Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Revolução Chinesa  Voltar

Revolução Chinesa

A série de grandes convulsões políticas na China entre 1911 e 1949, o que levou ao governo do Partido Comunista e do estabelecimento da República Popular da China. Em 1912, uma revolta nacionalista derrubou a dinastia Manchu imperial.

De acordo com os líderes dom Zhong Shan (Sun Yat-sen) (1923-1925) e Jiang Jie Shi (Chiang Kai-shek) (1925-1949), os nacionalistas, ou Kuomintang , estavam cada vez mais desafiado pelo crescente movimento comunista.

A de 10.000 km / 6.000 milhas- Longa Marcha para o noroeste, empreendida pelos comunistas entre 1.934-1.935 escapararam Guomindang doassédio, resultando no surgimento de Mao Tsé-tung como um líder comunista.

Durante a Segunda Guerra Mundial os vários grupos políticos chineses reunidos recursos militares contra os invasores japoneses, mas, em 1946, o conflito reacendeu em uma guerra civil aberta.

Em 1949, o Kuomintang foram derrotados em Nanjing e forçado a fugir para Taiwan . Regime comunista foi estabelecido na República Popular da China, sob a liderança de Mao Tsé-tung.

Revolução Chinesa

Primeiro governo republicano

A revolução chinesa surgiu com o colapso da dinastia Manchu, resultado do aumento das desordens internas, a pressão de governos estrangeiros, ea fraqueza do governo central.

A revolta nacionalista 1911-1912 levou a uma Constituição provisória republicano era proclamada e um governo estabelecido em Beijing (Pequim), dirigido por Franco Shihai.

O Kuomintang foram confrontados com os problemas de restaurar a autoridade do governo central e enfrentar os desafios de facções militaristas (liderada por senhores da guerra ) e do crescente movimento comunista.

Comunistas retiro

Depois de 1930 Jiang lançou uma série de ataques que cercavam os comunistas no sudeste da China e levou a uma tentativa comunista comandante do exército Chu Teh para sair. O resultado de março longo para noroeste da China, de outubro de 1934 a outubro de 1935, reduziu a comunistas "exército de mais de 100 mil para pouco mais de 8000, principalmente como resultado de escaramuças com as forças de Jiang e da gravidade das condições.

Durante a marcha uma luta de poder desenvolvida entre Mao Zedong e Guo Jiang T'ao que eventualmente dividir a força.

Grupo de Mao finalmente se baseou em Yan'an, onde permaneceu durante toda a guerra com os japoneses, formando uma aliança com os nacionalistas para expulsar os invasores.

Vitória comunista

Tropas de Mao formou a base do Exército Vermelho que renovou a guerra civil contra os nacionalistas, em 1946, e saiu vitorioso após derrotá-los no Huai-Hai e Nanquim, em 1949.

Como resultado, o governo comunista foi estabelecida na China sob a liderança de Mao Tsé-tung.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal