Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Carqueja - Página 5  Voltar

Carqueja

Nome popular: Carqueja, Carqueja-do-mato, bacanta.
Nome científico: Baccharis trimera (Less.) DC.
Família: Compositae (Asteraceae)
Origem: Sul e sudeste do Brasil.

Carqueja

Propriedades

Hepatoprotetoras, digestivas, anti-úlcera, antiácida, analgésica, e antiinflamatória, hipoglicêmico (reduz glicose no sangue).

Características

Subarbusto perene, de 50 a 80 cm de altura. Com os mesmos nomes populares e com características e propriedades similares são conhecidas as espécies B. articulata e B. uncinella.

A planta é amplamente utilizada na medicina caseira brasileira, sendo utilizada pelos indígenas há séculos para o tratamento de várias doenças.

As diferentes propriedades atribuídas a esta planta na medicina tradicional vem sendo estudadas e algumas já validadas pelos resultados positivos obtidos.

Parte usada

Folhas e hastes.

Usos

Tem sido empregada principalmente a problemas hepáticos (removendo obstruções da vesícula e fígado) e contra disfunções estomacais (melhorando a digestão) e intestinais (como vermífugo). Algumas publicações populares a recomendam ainda para o tratamento de úlcera, diabetes, malária, anginas, anemia, diarréias, infla,ações da garganta, vermes, etc.

Estudos comprovaram sua eficácia em suas propriedades hepatoprotetoras, digestivas, anti-úlcera, anti-ácida, analgésica, antiinflamatória, e hipoglicêmico (reduzindo o teor de açúcares no sangue).

Forma de uso / dosagem indicada

É recomendada para afecções estomacais, hepáticas e intestinais, na forma de infusão, preparado adicionando-se água fervente a uma xícara (de chá) contendo 1 colher (de sopa) de suas hastes e folhas picadas, na dose de 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.

Referências bibliográficas

Lorenzi, H. et al. 2002. Plantas Medicinais no Brasil.
Vieira, L. S. 1992. Fitoterapia da Amazônia.

Fonte: www.cultivando.com.br

Carqueja

Carqueja é uma planta perene(vive mais de 2 anos) nativa da Amazônia, sendo encontrada em regiões tropicais Brasil, Peru, Colômbia e também na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Pode atingir até 2 metros de altura, possui pedúnculos achatados que produzem flores diminutas e abundantes no topo, de coloração branca ou amarelada.

INDICAÇÃO

A Carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar como cálculos(pedras). Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão.

A Carqueja purifica e desintoxica o sangue e fígado. Alguns estudos indicam que a Carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.

Na medicina popular brasileira, também é usada nos casos de gripe, resfriados, diarréias, garganta inflamada, entre outras. Também é considerada como eficaz para diminuir a pressão.

Fonte: www.ervashop.com.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal