Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Enzimas  Voltar

Enzimas

Enzimas

Enzima Termo derivado do "en" = dentro e "zyme" = levedura.

Criada em 1878 por Friedrich Wilhelm Kühne para as substâncias até então chamadas de "fermentos".

Designa uma substância que tem atividade catalítica.

Cinase são enzimas restritas às ATP-fosfotransferases, ou seja, são substâncias catalíticas responsáveis pela fosforilação.

A fosforilação é a transferência de uma fosforila do ATP para uma hidroxila C-6. Todas as cinases precisam ter na sua estrutura molecular um ionte metálico divalente, como o Mg2+ ou Mn2+, para ser ativo, isto é, para conseguir catalisar. Pois é este ionte metálico divalente que atrai e forma um complexo com o ATP.

Podemos citar como exemplos de cinase:

Hexocinase: é uma enzima que catalisa a transferência da fosforila do ATP para os diversos aceptores "oses" com 6 carbonos, chamados de hexoses;

Fosfofrutocinase: é uma enzima alostérica, ou seja, depende do ATP para controlar sua atividade enzimática, em conjunto com outros metabólitos num sistema de feed-back.

Fosfoglicerato cinase: responsável pela transferência da fosforila do acil-fosfato do 1,3-bisfosfatoglicerato para o ADP produzindo ATP.

Aldolase é a enzima responsável pela Condensação Aldólica . Ela consegue, numa reação reversa, juntar 2 compostos carbonílicos, sendo um aldeído e o outro cetona. E esta união forma um aldol, ou seja, um composto b-hidroxi-carbonilado. E vice-versa. O aldol também pode sofrer condensação aldólica formando uma cetose e uma aldose.

Mutase normalmente é uma enzima que age no deslocamento de um grupamento intramolecular.

Fonte: www.icb.ufmg.br

Enzimas

As enzimas são moléculas grandes, produzidas pelos seres vivos, 'que aumentam a velocidade' de uma reação química.

A molécula do açúcar de cozinha, a sacarose, pode ser quebrada dando dois compostos menores.

Só após a quebra ela entra na célula e serve de alimento.

A enzima sacarose é a responsável pela quebra do açúcar ingerido.

"Todo ser vivo tem milhares de enzimas acelerando reações. Assim, as transformações químicas nos seres vivos ocorrem em escala de tempo compatível com a vida".

Aminoácidos

Os aminoácidos são substâncias que formam as proteínas depositadas nos músculos. Eles são fabricados pelo nosso organismo ou ainda podem ser consumidos em forma de cápsulas.

Se você ingerir corretamente aminoácidos sintéticos e fizer exercícios musculares bem orientados, seu corpo fica modelado e ganha massa muscular, dando uma maior resistência física.

Em doses receitadas por um médico ou nutricionista, eles não fazem mal nem engordam. Nem todo mundo precisa deles, mas mesmo sem aminoácidos você pode obter os mesmos resultados, só que eles demoram mais a aparecer.

Maltodextrina

É um polímero (aglomerações de moléculas) de cadeia curta. Estudos indicam que uma bebida para desportistas efetiva deve conter entre 5% a 10% de carboidratos em forma de glicose, sacarose e maltodextrina para aumentar a condição física.

Devido a maltodextrina não ser tão doce como as outras formas de carboidratos, ela permite melhorar a ingestão de bebidas de carboidratos utilizadas por desportistas.

As maltodextrinas permitem uma melhor absorção que outras formas de carboidratos, como a glicose, frutose, etc.

Fonte: www.geocities.com

voltar 123456789avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal