Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Culinária Inglesa  Voltar

Culinária Inglesa

Pratos típicos

Culinária Inglesa
Sunday roast

O tradicional almoço de domingo é um dos melhores pratos da culinária britânica. Simples e gostoso, o Sunday roast é composto por 3 tipos de carne: o Gammon (tipo de presunto assado), o beef (carne bovina) e o Turkey (Peru). as vezes servem também o carneiro.As carnes são servidas com vários tipos de verduras, Yorkshire pudding (uma espécie de pãozinho inglês assado e feito a base da gordura da carne assada), e molhos para acompanhar as carnes.

O principal molho é o gravy, feito do suco natural da carne assada ou dos vegetais. Também servem juntamente com esse prato os seguintes molhos: molho de cranberry para acompanhar o peru, o molho de maçã para acompanhar o gammon, o molho de menta para acompanhar o carneiro, o molho de raiz forte para acompanhar as verduras.

Outros pratos típicos

English Breakfast

Culinária Inglesa
English Breakfast

O café da manhã é a refeição mais completa do dia. Consiste de ovos mexidos ou fritos, bacons, tomate, linguiça, torradas, hash brown (e um salgado formado de batata ralada e frita) e torradas.

Fish and Chips (peixe e fritas).

Mash and Bangers

As salsichas de Lincolnshire são famosas pelo seu sabor e geralmente são servidas com purê de batatas e cebolas caramelizadas. Cornish Pasties (pasta de Cornualles): uma pasta recheada com carne e batatas. Há outras variedades.

Steak and Kidney Pie

Torta de carne bovina e rins suínos.

Cucumber Sandwiches

Sanduíche de pepino.

Ploughman’s Lunch

Pão crocante, queijo e picles doces.

Shepherd’s Pie

Torta de carne ovina moída, legumes e cobertura de purê de batatas.

Não podemos esqueçer dos pudins

Spotted dick

Pudim com uvas passas e groselha.

Bread and Butter Pudding

É composto de camadas de pão e frutas secas assadas em creme. Servido quente.

Victoria Sponge Cake

Culinária Inglesa
Victoria Sponge Cake

Bolo esponja com recheio de geléia e creme. Sem cobertura. Possui esse nome, pois a Rainha Victoria adorava esse bolo com seu chá da tarde.

O tradicional chá inglês é servido em diversos lugares como hotéis, pubs, casas de chá e etc. O chá é servido com uma variedade de sanduiches, tortas e bolos, além do famoso Jam and Cream Scones que são uma mistura de pão e bolo doce com frutas e são servidos quente com creme e geléia.

Curiosidade

O sanduíche foi inventado na Inglaterra, possuidno até uma cidade com o seu nome. John Montagu foi o seu criador, pois queria inventar uma refeição pequena que pudesse ser levada e comida com apenas uma mão para não precisar para de jogar poker enquanto comia.

Bebidas

A cerveja é a bebida nacional. Há diverso tipos entre eles: lager (leve), a stout (forte) e a bitter (amarga). O gin surgiu em Londres. Pimms, com soda, frutas e hortelã é um drinque refrescante para os dias quentes de verão.

Fonte: www.londonbyheart.com

Culinária Inglesa

'Quem disse que não existe gastronomia britânica?
É possível, sim, fazer três ótimas refeições por dia na Inglaterra.
Basta pedir o breakfast três vezes por dia!'
William Somerset Maugham

Uma das maiores surpresas que lhe esperam no Reino Unido é a culinária. Restaurantes que servem comida dos quatro cantos do mundo, pubs confortáveis com menus tradicionais, templos sofisticados da nova cozinha - há de tudo uma pouco por lá! A culinária britânica, embora muito criticada é, pelo menos, bastante interessante. Os ingleses nunca foram sinônimo de boa gastronomia, pelo menos até o boom da culinária britânica na TV. Chefs ingleses, como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, superaram a má fama do país e viraram estrelas de diversos programas mundo afora.
O café da manhã inglês já é por si só uma refeição completa, e absolutamente pesado para muitos. O famoso Full English Breakfast é composto por bacon, linguiça, ovos, tomate e cogumelo fritos, feijão com molho de tomate e uma torrada crocante para acompanhar. Em algumas regiões, é servido junto black pudding, que é uma mistura de sangue e gordura de porco frita! E para acompanhar tudo isso, chá com leite!!!!! Este é um café da manhã típico, não é comido todos os dias e sim mais aos finais de semana, quando as famílias se reunem e saem para o brunch, que é a refeição do café da manhã já quase na hora do almoço.

Entre os pratos tradicionais ingleses estão o famoso Fish and Chips (peixe e batata frita) - apesar do cheiro maravilhoso e tentador na hora daquela fome depois de um dia inteiro rodando pela cidade fazendo turismo, confesso não ser a maior fã da iguaria. Outros pratos mais conhecidos da cozinha inglesa são o Rosbife, o Cornish pastry (patê de carne com cebola e batata), grilled chops (costeletas na grelha) e shurt breads (biscoito usado no chá das cinco). Uma das minhas especialidades favoritas são os deliciosos scones (pãezinhos doces) com geléia de morango e creme (esqueçam a palavra dieta!). Os scones fazem parte do bom e famoso cházinho da tarde que é uma tradição inglesa, mas tá valendo a qualquer hora.

Fonte: www.caindonomundo.com

Culinária Inglesa

Peixes e frituras ("Fish and chips") são os pratos típicos ingleses, e foi posto de lado devido à proliferação das pizzas e hambúrgueres, dos kebabs e outros pratos étnicos. A tradição gastronômica inglesa sempre foi ridicularizada por seus vizinhos europeus, mas é possível encontrar muitas e variadas refeições em diferentes regiões que vão além de peixes e frituras. É o caso das salsichas de Lincolnshire e a pasta de Cornualles, recheada com carne e batatas. Em Melton Mowbray é recomendável experimentar a carne de porco com ervilhas, assim como a carne assada e o pudim de Yorkshire. Cornualles possui os melhores frutos do mar, e os famosos queijos são produzidos em Silton.

A Inglaterra é a terra do pudim: “spotted dick” (pudim com uvas passas e groselha), “plum duff” (ameixas) e “syllabub” (prato medieval feito com creme, vinho branco e suco de limão). O creme de chá inglês é servido em qualquer casa de chá, principalmente na costa sul. Geralmente, o chá é servido com pães, geléia e manteiga. Há muitas padarias tradicionais, com panquecas da Inglaterra do Norte e Escócia, pudins escoceses de bolo de passas, o bolo Bakewell, coberto com geléia, amêndoas e sorvete, assim como todos os tipos de pão.

Considera-se que os horários das refeições inglesas são bem diferentes do restante do continente europeu. Nesse país, o café da manhã exige todo um ritual e é muitas vezes a refeição mais importante do dia. Normalmente consiste em bacon, ovos, salsichas, torradas e chá ou café.

No mundo das bebidas inglesas, duas se destacam: cerveja e uísque. A cerveja mais popular é a amarga, escura, com espuma e servida em temperatura ambiente, no entanto a lager (dourada e leve) está ganhando cada vez mais adeptos. O uísque é uma bebida bem popular, sendo os melhores, os da Escócia e Irlanda. Se for bebido com meia dose de cerveja é chamado “nip and a hauf”. Basicamente, há dois tipos de uísque: puro malte (malte de primeira qualidade, produzido com a fermentação da cevada) e granulado, com aveia e uma pequena quantidade de cevada fermentada. Blend é uma combinação dos dois tipos. Alguns bem diferentes são os uísques de malte, cuja qualidade depende nos ingredientes usados no processo, assim como da água e dos barris de carvalho onde são envelhecidos.

Fonte: www.sprachcaffe-england.com

Culinária Inglesa

Os europeus torcem o nariz para a culinária inglesa, mas o país tem maravilhas incríveis capazes de deixar qualquer um salivando. Os conhecidos fish and chips (filé de peixe - geralmente bacalhau, hadoque ou linguado - mergulhado em uma massa feita de farinha, ovos e água e frito em óleo quente, acompanhado de batatas fritas), não é o resumo dessa gastronomia.

Dois grandes clássicos da cozinha inglesa mostram que eles também têm um bom paladar. O delicioso pudim de Yorkshire e as salsichas de Lincolnshire, recheadas com carne e batatas.

Inglaterra também é sinônimo de chá. A Hora do Chá foi implantada por volta de 18h30 pela Duquesa de Bedford. Ela reunia os amigos e conhecidos para exibir as suas coleções de prata e porcelana. Hoje o ritual tem outro sentido. Além de estabelecer um encontro social, é a hora perfeita de saborear biscoitos shortbread de manteiga ou as oatcakes de aveia.

O café da manhã é um banquete a parte. Para quem não está acostumado, há um estranhamento inicial. Sucos, frutas desidratadas, ovos mexidos, cogumelos, salmão e até torradas com marmelada. Outra atração é o Bolo Bakewell, com cobertura farta de geleia, sorvete e amêndoas.

Para os cervejeiros de plantão, o país produz tipos impecáveis da bebida. A mais popular é amarga e escura e sempre servida em temperatura ambiente. Os pubs ingleses são referência no mundo todo.

Glycia Emrich

Fonte: gourmet.ig.com.br

Culinária Inglesa

A gastronomia da Inglaterra, está voltada principalmente aos frutos do mar, a peixes e frituras, batata frita, carne de porco com ervilha, que é um prato que o inglês gosta muito de comer, e que encontra-se em seus restaurantes, nos shoppings as cadeias de fast food, junto as suas áreas de alimentação, sendo que em Londres o turista irá encontra e poderá apreciar comida típica de vária partes do mundo, através de restaurantes, nos seu mais diversos pontos da cidade londrina.

Comer em um restaurante em Londres, o turista terá a disposição pratos franceses italianos, portugueses, indianos, japoneses, são pratos da cozinha internacional, preparados pelos seus chefs de cozinha, e que oferecem junto a seus cardápios, além da comida os vinhos, bebidas.

O café da manhã inglês, feito com torrada com ovo frito, bacon, tomate, salsicha, acompanhado de um chá escuro, que tem a sua origem da Índia, que é o país que produz um chá de excelente qualidade, e que é servido sempre nas refeições.

O yorkshire pudding, é um prato típico inglês, feito de farinha, leite, e ovos, e demais ingredientes, tanto o sal quanto o açúcar, sempre presente a mesa, assim como o rosbife, com batatas podendo ser fritas, e também ser assada, a torta de maça é muito apreciada pela culinária inglesa, sempre faz presente na escolha do inglês para as suas refeições. Porém é de cara, o prato típico inglês os peixes e as frituras, o chamado Fish and chips. Para quem adora uma boa sobremesa, um doce o pudim, é sempre bem vindo a mesa, e muito apreciado pela culinária , pois é tradicional a sua inclusão na mesa, assim como a torta de maça.

Fonte: www.inglaterratur.com.br

Culinária Inglesa

A culinária da Inglaterra foi formada pelo clima temperado daquele país, sua geografia e história, incluindo as diversas interações com outros países europeus e a importação de ingredientes e ideias de lugares como a América do Norte, China e Índia durante o período do Império Britânico, e como resultado da imigração ocorrida no período pós-guerra.

Desde a Idade Moderna a comida da Inglaterra vem sendo caracterizada historicamente pela simplicidade de seu enfoque e por apoiar-se na alta qualidade dos produtos locais. Isto foi influenciado em grande parte pela herança puritana da Inglaterra, o que resultou numa culinária tradicional, que tendia a se afastar de sabores fortes como o alho, e evitar molhos complexos, comumente associados com as afiliações políticas católicas continentais.[1]

Alguns dos pratos mais tradicionais têm origens antigas, como os pães e queijos locais, carnes assadas e guisados, tortas de carne de caça e peixes de água doce e salgada. O livro de culinária inglesa do século XIV, |Forme of Cury, da corte de Ricardo II, contém receitas de alguns destes pratos.

Outros pratos típicos, como o fish and chips, originalmente uma comida de rua urbana, servida num jornal e comida com sal e vinagre de malte, e tortas e salsichas e linguíças servidas com purê de batata, cebolas e molhos, têm atualmente a mesma popularidade que outros pratos de origem oriental, como curries da Índia e Bangladesh e frituras inspiradas pela culinária chinesa e tailandesa. As culinárias francesa e italiana, consideradas "suspeitas" há algum tempo, atualmente são amplamente admiradas e adaptadas na Inglaterra. A Grã-Bretanha também adotou rapidamente as inovações geradas pelo fast-food vindo dos Estados Unidos, e continua a absorver ideias culinárias de todo o mundo, enquanto redescobre ao mesmo tempo suas raízes numa agricultura rural sustentável.

Bibliografia

Hartley, Dorothy: Food in England, Macdonald, 1954; Little, Brown, 1996, ISBN 0-316-85205-8. This is a charmingly old-fashioned survey of the history of English food from prehistory to 1954, full of folk wisdom and recipes (not all practical).

Fonte: pt.wikipedia.org

Culinária Inglesa

Bolo Dundee

Culinária Inglesa
Bolo Dundee

INGREDIENTES

575 g de passas, cortadas
100 g de cascas de citrinos, picadas
30 ml de rum escuro
225 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
225 g de açúcar mascavado escuro
6 ovos
1 colher (chá) de compota de laranja
350 g de farinha sem fermento
2 colheres (chá) de fermento
100 g de amêndoas raladas
150 g de amêndoas sem pele
50 g de compota de alperce

MODO DE PREPARO

Comece por aquecer o forno a 160ºC . Forre duplamente uma forma redonda com 20 x 8 cm. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.

Misture as passas, as cascas de citrinos e o rum numa tigela de vidro e deixe macerar. Seguindo a técnica para preparar massas cremosas, bata a manteiga com o açúcar e incorpore, gradualmente, os ovos previamente batidos. Incorpore, em seguida, a compota de laranja.

Peneire a farinha com o fermento e 1/2 colher (chá) de sal, para dentro de uma tigela e misture a amêndoa ralada. Adicione os frutos embebidas em rum e envolva na farinha, usando uma colher de metal ou uma espátula de plástico. Incorpore esta mistura no preparado anterior, em três vezes, envolvendo até obter uma massa homogénea. Deite a massa na forma e alise-a delicadamente, com uma colher molhada. Decore com as amêndoas sem pele e leve a cozer, na zona intermédia do forno, durante 2 horas. Ao fim da primeira hora, cubra o bolo com papel, para. evitar que fique demasiado tostado. Deixe arrefecer sobre uma grelha, sem retirar o papel. Conserve o bolo num recipiente hermético, em local fresco, durante pelo menos 5 dias, para maturar.

Para servir, retire o papel e pincele a parte de cima do bolo com a compota de alperce (previamente diluída, ao fogo, com 1 colher de chá de água), para dar brilho.

SUGESTÃO

O tempo de cozedura de um bolo de frutas pode variar bastante, de acordo com a temperatura do seu forno.

Yorkshire Parkin

Culinária Inglesa
Yorkshire Parkin

INGREDIENTES

100 g de melaço
100 g de manteiga sem sal
100 g de Golden Syrup (melaço de cana)
100 g de açúcar mascavo claro
150 ml de leite
50 g de farinha (ou farelo) de aveia, finamente moída
125 g de farinha
1 e 1/2 colher (chá) de gengibre
2 colheres (chá) de mistura de especiarias
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos

MODO DE PREPARO

Aqueça o forno a 170º C (posições 2-3 do forno a gás). Forre uma forma quadrada com 18 cm de lado e 3,5 cm de profundidade.. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.

Seguindo a técnica para Derreter-e-ligar, junte num tacho o melaço, a manteiga, o golden syrup, o açúcar mascavado e o leite, e leve a lume brando. Retire do lume e deixe esfriar.

Peneire as farinhas, o gengibre, as especiarias e o bicarbonato de sódio para dentro de uma tigela grande. Adicione o preparado anterior e bata. Incorpore os ovos (um de cada vez), mexendo delicadamente até obter uma massa lisa.

Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos, verifique a cozedura, usando a técnica do palito. Deixe o bolo arrefecer dentro da forma, cerca de 5 minutos.

Desenforme o bolo sobre uma grelha e deixe arrefecer com a crosta voltada para cima. Não retire o papel vegetal, para manter o bolo húmido até à altura de o servir, cortado em quadrados.

SUGESTÃO

Para obter um melhor resultado, coloque o bolo frio num recipiente hermético e deixe maturar, cerca de 2 dias, antes de servir. Este bolo é excelente para petiscar e dura, pelo menos, uma semana.

Rosbife com pudim Yorkshire (Inglesa)

Ingredientes

1 kg de carne para rosbife
2 ovos
125 g de farinha
120 ml de leite
30 g de gordura de carne ou porco
sal e pimenta à gosto

Tempere a carne com sal e pimenta e asse em forno pré-aquecido a 200°C durante aproximadamente 50 minutos.

Para o pudim Yorkshire:

1.Misture a farinha e ½ colher de chá de sal em uma tigela grande e faça um buraco no centro. Quebre os ovos dentro do buraco e misture-os delicadamente à farinha. Acrescente o leite aos poucos. Quando a mistura estiver homogênea, bata por mais 10 minutos até que se formem bolhas. Cubra a tigela e deixe descansar na geladeira.

2.Derreta a gordura em uma assadeira no forno. Despeje a mistura na assadeira. Retorne ao forno colocando a assadeira na grelha mais baixa, embaixo do rosbife. Tempo de cozimento: aproximadamente 35 minutos.

Serve de 6 a 8 pessoas

Fish And Chips

Ingredientes

4 batatas
O quanto baste de oleo de soja para fritar
1/2kg de pescada branca em iscas
1 xicara de cha de farinha de trigo
1 colher de cafe de sal
1 colher de cafe de bicarbonato de sodio
1 colher de cha de vinagre branco
1 xicara de cha de agua

Modo de Preparar

Lave, descasque e corte as batatas em palitos de 1cm de espessura. Apos cortados, mantenha os palitos em agua bem gelada.

Aqueça bem o oleo em uma frigideira funda. Retire da agua gelada, somente a porçao de batatas que sera imediatamente frita, tomando o cuidado de seca - las bem com um pano limpo. Va fritando as batatas aos poucos, para que o oleo nao esfrie demasiadamente. Quando estiverem douradas, retire com uma escumadeira e transfira para uma tela, grade ou peneira de ferro (se colocar em papel absorvente elas murcharao). Mantenha aquecidas.

Em um recipiente, misture o sal e a farinha. A parte, misture o bicarbonato e o vinagre. Adicione a mistura de vinagre e a agua a mistura da farinha e mexa bem, ate que fique uma massa homogenea. Seque bem as iscas e mergulhe - as na massa, fritando em oleo quente apenas 5 iscas de cada vez, para que nao grudem umas nas outras.

Quando prontas, proceda como as batatas e escorra em tela, grade ou peneira de ferro. Sirva o peixe com as batatas.

Observação

Retirada do trabalho dos meus alunos.

Fish And Chips

Ingredientes

Cerveja 200 ml
Farinha trigo 150g
Fermento químico 5g
Robalo 600g
Sal e pimenta branca

Guarnição
1 limão
Batata palito 150g
Maionese 75g
Alcaparra 20g
Suco de limão 10ml
Aliche 5g
Salsa picada 10g
Ciboulette 10g

Modo de Preparar

Massa

Misturar farinha e fermento.
Juntar a cerveja batendo levemente até o ponto de pasta mole.
Dividir o peixe em postas de 150g
Passar sal e pimenta.
Empanar em farinha de trigo, depois na massa e fritar em gordura aquecida a 180 graus.
Escorrer muito bem.

