Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Decoração - Curso  Voltar

Decoração - Curso

 

Decoração - O que é

Este profissional busca transformar o ambiente tornando-o funcional e agradável.

Harmoniza estilos de móveis, orienta a compra de obras de arte e decora residências e empresas.

Mais que dispor móveis e objetos pelos ambientes, decorar a casa significa sintonizá-la com seus sonhos, histórias e desejos.

A decoração pode mudar qualquer ambiente, independente de seu tamanho ou estilo. O principal objetivo da decoração é deixar o ambiente mais bonito, confortável e de acordo com o estilo de quem irá morar.

Muitas pessoas possuem dúvidas e dificuldades na hora de decorar sua casa/apartamento. É normal, já que nem sempre é fácil combinar as cores, estampas e móveis do ambiente. Por isso que é importante conhecer o básico da decoração.

Há muitas coisas que devem ser levadas em conta ao decorar: tamanho do ambiente, estilo, cores, gosto do proprietário, etc.

Outro detalhe importante para pensar na hora de decorar é o orçamento.

Além disso, com a redução das plantas dos apartamentos nas grandes cidades, a procura por um profissional que saiba aproveitar bem o espaço nunca foi tão grande.

Este curso é indicado para todas as pessoas que já trabalham ou desejam trabalhar com decoração, e também para quem deseja aprender a decorar seu próprio ambiente.

A decoração tem um papel importante na vida das pessoas.

Além de proporcionar um espaço agradável para morar, também retrata a família, hábitos e costumes de quem irá viver lá. Entramos em contato com diversos materiais de acabamentos e soluções para vestir as paredes, regras e dicas básicas, de composição, ritmo, proporção, iluminação e escala, elementos que fazem parte da composição de um bom projeto.

O aluno do curso Decoração aprende a elaborar projetos básicos de distribuição de ambientes aplicando conhecimentos de circulação mínima, de espaço, mobiliário, layout, materiais e suas aplicabilidades a fim de tornar os ambientes funcionais e dinâmicos, promovendo, assim, o bem estar dos usuários.

Currículo Básico

Estética,
Desenho,História da Arte,
Maquete,
Técnicas Industriais e
Computação Gráfica.

Conteúdo programático:

A História da Decoração
O Profissional
Decorar: por onde começar?
Distribuição dos móveis
Cores
Estilos
Como distribuir estampas
Decoração de Paredes
Sala de Estar e Sala de TV
Sala de Jantar
Cozinha
Quartos
Banheiros e Lavabos
Escritório
O closet perfeito
Decorando varandas
Decoração Natalina
Decoração de Páscoa

Aptidões Desejáveis

Acima de tudo é preciso ter: sensibilidade, criatividade, capacidade de entendimento para entender os estilos compatíveis com as personalidades das pessoas.

Especializações possíveis: Assessoria, Desenho, Gerenciamento e Projeto.

A profissão

O decorador harmoniza móveis, objetos e acessórios como cortinas e tapetes em um espaço, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, usando esses materiais segundo o uso do ambiente e adequando o projeto à personalidade, ao gosto, às necessidades e à disponibilidade financeira dos clientes. Responsável pela administração do projeto, estabelece cronogramas, prazos e orçamentos, coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. O cotidiano desse profissional inclui pesquisas, visitas a fornecedores e a clientes, e ele é cada dia mais requisitado a decorar festas e comemorações especiais, como casamentos ou inaugurações de lojas e fábricas.

Características que ajudam na profissão:

Imaginação,
Criatividade,
Senso estético,
Habilidade de lidar com o público,
Atualização, curiosidade,
Capacidade de trabalhar em equipe

Campos de Atuação

Lojas,
Assessorias,
Shoppings e
Restaurantes.

O mercado de trabalho

As oportunidades de trabalho nessa área são muitas e há expectativa de que o mercado continue crescendo nos próximos anos em função do boom imobiliário vivido pelo país – algumas estimativas apontam que 180 mil novas residências serão inauguradas no Brasil até 2010.

Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores, 87% dos profissionais são autônomos e atuam por conta própria ou como terceirizados.

Uma das maiores demandas vem da área corporativa, em que o designer é requisitado para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reuniões.

Os escritórios de decoração contratam com freqüência o especialista em projetos para atender as necessidades de lojas, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, clínicas e até de escolas particulares que querem modernizar seu ambiente.

Escritórios de grande porte oferecem oportunidades de carreira.

Outra área em expansão é a de iluminação.

Nos estabelecimentos comerciais, por exemplo, o especialista em design de iluminação define como os produtos devem ser dispostos e qual a luz adequada para mostrá-los.

As vagas se concentram especialmente nas grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, mas nas cidades de médio porte o fluxo de trabalho tem aumentado significativamente.

O curso

A parte prática é a mais importante, com atividades à mão livre e uso de recursos da informática. Os alunos passam boa parte do tempo com a mão na massa.

O objetivo é preparar um profissional que saiba executar projetos de interiores propondo a adequação dos espaços aos mais diversos usos.

Visa também oferecer competência técnica no emprego de ferramentas e materiais variados.

Grande parte da carga horária é dedicada ao desenvolvimento de projetos, com aulas de perspectiva e desenho artístico e arquitetônico.

No fim do curso, as escolas exigem um estágio e uma monografia.

As atividades extracurriculares também são freqüentes. Prepare-se para visitar museus e exposições de arte, assistir a palestras e fazer pesquisas em bibliotecas.

É importante manter-se informado sobre as tendências que predominam no mundo.

Duração média do curso: Quatro anos.

Fonte: www.cursocerto.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal