Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ciências Atuariais  Voltar

Ciências Atuariais

 

Ciências Atuariais - O que é

Ciências Atuariais é a área que planeja e determina as bases das operações das empresas de seguro, de financiamento e de capitalização.

As Ciências atuariais são as ciências que estudam e analisam riscos dentro da área de Economia e Finanças.

Atuária pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros.

Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida.

O ramo vida trata das conseqüências das principais contingências da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).

Para tanto, a atuaria tem dois pontos basilares:

1- o cálculo do valor atual de capitais futuros;

2- a previsão atual dos acontecimentos(ou eventos aleatórios) futuros.Neste contexto, entende-se por atuário o profissional-pesquisador que se ocupa das aplicações das Ciências Matemáticas (matemática pura,estatística, probabilidade,e informática) ao seguro de vida ou não-vida,em geral, às questões econômica-financeira-contábeis.

Perfil do profissional

A cada dia, torna-se extremamente importante o gerenciamento de riscos presentes nas operações financeiras, nos seguros e nos planos de saúde.

A avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros é a área de responsabilidade do atuário, um profissional que tem seus conhecimentos baseados na matemática, na estatística e na economia.

O profissional deverá dominar os conhecimentos e técnicas da Ciência Atuarial e da Estatística para calcular riscos e probabilidades, avaliar operações pertinentes a reservas técnicas e matemáticas de empresas privadas e de Previdência Soc ial, operadoras de seguro, resseguros, prêmios, sorteios e títulos de capitalização.

O Perfil do profissional exige:

Raciocínio lógico;

Gosto pelo estudo da Matemática associado à área de Finanças;

Interesse pelo estudo e avaliação de risco, nas mais diversas aplicações.

Perfil do curso

Formar profissionais voltados principalmente para as áreas de seguros e previdência.

Sua estrutura ímpar, contemplando disciplinas de Matemática, Estatística, Contabilidade, Finanças, Direito e Teoria de Risco atribuem ao curso um perfil de interdisciplinaridade e abrangência.

O Atuário

Faz a programação e a análise de reservas financeiras das empresa de seguro, fiscalizando se estas reservas estão compatíveis com os compromissos assumidos. É a área de Auditoria Atuarial.

Calcula os riscos e os prêmios dos seguros e fundos de pensão, detemina o valor das cotas de seguro a pagar, o prazo de validade do prêmio e as quantias necessárias para garantir o pagamento dos benefícios (questões como seguro de automóveis, plano de saúde, complementação de aposentadoria etc.), fazem parte do dia-a-dia do Atuário.

Planeja e gerencia a longo prazo ou emissão de obrigações.

Determina as condições dos empréstimos e a taxa de rendimento, para credor e devedor.

Faz balanços de empresas comerciais, seguro de imóveis e outros bens, estimando riscos e estipulando taxas de prêmios.

Acompanha o mercado financeiro para estabelecer as bases das operações das empresas de seguro, de financiamento e de capitalização.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é promissor, pois há poucos profissionais especializados e a demanda por seus serviços tem aumentado muito, principalmente nas grandes cidades, onde cresceu a conscientização dos cidadãos quanto à importância de investir em seguros, saúde e previdência.

Os atuários podem desenvolver suas atividades em empresas de seguros, entidades fechadas de previdência complementar ou fundos de pensão, operadoras de saúde, entidades abertas de previdência complementar e bancos, empresas de capitalização, mercado financeiro e órgãos governamentais do ramo de seguros (IRB, Susep, etc.).

Área de Atuação

Empresas de seguro, de capitalização, previdência privada e pública, consultorias e assessorias, universidades, institutos de pesquisa. O profissional realiza também o estudo dos riscos previdenciários e dos que afetam as pessoas, as propriedades e as atividades econômicas, calculando probabilidades de ocorrências de sinistros, fixando prêmios e indenizações, mensurando reservas matemáticas.

Ciências Atuariais - Curso

Ciências Atuariais trata da aplicação dos conhecimentos e técnicas no ramo de seguros.

O atuário faz cálculos estatísticos, planilha de custo de um determinado tipo de seguro, controla e administra a cobertura de seguros, aposentadorias, pensões, rendas e empréstimos. É o responsável pela projeção dos riscos e avaliação da necessidade de cobertura.

Histórico

O Curso de Ciências Atuariais foi criado oficialmente em 1945, obtendo reconhecimento em 22 de setembro de 1945, através do Decreto Nº 7988. Seu Currículo Mínimo obedece ao Paracer Nº 397/62 e Resolução 08/02/63 do CFE.

Titulação

A titulação conferida é a de: BACHAREL EM CIÊNCIAS ATUARIAIS.

Objetivo

O Curso de Ciências Atuariais visa a formar o profissional especialista em problemas securitários, em cálculos relacionados com setores de previdência social e privada, com atuação nas áreas de avaliação de riscos, cálculos de prêmios de seguros, pecúlios, planos de aposentadorias e pensões, bem como de planos de financiamento e capitalização.

O Curso

O Curso forma o bacharel em Ciências Atuariais, o atuário.

Esse profissional avalia, acompanha e emite parecer sobre questões técnicas relativas a seguros, previdência, capitalização e questões correlacionadas.

A presença do atuário se faz necessária na gestão atuarial de companhias e entidades da área de previdência, seguros, capitalização e operadoras de planos de saúde.

O Curso oferece uma visão abrangente sobre a mensuração e avaliação do risco em seu conceito mais técnico e científico.

O atuário tem como principais responsabilidades o cálculo e do gerenciamento do risco para as pessoas físicas e jurídicas, e o seu patrimônio. Com projeto pedagógico compatível com a realidade do mercado, os conhecimentos, competências e habilidades são trabalhados em aulas teóricas e práticas, estas últimas dadas nos laboratórios de informática e de empresas simuladas.

Organização Curricular

O CURRÍCULO do Curso abrange uma seqüência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada.

O CURRÍCULO PLENO do Curso inclui as disciplinas que representam o desdobramento das matérias do CURRÍCULO MÍNIMO complementado por outras disciplinas de caráter obrigatório ou eletivo que atendem às exigências de sua programação específica, às características de instrução e às diferenças individuais dos alunos.

O CURRÍCULO PLENO deverá ser cumprido integralmente pelo aluno, a fim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma que lhe confira direitos profissionais.

Compõem o Curso de CIências Atuariais 39 disciplinas de caráter OBRIGATÓRIO, que correspondem a 170 créditos e um grupo de 10 disciplinas de caráter ELETIVO de 4 e/ou 2 créditos cada uma, totalizando 180 créditos correspondem a 2700 horas-aula.

Integralização Curricular

A integralização curricular é obtida por meio de créditos atribuídos às disciplinas em que o aluno lograr aprovação.

Um CRÉDITO correspondente ao quociente do total de horas-aula da disciplina por quinze (número de semanas por semestre).

O CURRÍCULO PLENO do Curso de Ciências Atuariais é estruturado em 08 semestres, cuja matrícula nas disciplinas que integram a listagem é acompanhada de um aconselhamento em cada semestre letivo.

Duração média do curso: Quatro anos

Ciências Atuariais - Profissão

O profissional em Ciências Atuariais utiliza-se de conhecimentos das áreas de matemática e estatística para o estudo de operações financeiras, planos de previdência e seguros em geral. Esta é uma carreira para quem gosta de números e cálculos.

Faz parte do seu trabalho analisar os riscos presentes em operações de seguro, planos de saúde, títulos de capitalização e operações financeiras, como empréstimos. Este profissional também avalia a possibilidade de perdas nas empresas de seguros, determinando o valor das prestações e dos prêmios a serem pagos.

Também define a quantidade de reservas que as empresas devem ter para honrar seus pagamentos, como direitos trabalhistas ou juros de parcelamentos. Uma de suas principais funções é elaborar contratos e regular os planos de benefícios.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração de 4 anos, com apresentação de monografia ao término do curso. Em algumas instituições o currículo contém matérias como sociologia e comunicação, mas, em todas ela o currículo é recheado de disciplinas da área de Matemática, Estatística, Finanças e Contabilidade.

Dentre as matérias específicas podemos citar: informática, direito comercial, direito tributário e de seguros, além de marketing e teoria de riscos.

b) Nível Médio

Técnico

Duração média de 3 anos. Existem algumas Escolas Técnicas que oferecem cursos na área atuaria, porém o conteúdo dos cursos varia bastante de acordo com a área de concentração de estudos de cada uma, como exemplo podemos citar o de Técnico em Seguros. Alguns outros cursos técnicos podem ser encontrados, porém são cursos mais direcionados a um determinado assunto e tem de curta duração.

Mercado de Trabalho

O trabalho deste profissional está inserido em órgãos públicos, como Ministério do Trabalho e da Previdência Social ou em prefeituras de todo o país, onde ele atuará dentro dos regimes próprios de seguridade social, gerindo os assuntos ligados à questão previdenciária dos municípios.

Poderá também trabalhar na iniciativa privada, gerenciando as operações financeiras das empresas, calculando probabilidades de ocorrências, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas. É ele quem estima o preço que o segurado deve pagar para ter os benefícios prometidos.

O mercado é promissor, pois cada vez mais as pessoas se conscientizam da importância de se investir em seguros e previdência. Além disso, existem diversos concursos públicos para profissionais desta área.
Ofertas de Emprego

Os principais empregadores de profissionais na área de Ciências Atuariais são empresas de seguros e de anuidades, de capitalização e de financiamento, bem como, das entidades de previdência social e complementar.

Podemos citar como exemplos os bancos privados e bancos estatais, que contratam por concurso, ambos oferecendo vagas em todo Brasil. Assim como empresas de financiamento de bens e imóveis ou mesmo lojas que possuem financiamento próprio, com mais postos de trabalho nos grandes centros urbanos.

Na área governamental, podemos citar, ainda, diversos órgãos públicos que abrem concursos freqüentemente para cargos relacionados à área atuaria, como prefeituras de municípios em todo o Brasil assim como ministérios e secretárias estaduais e federais.

Além disto, o profissional atuário pode exercer sua profissão de maneira autônoma, elaborando pareceres, laudos, peritagem, auditorias e outros estudos sobre assuntos de sua especialidade, assim como fornecer assessoria financeira e previdenciária pessoal a pessoas físicas.

Fonte: www.uerj.br/www.estacio.br/www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal