Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Barômetro - Página 7  Voltar

Barômetro



Um barômetro mede a pressão atmosférica.

O ar na atmosfera exerce uma força chamada pressão que muda constantemente devido à passagem de sistemas meteorológicos.

Assim, em articulação com outros instrumentos meteorológicos, um barómetro ajuda a prever o tempo claro ou chuvoso.

Em 1643, Evangelista Torricelli inventou o barómetro primeiro. Ele imaginou que, se tivesse um vácuo, um espaço sem ar, ele pode comparar a pressão sempre presente na atmosfera com pressão zero.

Então, ele colocou um vazio contido em um tubo de vidro em cima de um recipiente maior de mercúrio.

As prensas de ar para baixo na superfície exposta do mercúrio e empurra-lo para dentro do tubo. Quanto maior o nível de mercúrio, a maior pressão do ar.

Barômetro

Originalmente, as unidades de pressão de ar foram apenas milímetros de mercúrio. As pessoas podem finalmente medir a força do ar.

Desde o advento do "tubo de Torricelli", outros desenvolveram o barómetro aneróide que funciona sem líquido. Neste instrumento, uma caixa de acordeão flexível de metal que se assemelha a um fole é parcialmente comprimida para uma pressão média.

Então, se aumenta a pressão do ar, o contrato de foles porque o ar dentro deles tem volume menor.

Um barômetro aneróide muitas vezes se conecta a um dispositivo de gravação, juntos, formando um barógrafo.

Uma caneta move contra um cilindro rotativo, sempre que os movimentos do fole, e assim cria um auxílio visual com o padrão de queda e aumento da pressão do ar. O barógrafo continua a ser um instrumento básico da meteorologia moderna.

Utilizado em conjunto com um termômetro, barômetro pode fazer previsões meteorológicas gerais.

Quando o tempo é muito complexa, tempestades mais ou menos seguir certos padrões de sistemas de alta e baixa pressão.

Em termos simplificados, um barômetro subindo significa vento, geada ou céu claro, enquanto que um barómetro indica queda tempestades vinda. Um barómetro constante pode significar precipitação ou sol.

Os meteorologistas olhar para a mudança relativa em diferentes locais, levando em conta como as mudanças de pressão de ar com a elevação.

Alguns barômetros hobbyist casa ainda converter as unidades para polegadas ou milímetros de mercúrio, mercúrio ou não está presente.

A International Meteorological Society declarou a unidade universal da pressão de ser o hectopascal.

Por exemplo, 1016 hectopascals equivale a 30 polegadas de mercúrio (762,1 milímetros).

Fonte: www.patofa.com

Barômetro

O Barômetro, e seu uso em navegação.

PRESSÃO ATMOSFÉRICA

O que devemos saber é que na Natureza a pressão nos faz sentir o efeito atmosférico, ou seja, nas regiões muito quentes, a intensidade de calor faz com que a massa de ar aqueça, e esta, mais leve, sobe, originando as zonas de baixa pressão, dando lugar a entrada das massas de ar frio (alta pressão); este deslocamento horizontal de massas de ar origina aquilo que chamamos de vento, que podem ser quentes ou frios, dependendo de sua natureza ou local de origem.

Dependendo da movimentação do ar das zonas de baixa pressão, quando atingem determinada altitude, resfriam-se, condensando toda a sua umidade, formando nuvens e muitas vezes resultando em chuvas.

Barômetro

Os instrumentos destinados a medir a pressão atmosférica chamam-se barômetros.

Existem dois tipos: os de mercúrio, baseados na experiência de Torricelli, e os metálicos (mais comuns nas embarcações) que utilizam as deformações provocadas pela pressão atmosférica numa caixa de metal em cujo interior foi feito vácuo. Quando a pressão externa se altera, a caixa metálica se deforma; essa deformação é transmitida a um ponteiro que se desloca sobre uma escala graduada.

Assim, quando o barômetro começa a cair (descer), é que a pressão está aumentando, portanto aproxima-se a frente fria. Este é um sinal que o tempo vai mudar, e usualmente para pior !

Barômetro

Por exemplo: o ponteiro marca 1005 milibares às 10 horas e às 14 horas marca 908 milibares. Isto quer dizer que em 4 horas ele caiu 07 milibares, o que é uma variação considerável. Na prática, essa leitura do barômetro nos mostra a mudança do tempo na região. Por exemplo se ele ficou descendo (2 dias) então o tempo deve ficar "chuvoso" durante dois dias. Com o barômetro e as informações conhecidas, podemos fazer um planejamento melhor de nossa navegação, ou não desatracar !

Quando entra uma frente fria

Quando entra uma frente fria, tecnicamente o que acontece é que o ar frio entra por baixo do ar quente (quanto maior for a diferença entre os dois centros de pressão, mais alta será a velocidade do vento). Então o que acontece é que o ar mais frio e denso se introduz sob o ar mais quente e o ar mais quente e menos denso desliza sobre o ar mais frio.

Quando ocorre o encontro de duas massas de ar com características diferentes, ocorrem chuvas, acompanhadas de ventos. Quanto maiores as diferenças, mais intensas as chuvas e ventos.

Saiba como fazer algumas previsões do tempo, com o auxílio de alguns instrumentos básicos, o barômetro e o termômetro:

Barômetro

Procedimento básico de utilização do Barômetro

Ao chegar na embarcação, ajuste o ponteiro móvel do barômetro ao ponteiro barométrico, e acompanhe constantemente a variação da pressão.

Fonte: www.hobbys.com.br

voltar 12345678avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal