Condiloma Acuminado

PUBLICIDADE

Condiloma Acuminado – O que é

condiloma acuminado é uma DST (doença sexualmente transmissível), apresenta-se como verrugas genitais, popularmente conhecidas como crista-de-galo e/ou cavalo-de-crista, causadas pelo papilomavírus humano (HPV).

São frequentemente encontrados na parte externa da região reprodutiva e excretora de homens e mulheres com incidências menores de aparecimento dentro do órgão reprodutor feminino, colo de útero e interior do órgão excretor.

O vírus infecta células basais e se multiplica para as camadas superiores, chegando às células escamosas, formando micro lesões nas mucosas, o que forma o condiloma que pode arder e/ou coçar deixando evidente a infecção.

O período de incubação do vírus pode levar semanas, meses e, em alguns casos até anos. Isso faz com que muitas pessoas infectadas não saibam da doença, e em um momento de depressão do sistema imunológico, o vírus pode se tornar ativo, levando ao aparecimento das verrugas. Entretanto mesmo sem apresentar os sinais, o portador da doença pode transmitir a mesma, sendo maior o risco de transmissão à medida que os sinais aparecem.

O condiloma acuminado geralmente aparece como pequenas protuberâncias marrom-claras, cinza ou da cor da pele que podem estar agrupadas. Eles geralmente são indolores, mas podem crescer e causar coceira e sangramento. Às vezes, o condiloma acuminado não causa nenhum sintoma, portanto, uma pessoa pode não saber que os tem.

Inicialmente, as verrugas formam pequenas pápulas, que na maceração são esbranquiçadas, em outros casos de cor avermelhada. As lesões geralmente são múltiplas, principalmente em superfícies úmidas, e seu crescimento pode ser potencializado na presença de outras infecções locais. Podem se formar grandes estruturas semelhantes a couve-flor que podem finalmente cobrir toda a genitália externa.

condiloma acuminado pode voltar após o tratamento.

Condiloma Acuminado – Transmissão

A transmissão do vírus está ligada ao contato do condiloma de um individuo contaminado com áreas micro lesionadas de um segundo individuo, sendo o contagio mais comum através da relação sexual.

Ainda que sejam poucos comuns há o contágio através de objetos como toalhas, vaso sanitário, peças intimas ou durante o parto, afetando o bebê.

Condiloma Acuminado – Diagnóstico

O diagnóstico primário pode ser feito a olho nu, caso o paciente apresentar algum sinal visível, ou através de exames tais como: papanicolau (detecta alterações nas células do colo do útero); colposcopia (exame do órgão reprodutor feminino e do colo do útero através de um colposcópio); colonoscopia (exame do interior do reto através de um endoscópio).

Condiloma Acuminado – Tratamento

O tratamento para condiloma acuminado deve ter orientação médica. Geralmente inclui uso de medicações que se passam na região afetada, cauterização elétrica, ou seja, queimar as lesões ou até cirurgia para remoção imediata. Porém, como o condiloma acuminado é provocado por uma infecção viral, as verrugas genitais podem continuar reaparecendo até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus.

O HPV possui vários sorotipos de vírus e, partes destes são assintomáticos e, eliminados do organismo antes de apresentarem sintomas.

Alguns são responsáveis pela formação de tumores benignos como no caso do condiloma acuminado. Porém outros foram associados a doenças como o câncer, por exemplo.

Fonte: Camila Correia/www.cancer.gov/www.dermis.net/dallas-obgyn.com/www.webpathology.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.