Conurbação

PUBLICIDADE

O que é conurbação?

Os estudos realizados nos espaços urbanos são capazes de nos indicar como as cidades evoluíram e dinamizaram ao longo do tempo histórico, modificando e interferindo nas estruturas naturais da paisagem. Como exemplo de tal fato, tem-se o processo ou fenômeno de conurbação.

Conurbação trata-se, portanto, de um fenômeno urbano que acontece quando duas ou mais cidades próximas em distância da outra, juntam-se e formam grandes conglomerados urbanos, possuindo um papel único e agindo-se como se fossem apenas uma única cidade, embora as desigualdades operantes atualmente fortemente de uma para outra, dando origem as chamadas Regiões Metropolitanas, que são municípios que se interligam territorialmente no espaço por meio das relações econômicas.

Conurbação

No entanto, esses processos não acontecem por acaso e possuem além de uma conotação espacial, um fator histórico de expansão e consolidação, guinada pelas ideias de crescimento econômico e pouco buscam em melhorias sociais e culturais.

Para exemplificar esta questão, observa-se o caso da maior metrópole brasileira, a cidade de São Paulo, ela começou a se fundir ou conurbar-se com São Caetano do Sul a partir da segunda metade do século XX, como aponta Villaça (1997), e em seguida juntou-se ainda mais com outras cidades da conhecida Grande São Paulo, como, Santo André, São Bernardo, Diadema, impedindo que algumas cresçam e outras não. Atualmente, São Paulo é conurbada com quase todos os municípios que estão ao seu redor ou que fazem limites administrativos.

Um dos problemas mais comuns a esse processo está ligado ao fato de que muitos municípios se encontram dependentes de outros, numa espécie de relação desigual em termos de planejamento e gestão, como nos serviços e na educação, muitas delas servindo como cidades dormitórios.

Esse fenômeno ainda é capaz de desencadear diversas formas de segregação no espaço urbano, por vezes criando periferias que agem em função dos centros. Onde seus habitantes necessitam deslocar-se todos os dias em busca de trabalhos, educação, saúde e lazer, criando migrações pendulares e construindo uma dinâmica espacial desordenada em termos de planejamento.

Conurbação – O que é

Uma conurbação é uma região que compreende uma série de metrópoles, cidades, grandes vilas e outras áreas urbanas que, por meio do crescimento populacional e da expansão física, se fundiram para formar uma área urbana contínua ou desenvolvida industrialmente. Na maioria dos casos, uma conurbação é uma área urbanizada policêntrica , na qual o transporte se desenvolveu para ligar as áreas para criar um único mercado de trabalho urbano ou viajar para a área de trabalho .

Gean Alef Cardoso

Referências Bibliográficas

VILLAÇA, F. A delimitação territorial do processo urbano. São Paulo, 1997.

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.