Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Siriguela ou Ciriguela - Página 2  Voltar

Siriguela ou Ciriguela

Siriguela ou Ciriguela

Nome Científico

Spondias purpurea L.

Família

Anacardiaceae

Origem e dispersão

A cirigueleira é originária da América Central encontrando-se dispersa no México, Caribe e vários países da América do Sul.

Características

A planta adulta raramente excede a 7,0 metros. O fruto é uma drupa elipsodial de 3 a 5 cm de comprimento, 15 a 20 g, lisa e brilhante, roxo ou vinho, com o epicarpo firme.

Clima e Solo

A cirigueleira é encontrada produzindo em locais de clima tropical e subtropical, em solos bem drenados.

Propagação

A cirigueleira dificilmente se propaga por sementes. É multiplicada por estacas de 30 a 50 cm de comprimento e de 7 a 12 cm de diâmetro.

Siriguela ou Ciriguela

Utilização

O fruto de 15 a 20 g apresenta um rendimento de 50% de polpa e é utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, licores, vinho, geléia, compotas e refrigerantes.

A ceriguela, pertencente a família Anacardiaceae, gênero Spondias, é também chamada purple mombin, spanish plum, jocote, ciruela mexicana, ciruela huesillo e ciruel. É uma das espécies mais cultivadas do gênero Spondias. Sua região de origem é provavelmente o México e a América Central (Leon & Shaw, 1990).

Planta que raramente ultrapassa 7 m de altura, a cerigueleira possui ramos que se desenvolvem rente ao solo (Martin et al., 1987; Morton, 1987; Campbell, 1988). Suas folhas são compostas, e as inflorescências possuem flores perfeitas que formam frutos isolados ou em cachos. Esses frutos possuem uma película fina, verde, amarela ou vermelha, dependendo do estádio de maturação; polpa de pequena espessura ao redor de um grande caroço (Leon & Shaw, 1990).

Apesar de não ter fixado como uma cultura explorada na forma de pomares comercias no Brasil a ceriguela possui um grande potencial econômico (Pinto, 1997; Sousa, 1998). A fruta possui atrativa coloração e excelente sabor é comercializado na forma in natura, em diversas regiões do Brasil, notadamente no Norte e Nordeste.

CARACTERIZAÇÃO

Na Tabela 2 encontram-se os valores observados na caracterização da ceriguela em 3 estádios de maturação realizados na Embrapa Agroindústria Tropical. Apesar de o caroço ser grande, este é leve, e a ceriguela mostrou um rendimento de polpa elevado. O conteúdo de sólidos solúveis totais (SST) é alto no fruto maduro e a acidez, relativamente baixa. A ceriguela não é considerada um fruto ácido, porém é bastante doce. No final da maturação os açúcares redutores constituem aproximadamente 36% dos açúcares solúveis totais. A ceriguela possui baixo teor de ácido ascórbico que é Maximo no fruto verde.

Apesar de ser muito apreciada para o consumo fresco, a ceriguela também é utilizada para o processamento, mas, nesse caso deve-se utilizá-la quando completamente madura, já que apresenta um alto conteúdo de amido nos estádios iniciais da maturação. Mesmo no fruto maduro o conteúdo de amido é elevado, e em alguns casos pode-se mesmo perceber o sabor amiláceo no ceriguela fresca. O teor de pectina total também é elevado, em comparação com a maioria dos frutos, o que, associado ao elevado teor de amido, pode dificultar a estabilização de suco ou néctar.

Fonte: www.paty.posto7.com.br

Siriguela ou Ciriguela

Siriguela ou Ciriguela

Nome científico

Spondias Purpúrea L.

Árvore que pode atingir até 8 metros de altura, copa baixa, rastejante. Troncos retorcidos.

Folhas compostas, lisas de coloração verde intenso.

Flores pequenas, brancas.

O fruto tipo drupa (tipo de fruto carnoso, com apenas uma semente), ovoïde alongado, cor vermelho-esverdeada ou amarelada, do tamanho de um limão. Esses frutos possuem uma película fina, verde, amarela ou vermelha. Polpa espessa, amarela, aromática, envolvendo uma semente. Gosto mais ou menos do cajá, pouco ácida e muito doce.

Fructificação durante todo o ano, principalmente no Nordeste brasileiro.

Consome-se sobretudo como fruta fresca. Da polpa podem fazer-se sucos, licores, sorvetes e doces. Esta fruta também é usada no preparo de bebidas fermentadas (chicha), vinhos e bebidas geladas. No Nordeste brasileiro a cerigüela é muito apreciada como “tira-gosto” após a ingestão de certas bebidas alcoólicas. Nos últimos anos tem-se difundido com grande sucesso a "caipirinha de cirigüela".

É o fruto mais saborosa da família das Anacardiácias (umbu, cajá, cajá-manga), a mais doce e a menos ácida.

Origem

América do Sul e Central.

Fonte: www.arara.fr

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal