Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Carambola - Página 3  Voltar

Carambola

Carambola

Nome popular: caramboleira
Nome científico: Averrhoa carambola L
Familia botânica: Oxalidaceae
Origem: Ásia

Características da planta

Árvore de até 8 m de altura, tronco tortuoso com ramos flexíveis. Folhas formando uma copa densa. Flores peque- nas, brancas e púrpuras, frequentemente presas aos ramos.

Fruto

Carambola

Longo e ovalado, com cinco gomos salientes de coloração amarelo-ouro na maturação. Contém 2 sementes pequenas em cada gomo.

Cultivo

Pode ser cultivada em climas quentes e úmidos. A propagação é feita por sementes e o plantio deve ser feito na estação chuvosa.

A carambola é originária da Ásia tropical. Segundo Pio Corrêa, apesar de nunca ter sido encontrada em estado silvestre, sua pátria deve ser, provavelmente, a Índia. No Brasil, ainda de acordo com o mesmo autor, parece ter sido introduzida, em 1817, no nordeste, mais precisamente em Pernambuco. Dali a árvore teria se espalhado por todo o litoral brasileiro.

Atualmente cultivada nos trópicos em ambos os hemisférios - além do Brasil, constam como produtores de carambola, a Índia, a Tailândia Israel e alguns países da África - a carambola permanece sendo considerada como uma fruta de quintais e de pomares caseiros. Seu cultivo em escala comercial, tanto para consumo in natura como para a produção industrial de extratos, xaropes, sucos, geléias e compotas, ainda é bem menor do que poderia ser. O que é um desperdício, dadas as suas qualidades e a sua generosidade.

Tanto a árvore, como suas flores e seus frutos, possuem o dom da beleza e do encantamento. Quando a caramboleira cresce e ganha idade, ocorre, às vezes, de seus galhos -bastante flexíveis - tocarem o chão, escondendo quase que completamente o tronco. Isto cria um ambiente bastante propicio para a excitada imaginação das crianças, que aí podem brincar de "esconde-esconde" ou de "casinha".

Antes de se transformaram em belos frutos, as pequenas flores da caramboleira, de cor violeta no centro e esbranquiçadas nas bordas, cobrem toda a árvore, ajuntando-se aos montinhos. Essas flores, além de agradáveis aos olhos, parece que são agradáveis ao paladar, sendo utilizadas, em alguns paises, como ingrediente no preparo de saladas.

A carambola é uma fruta bonita, curiosa e diferente. Desde pequenas, como miniaturas de cera, mantêm sua forma delicada: sempre com cinco gomos longitudinais bastante pronunciados, o fruto da caramboleira, quando cortado no sentido transversal, adquire o aspecto de uma perfeita estrela de cinco pontas. Sua coloração vai do verde-claro ao amarelo-gema, dependendo do grau de maturação da fruta, dando a impressão de que é translúcida.

A polpa da carambola é, em geral, de consistência rígida. Seu sabor pode variar muito, de árvore para árvore e de fruto para fruto, mas costuma ser adocicado quando amadurece e um tanto ácido e adstringente quando ainda está verde. Nesse último caso pode ser preparado em conservas salgadas, do tipo pickles, conferindo-lhes um sabor exótico e uma aparência decorativa.

A carambola tem muitos apreciadores cativos, podendo ser consumida in natura ou na forma de geléias, sucos, doces, compotas, sorvetes e como ingrediente para coquetéis de sabor tropical e refrescante.

Fruta bastante rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), contendo ainda vitaminas A, C e algumas do complexo B, é também fonte natural de ácido oxálico. Por efeito desse ácido, que, em grandes quantidades, é prejudicial ao organismo humano, o caldo da carambola é usado, popularmente, para eliminar ou atenuar manchas de ferrugem em panos e em objetos de metal.

"A caramboleira e arvore ornamental, sobretudo na época da floração e da frutificação, sua folhagem é espessa e as folhas oferecem a partirularidade de serem extremamente sensíveis e fecharem-se uma a uma apenas sejam levemente tocadas, posição essa que aliás, para dormir, tomam todas as noites."

Fonte: www.paty.posto7.com.br

Carambola

Carambola

CARAMBOLA  Averrhoa carambola

Partes Usadas

Frutos e folhas.

Família

Oxalidaceae

Características

Originária da índia ou da Malásia é árvore de porte médio, de crescimento lento, com tronco tortuoso e ramos flexíveis. Os frutos são lisos e brilhantes, possuem cinco gomos bem pronunciados e adquirem o aspecto perfeito de estrela, quando cortados no sentido transversal.

Dicas de Cultivo

Espalha-se por todo o país, excetuando as zonas mais frias. Propaga-se por enxertia.
Outros Nomes: Caramboleira; Esp.: carambolo; Ing.: star fruit.

Princípios ativos

Ácidos orgânicos, glicosídeos, vitaminas A, C e quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro e fonte de ácido oxálico, pectina, lipídios, esteróis e ácidos graxos dentre outros.

Propriedades

Depurativa, hipotensora e antitérmica.

Indicações

Uso externo suas folhas são utilizadas sob forma de cataplasma para liviar picadas de insetos, aplicadas duas vezes por dia. Seus frutos são utilizados como antitérmico e antihipertensivo, em sucos 1 a 3 vezes ao dia.

Fonte: www.cantoverde.org

 

voltar 1234567avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal