Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Viñales  Voltar

Viñales

Viñales é um vale caracterizado pela presença dos chamados "mogotes" que formam uma paisagem de atrativo singular.

Também conta com águas minero-medicinais dos baneários.

Província de Pinar del Río

Soroa Y Viñales

Centro turístico situado na Província de Pinar del Río, a mais ocidental de Cuba, região na qual se fabricam os fumos para os famosos charutos cubanos.

Soroa, na Serra do Rosário (Reserva Natural da Biosfera declarada pela UNESCO) é um lugar de imcomparável beleza.

La Marina Hemingway está situada a poucos minutos do centro de Havana. Constitue um centro de turísmo internacional pela alta qualidade de seus serviços e alojamentos,e pelas numerosas possibilidades para prática de esportes náuticos.

O complexo possui também Centro de Comunicação Internacional e Centro Comercial.

El Abra se trata de uma pitoresca base de campismo destinada ao turísmo juvenil, junto a costa, entre a praia de Varadero e a Cidade de Havana.

El Abra tem praia de areia e uma grande barreira de corais.

Dispõe de equipamentos para prática de esportes náuticos. Há 250 cabanas com banheiro próprio.

Santiago de Cuba é a segunda cidade em importânciado país e a única a ostentar a condição de "Cidade Herói da Revolução de Cuba" pela importânte contribuição de seus habitantes ao triunfo da Revolução.

Santiago brinda ao mesmo tempo o tesouro de sua cultura popular.

É a mais caribenha das cidades cubanas e o carnaval, que é celebrado em julho, é o melhor e mais animado do país.

Trinidad depois de Santiago é a mais colonial de Cuba quanto a abundância e conservação de suas contruções que datam dos séc. XVII, XVIII e XIX. è uma das primeiras sete cidades fundadas pelos conquistadores espanhóis em (1514)

Varadero é um dos mais importântes polos turísticos do país. Conta com um grande sitio de mergulho e abundante prática de esportes náuticos e terrestres

Fonte: www.scubadiver.com.br

Viñales

Viñales é uma pequena cidade e município do centro-norte da província de Pinar del Río de Cuba.

A cidade consiste principalmente de uma história-casas de madeira com varandas.

O município é dominada por montanhas baixas da Cordilheira Guaniguanico como a Serra de los Órganos. Afloramentos típicos conhecidos como mogotes completar o cárstica carácter da paisagem.

Viñales é um vale bela e exuberante em Pinar del Río província de Cuba, com uma população de cerca de 10.000. É cerca de 26 quilômetros ao norte da cidade de Pinar del Río, e foi declarada Património Mundial pela UNESCO.

Viñales está a ser dito lugar favorito de Fidel Castro em Cuba.

As montanhas são lindas, os agricultores cultivam o melhor tabaco do mundo, e os turistas, que vêm a cada dia por ônibus lotado são autorizados a se misturar com o dinheiro cubanos e propagação em um agradável mesmo revestimento de açúcar.

Viñales
Visão de Viñales

Viñales
Viñales vale, a partir do Hotel Los Jazmines

História

Antes da colonização européia, a região foi a casa de um remanescente Taíno população se encheu de escravos fugitivos.

A área foi colonizada no início da década de 1800 pelos produtores de tabaco das Ilhas Canárias , que se instalaram na Vuelta Abajo região.

O primeiro assentamento em Viñales é documentado em 1871, na forma de uma fazenda pertencente a Dom Andrés Hernández Ramos.

A cidade foi fundada em 1878 como uma comunidade típica, com igreja, escola, hospital e parque de recreação.

Viñales
Viñales cavernas indígenas: Palenque de los cimarrones

Economia

Viñales é um agrícolas área, onde as culturas de frutas, legumes, café e, especialmente, o tabaco são cultivados por métodos tradicionais.

Pesca é também uma parte importante da economia da região.

Viñales
O Vale Viñales

Paisagem

Viñales
Mogotes

Cuba já foi coberta por calcário ("karst"). Grande parte deste calcário erodiu, deixando montanhas com encostas íngremes e arredondado, coberto de mato tops. As montanhas são chamadas mogotes, que significa "palheiros". Mogotes Muitas cavernas. Várias cavernas são desenvolvidos para que os turistas visitam.

A terra vermelha e microclima único produzir os melhores charutos do mundo. Algumas fazendas de tabaco são criados para passeios turísticos.

Turismo

Turismo centrado no Vale Viñales está se desenvolvendo, a área a ser protegida pela Constituição desde fevereiro de 1976, e declarada monumento nacional em outubro de 1978.

O Vale Viñales foi listado como um UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade desde novembro de 1999, para a paisagem cársica excelente e agricultura tradicional, bem como vernáculo arquitetura, artesanato e música.

Atrações em Viñales incluem o Museu Municipal, a Casa de Caridade Jardim Botânico, o Museu Paleontológico, Palenque (um marrom aldeia) e os próximos cavernas (Cueva del Indio, Cueva de José Miguel, Cueva de Santo Tomás) em Valle de Viñales Nacional Park, que eram refúgios para escravos fugitivos.

Há também uma caverna que funciona como uma boate.

Casas Particulares (residências que foram adaptados e licenciados para operar como bed and breakfast) oferecem acomodações aos visitantes o ano todo.

Há também três hotéis localizados a poucos quilômetros fora da cidade, avaliado três estrelas: La Ermita, Los Jazmines, e Rancho Horizontes San Vicente.

Fonte: wikitravel.org

Viñales

Viñales, ecoturismo e aventura

Vindo de Havana, entra-se no vale de Viñales e tudo é diferente. Defronte dos olhos tudo é verde, muito verde, plantações de tabaco a perder de vista, pequenas aldeias rurais onde campesinos cultivam a terra e os omnipresentes mogotes, essas extraordinárias formações rochosas que eclodem do solo com um misto de imponência e delicadeza.

Viñales
Vista do vale de Vinãles e seus mogotes a partir do hotel Los Jasmines

As suas escarpas totalmente verticais são utilizadas pelos amantes da escalada, que em Viñales desfrutam desse paraíso de paredes de pedra para escalar. A povoação, essa, apesar de simpática e bem cuidada, é apenas uma pequena vila rural, longe da confusão urbana da capital Havana. Mas sabe muito bem chegar a um lugar assim.

Em Viñales, tive o privilégio de conhecer “El Papo”, apelido de um homem extraordinário que se dedica a servir de guia turístico para passeios nas redondezas.

Com ele percorri a pé o verdejante vale de Viñales através das plantações de tabaco que produzem - dizem - o melhor tabaco do país; subi aos mogotes mais acessíveis para conhecer os últimos descendentes dos Aquáticos, um clã que vive, por opção, isolada do mundo dito civilizado, mantendo intocadas muitas das suas tradições e modo de vida; andei no dorso de um cavalo pela base dos mogotes, conhecendo campesinos produtores de tabaco nas suas lides quotidianas.

Como o velho Gerardo, por exemplo, que entre dois sorvos de um café extremamente forte passado na hora me explicou que os campesinos utilizam um processo 100% natural para preparar as folhas de tabaco e as transformar nos mundialmente famosos charutos cubanos.

Mas nem só de vales e montanhas vive a região Oeste de Cuba, e muitas outras atividades se podem levar a cabo por estas bandas, como desfrutar das águas quentes e transparentes do Mar das Caraíbas.

Organizar uma excursão ao belíssimo Cayo Levisa, localizado ao largo da costa norte, ou dedicar-se ao mergulho de garrafa na praia Maria La Gorda, no extremo sudoeste da ilha de Cuba, são algumas das possibilidades.

Antes de abandonar Viñales e rumar a outras paragens, não pode perder a vista do vale a partir do miradouro do hotel Los Jasmines. Gravar essa imagem na memória é a despedida perfeita de Vinãles e o tônico ideal para a longa viagem em direcção a Trinidad.

Fonte: www.almadeviajante.com

Viñales

O vale Viñales é cercada por montanhas e sua paisagem é intercalado com dramáticas afloramentos rochosos. Técnicas tradicionais ainda estão em uso para a produção agrícola, principalmente de tabaco. A qualidade desta paisagem cultural é reforçada pela arquitetura vernacular de suas fazendas e aldeias, onde uma sociedade multi-étnica rico sobrevive, ilustrando o desenvolvimento cultural das ilhas do Caribe, e de Cuba.

Viñales
Viñales Vale

O vale Viñales é uma paisagem cársica excepcional em que os métodos tradicionais de agricultura (nomeadamente tabaco) ter sobrevivido inalterado durante vários séculos. A região também preserva uma rica tradição vernacular em sua arquitetura, seu artesanato e sua música.

Descrição

Viñales Valley é uma paisagem cársica excepcional em que os métodos tradicionais de agricultura (nomeadamente tabaco crescimento) ter sobrevivido inalterado durante vários séculos. A região também preserva uma rica tradição vernacular em sua arquitetura, artesanato e música.

As inúmeras grutas espalhadas nas encostas dos morros no Vale Viñales foram habitadas por muitos séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis. O solo fértil e clima favorável foram propício para o desenvolvimento de stockraising eo cultivo de forragens e alimentos culturas, usando escravos da África. Os cimarrones (escravos fugidos), muitas vezes encontraram refúgio nas cavernas do vale. O Pan de Azúcar local contém as ruínas da maior fazenda, onde os escravos eram ensinados diferentes ofícios.

O vale é cercado por montanhas. É uma planície de terras aráveis, pontilhada com afloramentos calcários espetaculares (mogotes) subindo a uma altura de até 300 m. Ele tem uma série de cavernas muito grandes contendo fósseis de amonites. A vegetação nas montanhas é caracterizado por espécies locais endêmicas, particularmente Microcycas calocoma, e um fóssil vivo da flora fanerogâmica do Cretáceo. É o lar de uma fauna interessante aves e moluscos. A planície inteira é dedicada à agricultura tradicional. Experimentos recentes revelaram que os métodos mecânicos diminuir a qualidade do tabaco, e isso explica por que os velhos métodos, como a tração animal, ainda estão sendo usados.

Após o surgimento ea expansão considerável do cultivo do tabaco, a aldeia de Viñales foi fundada em 1875, ao longo da estrada que vai de Pinar del Rio, a capital da província, a Puerto Esperanza, a principal saída para o mar. A estrada de ferro ocidental (Ferrocarril del Oeste), de que somente uns poucos vestígios são deixados, foi construído em 1882. Viñales Vale foi palco de várias operações militares durante a Guerra de Independência e também durante a Revolução Cubana. Atualmente, o vale é dedicada à agricultura, a sua população de cerca de 8.000 pessoas está envolvida principalmente na cultura do fumo, uma cultura que dá os melhores rendimentos.

A maioria dos edifícios espalhados sobre a planície são simples, eles são construídos com materiais locais e naturais, e são utilizados como casas ou fazendas familiares. A aldeia de Viñales, espalhadas ao longo da sua rua principal, manteve o seu layout original, e há muitos exemplos interessantes de arquitetura colonial.

O vale é o lar de uma cultura original, uma síntese das contribuições dos povos indígenas, conquistadores espanhóis e os escravos negros. Um excelente exemplo é a expressão musical do trabalhador de campo (veguero), dos quais Benito Hernández Cabrera (conhecido como o Viñalero) foi o principal intérprete. O artesanato tradicional também florescer aqui. Os cubanos se identificam fortemente com Viñales Vale por causa da beleza do local e sua importância histórica e cultural. Nas artes visuais, o vale foi transformado em um símbolo da paisagem do Caribe de artistas como Domingo de Ramos e Lorenzo Tiburcio.

O local tem um alto grau de autenticidade. Ele foi capaz de preservar o seu carácter específico, enquanto se adapta às condições modernas de vida e receber os fluxos de visitantes.

Descrição histórica

As inúmeras grutas espalhadas nas encostas dos morros no Vale Viñales foram habitadas por muitos séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis.

O solo fértil e clima favorável foram propício para o desenvolvimento da pecuária e do cultivo de forragens e alimentos, usando escravos da África. Os cimarrones, ou escravos fugitivos, muitas vezes encontraram refúgio nas cavernas do Vale. O Pan de Azucar local contém as ruínas da maior fazenda, onde os escravos eram ensinados diferentes ofícios.

Após o surgimento ea expansão considerável do cultivo do tabaco, a aldeia de Viñales foi fundada em 1875, ao longo da estrada que vai de Pinar del Rio, a capital da província, a Puerto Esperanza, a principal saída para o mar. A estrada de ferro ocidental (Ferrocarril del Oeste), de que somente uns poucos vestígios são deixados, foi construído em 1882.

O Vale Viñales foi palco de várias operações militares durante a Guerra da Independência, e também durante a Revolução Cubana.

No momento, a Vale é dedicada à agricultura, a sua população de cerca de 8.000 pessoas estão envolvidas principalmente no cultivo do tabaco, uma cultura que dá os melhores rendimentos.

Fonte: whc.unesco.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal