Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Beterraba  Voltar

Beterraba

A beterraba é uma hortaliça anual herbácea, cuja parte comestível é uma raiz tuberosa.

Rica em açúcares, destaca-se por ter alto teor de ferro, tanto na raiz quanto nas folhas.

Caracteriza-se ainda por ser boa fonte de folato e vitamina C. As folhas são ricas em potássio, cálcio, ferro e beta-caroteno.

Beterraba

As beterrabas são classificadas em três tipos: a açucareira, usada para produção de açúcar, a forrageira, usada para alimentação animal e aquela cujas raízes são consumidas como hortaliça, sendo a mais conhecida no Brasil.

Embora produza melhor em épocas de clima ameno, a beterraba é cultivada durante todo o ano. Quanto aos solos, são preferíveis aqueles leves e bem drenados.

O cultivo pode ser feito direto no canteiro ou por meio de mudas, porém, a segunda forma apresenta melhores resultados. Em ambos os casos, tanto no preparo das mudas nas semeadeiras como no plantio direto na terra, a distância deve ser de 25 a 30 centímetros entre as fileiras e a mesma distância entre si.

Os agrônomos recomendam que a adubagem seja feita com compostos orgânicos e adubo químico e a irrigação deve ser leve e freqüente.

A colheita tem início entre 60 e 70 dias após a semeadura, ou quando as beterrabas atingirem diâmetro maior que cinco centímetros, ainda tenras. Pelo método de transplantio das mudas, o ciclo se prolonga por mais 20 ou 30 dias.

Após a colheita, as raízes são lavadas e, em seguida, comercializadas em maços ou em caixas tipo K. A produtividade normal varia de 15 a 30 toneladas de raízes tuberosas por hectare. A rotação da cultura deve ser feita com repolho, alface, cenoura, berinjela, adubos verdes e cereais.

As pragas comuns nas lavouras de beterraba são lagartas, nematóides, vaquinhas e pulgões. Já as doenças que mais atingem as plantações são a mancha-de-cercospora, podridão da raiz, mancha de alternaria, ferrugem e míldio.

As principais variedades plantadas no país são Tall Top Early Wonder, Earty Wonder, Asgrow Wonder, Ruby Queen e Detroit Dark Red.

No Brasil, a beterraba é mais cultivada nos estados de São Paulo, Minas Gerais e nos estados da região Sul.

Fonte: www.geocities.com

Beterraba

Beterraba - Beta vulgaris L. var. conditiva

Nome em inglês

Table beet.

Origem

Europa, morte da África e oeste da Ásia.

Valor alimentício

Alto valor nutritivo, principalmente quando consumida crua, inclusive aproveitando-se talos e folhas. Rica em vitaminas A, complexo B e C. Altos teores de sódio, potássio, zinco e magnésio.

Beterraba

Clima

Frio (10°C a 20°C). pH do solo: 6,0 a 7,0.

Cultivares

Chata-do-Egito, Híbrida-Wonder, Sangria, Wonder, Tall-Top-Early-Wonder, etc.

Época de plantio

No centro-sul a semeadura é realizada de março a julho.

Semeadura

Feita diretamente no canteiro definitivo ou sementeira, para posterior transplante.

Principais pragas e doenças

Bicho-arame, nematóides, vaquinha, mancha-bacteriana, mancha-das-folhas.

Colheita

De 60 a 70 dias. Pelo método de transplante de mudas, a colheita passa para até 100 dias após a semeadura.

Fonte: www2.petrobras.com.br

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal