Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Esôfago  Voltar

Esôfago

Esôfago

Primeiro, você tem que fazer a parte que lhe cabe na digestão: mastigar, mastigar e mastigar.

Você vê então o sanduíche sendo amassado e triturado, até virar uma pasta.

Tudo isso feito pelos dentes, junto com a saliva e a ajuda da língua.

Depois você acompanha a comida descendo pela garganta, onde fica a epiglote, que está ali para não deixar a comida passar para o sistema respiratório.

Da garganta, a comida segue para o esôfago, um tubo com paredes musculosas que a empurra para baixo até ela chegar ao estômago.

Olha só como o estômago fica se mexendo!

É que as paredes do estômago, compostas por músculos, se espremem para transformar a comida em líquido. Que diferença daquele pedação de sanduíche que entrou pela boca.

Opa, mas o que é isso?

Um líquido que vai agindo sobre a comida?

Pois é, no estômago começam a entrar em cena elementos fundamentais para a digestão: os sucos digestivos.

Sem eles, a comida levaria uma eternidade para ser transformada. O estômago produz o ácido clorídrico, que tem a missão de acordar a dorminhoca da pepsina.

Ela só acorda para trabalhar, acelerando a digestão das proteínas que estão nos alimentos e são muito importantes para nossa saúde.

É um conduto musculoso, dirigido diretamente para baixo, desde a faringe até o estômago. A contração dos músculos da parede da faringe e a presença do bolo alimentício na porção superior do esôfago, provocam uma onda contrátil, única, rítmica e potente das paredes do esôfago, chamada onda peristáltica que impulsiona o bolo para o estômago. Sua comunicação com o estômago é regulada por um anel de músculo liso, chamado esfíncter, através do qual se produz a popular hérnia diafragmática.

Fonte: www.corpohumano.hpg.ig.com.br

Esôfago

Esôfago

O que é?

O esôfago é um órgão condutor muscular, localizado entre o extremo inferior da laringo-faringe e o superior do estômago, que faz parte do aparelho digestório unindo a faringe ao estômago.

Função

Sua principal função é levar os alimentos até o estômago.

Histologia

O esôfago é oco e formado por três camadas: mucosa, submucosa e muscular.

A camada mucosa apresenta tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e glândulas mucosas. A camada submucosa contém pequenas glândulas que lançam suas secreções em direção ao esôfago, estas secreções atuam contra agentes infecciosos do meio externo. A camada muscular se divide em externa e interna.

Movimentos peristálticos

Os alimentos são conduzidos ao estômago através de movimentos peristálticos (movimentos involuntários), que fazem com que o bolo alimentar chegue até o estômago.

Doenças do esôfago

As doenças mais comuns que acometem este órgão são: câncer de esôfago (causado principalmente pelo tabagismo e alcoolismo) e o refluxo gastroesofágico (quando os sucos gástricos atingem o esôfago).

Fonte: www.cienciasbiologicas.com.br

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal