Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Cagaita - Página 7  Voltar

Cagaita

Nome científico: Eugenia dysenterica DC

Categoria: Vegetais - fruta

A cagaita é uma fruta nativa brasileira, presente em todo o bioma Cerrado, na região centro-oeste do Brasil.

Sua árvore é de porte médio, de três a quatro metros de altura, com ramos tortuosos, tem tronco enrugado e folhas que lembram as da goiabeira.

A árvore floresce de agosto a setembro e frutifica de setembro a outubro.

Cagaita

A fruta é globosa e achatada, de dois a três centímetros de diâmetro, de coloração amarelo-pálida, com uma a três sementes brancas envoltas em polpa de coloração creme, de sabor acidulado.

Os frutos são bastante consumidos, tanto ao natural como na forma de doces, geléias, sorvetes e sucos, podendo ter sua polpa congelada por até um ano.

O fruto é bastante perecível quando maduro, devendo ser comido ou processado logo após colhido, para que não ocorra oxidação do mesmo.

Especial atenção é dada quanto à quantidade de frutos ingeridos, principalmente quando quentes ao sol, grande quantidade gera efeito laxante, responsável tanto pelo nome popular como pelo científico.

A árvore é também medicinal, melífera, ornamental e madeireira.

A casca serve para curtumes, sendo uma das corticeiras do Cerrado, com até mais de 2 cm de espessura. Além de efeito laxante dos frutos, seu uso medicinal está associado à ação anti-diarréica de suas folhas.

Área tradicional de produção, detalhes sobre a origem do produto e ligação com grupos locais

Como árvore nativa do cerrado a cagaita faz parte da vida de muitas comunidades.

Com o avanço da pecuária e da agricultura intensiva em grande parte da região centro-oeste por onde se extende o bioma, as cagaiteiras começaram a ser derrubadas o que começou a preocupar os produtores.

O beneficiamento dos frutos do cerrado, sua comercialização e replantio tem sido estratégias usadas por estes grupos para tentar preservar suas riquezas naturais e culturais, já que o hábito de catar e comer frutos do cerrado faz parte da história de convivência das comunidades com seu habitat.

O produto é tradicional da área de produção?

O fruto faz parte dos hábitos alimentares da região do Caxambu, sendo lembrado pelos mais velhos que já costumavam comê-lo.

Atualmente o trabalho de beneficiamento do fruto é desenvolvido por um grupo de 8 mulheres, que coletam as frutas e fazem o seu beneficiamento na pequena agroindustria que possuem.

A tarefa de coleta da fruta é realizada não somente em suas propriedades, mas também nas imediações e até mesmo no povoado. Desta tarefa muitas vezes participam também outros membros da família, principalmente os filhos.

Fonte: www.slowfoodbrasil.com

Cagaita

Frutas e flores: Cagaita: fruta exótica do cerrado

Cagaita

A cagaita, ou cagaitera, como é popularmente chamada, é uma fruta nativa brasileira, originária do Cerrado. Sua árvore é de porte médio, de três a quatro metros de altura, com ramos tortuosos, tem tronco enrugado e folhas que lembram as da goiabeira.

A fruta é globosa e achatado, de dois a três centímetros de diâmetro, de coloração amarelo-pálida, com uma a três sementes brancas envoltas em polpa de coloração creme, de sabor acidulado.

A cagaita serve para fazer geléia, suco e sorvete. Tanto o nome popular como o científico são bem sugestivos: Eugenia Dysenterica ou, simplesmente, cagaita.

É que dependendo da quantidade e da situação, a fruta causa diarréia, pois acelera o funcionamento do intestino e, geralmente, se consumida em excesso gera sensação de embriaguez.

Apesar dos poucos estudos sobre ela, há uma certeza: a mesma árvore que pode causar dor de barriga traz a solução para o problema em forma de chá.

A medicina popular utiliza tanto a casca da árvore quanto a folha pra curar a diarréia.

A cagaiteira é parente da goiaba, e se se espremer uma folha dela, ela solta um perfume característico do eucalipto. Ela também é da família da pitanga, do araçá e da uvaia.

Fonte: www.folhadaregiao.com.br

voltar 123456789avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal