Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Ottawa  Voltar

Ottawa

A capital do Canadá

Ottawa, a capital do Canadá, reflete a essência do resto do país. É uma cidade verdadeiramente bilingüe que oferece o melhor das culturas francesa e inglesa.

É a sede do governo federal do Canadá e sua principal atração são os prédios do Parlamento, de estilo gótico italiano, onde destacam-se seus telhados verdes. Um ascensor leva à Torre da Paz, um bom lugar para começar a visita da cidade.

O centro do conjunto, a Labareda Eterna, monumento comemorativo aos soldados canadenses, tem um enorme sino Bourdom que tange a cada hora. Durante o verão realiza-se a mudança da guarda, que dura média hora (10.00 horas), em frente à Peace Tower. Além, poderá visitar de graça a grande Biblioteca do Parlamento, a Câmara dos Comuns e a Câmara Comemorativa.

Também à beira do rio Ottawa encontra-se a Galeria Nacional de Arte, perto da Ponte de Alexandre, e o Museu Canadense da Civilização.

No centro da cidade encontrará o Museu Bytown, o prédio em pedra mais antigo da Ottawa (1826), que mostra a história da construção do canal e aloja objetos e artefatos da época pioneira.

O Canal Rideau possui a pista de patinagem mais longa do mundo com quase 8 quilômetros desde o Centro Nacional de Belas Artes até Carleton University, onde celebra-se o Winterlude.

Outros lugares de interesse que não pode perder são o Sussex Drive, o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu de Esqui Canadense e a Coleção Aeronaútica Nacional.

O Chateau Laurier, o hotel mais famoso de Ottawa encontra-se perto da Colina do Parlamento e cujo exterior é de estilo gótico.

Fonte: www.rumbo.com.br

Ottawa

A Capital do Canadá

Ottawa, também chamada por vezes em português como Otava, é a capital do Canadá, localizada no nordeste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa. Ottawa possui 859nbsp;704 habitantes, com 1nbsp;148nbsp;785 habitantes na sua região metropolitana, chamada oficialmente de Região da Capital Nacional, o que inclui a cidade vizinha de Gatineau, na província de Quebec. Ottawa é a segunda maior cidade de Ontário, localizada a aproximadamente 400 quilômetros leste de Toronto, e a 190 quilômetros oeste de Montreal.

História

Nativos americanos algonquinos e iroqueses habitavam a região onde atualmente fica a cidade de Ottawa muito antes da chegada dos primeiros exploradores europeus. Tais nativos usavam o Rio Ottawa para locomoção e alimentação. Em 1613, o francês Samuel de Champlain passou pela região. A partir de então, caçadores e comerciantes de pele usariam o Rio Ottawa como uma rota para o oeste canadense.

City of Ottawa / Ville d'Ottawa

Bandeira
Bandeira

Bandeira
Brasão

Lema(s): Advance Ottawa / Ottawa en avant
(Do inglês e francês: Avance Ottawa)
Coordenadas: 45°24'15"N, 75°40'24"O
Província Ontário
Fundado em 1850
Prefeito Bob Chiarelli
Órgão governante Conselho Municipal de Ottawa
Código postal K (K0A, K1A-K4C)
Área
- Cidade 2 778,64 km², 1 072,9 mi²
Altitude 80 m, 262 ft
Fuso horário UTC -5/-4
População (2005)
- Cidade 859 704
- Densidade 278,6 hab/km², 721,6 hab/mi²
- Metrópole 1 148 785

1800 - 1867

Em 1800, Philemon Wright, um fazendeiro de Massachussets, começou a cultivar uma área ao norte do Rio Ottawa (onde atualmente fica a cidade de Gatineau, Quebec). Logo, com o sucesso comercial conseguido, outros assentadores começaram a assentar a região. Ira Honeywell foi a primeira pessoa de descendência européia a assentar na margem sul do Rio Ottawa, em 1811.

Após a Guerra de 1812, os britânicos temiam outra invasão americana contra o Canadá. Com isto, os britânicos decidiram construir um canal, o Canal de Rideau, conectando o Rio São Lourenço, na altura da cidade de Kingston, ao Rio Ottawa, com o propósito de transportar materiais e armas ao interior do Canadá sem precisar usar o São Lourenço, depois de Kingston, perigosamente perto dos Estados Unidos e vunerável a quaisquer possíveis ataques. Engenheiros britânicos foram mandados pelo Reino Unido, onde se estabeleceram na área onde atualmente Ottawa está localizada. O assentamento construído para abrigar os trabalhadores foi chamado de Bytown, que foi completado em 1832. Então, Ottawa tinha uma população de aproximadamente 1,9 mil habitantes, subindo para 2,4 mil habitantes em 1837, graças à indústria madereira que desenvolveu-se na pequena vila. Bytown foi elevado ao posto de cidade em 1850, então com mais de dez mil habitatnes, e seu nome mudou definitivamente para Ottawa.

O Canal Rideau no inverno, usado como pista de patinação no inverno
O Canal Rideau no inverno, usado como pista de patinação no inverno

O Alto Canadá e o Baixo Canadá, províncias coloniais da Inglaterra, foram fundidas em 1840. em uma única província do Canadá. Durante 17 anos, ficou no ar qual seria a capital definitiva da nova província unificada politicamente, mas dividida culturamente. Neste período, serviram como capitais temporários as cidades de Kinsgston, Montreal, Quebec e Toronto. Finalmente, a decisão caiu nos braços da Rainha Vitória, em 1857. Considerando as várias possíveis cidades, inclusive as quatro mencionadas acima, a Rainha escolheu Ottawa, por três motivos. Primeiramente, Ottawa era relativamente distante dos Estados Unidos, estando numa posição estrategicamente mais segura do que outras possíveis escolhas. Segundo, a localização da cidade, localizada exatamente entre o Alto Canadá e o Baixo Canadá, diminuiria tensões culturais entre os canadenses de origem francesa e os canadenses de origem inglesa. A terceira razão foi a beleza da região onde Ottawa estava localizada, segundo a opinião da Rainha.

1867 - 1945

Em 1867, com a independência do Canadá, Ottawa tornou-se a nova capital do recém-criado país, e sua população havia alcançado 18 mil habitantes. A cidade crescia de modo desorganizado, com várias ferrovias tendo sido construídas no centro da cidade, para a acomodação do transporte e comércio de madeira. Em 1896, o então primeiro-ministro do Canadá, Wilfrid Laurier, criou um programa de planejamento urbano, cujo principal objetivo era o embelezamento da cidade, que não saíra do papel.

Em 1900, um incêndio destruiu boa parte da cidade, fazendo com que boa parte dos 60 mil habitantes da Ottawa de então ficassem desabrigadas. A cidade foi lentamente reconstruída, até 1912, quando havia alcançado 90 mil habitantes. Em 3 de fevereiro de 1916, a parte central do antigo parlamento canadense foi destruída em um incêndio. Com a Casa dos Comuns temporiamente estabelecida no que é atualmente o Museu Canadense de Natureza, a parte central foi reconstruída, uma estrutura gótica, conhecida como Torre da Paz, que tornou-se conhecida com o passar do tempo como o principal símbolo da cidade.

Em 1937, o então primeiro-ministro do Canadá, William Lyon Mackenzie King, indicou Jacques Gréber - um famoso urbanista francês, responsável pela revitalização urbana de Paris - para replanejar a cidade de Ottawa. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os planos ficaram novamente no papel, e Jacques Gréber voltou para a França.

1945 - Tempos atuais

Vista do centro de Ottawa
Vista do centro de Ottawa

Foi somente após a guerra que os planos de um melhor planejamento urbano na cidade continuaram, com Jacques Gréber novamente no Canadá. O plano proposto por Gréber foi aprovado pelo parlamento canadense em 1951. Com isso, 51 quilômetros de ferrovias foram removidas, e a estação central de trem foi movida para uma região mais afastada do centro da cidade, a leste. Também foram construídos muitos parques em volta da cidade, bem como um gigantesco parque, com mais de 35 mil hectares, na cidade vizinha de Gatineau. O plano também indicava que prédios governamentais deveriam ser construídos não apenas todos concentrados numa área, mas ao invés disso, serem construídos nos limites da cidade. Ao longo da década de 1960 e de 1970, tais planos continuaram, com a criação de praias e mais parques.

Enquanto isso, o município instituiu a Commercial and Industrial Development Corporation (atualmente Economic Development Corporation), em 1962, para promover o crescimento econômico de Ottawa. Este órgão municipal criou 12 parques industriais ao longo da década de 1960 e de 1970. Em 1973, uma lei que propunha limites à altura máxima dos prédios construídos no centro da cidade foi rejeitada pelo Conselho municipal. Com isso, mais e mais arranha-céus foram construídos no centro da cidade. Com o medo de congestionamentos e problemas no sistema de transporte público, Ottawa replanejou totalmente seu sistema de transporte público, com a criação de mais linhas de ônibus, bem como linhas de light rail.

Em 2001, dez subúrbios de Ottawa foram fundidas com o último, então com cerca de 350 mil habitantes dentro do seus limites municipais. Ottawa passou a ter mais de 750 mil habitantes com esta fusão. As cidades fundidas são Cumberland (55 mil habitantes), Gloucester (120 mil habitantes), Goulborn (24 mil habitantes), Kanata (56 mil habitantes), Nepean (135 mil habitantes), Osgoode (13 mil habitantes), Rideau (13 mil habitantes), Rockcliffe Park (2,1 mil habitantes), Vanier (17 mil habitantes) e West Carleton (18 mil habitantes).

voltar 123avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal