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Cenoura

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida

Ordem: Apia les Família: Apiaceae

Gênero: Daucus Espécie: D. carota

INFORMAÇÕES

A cenoura é uma raiz de cor alaranjada. Este legume é riquíssimo em betacaroteno, um elemento importante para a visão. Além disso, o betacaroteno é importante para a pele e as mucosas.

Cenoura

Possui também as seguintes vitaminas: A, C, B2 e B3. Fósforo, potássio, cálcio e sódio são os sais minerais presentes na cenoura. A cenoura possui também uma boa quantidade de fibras. Embora encontramos a cenoura durante todo o ano, o período de safra vai dejulho a janeiro.

Ë muito utilizada na culinária em saladas, bolos, sucos, cremes, refogados e purês. Não é um alimento muito calórico, pois cada 100 gramas de cenoura possui apenas 40 calorias.

Cru ou cozido, este legume nutritivo favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem várias propriedades medicinais e poder bronzeador.

Cenoura

Originária do Afeganistão, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas cem gramas deste legume. Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registradas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.

Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Cenoura

Comer a cenoura crua é sem duvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões.

O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é ótimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.

Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções. Mas os seus benefícios não se ficam por aqui.

Cenoura

As cenouras têm várias propriedades

medicinais, tais como anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora. Doentes de reumatismo, por exemplo, devem beber sumos de cenoura diariamente, assim como comer cenouras cruas antes das refeições.

Também na tuberculose este legume, quando comido cru, é um importante complemento na alimentação. A cenoura crua e ralada é ainda excelente na cura de úlceras quando aplicada diretamente no local afeta d o.

Cenoura

Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, e o seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.

ViTAMINADA

A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A.Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina).

Fonte de vitamina E, que tem uma importante ação antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fálico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

Cenoura

A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A.Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina).

Fonte de vitamina E, que tem uma importante ação antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fálico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

Fonte: www.diaadia.pr.gov.br

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