Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Coordenadas Geográficas  Voltar

Coordenadas Geográficas

 

As coordenadas geográficas são um sistema de linhas sobre o globo ou o mapa. As coordenadas geográficas são os paralelos e os meridianos.

As coordenadas geográficas são como imensas ruas ou caminhos que se cruzam sob toda a superfície terrestre, mas diferentes das ruas e avenidas de nossa cidade, as coordenadas não são visíveis.

Por isso, os paralelos e os meridianos são linhas imaginárias, traçadas apenas sobre os mapas e o globo terrestre.

Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) corresponde a uma das 360 parte iguais em que a circunferência pode ser dividida.

Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.

Fonte: www.maristas.org.br

Coordenadas Geográficas

Sistema referencial de localização terrestre baseado em valores angulares expressos em graus, minutos e segundos de latitude (paralelos) e em graus, minutos e segundos de longitude (meridianos), sendo que os paralelos correspondem a linhas imaginárias E-W paralelas ao Equador e os meridianos a linhas imaginárias N-S, passando pelos polos, correspondentes a interseção da superfície terrestre com planos hipotéticos contendo o eixo de rotação terrestre.

O sistema de paralelos usa o Equador como referencial 0 (zero) e os valores angulares crescem para o N e para o S até 90 graus, cada grau subdividido em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos; para distinguir as coordenadas ao norte e ao sul devem ser usadas as indicações N e S respectivamente.

O sistema de meridianos usa um meridiano arbitrário que passa em Greenwich, na Grã Bretanha, como origem referencial 0 (zero) e os valores angulares crescendo para o oeste e para o leste até 180 graus, cada grau subdividido em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos; para distinguir as coordenadas dos hemisférios terrestres ocidental e oriental devem ser usadas as notações internacionais W e E, respectivamente.

Assim, a localização de um ponto terrestre pode ser expressa pela interseção de latitude com longitude; exemplos: 20o35'45"N-45o25'00"W; 20o35'45"S-45o25'00"E..

Deve ser observado que 1 grau de intervalo de longitude no Equador corresponde, aproximadamente, a 112 km e que vai se estreitando para os polos onde viram um ponto (à semelhança de um gomo de laranja).

Fonte: www.unb.br

Coordenadas Geográficas

Linhas imaginárias traçadas em intervalos regulares que permitem a localização de pontos da superfície terrestre. Todos os pontos se cruzam em duas coordenadas: latitude e longitude. São medidas em grau, minuto e segundo. As coordenadas geográficas foram determinadas por meio de observações astronômicas e satélites geodésicos.

LATITUDE

Latitudes ou paralelos são as linhas paralelas ao Equador e marcam a distância entre os pólos. Partem do Equador (0º) até 90º ao norte e ao sul. Por convenção internacional, servem para determinar as zonas quentes, temperadas e glaciais da superfície do planeta. Os paralelos mais importantes são o trópico de Câncer e o círculo polar ártico, ao norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar antártico, ao sul. No Brasil, o trópico de Capricórnio passa pelos estados do Paraná e de São Paulo.

LONGITUDE

Longitudes ou meridianos são as linhas que partem do meridiano de Greenwich (0º) - desde 1884 adotado por um acordo internacional como meridiano de origem - até 180º a oeste e a leste e convergem para os pólos. A linha imaginária ganha esse nome porque passa pelo antigo observatório da cidade de Greenwich, situada perto de Londres, no Reino Unido. Os meridianos são usados para determinar os fusos horários ao longo do globo terrestre. O primeiro fuso encontra-se entre 7º30’ a leste e a oeste de Greenwich. A cada 15º leste desse intervalo se acrescenta uma hora e a oeste se diminui uma hora.

Fonte: www.superzap.com

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas

Longitude

É a distância angular medida entre o Meridiano de Greenwich e o Meridiano de um ponto sobre a Terra. A longitude é medida para Leste (E) ou para Oeste (W) de 0 a 180 graus.

Latitude

É a distância angular medida ao longo de um meridiano a partir do Equador até os polos. É designada Norte (N) ou Sul (S) para indicar a direção da medida de 0 a 90 graus.

Meridiano do local

É o meridiano que passa pelo local onde está situado um ponto. É também chamado de meridiano do lugar.

Fonte: www.sispesca.io.usp.br

Coordenadas Geográficas

Na base do sistema de quadrículas utilizado para localizar pontos em um mapa, está o que estudamos nos ensinos fundamental e médio como coordenadas cartesianas ou coordenadas retangulares. Ao representarmos a superfície da Terra em um plano - como o papel onde desenhamos o mapa - precisamos nos localizar, indo para os lados e para "cima" ou para "baixo".

Quando desenhamos um gráfico de uma função no plano cartesiano utilizamos pares de pontos, que usualmente denominamos x e y (abcissa e ordenada). Com os pontos "x" conseguimos nos localizar horizontalmente á direita ou a esquerda do ponto de origem ( o "zero" do sistema).

Quando nos movemos sobre um mapa da direita para esquerda ( o que quer dizer de oeste para o leste) ou vice versa, estamos mudando nossa longitude e passamos a lidar com lugares geométricos denominados coordenadas geográficas: cada ponto "x" determina um meridiano -umalinha imaginária que vai de um pólo a outro (pólo norte/pólo sul). O merdiano zero, aquele que tomamos como ponto de origem, passa pela cidade de Greenwich perto de Londres na Inglaterra.

Uma das características físicas marcantes da longitude é o fuso-horário: quando nos deslocamos entre os meridianos estamos mudando de horário. Para calcularmos a diferença do horário entre um local e outro, basta percebermos que a Terra gira 360 graus (uma volta completa) para completar as 24 horas do dia.

Podemos então calcular que a cada 15 graus ( ou seja, dividir 360/24 ) temos um meridiano com uma hora a mais (ou a menos). Já que temos um meridiano zero, temos, da mesma forma que na matemática , nossos pontos negativos e positivos.

A partir de Greenwich, se voce conta da direita para a esquerda ( ou do oeste para o leste), estara voltando no tempo! E indo para o "futuro" se fizer o contrário. Devemos perceber que já que Greenwich fica na posição "zero" devemos contar 7,5 graus oeste e 7,5 graus leste para somar 15 graus e fechar uma hora. Dessa maneira, se você esta em Greenwich ás 10 horas da noite e liga para um amigo na Cidade do México (localizada entre os meridianos 90 e 105 Oeste ou [-90,-105]) ainda será dia, pois teremos (-7,5, -22,5, -37,5, -52,5, -67,5, -82,5,-97,5) menos 7 horas, ou seja, 3 horas da tarde.

Já se você for ligar para outro amigo na Ilha de Madagascar localizada entre (45 e 60 Leste ou [45,60]), provavelmente irá acordá-lo, pois então teremos (+7,5,+22,5,+37,5,+52,5) 4 horas mais, ou seja 2 da madrugada!

Coordenadas Geográficas

Ao trabalharmos no eixo das ordenadas ( ou dos y) que equivale ao deslocamente vertical do mapa estamos variando nossa latitude. Nosso ponto de origem agora é uma linha que divide a Terra ao meio, nos chamados hemisférios Norte e Sul: o Equador. Acima do Equador medimos a Latitude de 0 a 90 graus Norte ( o y positivo...) e abaixo de 0 a 90 graus Sul ( o y negativo).

Essa divisão tem como característica marcante a inversão climática: quando é inverno no hemisfério Norte é verão no hemisfério Sul: de outra forma não se fariam bonecos de neve em Nova York na época de Natal enquanto em Porto Alegre ventiladores e aparelhos de ar condicionado estão no máximo!

Coordenadas Geográficas

Fonte: mathematikos.psico.ufrgs.br

Coordenadas Geográficas

Poder calcular as longitudes e as latitudes e assim saber onde estava, foi um dos maiores problemas das grandes navegações e que persistiu até o século XVIII, quando Jhon Harrisson inventou o cronometro e assim possibilitou a um navio saber qual era a sua longitude. As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que podem ser traçadas sobre o nosso planeta ou qualquer outra esfera para que se consiga determinar a posição de qualquer objeto. Basicamente as coordenadas são longitude e latitude. As latitudes são círculos que abraçam a Terra. O maior desses círculos é a Linha do Equador.

Coordenadas Geográficas

A Linha do Equador que é a latitude 0°,também divide o nosso planeta em dois hemisférios iguais, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. As latitudes começam em 0° no Equador e terminam em 90° tanto no Pólo Sul como no Pólo Norte.

Todas a longitudes tem 360º, o que varia é o tamanho do seu circulo. Embora o tamanho do círculo diminua tanto para o norte como para o Sul, a latitude aumenta nesses dois sentidos, chegando até 90°

Coordenadas Geográficas

Com as longitudes é diferente, todas tem o mesmo tamanho. Pois iniciam em um pólo e terminam no outro. A referência do 0° é a longitude de Greenwich. A partir de Greenwich, as longitudes para Oeste vão até 180° e 180° para Leste.

Coordenadas Geográficas

A linha oposta a Greenwich - 180° - é chamada de Linha Internacional da Mudança de Data. Assim foi escolhida por ser uma área com poucas terras e causando menos conflito na troca de datas.

Fonte: www.diaadia.pr.gov.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal