Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Drenagem Linfática  Voltar

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática, também chamado ou drenagem linfática manual, é uma técnica desenvolvida na Alemanha para tratamento do linfedema, uma acumulação de líquido que pode ocorrer após os nódulos linfáticos forem removidas durante uma cirurgia, na maioria das vezes uma mastectomia por câncer de mama.

Linfedema também pode estar presente ao nascimento ou desenvolver durante a puberdade ou na idade adulta. Este tipo, conhecido como linfedemas primários, podem afetar até quatro membros e / ou de outras partes do corpo. A causa é desconhecida.

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem especializada que só deve ser praticada por terapeutas treinados.

A Drenagem Linfática deve ser usado em combinação com exercícios de respiração profunda antes e depois da massagem.

O que é

Drenagem Linfática
Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma parte importante do tratamento linfoedema. É uma forma de massagem que ajuda a estimular o sistema linfático e incentiva o fluxo de fluido linfático.

A Drenagem Linfática deve ser usado em combinação com exercícios de respiração profunda antes e depois da massagem.

Sistema Linfático

O Sistema Linfático é a nossa primeira linha de defesa na luta contra infecções corporais, desintoxicar o corpo e transporte de resíduos metabólicos, o excesso de água, bactérias e toxinas para fora do corpo.

Os gânglios linfáticos (no pescoço, axilas, virilha, etc.) são ligados por uma ampla rede de vasos que o transplante do fluido. movimento muscular é necessária para movê-lo, já que não há "coração" para bombeá-lo.

A Drenagem Linfática é um tratamento e uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

Para que serve a Drenagem Linfática ?

A principal função da Drenagem Linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

Após uma cirurgia, os canais linfáticos, responsáveis pelo escoamento da linfa, são danificados e se recompõe muito lentamente. A Drenagem Linfática auxilia neste escoamento de líquidos e toxinas do corpo, diminuindo o inchaço e evitando os seromas (acúmulo localizado de líquido) e as indesejáveis fibroses (nódulos) que podem se formar após a lipoaspiração.

Como é Realizada?

A Drenagem Linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem.

Com massagens sobre toda a área operada, e pontos específicos que ativam os gânglios linfáticos e levam a linfa até eles, facilitando o escoamento da linfa. No início elas são bem suaves para evitar dor durante a sessão, uma vez que é feita sobre a região operada.

Quando posso iniciar as sessões?

Nos retornos de pós-operatório o paciente recebe orientação sobre o início das sessões de drenagens, que podem iniciar entre a primeira e terceira semana após a cirurgia.

Quantas sessões devem ser feitas?

Em média dez sessões, mas nas avaliações do pós-operatório a quantidade de sessões pode ser modificada.

As sessões poderão ser realizadas em casa?

Sim. Algumas profissionais também possuem pacotes domiciliares, onde o paciente ganha no conforto e na comodidade de não precisar sair de casa, afinal de contas nesta fase de pós-operatório o paciente pode depender de parentes e amigos para sua locomoção.

A Drenagem reduz medidas? Há perda de gordura?

A Drenagem Linfática não elimina gordura. Com a eliminação da água, geralmente há uma diminuição das medidas, devido à diminuição do inchaço.

Técnica

Drenagem Linfática
Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, para tratar pacientes com problemas alérgicos. A técnica foi difundida através das próprias pessoas que trabalharam com o terapeuta, tornando-se popular nos dias de hoje. Em 1936 a técnica foi publicada em Paris, por Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder.

A principal função da Drenagem Linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares linfáticos e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados.

Objetivo

Drenar o excesso de líquido acumulado no interstício e tecidos
Manter o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais
Eliminar dejetos provenientes do metabolismo celular

Benefícios

Além de a Drenagem Linfática ser um tratamento relaxante ela tem muitas vantagens para a saúde e estética do corpo. A Drenagem Linfática promove a cicatrização e recuperação de fraturas, ligamentos rompidos, câimbras ou rasgos nos músculos e diminui as dores. A Drenagem Linfática pode melhorar muitas condições crônicas como a sinusite, artrite reumatóide, escleroderma, acne e outras doenças cutâneas. A Drenagem Linfática pode fortalecer o sistema imunitário, pois acelera a eliminação de toxinas.

A Drenagem Linfática alivia a congestão de fluidos nos tornozelos, olhos cansados e pernas inchadas durante a gravidez. A Drenagem Linfática é uma componente no tratamento e controle de edemas linfáticos e linfedemas e ajuda nas doenças que aparecem devido a uma insuficiência venosa. A Drenagem Linfática promove a cura de feridas, queimaduras e melhora a aparência de cicatrizes antigas. A Drenagem Linfática também traz benefícios estéticos, ajudando a eliminar e combater a celulite, minimizando estrias.

Efeitos

Aumento da capacidade de admissão dos capilares linfáticos
Aumento da velocidade da linfa transportada
Aumento da quantidade de linfa filtrada processada pelos gânglios linfáticos
Desintoxicação dos tecidos
Aumento da diurese
Maior eficiência celular
Maior eficiência da nutrição dos tecidos
Desintoxicação e regeneração tecidual

Indicações

Celulite
Cansaço nas pernas
Retenção de líquidos
TPM
Varizes
Hematomas
Acne
Acelera a cicatrização dos tecidos
Regulariza a atividade intestinal
Promove relaxamento
Afecções dermatológicas
Alívio de hematomas e inchaços (pré e pós cirurgias plásticas).

Contra indicações

Asma não controlada ou em crise
Insuficiência cardíaca descompensada
Insuficiência renal
Insuficiência cardíaca
Febre
Processos inflamatórios e infecciosos
Trombose ou embolia
Hipotensão
Hipertensão não controlada
Hipertiroidismo
Tumores malignos
Tuberculose e infecções agudas

De forma manual a drenagem é feita a partir de movimentos suaves em círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete.

Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas e também é muito utilizado.

Também utiliza-se o ultra-som, que é uma tecnologia que promove cavitação nas células, mobilizando os líquidos intersticiais, facilitando a sua drenagem.Temos também a endermologia, que é capaz de fazer a drenagem por um meio de sucção sobre a pele.

Durante a Drenagem Linfática

A maioria dos vasos linfáticos está mesmo debaixo da pele, desta forma é necessário um toque muito suave para mover a linfa… para mover a linfa basta fazer uma pressão equivalente a uma colher de chá de água. Os terapeutas utilizam as palmas das mãos e dos dedos para fazer movimentos indolores e rítmicos, com a leveza de uma pena.

O tratamento de Drenagem Linfática é muito mais suave e leve comparado com outras massagens. A maioria do tratamento é feito enquanto está deitado de costas, pois é na parte frontal do corpo que estão localizados a maioria dos nódulos linfáticos. Devido às áreas sensíveis onde os nódulos linfáticos se localizam (à volta dos seios e na área púbica) o seu terapeuta vai explicar-lhe a técnica e teoria da técnica na primeira consulta antes de você tomar a sua decisão.

Depois da Drenagem Linfática

Muitas vezes as pessoas que fazem uma Drenagem Linfática não sentem os efeitos do tratamento imediatamente, ao contrário dos efeitos de uma massagem relaxante. É comum que mais para o fim da tarde que se sente um cansaço. Isto quer dizer que o corpo está a utilizar toda a sua energia para eliminar todas as toxinas extras que foram inseridas no sistema circulatório devido ao aumento do fluxo linfático. Nesta altura é importante beber mais água e evitar a cafeína, álcool, tabaco e comidas pesadas de forma a deixar o organismo completar este processo de desintoxicação.

Fonte: www.espacobhestetica.com.br/ecmassoterapia.hd1.com.br/www.macmillan.org.uk

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal