Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Irlanda  Voltar

Irlanda

História

Na Idade da Pedra e Bronze, a Irlanda foi habitada por pictos do norte e um povo chamado Erainn no sul, o mesmo estoque, aparentemente, como em todas as ilhas antes da invasão anglo-saxão da Grã-Bretanha.

Em torno do século 4 aC, alto, de cabelos vermelhos os celtas chegaram da Gália ou Galiza. Eles dominaram os habitantes e estabeleceram uma civilização gaélica.

Até o início da Era Cristã, a Irlanda foi dividida em cinco reinos: Ulster, Connacht, Leinster, Meath, e Munster.

Saint Patrick introduziu o cristianismo em 432, e o país desenvolveu-se em um centro de aprendizagem gaélico e latim.

Os mosteiros da Irlanda, o equivalente a universidades, atraiu intelectuais, bem como o piedoso e enviou missionários para muitas partes da Europa e, alguns acreditam, a América do Norte.

Irlanda

Incursões noruegueses ao longo da costa, começaram a partir de 795, e terminou em 1014 com a derrota Nurueguesa na Batalha de Clontarf por forças sob Brian Boru.

No século 12, o papa deu a toda a Irlanda para a Coroa Inglês como um feudo papal.

Em 1171, Henrique II da Inglaterra foi reconhecido "Senhor da Irlanda", mas a regra seccional local continuou por séculos, e o controle Inglês era por toda a ilha até o século 17.

Na Batalha de Boyne (1690), o rei católico James II e seus partidários franceses foram derrotados pelo rei protestante William III (de laranja). Uma era de supremacia política e econômica protestante começou.

Pelo Acto de União (1801), Grã-Bretanha e Irlanda se tornou o "Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda." Um declínio na economia irlandesa seguido nas próximas décadas.

Irlanda

Irlanda pronúncia é uma ilha ao noroeste da Europa continental.

É a terceira maior ilha na Europa eo vigésimo maior ilha na Terra. [4] Para o leste é a maior ilha da Grã-Bretanha , da qual está separado pelo Mar da Irlanda.

Politicamente, a Irlanda é dividida entre a República da Irlanda , que abrange pouco menos de cinco sextos da ilha, e da Irlanda do Norte , parte do Reino Unido, que abrange o restante e está localizado no nordeste da ilha.

A população da Irlanda é de aproximadamente 6,4 milhões. Pouco menos de 4,6 milhões vivem na República da Irlanda e um pouco menos de 1,8 milhões vivem na Irlanda do Norte.

A população de 2011 da República da Irlanda foi estimada em 4.581.269 e que a Irlanda do Norte em 2010 foi estimada em 1.799.392.

Relativamente baixas montanhas circundantes geografia uma central simples resumem Irlanda com vários rios navegáveis interiores que se estendem.

A ilha tem uma vegetação exuberante, um produto de seu clima ameno, mas mutável oceânica, o que evita extremos de temperatura.

Florestas espessas cobriram a ilha até o século 17.

Hoje, é uma das áreas mais desmatadas na Europa.

Há 26 existentes de mamíferos de espécies nativas para a Irlanda.

A invasão normanda na Idade Média deu lugar a um gaélico ressurgimento no século 13. Mais de 60 anos de guerra intermitente em 1500 levou ao domínio Inglês depois de 1603.

Na década de 1690, um sistema de protestante regra Inglês foi projetado para materialmente desvantagem a maioria católica e protestantes dissidentes, e foi estendida durante o século 18.

Em 1801, a Irlanda tornou-se uma parte do Reino Unido.

A guerra de independência no início do século 20 levou à divisão da ilha , criando o Estado Livre da Irlanda , que se tornou cada vez mais soberano ao longo das décadas seguintes.

A Irlanda do Norte permaneceu como parte do Reino Unido e viu muita agitação civil do final dos anos 1960 até os anos 1990. Isso diminuiu após um acordo político em 1998.

Em 1973, ambas as partes da Irlanda aderiu à Comunidade Económica Europeia.

Cultura irlandesa tem tido uma influência significativa sobre outras culturas, particularmente nas áreas de literatura e, em menor grau, ciência e educação.

A forte cultura indígena existe, como expresso, por exemplo através de jogos gaélicos, música irlandesa e da língua irlandesa, ao lado de integrar a cultura ocidental, como a música contemporânea e teatro, e uma cultura com muito em comum com a Grã-Bretanha, como expresso por meio do esporte, tais como de futebol, rúgbi, corrida de cavalos, e de golfe, bem como o idioma Inglês.

Geografia

A Irlanda está situado no Oceano Atlântico, e separada da Grã-Bretanha pelo Mar da Irlanda.

Metade do tamanho de Arkansas, que ocupa toda a ilha, exceto para os seis municípios que compõem a Irlanda do Norte.

A Irlanda se assemelha a uma bacia, uma planície central cercadas por montanhas, exceto na região de Dublin.

As montanhas são baixas, com o pico mais alto, Carrantuohill em County Kerry, subindo para 3.415 pés (1.041 m).

O principal rio é o de Shannon, que começa na região centro-norte, corre para o sul e sudoeste por cerca de 240 milhas (386 km), e deságua no Atlântico.

Governo

República

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal