Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Biogeografia - Página 5  Voltar

Biogeografia

Biogeografia é o ramo das ciências biológicas que estuda a distribuição dos seres vivos (animais e plantas) na superfície terrestre (continentes e oceanos) e, também, as causas dessa distribuição no espaço e no tempo.

Divisões

A Biogeografia divide-se em:

- biogeografia ecológica que estuda os fatores ambientais que determinam a distribuição dos organismos;

- biogeografia histórica que estuda, com base em fatores históricos, a distribuição espacial e temporal dos seres vivos.

Levando-se em conta, ainda, a divisão dos seres vivos, a biogeografia divide-se em

- Fitogeografia: quando trata da distribuição das plantas;

- Zoogeografia: quando estuda a distribuição dos animais;

Em ambas há a subdivisão em:

- terrestre quando estudam o ambiente terrestre:e

- marinha: quando tratam das plantas ou animais marinhos.

Componente histórico-temporal

Segundo o Prof. Dr. Gustavo Augusto S. de Melo, do Museu de Zoologia Universidade de São Paulo, a Biogeografia não pode se resumir ao estudo atual da distribuição das espécies. Tem que proceder historicamente. Tem sempre que existir um componente histórico, já que tem que explicar como era a distribuição no passado geológico, e de que modo as espécies estudadas alcançaram a distribuição atual.

Exemplificando, o citado professor informa que na Zoogeografia marinha, sua especialidade, que estuda a distribuição dos animais nos mares e oceanos e as causas dessa distribuição no espaço e no tempo, quais seriam os espaços e o que significaria o tempo?

Espaço : todas as chamadas regiões marinhas, como por exemplo, praias, entremarés, plataforma continental, zona abissal, etc.

Tempo: sucessão de eventos geológicos, como por exemplo, o levantamento do ístmo do Panamá, no fim do Plioceno ou início do Pleistoceno, fechando a ligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, separando essas duas faunas, que até então formavam uma única fauna. Essa separação, com o decorrer do tempo geológico (milhões de anos), fez com que essas duas faunas (Atlântica e Pacífica) fossem adquirindo características próprias, isto é, foram ficando progressivamente menos homogêneas, já que um dos principais fatores que influi na diferenciação de espécies, gêneros, famílias, ou mesmo faunas, é o seu isolamento.

Diz, ainda, que o exemplo acima é apenas um dos inúmeros aspectos abordados pela Zoogeografia Marinha. Entre esses estudos pode-se citar: noções sobre mares e oceanos, diversidade no mar, composição da fauna marinha, barreiras ou limites biogeográficos, ecologia e evolução no mar, origem da fauna marinha, importância da temperatura na distribuição dos animais,
províncias bióticas, padrões distribucionais, e inúmeros outros assuntos.

Também segundo Helmut Troppmair, na biogeografia o componente espacial sempre está presente.

Ecorregiões

Na Biogeografia terrestre há uma divisão onde são adotados unidades chamadas Ecorregiões, para melhor definições e estudos dos ecosssitemas:

Atualmente há 869 ecorregiões distribuidas em 14 ambientes terrestres em todo o globo, sendo que no Brasil há 78 áreas assim classificadas (segundo a WWF e o Ibama)

A classificação em ecorregiões ajuda nos projetos de estudos e gerenciamento ambiental, pois agrupa determinadas áreas com características semelhantes, facilitando os estudos da fauna e flora locais.

Fonte: www.aultimaarcadenoe.com

Biogeografia

Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos, procurando entender padrões de organização espacial e processos que resultaram em tais padrões. É uma ciência multidisciplinar que relaciona informações de diversas outras ciências como geografia, biologia, climatologia, geologia, ecologia e evolução. É essencialmente descritiva, pois as escalas temporais e espaciais de abordagem tornam a prática experimental inviável.

Alguns fundamentos em biogeografia são:

Evolução
Extinção
Dispersão
Regiões biogeográficas

A biogeografia divide a Terra em oito grandes regiões biogeográficas:

Região Paleárctica - Europa, norte de África até ao Deserto do Saara, norte da Península Arábica, e Ásia a norte do Himalaia até à China e Japão
Região Neárctica - América do Norte, incluindo Gronelândia, até ao centro do México
Região Neotropical - desde o centro do México até ao sul da América
Região Afro-tropical ou Etiópica - África a sul do Saara e sul da Península Arábica
Região Indo-malaia - Subcontinente_indiano, sul da China, Indochina, Filipinas e Indonésia ocidental
Região Australiana - Indonésia oriental, Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia
Região Oceânica - o Oceano Pacífico
Região Antárctica - o continente e o oceano com o mesmo nome

Fonte: www.bussolaescolar.com.br

voltar 123456avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal