Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Damasco - Página 2  Voltar

Damasco

Damasco

Benefício

O damasco é um fruto rico em vitamina A, B1, B2, B6, C e enriquecido principalmente por sais minerais como ferro, sódio, potássio, fósforo, cálcio, cobre, mas atenção, este fruto alaranjado ou amarelo escuro é conservado com dióxido de enxofre, que pode causar reações adversas em pessoas asmáticas, pois o seu caroço é tóxico!

Contudo é um grande auxiliar dos anêmicos, é indicado para raquitismo, desnutrição, cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando ainda tosses, gripes e prisões de ventre e é um ótimo estimulante do apetite.

Inconveniente

Os conservantes à base de sulfito de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas saudáveis; os damascos secos deixam resíduos nos dentes que podem causar cáries; contém salicilatos, que provocam reações às pessoas sensíveis à aspirina. .

Fonte: jornalsuldeminas.com.br

Damasco

Damasco

Partes usadas

Folhas e frutos

Família

Rosaceae

Características

Árvore de copa arredondada que atinge de 3 a 10 m, de folhas cordiformes ou ovadas, serreadas e com o pecíolo vermelho, flores solitárias ou geminadas, róseas ou brancas, e drupas subglobosas, com um sulco mediano característico, amarelas ou alaranjadas. Seus frutos tem a polpa carnosa e sucosa.

Dicas de Cultivo

É originária da China, vegeta muito bem em regiões de planalto e em terrenos calcários bem drenados.

Outros Nomes: Port.: Albricoqueiro, apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche, Alperceiro; Alpercheiro, Damasqueiro.

Princípio ativo

É rico em vitaminas, açúcares, sais minerais e oligoelementos, dentre outros.

Propriedades

Antiinflamatória, antiálgica, nutriente, antianêmica.

Indicações

Seus frutos comidos ao natural combatem anemia, desnutrição e é indicada nos estados convalescentes. O chá de suas folhas por decocção em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites.

Fonte: www.cantoverde.org

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal