Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Esôfago - Página 2  Voltar

Esôfago

 

O esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estômago. Se localiza posteriomente à traquéia começando na altura da 7ª vértebra cervical.

Perfura o diafragma pela abertura chamada hiato esofágico e termina na parte superior do estômago. Mede cerca de 25 centímetros de comprimento.

Partes e Estruturas do Esôfago

Esôfago

A presença de alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento mova-se para o estômago.

As contrações são repetidas em ondas que empurram o alimento em direção ao estômago. A passagem do alimento sólido, ou semi-sólido, da boca para o estômago leva 4-8 segundos ; alimentos muito moles e líquidos passam cerca de 1 segundo.

Ocasionalmente, o refluxo do conteúdo do estômago para o interior do esôfago causa azia (ou pirose). A sensação de queimação é um resultado da alta acidez do conteúdo estomacal.

O refluxo gastresofágico se dá quando o esfíncter esofágico inferior (localizado na parte superior do esôfago) não se fecha adequadamente após o alimento ter entrado no estômago, o conteúdo pode refluir para a parte inferior do esôfago.

O esôfago é formado por três porções:

Porção Cervical

Porção que está em contato íntimo com a traquéia.

Porção Torácica

É a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).

Porção Abdominal

Repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofâgica.

Porções do Esôfago

 

Esôfago

Fonte: www.auladeanatomia.com

Esôfago

Esôfago

Anatomia e Fisiologia

Órgão tubular de aproximadamente 25 a 30 cm que liga a faringe ao estômago

Inicia-se na região cervical (pescoço), com aproximadamente 4 cm, segue para a sua porção torácica de aproximadamente 21 cm e entra no abdômen através de um pequeno espaço no músculo diafragma (hiato esofágico), tendo aproximadamente 2 cm nesta última porção

Serve de passagem do bolo alimentar da faringe para o estômago

Possui 2 portas (de entrada e saída de alimentos) que são chamadas de esfíncter superior do esôfago e inferior do esôfago respectivamente

No esôfago o alimento é impulsionado através de movimentos peristálticos (próprios do sistema digestório) até o estômago.

O esfíncter superior do esôfago se abre quando o alimento chega à faringe e o esfíncter inferior se abre quando o alimento se aproxima da junção esôfago-gástrica.

Fonte: www.gastrosul.com.br

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal