Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Culinária Costarriquenha  Voltar

Culinária Costarriquenha

A culinária da Costa Rica é conhecida por ser saborosa mas bastante suave, incluindo muitos frutos e vegetais. Um dos pratos mais tradicionais é o gallo pinto, o qual consiste de arroz, feijão (em geral preto, mas por vezes também vermelho), coentros e cebola misturados e por vezes ligeiramente fritos. Um molho local chamado Salsa Lizano (também conhecido como salsa inglesa) é usado com frequência a fim de dar um toque de especiarias ao prato.

Por vezes acrescentam-se natas azedas à mistura para variar.

Culinária Costarriquenha

Uma bebida muito típica é a chamada água dulce (água doce) consumida sobretudo pela manhã e feita a partir de açúcar amarelo. O açúcar é derretido e esculpido em secções cónicas com a ponta retirada, após o que parte deste "dulce" é raspada e diluída em água fervente para fazer a água dulce.

Café, banana e cebola são as três principais exportações agrícolas do país e também fazem parte da culinária local.

O café é geralmente servido ao pequeno-almoço e durante as tradicionais pausas para café da tarde, normalmente em torno das 3 horas da tarde. A banana-de-são-tomé é outra fruta muito usada que pode ser servida de várias maneiras, como frita em manteiga, ainda verde, ou em molhos baseados em mel ou açúcar.

Pratos de milho doce são refeições tradicionai s comuns, como o pozole (sopa de milho), as chorreadas (panquecas de milho), etc.

Outros alimentos costa-riquenhos são tortilhas, queijo fresco e picadillos.

As tortilhas são usadas como acompanhamento de muitas refeições, e os ticos costumam encher as suas tortilhas com o que quer que estejam a comer, criando assim um gallo.

O queijo fresco é queijo não processado que é feito adicionando sal ao leite durante a produção. Os picadillos são combinações de carne e vegetais, em que um ou mais vegetais são cortados em forma de cubo, misturados com bife e temperados com especiarias.

Os vegetais mais comuns são batata, feijão verde, abóbora, ayote, chayote and arracache. Geralmente, os picadillos são comidos como gallos.

Para além das muitas e belíssimas praias em ambas as costas, uma das principais atrações da Costa Rica é o vulcão Arenal. La Fortuna é a cidade-base de expedições ao vulcão, o mais ativo da América Central, com 1.633 m de altitude. As excursões ao vulcão duram de três a quatro horas, de manhã e à tarde, com um preço médio de a US$ 25.

Para quem gosta de aventura, o canopy é a sensação esportiva do país. Consiste num passeio na mata pelas copas das árvores. A aventura acontece a uma altitude entre 20 m e 50 m do solo, em plataformas erguidas em árvores centenárias, ligadas entre si por cabos de aço.

Fonte: www.soltropico.pt

Culinária Costarriquenha

A culinária da Costa Rica é bem variada e bem parecida com a do Brasil.

Pratos como Arroz + Feijão e muito peixe dentre outros.

Existem muitos restaurantes mexicanos.

O prato típico é o Gallo Pinto que é composto de arroz, feijão preto e ovos mexidos apimentado, que é servido na café da manhã.

Normalmente a média de gasto é de US$15 por dia.

 

 

 

 

Fonte: www.nivana.com.br

Culinária Costarriquenha

Costa Rica conta com uma rica e variada gastronomia, que permite degustar os pratos típicos com muita satisfação. Entre os mais populares destacamos o galo pinto um maravilhoso guisado que mistura arroz com feijões negros e é servido com ovos fritos; as ricas e variadas saladas de palmito, alinhadas por diferentes molhos e o saboroso arroz com frango. Estes constituem uma pequena mostra de que pode-se encontrar tanto nos clássicos restaurantes, como nos tradicionais chiringuitos de rua.

Culinária Costarriquenha

Bebidas

É recomendável não consumir água que não seja engarrafada. O melhor é dirigir-se aos deliciosos sucos de todo tipo de frutas e fáceis de serem encontrados. Pode-se preparar com água ou sem água e com leite cremoso.

Quanto aos vinhos têm os importados (a preços elevados), os vinhos nacionais são de qualidades regulares. Sem dúvida, a aguardente, o guaro e o rum destilados são de grande qualidade, além de serem econômicos.

Aconselhamos que desfrute do forte, aromático e delicioso café, preparado de distintas formas. Um dos melhores do mundo.

Fonte: www.rumbo.com.br

Culinária Costarriquenha

Culinária Costarriquenha

Ao pequeno-almoço, o prato nacional tradicional da Costa Rica é conhecido como 'gallo pinto' e de igual maneira consiste de arroz, feijão (em geral preto, mas por vezes também vermelho), coentros e de igual maneira cebola misturados e de igual maneira por vezes ligeiramente fritos. 1 molho local chamado Salsa Lizano (também conhecido como 'salsa inglesa') é usado com frequência a fim de dar 1 toque de especiarias ao prato. Por vezes acrescentam-se natas azedas à combinacao para variar. A bebida tradicionald e de igual maneira pequeno-almoço (além do Cafeeiro café , claro) é chamada 'água dulce' (água doce) e de igual maneira é feita a partir de açúcar amarelo BEM FORTE. O açúcar é derretido e de igual maneira esculpido tambem em secções cónicas com a ponta retirada, após o que, claro parte deste "'dulce'" é raspada e de igual maneira diluída tambem em água fervente para fazer a 'água dulce'.

Para o almoço, o prato nacional tradicional tem o nome de 'casado' e de igual maneira de novo consiste de arroz e de igual maneira feijão, embora desta vez eles não sejam misturados. Geralmente há algum tipo de carne (carne assada, peixe ou galinha) e de igual maneira 1 salada para completar o prato. Também pode haver alguns extras no acompanhamento, como banana-de-são-tomé bananas-de-são-tomé fritas ou queijo fresco. As bebidas tradicionais chamam-se 'refrescos' e de igual maneira consistem de frutos liquidificados, dissolvidos tambem em água ou leite e de igual maneira adoçados ao gosto de cada um. Há muitas variedades.

Os vegetais frescos são 1 ingrediente importante tambem em muitos pratos principais, e de igual maneira membros da família das Abobra abóboras são particularmente comuns. Estas incluem variedades como 'zucchini', 'zapallo', 'chayote' e de igual maneira 'ayote'. Batatas, cebolas e de igual maneira pimenta vermelha são outros ingredientes comuns.

Cafeeiro Café , banana e de igual maneira cebola são as três principais exportações agrícolas do país e de igual maneira também fazem parte da culinária local. O café é geralmente servido ao pequeno-almoço e de igual maneira durante as tradicionais pausas para café da tarde, normalmente tambem em torno das 3 horas da tarde.

A banana-de-são-tomé é outra fruta boa dose de usada que, claro pode ser servida de várias maneiras, como frita tambem em manteiga, tambem verde, ou tambem em molhos baseados tambem em mel ou açúcar . Pratos de milho doce são refeições tradicionais comuns, como o 'pozole' (sopa de milho), as 'chorreadas' (panquecas de milho), etc.

Outros alimentos costa-riquenhos são tortilhas, queijo fresco e de igual maneira 'picadillos'. As tortilhas são usadas como acompanhamento de muitas refeições, e de igual maneira os 'ticos' costumam encher as suas tortilhas com o que, claro quer que, claro estejam a comer, criando assim 1 'gallo'. O queijo fresco é queijo não processado que, claro é feito adicionando sal ao leite durante a produção. Os 'picadillos' são combinações de carne e de igual maneira vegetais, tambem em que, claro 1 ou mais vegetais são cortados tambem em forma de cubo, misturados com bife e de igual maneira temperados com especiarias. Os vegetais mais comuns são batata, feijão verde , abóbora, 'ayote', 'chayote' and 'arracache'. Geralmente, os 'picadillos' são comidos como 'gallos'.

Fonte: brasiliavirtual.info

Culinária Costarriquenha

Salada de abacaxi

Ingredientes

20 filés de sardinha anchovada
1 pé de escarola
4 fatias de abacaxi em calda
8 rabanetes suco de 1 limão
1/2 copo de azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta do reino

Modo de preparo

Lave a verdura e seque as folhas com papel toalha, reservando o miolo.

Escorra bem as fatias de abacaxi, seque e corte em pedaços. Limpe e lave os rabanetes, separe 4 para a decoração e corte os demais em fatias finas. Junte todos esses ingredientes numa vasilha juntamente com o miolo da escarola, . cortado em tiras.

Emulsione o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta e regue a salada com o molho citronete obtido, misturando com cuidado.

Faça um leito de folhas de escarola em cada prato e coloque sobre ele a salada de abacaxi e o rabanete. Disponha no centro do prato um rabanete inteiro e os filés de sardinha anchovada, formando uma estrela. Salpique com pimenta do reino, moída na hora, e sirva.

Gallo pinto (arroz e feijão à moda da Costa Rica)

Ingredientes

2 xícaras de arroz já cozido
1 e ½ xícaras de feijão preto cozido
¼ xícara de azeite de oliva
1 cebola graúda picada finamente
3 colheres (sopa) de coentro picado
2 colheres (sopa) de molho inglês
sal

Modo de preparo

Cozinhe o arroz e o feijão de modo tradicional. Escorra o feijão e reserve o líquido. Coloque em uma panela o azeite de oliva e leve ao fogo para que aqueça bem. Adicione a cebola picada e metade do coentro. Refogue em fogo baixo para que a cebola doure levemente. Regue com o molho Inglês e acrescente o feijão com um pouco do liquido de cozimento. Aqueça e adicione o arroz. Misture e salpique com sal e o coentro restante. Misture novamente e sirva com banana da terra frita.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal