Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Eletrônica Industrial  Voltar

Eletrônica Industrial

O Tecnólogo em Eletrônica Industrial é um profissional de nível superior que, consciente das transformações tecnológicas pelas quais passa a humanidade e as crescentes diversificações e especializações das tarefas, é capaz de aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na busca de soluções para os problemas práticos da sua área de atuação, executando tarefas na área de eletrônica industrial.

Área de Atuação

Indústria

Compras, Desenvolvimento de Materiais, Vendas, Assistência Técnica, Desenvolvimento de Produtos, Manutenção, Laboratorista, Engenharia Industrial, Processos Produtivos especializados, Analista de Aplicações, Apoio a Vendas (divulgação tecnológica), Pós-venda, Disk-serviço, Auxílio a Projeto de Automação, Acompanhamento de Start up, Auditorias, Treinamento, Instrumentista, Inspetor de Testes.

Comércio

Compras, Vendas Especializadas, Assessoria a Vendedores e Clientes.

Serviço

Assistência técnica (manutenção industrial), Treinamento.

Fonte: www.unerj.br

Eletrônica Industrial

O que faz o profissional

Todas as indústrias atuais possuem comandos eletrônicos para as suas máquinas; controle eletrônico de temperatura nos sistemas de aquecimento; controle eletrônico de pressão nos sistemas hidráulicos; controle eletrônico de nível nos reservatórios; controle eletrônico de vazão nos sistemas de enchimento e escoamento; além de sistemas eletrônicos de comunicação entre os diversos setores.

Cabe ao Tecnólogo em Eletrônica Industrial (com ênfase em Instrumentação) atuar no projeto, na implantação e/ou na manutenção desses sistemas, com ação direta, ou ainda, supervisionando equipes de profissionais.

O mercado que lhe espera

Diariamente, os veículos de comunicação divulgam a enorme carência de mão-de-obra qualificada na área de eletrônica industrial, principalmente voltada para a instrumentação. Esse fato se deve, em grande parte, à expansão das indústrias Naval e Petrolífera, o que comprova o quanto é promissor o mercado de trabalho para esse profissional. Sem contar que também pode atuar nas Indústrias Química e Petroquímica, Indústrias Siderúrgicas e Automotivas, Fábricas de Cimento, Área de Mineração, Fábricas de Alimentos, Fábricas de Alumínio, Automação Predial, Indústrias Farmacêuticas, etc.

Diferencial Gama Filho

O Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial (com ênfase em instrumentação) possui vários diferenciais, dentre eles:

Única universidade do Rio de Janeiro que possui convênio com a Mitsubishi Electric Corporation; o que garante laboratórios de automação sempre atualizados com o que há de mais moderno na área de eletrônica industrial

O Curso de Tecnólogo em Eletrônica Industrial utiliza 08 laboratórios para as aulas práticas das suas disciplinas. Os laboratórios são os seguintes: Automação I e Automação II, Eletrônica Básica, Eletrônica Digital, Circuitos Elétricos, Laboratório de Projeto Final, Laboratórios de Informática e Laboratório de Física. O Laboratório de Automação II é o principal objeto do convênio existente entre a Universidade Gama Filho e a Mitsubishi Electric Corporation

Professores com grande conhecimento acadêmico e profissional na área

O curso possui uma carga horária elevada de práticas de laboratório.

Estrutura Curricular

Matemática Básica
Manutenção Predial e Industrial
Física Básica
Física Experimental
Empreendedorismo
Eletricidade
Matemática Aplicada
Circuitos Elétricos
Circuitos Térmicos e Óticos
Eletrônica Analógica Básica
Circuitos Lógicos Combinacionais
Eletrônica Analógica Avançada
Sistemas Digitais
Princípios de Automação
Instrumentação Industrial Básica
Sensores e Acionamentos
Álgebra linear e geometria analítica
Automação de processos contínuos
Programação EWB
Estatística
Eletrônica Industrial Básica
Microprocessadores
Automação Industrial
Sistemas de supervisão
Instrumentação Industrial Avançada
Microprocessadores Avançados
Eletrônica Analógica Aplicada
Gerência de Projetos
Redes Industriais
Segurança do Trabalho
Eletrônica Industrial Avançada
Controle de Qualidade e Normas
Projeto integrador
Sistemas de Telecomunicações
Sistemas de Vídeo

Estrutura Curricular

Locais e Turnos onde é oferecido
Campus Piedade: Noite

Duração

3 anos (6 períodos)

Fonte: www.ugf.br

Eletrônica Industrial

Esse profissional tem formação básica parecida com a do tecnólogo formado em eletrônica. Também estuda física, matemática, eletricidade e microprocessadores. A principal diferença é que ele aplica os mesmos conhecimentos no desenvolvimento e na manutenção de aparelhagens eletrônicas especialmente elaboradas para fins industriais. Assim, ampliam a grade curricular matérias como desenho industrial, máquinas e motores.

O tecnólogo formado em eletrônica industrial projeta, constrói, monta e fornece manutenção e reparo de máquinas e equipamentos elétricos e sistemas eletrônicos usados em linhas de montagem e fábricas. Entre suas várias atribuições, constam operar equipamentos complexos, controlar a qualidade de diferentes etapas do processo de fabricação de condutores, semicondutores e outros dispositivos eletrônicos. Outra possibilidade é a supervisão de linhas de produção e montagem ou a realização de serviços de controle de qualidade. O profissional pode, ainda, executar vistorias, avaliações e laudos técnicos. São muitas as oportunidades de trabalho em empresas químicas, metalúrgicas, de alimentos, elétricas, eletrônicas ou de informática. Em geral, os melhores salários estão na indústria automobilística.

Fonte: www1.uol.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal