Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Nova Zelândia  Voltar

Nova Zelândia

História

A evidência arqueológica indica que a Nova Zelândia foi povoada por pesca e caça pessoas de ascendência polinésia do leste talvez 1.000 anos antes da chegada dos europeus.

Conhecida por alguns estudiosos como o Moa caçadores, eles podem ter se misturado com ondas posteriores de polinésios que, segundo a tradição Maori, chegou entre 952 e 1150.

Alguns dos Maoris chamou sua nova pátria "Aotearoa", normalmente traduzido como "terra da longa nuvem branca".

Nova Zelândia

Em 1642, Abel Tasman, um navegador holandês, fez o avistamento registrado como o primeiro europeu da Nova Zelândia e esboçou seções de costas das ilhas dois principais 'Oeste.

O capitão inglês James Cook completamente explou o litoral durante três viagens do Pacífico Sul a partir de 1769.

No final dos anos 18 e início do século 19, serrando madeira, a caça às focas, baleias e atraiu poucos colonos europeus para a Nova Zelândia.

Em 1840, o Reino Unido estabeleceu a soberania britânica através do Tratado de Waitangi, assinado este ano com chefes Maoris.

No mesmo ano, grupos selecionados do Reino Unido começaram o processo de colonização.

A expansão da colonização européia levou ao conflito com Maori, principalmente nas guerras da terra Maori de 1860.

As forças britânicas e colonial eventualmente superou determinada resistência Maori. Durante este período, Maori muitos morreram de doenças e guerra, muito do que intertribal.

O governo constitucional começou a se desenvolver na década de 1850.

Em 1867, Maori ganhou o direito a um determinado número de assentos reservados no parlamento. Durante este período, a pecuária começou a se expandir, e os fundamentos da economia moderna da Nova Zelândia tomou forma.

Até o final do século 19, instalações de transporte melhoraram e possibilitou um grande comércio exterior em lã, carne e produtos lácteos.

Por volta de 1890, o governo parlamentar ao longo de linhas democráticas foi bem estabelecido, e as instituições sociais da Nova Zelândia assumiram sua forma atual.

As mulheres receberam o direito de votar em eleições nacionais em 1893.

A virada do século trouxe amplas reformas sociais que construíram a base para a versão da Nova Zelândia, do Estado-Providência.

Maori recuperou gradualmente a partir de declínio da população e, através da interação e casamentos com colonos e missionários, adotado muito da cultura europeia.

Nas últimas décadas, tornaram-se cada vez mais Maori urbanizada e tornaram-se mais ativo politicamente e culturalmente assertiva.

Nova Zelândia foi declarado um domínio por uma proclamação real, em 1907.

Conseguiu autonomia interna e externa completa pelo Estatuto de Westminster Lei Adoção, em 1947, embora este apenas formalizou uma situação que já existia há muitos anos.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal