e comercialização de hortaliças. 2 ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1981.v.1.
FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Ed. Ateneu, 9ed. Rio de Janeiro, 1997.
IBGE. Censo Agropecuário, 1996. Quantidade produzida por produtos da horticultura e condição do produtor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=t&o=1. Acessado em 19/12/2003.
IBGE. Censo Agropecuário, 1996. Valor da produção por produtos da horticultura e condição do produtor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=t&o=1. Acessado em 19/12/2003.
LIMA, Luiz Carlos Baptista. Hortifrutigranjeiros: guia completo. Porto Alegre: Editora Sabra Luzatto, 2000.
Beringela no combate ao colesterol. Vico - Farma,Disponível em http://www.maringasaude.com.br/vicofarma/beringela.shtml. Acessado em 19/12/2003.

Fonte: www.ufrgs.br

Berinjela

Berinjela

Fonte de cálcio, ferro e fósforo

Apesar de pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5. A berinjela é um fruto originário da China e da Índia, tendo sido cultivado na Ásia desde a Antigüidade. Pertence ao mesmo grupo do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.

COMO COMPRAR

Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada; são delicados e se amassam com facilidade, por isto devem ser escolhidos com cuidado, sem apertá-los e sem jogá-los sobre a banca. Os frutos devem ter a casca brilhante, com cor uniforme e lisa, sem manchas ou áreas amassadas. Para a berinjela comum, escolha os frutos entre 180 e 250g, com 17 a 20 cm de comprimento. Os de berinjela japonesa são mais compridos e mais finos. Frutos escolhidos muito novos murcham rapidamente e quando colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes.

COMO CONSERVAR

Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é limitada a dois dias, a partir de quando começam a murchar. Na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco plástico, fure o plástico com um garfo. Conserve os frutos com o cabinho (pedúnculo) até o consumo.

A berinjela pode ser congelada da seguinte maneira: lave e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, ou no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de microondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. Pode ser mantida assim no congelador por até 8 meses. Descongele em água fervente com sal, ou se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.

COMO CONSUMIR

A berinjela é uma hortaliça muito versátil. Pode ser consumida frita à milanesa, ao forno, ensopada, com molho branco, recheada, em salada e em omeletes. Lave bem os frutos em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca de acordo com a receita. Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rapidamente, por isto após esta operação devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. Para cozinhá-las no vapor salpique sal antes.

DICAS

Os seguintes temperos podem ser usados: orégano, sálvia, alho, salsa, cebola, cebolinha verde, pimenta, sal e azeite de oliva.

A berinjela é um bom acompanhante de cereais e pratos gordurosos.

Fonte: www.cnph.embrapa.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal