Candidíase

PUBLICIDADE

Candidíase – O que é

Por Candidíase, ou monilíase, ou sapinho, se compreende uma doença de origem fúngica, ou seja, ela pode ser causada pelos fungos Candida albicans, Candida tropicalis e outras espécies de Candida, lembrando que a Candida albicans causa a maioria das infecções.

É uma infecção na região genital, causada por alguns fungos que vivem no rgão genital feminino como: Candida albicans, Candida tropicallis,Candida glabrata, Candida krussei, Candida parapsilosis.

Este microrganismo encontra-se normalmente na flora intestinal, partes íntimas da mulher e peniana dos mamíferos. A questão é que, ao ter condições específicas, ele consegue se desenvolver e se proliferar exageradamente, desencadeando a doença. Trata-se, portanto, de uma micose que atinge a superfície cutânea e/ou as membranas mucosas.

É importante ressaltar que candidíase é o termo usado para a designação da inflamação originada pelo fungo Candida.

Ou seja: apresentar, de forma assintomática a Candida, é diferente de ter a doença candidíase.

Candidíase é o termo usado para descrever uma infecção causada por um crescimento excessivo de levedura (Candida).

Quando a pessoa está com candidíase, esta doença pode afetar diversos órgãos, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca são os lugares mais comuns.

No caso de algumas pessoas que apresentam imunidade debilitada, a candidíase pode atacar órgãos como esôfago, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Fatores que desencadeiam a candidíase:

Alguns fatores podem auxiliar com que esta doença se desenvolva, como umidade elevada, uso de roupas apertadas, alta ingestão de carboidratos e bebidas alcoólicas, uso de antibióticos, tudo isso relacionada a uma baixa imunidade.

Candidíase – Formas

Candida é um grupo, ou gênero, de espécies intimamente relacionadas de leveduras que ocorrem naturalmente na pele e no trato gastrointestinal.

Eles são o principal componente fúngico da flora humana – isto é, a comunidade de micróbios que vive dentro do corpo humano. Se a flora permanecer em equilíbrio saudável com seu hospedeiro humano, não causará doenças. Mas vários fatores, como o uso de antibióticos ou um sistema imunológico enfraquecido, podem perturbar esse equilíbrio e levar à infecção por espécies da flora.

A infecção causada por Candida é conhecida como candidíase, e é a infecção fúngica mais comum, ou doença micótica, que surge da flora humana. A candidíase varia de leve a grave e até mesmo com risco de vida, dependendo de sua localização.

As formas mais comuns de candidíase afetam a boca, o esôfago, a vagina e a corrente sanguínea. A candidíase responde a medicamentos antifúngicos, embora estes devam ser prescritos com cuidado, pois algumas espécies de Candida desenvolveram resistência a medicamentos específicos.

Candidíase – Candida Albicans


Candidíase – Candida Albicans

Candida albicans é um fungo que vive em seu corpo em pequenas quantidades, localizado na boca, pele e intestinos. Candida é a levedura responsável por infecções como candidíase e infecções vaginais por fungos, se estiver desequilibrada com bactérias saudáveis em seu corpo. As infecções são comuns e tratadas com medicamentos antifúngicos.

Candida albicans é um fungo que vive naturalmente em seu corpo. Candida é levedura, um tipo de fungo, que normalmente é encontrado em pequenas quantidades na boca, pele e intestinos.

Bactérias saudáveis em seu corpo (microbioma) controlam o equilíbrio da Candida. Muitas vezes, quando a Candida está desequilibrada, a levedura cresce demais e causa infecção (candidíase).

Histórico, características e transmissão da doença

Existem mais de 150 espécies diferentes de Candida. A maioria deles não causa doenças. Daqueles que o fazem, Candida albicans é a causa mais comum de micoses humanas, incluindo infecções sanguíneas.

No entanto, infecções das chamadas espécies de Candida não albicans, como C. glabrata e C. krusei, estão se tornando mais comuns. C. albicans se distingue das espécies NAC ao microscópio pelo aparecimento de pequenas projeções cilíndricas, chamadas tubos germinativos, que aparecem dentro de duas a quatro horas após a incubação de uma amostra sob investigação.

Quando o sistema imunológico está saudável e a pele e as membranas mucosas do trato gastrointestinal e partes íntimas da mulher estão intactas, a existência de Candida não causará nenhum problema de saúde.

Quando essas condições não se sustentam, a Candida pode se tornar patogênica, causando infecção e levando a vários tipos de doenças.

Um dos fatores mais importantes que causam a candidíase é a imunidade enfraquecida, que ocorre no HIV/AIDS, após a quimioterapia do câncer (que esgota os glóbulos brancos que combatem a infecção) e após o transplante de medula óssea ou de órgãos. Os pacientes transplantados devem tomar medicamentos para impedir a rejeição do novo órgão pelo resto de suas vidas. Infelizmente, isso também prejudica seus sistemas imunológicos e os coloca em maior risco de infecção, incluindo candidíase. Outras causas de candidíase incluem o uso de antibióticos, que podem alterar o equilíbrio da flora intestinal; a pílula anticoncepcional; gravidez; velhice; desnutrição; e diabete. Nos hospitais, o uso de cateteres intravenosos e urinários, que são tubos inseridos no corpo para fornecer líquidos e medicamentos e drenar a bexiga, respectivamente, muitas vezes levam à candidíase.

Embora a Candida possa ser transmitida pelas mãos de cuidadores e profissionais de saúde, a maioria dos casos de candidíase é endógena, ou seja, o paciente está infectado com Candida já presente no corpo.

O que causa a infecção por Candida albicans?


Candida albicans

As causas da infecção por Candida albicans incluem:

Sentindo estressado.
Ter diabetes não controlada.
Ter um sistema imunológico fraco.
Comer uma dieta com excesso de carboidratos refinados, fermento e açúcar.
Tomar antibióticos, esteróides, hormônios ou contraceptivos orais.

Candidíase – Sintomas

Em situações normais, a Candida não causará nenhum sintoma, a menos que ocorra um crescimento excessivo devido a um desequilíbrio de bactérias.

Pode ser asssintomática (não apresentar sintomas), mas os sintomas principais são coceira na região genital, dor ao urinar, corrimento branco (parecido com leite coalhado), vermelhidão, inchaço, pequenas rachaduras na vulva e dor na relação sexual.

A Candida albicans é contagiosa?

Normalmente, as infecções fúngicas não são contagiosas, mas as infecções por Candida albicans têm o potencial de se espalhar para diferentes hospedeiros se você tiver um sistema imunológico enfraquecido ou se estiver tomando certos medicamentos.

É improvável que você espalhe uma infecção por Candida albicans se estiver saudável.

Se você entrar em contato com alguém com infecção por Candida albicans na boca (aftas), evite o contato com a saliva, embora isso possa ser complicado para as novas mães.

Se você estiver amamentando um bebê com candidíase, também poderá desenvolver a infecção. Certifique-se de tratar sua infecção e a infecção do seu bebê ao mesmo tempo para evitar a recorrência.

Tratamento e Prevenção

O tratamento pode ser feito em casa e normalmente são utilizados medicamentos antifúngicos em comprimidos ou pomada.

Lembrando: todo medicamente deve ser prescrito pelo médico.Para tanto, a pessoa deve ir até um médico (clínico geral) para identificar qual o tipo de candidíase e, com isso, ser indicado o melhor especialista.

No caso de homens, pode ser indicado um urologista e, em mulheres, um ginecologista.

Alguns cuidados são essenciais para auxiliar no processo de tratamento e, inclusive, de prevenção.

Entre eles: fazer uma boa higiene corporal, além de manter a região íntima bem seca; utilizar preservativos em relações sexuais; evitar roupas apertadas; dar preferência ao uso de roupas mais largas e de algodão; evitar o uso abusivo de remédios, principalmente o de antibióticos; se hidratar; evitar consumo de álcool, açúcar e alimentos gordurosos.


Candidíase oral

As espécies de Candida não podem ser evitadas ou eliminadas, pois ocorrem naturalmente no corpo humano. Portanto, a prevenção depende de lidar com os fatores de risco que tornam as pessoas vulneráveis à candidíase. Por exemplo, a introdução do mais recente tratamento para HIV/AIDS (HAART, terapia antirretroviral altamente ativa), reduziu a incidência de candidíase esofágica nesse grupo. Existem também medicamentos antifúngicos que podem ser aplicados topicamente, como creme ou pó, ou por via oral, como um comprimido.

candidíase do aparelho genital feminino pode ser tratada com supositórios antifúngicos inseridos na vagina. Os principais antifúngicos utilizados no tratamento da candidíase são a anfotericina B, o fluconazol e a nistatina, e há várias novas drogas em fase de pesquisa. Enquanto isso, os pacientes com candidíase invasiva devem ter os cateteres removidos ou substituídos, pois estes podem ser uma importante fonte de infecção adicional.

Candidíase – Resumo

Candida Albicans é uma infecção por fungos normalmente inofensiva encontrada na boca, trato intestinal e vagina.

candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida; mais comumente a variedade Candida albicans. A infecção por Candida (também conhecida como infecção por fungos) geralmente afeta a pele e/ou as membranas mucosas da boca, intestinos ou vagina.

As infecções por Candida raramente são graves em pessoas saudáveis. Em casos raros, pode se espalhar por outras partes do corpo se o sistema imunológico do paciente não estiver funcionando corretamente.

Nos casos mais graves, pode afetar o sangue, a membrana que reveste o músculo cardíaco (endocárdio) ou as membranas ao redor do cérebro (meninges).

Fonte: Juliano Schiavo/www.encyclopedia.com/Portal São Francisco/my.clevelandclinic.org/www.cdc.gov

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.