Guarnição

Misturar a maionese com o restante; colocar ao lado juntamente com as batatas fritas e o limão cortado ao meio.

Victoria Sponge

Ingredientes

200g de farinha de trigo (peneirada) com fermento(caso nao tenha use da normal + 1 colher de chá de fermento em pó)
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos levemente batidos
200g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia
200g de açúcar (não use o granulado)
2 colheres de sopa de leite, em temperatura ambiente

Pre-aqueça o forno em temperatura de 190oC. Unte e polvilhe as formas de 20 cm cada e coloque papel amanteigado no fundo das formas. Numa tigela bata bem todos os ingredientes ate que fique bem macio e homogêneo. Divida entre as duas formas, e nivele a massa com uma espátula. Asse por aproximadamente 20 minutos ou ate que passe o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar.

Aqui vai uma lista de recheios que eu recomendo.

1. Recheio de Geléia de Morango

Bem simples: 80g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia 120g de açúcar de confeiteiro, peneirado algumas gotas de extrato de baunilha (opcional) 320g de geléia de morango de boa qualidade Açúcar de confeiteiro pra decorar Bata a manteiga ate que fique bem cremosa, e vai acrescentando o açúcar aos poucos. Coloque a baunilha e bata para misturar. Coloque a mistura de manteiga e açúcar sobre a base, coloque a geléia por cima e coloque a segunda parte do bolo por cima. Salpique com o açúcar de confeiteiro antes de servir.

2. Recheio de Maracujá

Acho que este recheio vai super bem com o sabor do bolo. Fantástico! 4/5 maracujás 250g de queijo mascarpone 200m de um queijo cremoso bem leve, tipo diet 1 colher de sobremesa de açúcar 1 colher de chá de extrato de baunilha Açúcar de confeiteiro para decorar Misture o mascarpone, queijo cremoso leve, açúcar e baunilha numa tigela. Misture bem. Coloque 1/3 da polpa do maracujá e misture. Espalhe ½ da mistura sobre a base do bolo, coloque o restante da polpa de maracujá por cima, e o restante da mistura por cima da polpa. Ponha a segunda parte do bolo por cima e salpique com o açúcar de confeiteiro.

3. Café e Nozes

Torre 15 nozes cortadas na metade por 10 minutos no forno. Depois que tira-las do forno, reserve 10 e pique 5. Dissolva 2 colheres de sopa cheia de café solúvel em 1 colher de sopa cheia de água fervendo. Deixe esfriar e use na receita básica ao invés do leite. Para o recheio: Bata 500g de mascarpone com 85g de açúcar mascavo peneirado e 4 colheres de sopa de licor Tia Maria ou um outro licor de café que você tenha. Misture tudo ate que fique bem macio. Espalhe aproximadamente 1/3 da mistura sobre a base e salpique com as nozes picadas antes de por a parte de cima do bolo. Utilize o restante do recheio para passar por cima do bolo e também revestira as laterais. Utilize as notes tostadas para decorar.

Tijolinhos de Maracujá

Ingredientes para a massa

110g de manteiga, picada
1 ¾ xícaras de farinha de trigo com fermento
½ xícara de açúcar
2 colheres de chá de fermento de bolo
2 ovos

Ingredientes para o recheio

125g de cream cheese, amaciado
125 g de manteiga em temperatura ambiente, amaciada
½ xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 maracujás

Para o recheio, coloque a manteiga, cream cheese e açúcar de confeiteiro numa batedeira e bata ate ficar fofinho e leve. Então acrescente a baunilha e as polpas do maracujá, mexendo (não batendo) com uma colher de pau para que misture bem. Reserve.

Pre-aqueça o forno em 180oC. Coloque a manteiga e farinha num processador e bata ate que vire uma farofa fina. Só então acrescente o açúcar e fermento e processe ate que misture. Acrescente os ovos e bata mais um pouco ate que vire uma massa macia. Unte e forre uma assadeira de 20cm. Pegue a massa e ponha na assadeira, levando ao forno em seguida por 18-20 minutos ou ate que doure. Esfrie e corte a massa ao meio. Espalhe o recheio no centro, e coloque a outra metade por cima parecendo um sanduíche. Corte em tijolinhos.

Cobertura

Pode-se polvinhar com acucar de confeiteiro, ou pode regar o bolo com uma calda de maracuja.

Ingredientes da Calda

Polpa de 4 maracujas
3 colheres de sopa de suco de limao
1/3 xicara de acucar
¼ xícara de agua

Ponha os ingredientes

Numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre ate que o acucar se dissolva. Retire do fogo e deixe esfriar antes de regar o bolo com a calda.

BOLO SANDUICHE VICTORIA

Ingredientes

110g manteiga ou margarina.

110g açúcar.

2 ovos médios.

110g farinha de trigo (self-raising)

Método de Preparar

1 –Aquecer o forno a 180 graus centígrados (gás 4).

2 –Forrar com papel duas formas com cerca de 18 cm diâmetro.

3 –Use uma batedeira eléctrica para bater manteiga/margarina com o açúcar até obter um creme pálido.

4 –Junte os ovos, batendo.

5 –Peneire a farinha sobre a mistura anterior e envolva sem bater usando uma colher grande. A massa deve ficar com uma consistência fluida. Se estiver mais grossa junte um pouco de leite.

6 –Divida a massa pelas duas formas, alisando com uma espátula.

7 –Leve ao forno durante 20-25 minutos até que ao intoduzir um palito, este saia seco.

8 –Depois de cozido deixe arrefecer 5 minutos antes de desinformar.

9 –Quando completamente arrefecido, prepare o bolo como se fosse uma sanduíche, recheando com geleia de frutas, chantilly, bagas ou coma-o mesmo simples

Pudim de bife e rins

Massa

400 g de farinha de trigo misturada com 1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal e pimenta, respectivamente
200 g de sebo de vaca ralado ou picado

Recheio

1 kg de carne da rabada
250 g de rins de vitela
Sal, pimenta preta
2 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de chalotas ou cebolas picadas
1/8 l de vinho do Porto ou Ale forte
1/8 l de caldo de vitela
2 colheres de chá de molho Worcestershire

Para a massa, misture a farinha com o sal e a pimenta. Amasse esta mistura com o sebo de vaca, adicionando um pouco de água fria, até obter uma bola fácil de trabalhar. Estenda esta massa em forma de tabuleiro.

Para o recheio, corte a carne e os rins aos cubinhos. Tempere e passe por farinha.

Unte uma forma de pudim alta refratária e forre-a com a massa. Guarde um pouco de massa para a tampa. Deite os cubinhos de carne e de rins juntamente com as chalotas para dentro da forma.

Misture o vinho do Porto com o caldo de vitela e o molho Worcestershire e deite por cima do recheio. Cubra com a restante massa e pressione bem as bordas da massa para que a massa envolva todo o pudim e para que não haja saída de vapor durante a cozedura.

Envolva num pano o recipiente com o pudim e leve a cozer em banho-maria durante 3-4 horas. A crosta da massa deverá ter uma aparência ligeiramente úmida no fim da cozedura.

Sirva o pudim, acompanhado de preferência por uma Ale forte.

Food From Britain

Ingredientes

½ colher (chá) de cremor de tártaro
¼ colher (chá) de bicarbonato
½ colher (chá) de sal
500 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga
125 gramas de banha
175 gramas de passas
Leite para dar o ponto
Manteiga para dourar

Modo de Preparar

Peneirar a farinha, bicarbonato, cremor de tártaro e sal. Incorporar a manteiga, banha e passas. Adicionar o leite até o ponto. Formar discos de massa de 6 cm de diâmetro por 1 cm de largura (fazer um rolo e cortar). Em uma frigideira com manteiga, dourar os discos de massa. Passar manteiga e servir.

Pudim inglês de fim de ano

Ingredientes

5 colheres (sopa) de geléia de laranja
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de “caro”
125 gramas de açúcar mascavo para misturar com as claras e mais um pouco para o toque final
150 gramas de farinha de panettone
Zesto – raspas – de uma laranja
40 gramas de manteiga sem sal
575 ml de leite integral
5 ovos separados

Modo de Preparar

Misturar a farinha de panettone com as duas colheres de açúcar e o zesto de uma laranja. Aquecer o leite junto com a manteiga, sem deixar ferver e juntar à mistura de panettone. Mexer bem e deixar macerar por 10 minutos. Misturar bem as 5 gemas e acrescentar à massa. Untar com manteiga um “pirex” redondo com 25 cm de diâmetro. Colocar a massa e levar ao forno preaquecido, a 175º, por 20 a 30 minutos. O ponto neste momento é de um pudim firme na parte superior e mole por baixo. Deixar fora do forno por 20 minutos e preparar a cobertura derretendo a geléia misturada com o caro, em fogo baixo. Bater as claras em neve, adicionar o açúcar e continuar batendo até firmar. Colocar a geléia derretida sobre o pudim e o merengue (as claras em neve) por cima. Polvilhar com um pouco de açúcar mascavo e levar ao forno por mais ½ hora. Servir com chantilly aromatizado com Grand Marnier ou Cointreau.

Salada de carne de porco assada

Ingredientes

1 colher (sobremesa) de alcaparra
200 gramas de carne de porco assada em cubos
200 gramas de batatas cozidas em cubos
100 gramas de beterrada cozida em cubos
12 azeitonas verdes sem caroço
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ou 3 pepinos em conserva
100 gramas de maionese
12 fatias finas de salaminho
1 limão finamente fatiado
1 pé de alface

Modo de Preparar

Misturar a carne de porco, batatas, beterraba, pepinos e alcaparras. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Montagem

Colocar as folhas de alface nas bordas de um prato grande. No centro do prato, colocar a mistura com a carne de porco e por cima, a maionese. Em volta, colocar intercalados, o salaminho e o limão. Decorar com as azeitonas e servir.

Steak and kidnei pie

Ingredientes

1 colher (café) de água
1 colher (sopa) de óleo
1 pacote de massa folhada (aprox. 500 gramas)
175 gramas de rins de boi, limpos e em cubos
300 ml de caldo de carne ou de água
½ quilo de músculo em cubos
Sal e pimenta-do-reino
30 gramas de manteiga
1 cebola média fatiada
200 ml de cerveja preta
Farinha de trigo
1 gema

Modo de Preparar

Temperar as carnes com sal e pimenta-do-reino e envolver em farinha de trigo. Em uma panela, dourar as carnes na manteiga com um fio de óleo para não queimar. Acrescentar a cebola a, a cerveja preta, o caldo de carne ou água e deixar ferver em fogo baixo até as carnes ficarem macias (umas 2 horas aproximadamente). Mexer de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Acertar o tempero, desligar o fogo e deixar esfriar. Colocar as carnes com o molho do cozimento em um tabuleiro, cobrir com massa folhada, pincelar a massa com uma mistura de gema e água e levar ao forno até assar a massa.

Yorskshire Pudding

Ingredientes

1 colher de farinha de trigo
1 colher de leite
1 pitada de sal
3 ovos

Modo de Preparar

Misturar a farinha com o sal. Bater os ovos muito bem na batedeira até ficarem claros. Juntar a farinha com o sal e misturar. Acrescentar o leite aos poucos e bater por mais 2 minutos. Preparar o pudim a tempo de colocar para assar com a carne nos últimos 30 minutos. Colocar a carne de um lado da assadeira. Retirar toda a gordura deixando só umas 4 colheres (sopa). Despejar a mistura do pudim na assadeira que ficará com uma espessura de 1 cm. Levar ao forno quente (200º) por 30 minutos. Cortar em quadrados e servir imediatamente. O pudim pode ser assado separado em forma refratária bem untada e servido com o molho da carne.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal