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Côco

Côco

Quando se fala em coco a primeira coisa que vem a cabeça é o coco-da-baía.

No entanto, todos os tipos de palmeiras produzem coco. Nos trópicos, o coco é muito apreciado, tanto pelos turistas como pelos nativos. No Brasil, seus maiores cultivadores são: a Bahia, o Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí.

O coqueiro gosta de clima quente e úmido. Sua altura pode chegar a 30 metros. Também existem variedades anãs, que não ultrapassam três metros.

A casca do coco e relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa suculenta e de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui.

A massa pode ser consumida crua, em seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. Propriedades: O coc-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular.

Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas.

A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico.

São muitos os benefícios da água do coco. Por exemplo:

Hidrata e amacia a pele

Reduz o nível de colesterol

Combate a verminose infantil

Previne e auxilia no tratamento da artrite

Controla a pressão arterial

Combate a desidratação

Repõe imediatamente a energia

Evita vômitos e náuseas durante a gravidez

Depura o sangue

É calmante natural

Reduz a febre

Trata de ulcera estomacal

Combate a prisão de ventre

Previne o enjôo causado pela maresia

Plantação de Coco

Côco
Plantação de Coco

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Coco

Côco

Alimento completo, o coco é excelente substituto da carne, do queijo, do ovo e do leite, aos quais é superior.

0 coco-da-baía medra principalmente na Bahia e em Pernambuco. É rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

A água de coco tem várias aplicações na terapêutica caseira. A água e o leite de coco são apropriados nos casos de rugas da pele.


Prestam-se também como calmantes, diuréticos, mineralizantes, febrífugos, aperientes, depurativos do sangue, etc.

0 coco verde possui as mesmas propriedades do leite materno, segundo experiências realizadas nos Estados Unidos.

No Havaí, as mães costumam alimentar os bebês com leite de coco.

Uma colherada de coco pela manhã, é excelente remédio contra vermes intestinais. E a polpa age como adstringente nas hemorroidas.

Em virtude das propriedades que encerra, o coco pode alimentar a vida do homem indefinidamente. Daí ser aconselhável seu largo uso.

Fonte: aloeveraesaude.files.wordpress.com

Coco

Coco , coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-baía é o fruto do coqueiro.

É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz).

A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso).

Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina.

Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Côco

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Um coco aberto, mostrando a composição com a casca, semente e a cavidade interna

O coco na nutrição

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.

A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.

Já o coco maduro é contraindicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.

Para verificar se o coco maduro está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.

O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.

Cem gramas de coco maduro fornecem 266 kcal (quilocalorias) e 100 miligramas de água de coco, 22 quilocalorias

Côco
Coco verde

Fonte: pt.wikipedia.org

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