Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Clima Subtropical  Voltar

Clima Subtropical

 

O clima subtropical úmido , às vezes chamado, mas vagamente chinês Climáticas ( Köppen Cfa ou Cwa ), é uma zona de clima caracterizado por verões quentes e úmidos e invernos frios 1 . As massas de ar são caracterizadas por fluxos de meridianos, as temperaturas podem subir ou cair muito acentuadamente.

É difícil definir precisamente este clima, porque é realmente uma combinação de clima continental com a possibilidade de sua captura frio no inverno eo clima tropical os verões escaldantes e tempo severo ( tornados e tufões e furacões ) . Também varia com a latitude no hemisfério norte do continente norte dominância deixando espaço para mais caracteres sul tropical.

É por isso que alguns autores utilizam também, mas em áreas maiores (em particular o norte como Nova York , o Quebec ou do norte da China e Coreia ), o termo clima úmido das fachadas leste da continentes .

Características

A definição de Köppen (CFA) para tal clima dá o mês mais frio com temperaturas médias acima de 0 ° C (Köppen C), o mês mais quente com temperaturas acima de 22 ° C (Köppen um) e constantemente molhado com os meses mais secos com mais de 60 milímetros de precipitação (Köppen f) 2 . Esta definição de Köppen é frequentemente criticado como o limite inferior para o mês mais frio, com temperaturas médias acima de 0 ° C , é considerado muito baixo: É difícil imaginar uma cidade com uma temperatura média no inverno de 0,5 ° C, isto é, muito mais frio do que Paris, para representar o mundo subtropicais, juntamente com uma cidade como Brisbane, onde a temperatura média do mês mais frio se aproxima de 20 ° C! Outro exemplo: Clermont-Ferrand tem a mesma temperatura média do mês mais frio, como Xangai, e até mesmo os verões são muito quentes na metrópole chinesa como a capital do Arvernos, parece incongruente pensar que uma cidade Tendo as mesmas invernos como Clermont-Ferrand a ser considerado subtropicais.

Temperaturas

O inverno é frio, mas é possível ter invasões de ar polar trazendo frio repentino, mas de curta duração se encaixa. Verão quente, sob a influência das massas de ar tropicais.

Precipitação

Em geral, a precipitação é muito importante durante todo o ano, atingindo o máximo no verão, e em áreas mais ao norte, é possível ter neve no inverno um . O intervalo de temperatura é relativamente grande anual. Todas as regiões de clima subtropical, exceto sudeste Brasil , são afetados por tempestades e ciclones tropicais associadas a esta precipitação.

Vegetação

Paisagem da albufeira , no sudeste do Texas

Vegetação tipicamente associada com o clima subtropical úmido é a floresta magnífica: é composto por palmeiras e magnólias e árvores de cânfora , coníferas tropicais 1 , mas com diminuição da pressão humana. É acompanhado de bambu na China, samambaias . O homem praticava a agricultura diversificada ( algodão , arroz , cana , amendoim , tabaco , etc.). Em alguns países como o Brasil , as variedades específicas de trigo , milho e soja foram criados pelo EMPRABA para se adaptar ao clima subtropical do cerrado .

Tal como o clima, flora combina influências tropicais e temperadas. O Estados Unidos incluem as coníferas , como tropical cipreste ( lagoas de cipreste , cipreste ) ou pinho ( amarelo pinheiro pinus taeda ), de madeira , tais como vermelho bottlebrush buckeye , a bétula negra , o dogwood florescimento e carvalhos diversos ( Quercus stellata , Quercus virginiana ). As palmeiras crescem principalmente na Flórida, mesmo que sejam encontrados para a Carolina do Sul ( Sabal palmetto , Serenoa repens ).

Localização

Desde o clima mediterrâneo , o clima subtropical úmido é encontrada entre as latitudes 25 e 45 °, mas desta vez na fachada leste dos continentes.

No entanto, as fachadas é muitas vezes conhecem os personagens específicos, especialmente em termos de precipitação (por exemplo, fortes nevascas em Quebec e no norte do Japão ), mas nem todos são subtropical.

África

Na África, encontramos este tipo de clima em África do Sul perto de Durban , mas também no sul de Moçambique .

Ásia

A peculiaridade do clima na Ásia em comparação com outros continentes é inverno bastante seco.

A área se estende do norte do Paquistão até a China (daí o nome de clima chinês ), no norte do Vietnã , na costa sul da Coréia do Sul e Japão (muitas das ilhas de Honshu , Kyushu e Shikoku ).

As principais cidades este clima estão entre outros Kathmandu , Chongqing , Chengdu , Shanghai , Nanjing , Busan , Kyoto e Tokyo . Hong Kong e Taipé estão no limite sul desta zona. Na Ásia, os invernos são relativamente seco devido ao vento frio da Sibéria . Apenas perto do rio Amarelo e do Rio das Pérolas chove em suficiência para ser Cfa clima tipo. Contras de inverno e verão de precipitação são semelhantes no Mar do Japão . Precipitação por vezes vêm de tufões . Em média, ele cai para cerca de 1.000 milímetros de chuva, exceto em partes, como perto do Himalaia .

Austrália

O clima é encontrado perto da costa sul do país entre Bundaberg ( Queensland ) e Bega ( New South Wales ). As principais cidades são Sydney , Brisbane ... Os valores de precipitação podem variar ano a partir de 2000 milímetros a 1000 milímetros . O gel é muito rara na região, exceto algumas vezes na altitude. O extremo norte da Nova Zelândia (região de Auckland ) também é afetada por esse clima.

América do Norte

Na América do Norte , zona climática estende sudeste dos Estados Unidos (sudeste do Texas , Louisiana , Arkansas , Mississippi , Tennessee , Kentucky , Alabama , Carolina do Norte , Carolina do Sul , Geórgia , Flórida e Virginia ). Ela também é encontrada mais ao norte nas áreas urbanas de Delaware , a sudoeste de West Virginia , ao sul e leste de Maryland , a sudeste de Pensilvânia ( Filadélfia ), sul de Nova Jersey no sul do Missouri , e no extremo sul de Ohio . O nordeste do México também pertence a esta área. Na faixa de verão temperaturas entre 25 ° C e 30 ° C .

As cidades envolvidas são Houston , San Antonio , Austin , Dallas , Atlanta , Memphis , O e Little Rock . No extremo norte também são Tulsa , St. Louis , Cincinnati , Washington, DC , Baltimore , Filadélfia , Wilmington e Atlantic City .

Na costa atlântica, o total de declínio anual de chuvas e invernos mais frios crescer indo para o norte. Assim, ele cai uma média de 22 cm de neve três a Norfolk costeira cidade Virgínia localizado 36 ° norte latitude, isto é, na latitude de Malta . Norte, há maiores variações entre as estações. A área urbana da cidade de Filadélfia é a área mais ao norte através da influência do Oceano Atlântico e Baía de Chesapeake .

O limite sul o clima subtropical está perto da cidade de Miami e na costa sul do Texas . Aqui começa a zona de clima tropical que se caracteriza por temperaturas quentes durante todo o ano.
Na costa do Golfo do México , a precipitação total anual é maior do que na costa do Atlântico na mesma latitude (New Orleans: 1571 mm; Jacksonville: 1303 mm). Quando voltar para o interior, na bacia do Mississippi, as quedas anuais de precipitação e temperaturas ficam mais frias. A zona subtropical é aproximadamente limitada pelo rio Ohio em Louisville (Kentucky) e Cincinnati , onde a neve é comum no inverno. Mais ao norte, há um clima do tipo continental úmido, com invernos frios. Finalmente, as montanhas Apalaches , subindo para mais de 2000 metros, perturbar o clima subtropical na Geórgia e Carolina do Norte .

 

América do Sul

Na América do Sul, o clima é encontrado perto do Oceano Atlântico, no extremo sul do Brasil (região metropolitana de São Paulo para o Rio Grande do Sul ), no centro-norte do Paraguai e nordeste da o argentino .

Ilhas clima

Até certo ponto, encontramos um clima semelhante em algumas áreas no Mar Negro e Mar Cáspio (no Irã , na Turquia , no Azerbaijão e Geórgia ) que se beneficiam de verões mais quentes e mais úmidas que as áreas continental circundante. O Vale do Pó , no norte da Itália e da costa do Adriático também experimentar um clima semelhante deste tipo. Estas são regiões que têm verões muito quentes para digitar oceano e muito molhada para ser do tipo mediterrâneo.

Também encontramos este tipo de clima em áreas muito limitadas (vales) de Peru, Bolívia e Chile.

Referências

João Paulo Amat, Lucien Dorize, O Coração Charles Emmanuelle Gautier, Elementos de Geografia Física , Paris, Bréal, al. Grande Amphi, 2002, ISBN 2749500214

Viers George, Elementos de Climatologia , Paris, Nathan, 2001, 2 e edição ISBN 978-2091911878
Beltrando (Gerard) e Chémery (Laura), Dicionário do clima , Larousse, Paris, 1995, ISBN 2037202334

Estienne (Peter) e Godard (Alain), Climatologia , coleta de U, Armand Colin, Paris, 1992, ISBN 2200219180

Godard (Alain) e Tabeaud (Martine) e Climas: mecanismos e distribuições , Armand Colin, Paris, 2004, ISBN 2200267274

Fonte: fr.wikipedia.org

Clima Subtropical

O clima subtropical que está predominando em algumas regiões do território brasileiro possui características e alguns fatores que determinam a temperatura, atualmente a de 18ºC, com amplitude térmica de 10ºC por ano, também pela quantidade de chuvas que vão de 1000 mm/ano a 2000 mm/ano, predominando na região sul do estado de São Paulo, bem como sua região metropolitana, encontrado também no Paraná, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Sul do Mato Grosso do Sul.

Fonte: www.educacao.cc

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal