Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Potássio  Voltar

Potássio

 

História

Os sais de potássio na forma de nitrato de potássio (nitrato de potássio, KNO 3), alume (sulfato de alumínio e potássio, Kal (SO 4) 2), e cloreto de potássio (carbonato de potássio, K 2 CO 3) têm sido conhecidos durante séculos.

Eles foram usados ??em pólvora, tingimento e fabricação de sabão.

Eles foram raspadas das paredes de latrinas, fabricados a partir de barro e ácido sulfúrico, e recolhido como cinzas de madeira, respectivamente.

Reduzindo-os ao elemento derrotou os primeiros químicos e potássio foi classificado como uma "terra" por Antoine Lavoisier.

Então, em 1807, Humphry Davy expostos potássio húmido a uma corrente elétrica e observada a formação de glóbulos metálicos de um novo metal, potássio.

Ele observou que quando eles foram deixados cair na água eles desnatado em torno na superfície, queimando com uma chama de cor lavanda.

Descoberta

O potássio foi descoberto por Sir Humphrey Davy em 1807 em Inglaterra.

Origem do nome: a partir do Inglês palavra "potassa" (cinzas do pote) e da palavra árabe "Qali", que significa alcalino (a origem do símbolo K vem da palavra latina "kalium ").

Até o século 18 foi feita qualquer distinção entre potássio e sódio. Isto foi porque os primeiros químicos não reconheceram que "alcalino vegetais" (K 2 CO 3, carbonato de potássio, provenientes de depósitos em terra) e "alcalino minerais" (Na 2 CO 3, carbonato de sódio, derivados de cinzas de madeira) são distintos de cada um. Eventualmente, foi feita uma distinção.

Muito antes de potássio foi reconhecido como um elemento, carbonato de potássio foram misturados com gordura animal para fazer sabão. O carbonato foi feita por meio da extração de cinzas de madeira com água antes da concentração por ebulição - daí o nome "potassa" para os sais de potássio.

O potássio foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy, que o obteve através da eletrólise de cloreto de potássio muito seco fundido cáustica (KOH, hidróxido de potássio). O Potássio recolhidos no cátodo. O potássio foi o primeiro metal isolado por eletrólise. Davy isolado de sódio por um processo semelhante mais tarde, em 1807.

Usos

A maior procura de compostos de potássio está em fertilizantes.

Muitos outros sais de potássio são de grande importância, incluindo o nitrato, carbonato, cloreto, brometo, cianeto e sulfato.

O carbonato de potássio é utilizado no fabrico de vidro.

O hidróxido de potássio é utilizado para fazer sabão e detergente líquido.

O cloreto de potássio é utilizado em produtos farmacêuticos e gotas salinas.

Símbolo: K

Número atômico: 19
Massa atômica: 39,0983 amu
Ponto de fusão: 63,65 ° C (336,8 K, 146,57 ° F)
Ponto de ebulição: 774,0 ° C (1.047,15 K, 1425,2 ° F)
Número de prótons / Elétrons: 19
Número de nêutrons: 20
Classificação: metal alcalino
Cristal Estrutura: Cubic
Densidade @ 293 K: 0,862 g / cm 3
Cor: prateado
Data da descoberta:
1807
Usos: vidro, sabão
Obtido a partir de: minerais (carnallite)

Estrutura atômica

Potássio

Número de níveis de energia: 4

Primeiro Nível de energia: 2
Segundo Nível de Energia: 8
Terceiro Nível de Energia: 8
Quarto Nível de Energia: 1

Papel biológico

O potássio é essencial para a vida. Os iões de potássio são encontrados em todas as células. É importante para manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos.

As células vegetais são particularmente ricas em potássio, que começa a partir do solo. Terras agrícolas, desde que as colheitas são tomadas todos os anos, precisa ter seu potássio reabastecido pela adição de fertilizantes à base de potássio.

O ser humano médio consome até 7 gramas de potássio por dia, e armazena cerca de 140 gramas nas células do corpo. Uma dieta saudável normal contém potássio suficiente, mas alguns alimentos como café instantâneo, bananas, sardinha, peixes, arnes, aves domésticas, damascos, nozes, passas, batatas e chocolate têm acima de teor médio de potássio.

A ocorrência natural do isótopo de potássio-40 é radioativo e, embora este radioatividade é leve, pode ser uma causa natural de mutação genética em seres humanos.

Propriedades físicas

O potássio é um metal macio, prateado-branco com um ponto de fusão de 63 ° C (145 ° F) e um ponto de 770 ° C (1420 ° F) de ebulição.

A sua densidade é de 0,862 gramas por centímetro cúbico, menos do que a da água (1,00 gramas por centímetro cúbico).

Isso significa que o metal de potássio pode flutuar na água.

O ponto de fusão de potássio é muito baixo para um metal. Ele irá derreter sobre a chama de uma vela.

Propriedades quimicas

Como os outros metais alcalinos, potássio é muito ativa.

Ele reage violentamente com água e desprende de hidrogênio do gás:

Assim, a quantidade de calor produzido nesta reação que, na verdade, o gás hidrogénio pega fogo e podem explodir. Flutuante de metal de potássio na superfície da água não é uma boa idéia! Nesse caso, o potássio que ignorar ao longo da superfície da água. O salto é causada por hidrogénio gasoso produzido na reação empurrando o metal em torno. O potássio em breve iria pegar fogo, queimadura, e, talvez, explodir.

O Potássio reage prontamente com todos os ácidos e com todos os não-metais, tais como enxofre, cloro, flúor, fósforo e azoto.

Fonte: www.rsc.org/www.chemicalelements.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal