Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Períodos Literários  Voltar

Períodos Literários

Este canal tem como objetivo descrever as diversas escolas literárias, num determinado período histórico, seguindo certos estilos, movimentos e preocupações da época.

Períodos Literários

No agrupamento de textos de acordo com "tipo", o conceito de gênero é aplicado a todas as obras literárias, passado, presente ou futuro. Assim, vendo um trabalho único em seu contexto genérico torna-se inseparável de vê-lo como parte da história literária. O conceito de período literário também implica um agrupamento através do tempo. Mas uma obra, ao invés de ser "colocado" dentro do todo da história literária, é "colocado" dentro de um prazo muito mais restrito. O conceito período fornece um outro sistema de classificação, ordenação literária e cultural em ordem cronológica de dados, dentro de certos períodos de tempo distintos. Assume-se cada época tem suas características características especiais, que são refletidos em seus artefatos representativos ou criações.

O Conceito de Período

Basicamente, o conceito período sugere duas coisas:

1) que as obras literárias podem ser agrupados de acordo com o que eles compartilhar uns com os outros dentro de um determinado intervalo de tempo, e

2) que este agrupamento pode ser diferenciado de outros grupos tais cronológicos. Períodos literários compartilham, na frase de René Wellek, a "sistemas de normas", que incluem coisas como convenções, estilos, temas e filosofias.

Cuidados e Qualificações

Quando lemos, a maioria de nós gostaria de ter pelo menos alguma informação sobre períodos históricos, porque parece nos dar entrada imediata e satisfatória em uma obra literária. Muitas vezes parece explicar uma série de coisas sobre um poema, o jogo, ou romance. No entanto, antes de olharmos mais especificamente em como o estudo de um período pode nos ajudar, temos de levantar certos tipos de questões que são importantes para o estudo literário, ou, para essa matéria, para qualquer estudo que se propõe a buscar a verdade. Método acadêmico e cuidado acadêmico, muitas vezes significa observar, questionar, e observando as qualificações necessárias para qualquer teoria geral.

Podemos perguntar, por exemplo, como são as "características" de um determinado período determinado? Os fatos sugerem que, muitas vezes a maioria dos escritores em um período continuará a utilizar as normas do período anterior. Devemos notar, então, que geralmente é uma minoria especial, os artistas maiores e mais significativas, que moldam e refletir o caráter de definição de um período literário.

Também fica claro que, pelo menos, três qualificações para o conceito de período são necessárias.

Primeiro, as características que diferenciam os períodos são sempre relativos: obras escritas em um período de tempo muitas vezes exibem continuidades com obras de outros períodos, bem como diferenças entre si.

Em segundo lugar, o início, a floração, e no final de cada período literária pode ser definida, mas não pode ser fixada com precisão, além disso, as datas de terminais tais pode variar de um país para outro. Em terceiro lugar, nenhum trabalho individual pode sempre incorporam tudo o que está associado com um dado período.

Outra coisa que podemos tentar evitar, como lemos em, ou sobre um período, é o que pode ser chamado de "falácia da evolução." Isso envolve a alegação de que um determinado período representa um "avanço" de algum tipo, ou que algo "superior" "evoluiu" de antes, mais "primitivas" formas. Quanto mais uma literatura estudos, mais se reconhece que o paradigma do progresso cumulativo é insustentável, que um período não pode ser dito para ser "melhor" que outro. O que nós vemos é que as obras de diferentes estilos (que refletem os seus períodos de tempo), muitas vezes passam por ciclos de recepção entusiástica, então desfavor, e então talvez renascimento do interesse.

Finalmente, o estudante atento poderá notar que mesmo a rotulagem dos períodos e movimentos literários nem sempre parecem ser consistentes. Isto aconteceu porque os nomes tradicionais derivar de uma variedade de fontes. "Humanismo" veio da história das idéias, eo "renascimento" de historiadores da arte, "Restauração" veio da história política, e "O Século XVIII" é estritamente cronológica, "neoclássico" e "romântico" veio da teoria literária, enquanto tanto "elisabetano" e "vitoriana" veio os nomes dos monarcas reinantes.

Utilidade do conceito

Apesar destes cuidados e qualificações, o estudo de períodos literários e movimentos pode ser útil de três maneiras. No mínimo, por aluno ou por estudioso, há sempre alguma alusão provocação contemporânea que só podem ser esclarecidas pelo estudo da idade. Mais significativamente, tal estudo pode ajudar a evitar o perigo de um potencial de interpretar mal uma obra através da ignorância de seu contexto histórico. Finalmente, e mais importante, grandes obras de arte, de fato, parecem mais claras e mais interessante em proporção à posse do leitor de certos tipos gerais de informação sobre a idade em que foram produzidos - seja sobre a orientação religiosa da idade ou da sua cosmologia , sobre sua atitude em relação ao "amor", para os clássicos ou o seu próprio lugar na história, em direção ao estado, o indivíduo ou a sociedade. A experiência do leitor de literatura será necessariamente enriquecido pelo conhecimento das atitudes prevalecentes em relação à educação, dinheiro, casamentos arranjados, o dever, a ética; por suas atitudes para com a natureza humana, incluindo a importância atribuída às várias faculdades humanas (espírito, razão, sentimento, imaginação, ). E especialmente importante para o estudante de literatura são as atitudes representativas da idade de direção de arte e os métodos de sua criação.

Descritores Período

Os períodos e movimentos literários após o período clássico são normalmente identificados como segue:

Medieval (a partir da queda de Roma até o século XIV ou XV)

Renascença (desde seus primórdios na Itália no século XIV através do século XVI no resto da Europa, com uma mudança em alguns países para "Barroco", na sua última fase)

O neoclássico (a partir de meados do século XVII, com o seu desenvolvimento posterior do século XVIII como o "Século das Luzes")

Do período romântico (a partir dos últimos decênios do século XVIII e continuar pelo menos até o meio do século XIX)

O movimento realista e sua extensão final do século XIX em "naturalismo"

E, finalmente, o período moderno, que tem sido dada muitos nomes, todos eles, até agora, provisório.

Cada um desses grandes períodos e movimentos é de âmbito internacional e designa o sistema de normas que dominaram a cultura ocidental em um determinado momento do processo histórico. Historiadores da literatura Inglês empregar rótulos período que enfatizam, em alguns casos, as variações locais da estes períodos internacionais. Por exemplo, "elisabetano" designa um período que corresponde ao Renascimento. "Vitoriana" designa a literatura de meados do século XIX até a virada do século XX na Inglaterra e nas suas esferas de influência. No entanto, as bulas múltiplas, enquanto que derivados de fontes diferentes, são em última análise, compatível.

Cursos de literatura mais exigidos apresentar uma amostra de "marcos", representando diferentes gêneros e selecionados a partir de diferentes períodos literários.

Há, naturalmente, cursos eletivos na literatura que estudam tanto o gênero e período em maior detalhe, examinando mais especificamente as obras de um determinado "tipo" ou período, ou lendo as obras de um único autor.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal